Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#288770 | d.clemente | 09 out 2011 18:45

Francisca Xavier Rodrigues, "natural de uma das freguezias da cidade de Faro", como consta no assento de casamento do filho Francisco (Francisco Velho de Sarre), em 10.06.1783, Castro Marim, foi mulher de Fernando Annes (filho de Cristóvão Velho de Sarre e de Águeda Lopes)
Os nomes dos pais de Francisca Xavier Rodrigues (Cristóvão Rodrigues e Maria Gonçalves) só constam no assento de baptismo da filha Catarina (Catarina Lopes Xavier), em 29.01.1748. Castro Marim.
Não consigo encontrar o casamento de Fernando Annes com Francisca Xavier Rodrigues.em Castro Marim .
Será de Faro? E de que freguezia?.
Peço ajuda aos confrades que possam eventualmente ter elementos sobre este ramo.
Muito grato, desde já.
Muitos cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#288893 | marsousa | 11 out 2011 00:26 | Em resposta a: #288770

Caro d.clemente

Tenho na minha base de dados o casamento:
Fernando Anes e Francisca Xavier a 11-08-1736 na Sé de Faro
Arquivo Distrital de Faro
Livro de Casamentos da Sé de Faro 1717/1733 folha 228 verso

Ora ou me enganei na data do casamento ou nas datas extremas do livro.
Talvez o casamento tenha sido em 1726 mas por agora não tenho possibilidade de ir verificar.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#288953 | d.clemente | 11 out 2011 20:11 | Em resposta a: #288893

Cara Marsousa
Muito grato pela oportuna resposta.
Também creio que o casamento tenha sido em 1726. É que o filho Francisco (que eu julgo ter sido Francisco Velho de Sarre)
nasceu aos 16/01/1735 e foi baptizado aos 23 do mêsmo mês, conforme termo constante do livro B-8 de Baptismos de Castro Marim
(MF 430), sito na TT.
Refere Arquivo Distrital de Faro, o que significa que esses elementos, mesmo dessas datas, não transitaram para a TT... Certo?
Renovo os agradecimentos. É mais uma porta que se abre.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#288969 | josécyr | 11 out 2011 22:44 | Em resposta a: #288953

Caro Confrade Clemente,
sem querer intreferir nas suas buscas aqui lhe mando algo que lhe poderá ser útil (ou não).
Francisco Velho de Sarre, morador em Santa Maria de Tavira, casou em Tavira, Santa Maria, a 26.12.1715, com Maria da Silva Pereira, da mesma Freguesia.
Ele, filho de Jerónimo da Fonseca Ribeiro, de Loulé e de Constança da Conceição, de Cacela.
Ela, filha de Tomé da Silva Pereira, de Tavira e de Domingas Moreira, de São Brás de Alportel.
O referido Jerónimo da Fonseca Ribeiro, viúvo de Maria da Conceição, casou em Cacela, a 09.01.1679, com a refeida Constança da Conceição, filha do capitão Francisco Velho de Sarre e de Maria Correia, ele de Cacela(?) e ela de Alcoutim, mas moradores em Castr Marim.
Deste último Capitão francisco Velho de Sarre, tenho que seus pais seriam Gaspar Lourenço de Gusmão e Maria de Gusmão, ambos de Cacela, por informação do confrade Rui Pereira, que estudou muito bem esta gente e estes locais.
Esperando que sirva para algo, mando os meus cumprimentos.
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#288970 | marsousa | 11 out 2011 22:47 | Em resposta a: #288953

Quanto aos registos paroquiais da cidade de Faro posso informá-lo de que não estão na TT. Mesmo os antigos estão no AD Faro. Os dados que enviei na mensagem anterior foram transcritos por mim em 2003 num dos meus “passeios” ao referido Arquivo Distrital em que o tempo era sempre pouco para tanto que havia para pesquisar.

Na minha base de dados tenho nove Franciscos Velho de Sarre mas nenhum como filho de Fernando Anes. Em que documento é que aparecem referências ao que indica?

Os filhos de Fernando Anes e Francisca Maria Xavier que tenho referenciados a partir de dados de casamentos dos três primeiros em Castro Marim, e dados do casamento de uma filha do último, são:

José Rodrigues de Sarre
Inês Rodrigues
Catarina Lopes Xavier
Cristóvão Velho

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#289021 | d.clemente | 12 out 2011 15:45 | Em resposta a: #288970

Começo por agradecer toda a s/ disponibilidade.
Sobre os registo paroquiais de Faro, pois aguardarei uma ocasião para lá ir. Áinda não estão online, pois não?
Agora sobre "Francisco Velho de Sarre". É um início de telenovela.
Francisco, filho de Fernando Annes e de sua mulher Francisca Xavier nasceo aos 16/01/1735 e foi baptizado aos 23/01/1735.
Casou com Anna Maria aos 10/06/1783. Enviuvou aos 29/05/1790. Voltou a casar, aos 06/10/1791, agora com Francisca Luiza.
De notar que o único registo em que surge com o apelido "de Sarre" é no assento do casamento com Anna Maria. De resto é sempre
Francisco Velho, inclusivé no assento do casamento da filha Izabel Maria (10.08.1815) e do neto Domingos Vasques (12.12.1827). O apelido foi efémero...
Mais uma questão: Fernando Annes e Francisca Xavier foram pais de dois Josés: Um nasceu aos 17/05/1733 e outro aos 19/08.1738.
Qual deles casou com Eugénia Maria e que foi pai de João aos 26/12/1760?.
Muito grato pela sua atenção
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#289022 | d.clemente | 12 out 2011 16:49 | Em resposta a: #288969

Caro Confrade José Cabecinha
Na mensagem anterior a "marsousa" refiro-me ao caso "Francisco Velho de Sarre"
Penso que este caso deve ser colateral à linha oficial. Mas este interesse surgiu quando atingi um dos ramos de 4ºs.avós e deparei com o nome dos avós paternos da nubente: Fernando Annes e Francisca Xavier!.
E embora nada houvesse nos meus elementos, aqueles nomes já os tinha visto. Donde? Nos arquivos do forum uma colecção de mensagens trocadas entre os confrades Rui Pereira e DAlmeida sobre "Familia Sarre" iniciada em 30.12.2001!!!. E em 15.06.2008 lá constavam Fernando Annes e Francisca Xavier. Depois, aos poucos, famos andando...
Manifesto daqui grande gratidão pelo manancial de informação prestada.
Já cheguei aos pais de Fernando Annes (Cristóvão Velho de Sarre e Águeda Lopes: c.12/04/1706) e talvez aos avós paternos (João Velho e Inez Rodrigues) e maternos (Fernando Anes e Leonor Jorge).
Quando pensei que a questão "de Sarre" estava a findar para mim, descubro, noutro ramo, mas sempre de Castro Marim, como
9ºs.avós: um João Velho de Sarre casado com Ignes Rodrigues, pais de Izabel de Sarre que casou aos 15.08.1700 com Belchior Fernandes (testemunha: alferes João de Almeyda Sarre)...
A informação é muita e há muita alternância dos mesmos nomes, em gerações intervaladas.
É o aliciante destas pesquisas.
Renovo a minha gratidão por todo o seu interesse e por partilhar o seu vasto conhecimento.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#289034 | marsousa | 12 out 2011 19:40 | Em resposta a: #289021

Caro d.clemente

Muito agradeço as informações que enviou.

Quanto aos registos de Faro Infelizmente não estão online.

A novela da família Sarre já começou há muito tempo. E não vejo fim. Tem dado muito trabalho mas vai-se avançando.
A Isabel de Sarre é de facto da mesma família pois é irmã do Cristóvão Velho de Sarre e portanto tia do Fernando Anes.
Relativamente ao Fernando Anes não tenho a data de baptismo mas tenho as de outros 5 filhos de Cristóvão Velho de Sarre e Águeda Lopes, meus oitavos avós. Descendo da filha Catarina Lopes:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114519

Como pode verificar o “seu” Fernando Anes também já lá está e tinha razão quanto aos avós.
Tentarei em próximas mensagens fornecer-lhe se quiser mais dados sobre a família Sarre que tenho estudado muito como aliás outros ramos de Castro Marim.
Já agora, o Rui Pereira é meu filho e a nossa base de dados é comum.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#289042 | josécyr | 12 out 2011 21:56 | Em resposta a: #289022

Caro Confrade, de nada. Este Forum serve, ou deveria servir para isto mesmo. A partilha de informação e a discussão de famílias de uma ou várias zonas de Portugal.
Um abraço e votos de bom trabalho.
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#289131 | d.clemente | 13 out 2011 21:42 | Em resposta a: #289034

Cara M.M.Pereira
Tenho registos dos 6 filhos de Cristóvão Velho de Sarre e Águeda Lopes. Eis o que lhe falta, o de Fernando: baptizado a 20/02/1710 (Livro B-5 fl. 46v. do MF 430 de Castro Marim-TT). Nesto assento deparo com dúvidas no dia de nascimento que, penso será 12/02.
Ao referir o laço familiar ao caro Rui Pereira, de quem eu nunca tivera conhecimento, vejo que a mensagem que escrevi chegou e bem ao destino.
Entretanto, possuo 3 folhas (fls.133 a 134, do livro B-13 do MF 431) com uma justificação e sentença (de 07/07/1759) emanada da Santa Sé de Faro sobre uns baptismos omitidos por "incúria dos ...parochos" e referindo explicitamente nomes como João de Almeida Sarre, as suas duas irmãs, Izabel de Sarre e Leonor de Almeida Sarre. É um texto que julgo agradar conhecer a um estudioso sobre a família Sarre.
Se da v/ parte houver interesse, colocarei ao dispôr do modo que achar mais conveniente.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#289153 | DAlmeida | 14 out 2011 00:26 | Em resposta a: #289131

Caro confrade

De facto também senti serem os Sarre uma família de origem controversa, numerosa e repetitiva nos nomes, o que dificulta as pesquisas.
Atraida por outras gentes, não tenho feito progressos nestes ramos – tenho Sarres de Castro Marim, de Tavira e de Giões que em conjunto, chegaram ao séc. XXI na forma de 3 meninas.
Da colaboração com o confrade Rui Pereira elaborei para os de Castro Marim o esquema seguinte , de que muito agradeço aos participantes informação sobre a sua correcção.
.
.Sarre de Castro Marim :
.
1. Cristovão Velho de Sarre X(casou com) Maria Pereira - foram pais de
…..2.João Velho de Sarre X Inês Rodrigues - foram pais de
………..3. Cristovão Velho de Sarre (b.4/8/ 1748) X Agueda Lopes - foram pais de
…………….4. Fernando Annes X Francisca Xavier - foram pais de
………………….5.Catarina Lopes Xavier (b.22/1/1748) X (c.5/7/ 1766) José da Palma (nat.Pera,Silves)
………………………6.Anna Maria X(c. 25/2/ 1810) Francisco Fernandes
.
Tenho, de acordo com as referências nestes tópicos, destes Fernando Annes e Francisca Xavier – tiveram um filho
………………………………………………………………………….chamado Francisco Velho de Sarre .
. Tenho referência de um Fernando Annes que casou com Maria da Conceição, em 9/2/ 1750 – Lº Castro
………………………………………………………………………………………………….Marim – Folha 51
.
. De Giões, Alcoutim tenho:
.
1. Fernando Annes (de Alcaria Alta) X Francisca Martins (de uma das freguesias de Faro) -foram pais de
….. .2.Isabel Martins X Manoel Teixeira , ambos de Giões - foram pais de
……….. 3.Maria Teixeira (b. 18/9/1733) X Antonio Lopes (b.17/2/1734) , ambos de Giões -foram pais de
…………..4.José Lopes (b. 2/3/1764) X Maria Caetana (b.22/5/1769) , ambos de Giões - foram pais de
…………………..5.Antonio Lopes (de Giões) X Teresa de Jesus (de S.Brás Alportel) – casaram 3/8/1825 ,
……………………………………………………………………………….S.Brás de Alportel - foram pais de
………………………..6.Maria Lopes (Burnacha, Alportel) X Antonio Sargis?Sares ou Sarre ---- SEGUE
.
. De Fernando Annes X Francisca Martins , alem de Isabel, há assentos em Giões dos filhos :
…….- Manuel – b. 6/1/ 1711 ; Sebastiana – 20? /…/ 1713 – LºBat. Folha 20? ; Barbara – 26/11/ 1714 - Lº Bat. ……………………………………………………………….Folha 39 ; Domingos – 19/12/1717 – LºFolha 56 v.
.
.
. De Tavira tenho:
1.Maria de Sarre X Luis Gonçalves (ambos de Malhada da Figueira,Conceição, Tavira) - foram pais de
…..2.Inês Gonçalves (b. 29/12/ 1696, Conc.Tav.) X Antonio Fernandes (de Conc.Tavira ou Castro Marim) ,
……………………ele soldado do regimento de Tavira ; casaram 22/1/ 1716 , Conceição - foram pais de
……….3.Domingos de Sarre (de freg. Conceição) X Maria Pereira (do Buraco, Cacela) ; casaram
…………………………………………………………… Freg.Conceição, 19/ 1 ou 8/ 1767 - foram pais de
…………….4.Manoel de Sarre (b.10/9/ 1776-Cacela,V.Real St.Ant.) X Custodia Maria ou Gonçalves (de
………………………………………………………………………Azinhal, Castro Marim) - foram pais de
………………….5.Antonio Sargis? ou Sares ou Sarre , trabalhador (b.3/4/ 1816, Giões, Alcoutim) X
………………………………..X Maria Lopes , de Burnacha, Alportel, onde casaram 6/4/ 1853.
.
.Os descendentes deste Antonio Sargis? ou Sares ou Sarre , em Cacela, aparecem como Sáres. Antonio Sargis, casou primeiro com Thereza Maria , de Cacela – em 21 /6/ 1837 .
.– Manoel de Sarre, era viuvo de Sebastianna Maria , de quem teve vários filhos, todos de Cacela.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#324694 | LiviaViana | 05 mar 2013 00:06 | Em resposta a: #289153

Boa noite,
Descobri agora que o meu hexavô se chamava Manoel de Sarre e a sua esposa Sebastianna. Ambos são naturais de Cacela, concelho de Vila Real de Santo António. Tem mais alguma informação sobre este ramo? Agradeço desde já a atenção.
Os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#324710 | DAlmeida | 05 mar 2013 11:40 | Em resposta a: #324694

Continuação de um Bom dia para si

Tenho alguns elementos, nomeadamente a relação dos Sarre que referi anteriormente , a alguns descendentes actuais.
No entanto , tem sido um hábito aqui no Forum, assinar as mensagens e gostaria de saber qual a sua ligação a estes Sarre.
(Por lapso a minha mensagem anterior não vem assinada mas foi continuação de ccontactos já feitos)
Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#324715 | LiviaViana | 05 mar 2013 12:29 | Em resposta a: #324710

Bom dia,
Eu não se são os Sarre que vocês estão a falar, simplesmente encontrei o nome do meu hexavô que coincide com esse falou, Manoel de Sarre e a sua esposa Sebastianna, ambos naturais de Cacela. Pelos meus cálculos, nasceram nos finais do séc. XVIII, por volta de 1790 ou antes. Descobri estes dados através da certidão de casamento dos meus tetravôs, António Joaquim, nascido em 1832/1831, natural de Conceição de Tavira e Rosa Maria, nascida em 1834, natural de Cacela, neta do Manoel de Sarre. Estes tetravôs residam em Conceição de Tavira e todos os seus descendentes moraram aqui. Os pais da Rosa Maria, também eram ambos de Cacela e chamavam-se Pedro José e Joanna Maria (esta filha de Manoel de Sarre). Precisam de mais dados?
Cumprimentos,

Lívia Viana

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#324891 | DAlmeida | 07 mar 2013 00:20 | Em resposta a: #324715

Cara Livia Viana

Parece certo o que diz. Mas os Sarre não são minha família directa pessoal – são antepassados de duas netas minhas –
portanto a Lívia é parente de uma Sofia e de uma Inês, nascidas em Lisboa . Eu apenas estou fazendo estas pesquisas
para elas.
Significa que o seu tetra-avô Manuel de Sarre, é também tetra-avô das minhas netas. Vivem em Lisboa e seria
interessante conhecerem-se.
Vejamos então………… As Folhas que indico, são dos Livros de Batismo dos Assentos Paroquiais, pesquisas sujeitas a
correcção, se a houver.
.
1 - Manoel de Sarre - nat.Cacela, Vila R.Stº.Antonio (b. 10/9/1776 – fal.13/4/1819),
…………….. Casou 1ª vez com Sebastianna Maria , de quem teve:
.
1.1 – JOANNA – em 1795 – Cacela – Folha 93 --- Padrinho Antonio Estivens e Maria de Sarre………será a sua antepassada !
1.2 - Marianna – em 1798 – Cacela – Folha 125 v.
1.3- Anna – em 1800 – Cacela – Folha 1 v.
1.4 - Caterina – 2 /8/ 1801 – Cacela – Folha 101
1.5 - Antonia – em 1803 – Cacela – Folha 22 v.
1.6 - Antonia + Manoel, gémeos – em 1804 – Cacela – Folha 37
.
…………. Casou 2ªvez com: Custodia Maria ou Gonçalves, do Azinhal, Castro Marim; esta falec. antes de 1719.
........... Eram Moradores no sítio dos Caliços. ……………………. Foram pais de :
.
1.7 – Antonio – 7 /3/ 1807 – Cacela – Folha 57
1.8 - Custodia – 15 /9/ 1808 – Cacela – Folha 69 v.
1.9 - Antonia – 30 /11/ 1810 – Cacela – Folha 80 v.
1.10 - Custodia – 31 /8/ 1812 – Cacela – Folha 89
1.11 - Manoel – 7 /11/ 1813 – Cacela – Folha 95
1.12 - ANTONIO – 3 /4/ 1816 – Cacela – Folha 109 v……………… foi o antepassado da minhas netas !
.
Provavelmente a repetição de nomes de Antonios, deve-se a que a primeira criança tenha falecido, o que não verifiquei.
vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv

Os Sarre foram de facto muitos e dão grande confusão quando queremos saber um pouco mais para trás. Mesmo assim,
julgo que o nosso Manuel terá a seguinte ascendência:
.
1-Manuel de Sarre , de Cacela , era filho de
2-Domingos de Sarre, de Tavira , filho de:
.
……………………4-Antonio Fernandes (soldado) – filho de – 8-Antonio Fernandes (de Cacela)
………………………………………………………………………………………… 9- Maria Estevens
……………………5-Inês Gonçalves ……………………..- filha de 10- Luis Gonçalves
…………………………………………………………………………………………11-Maria de Sarre , este casal de Tavira
3- Maria Pereira , filha de, - todos de Tavira :
……………………6-Gaspar Afonso …………………….- filho de 12-Antonio Afonso - filho de Gaspar Afonso X Leonor Soares
…………………………………………………………………………………………13-Maria Pereira - filha de Domingos Pereira X Catarina Sirgada
……………………7- Laurencia Maria…………………. - filha de 14-Bento Rodrigues
………………………………………………………………………………………… 15-Catarina Marques

*
E foi o que consegui. Fico ao seu dispor e também agradeço qualquer outra informação que possa vir a comunicar-me.
Desejo-lhe muito êxito nas suas pesquisas.
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#324926 | LiviaViana | 07 mar 2013 17:16 | Em resposta a: #324891

Muito boa tarde D. Dina,

Muito obrigada pela sua resposta. Estou muito surpreendida e contente pelos factos revelados. Qual é o ramo das suas netas que vem aqui de Tavira? Se quiser entrar em contacto directo comigo, o meu email é livia.viana@gmail.com . Eu moro perto de Tavira. Muito obrigada.

Os melhores cumprimentos,

Lívia Viana

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#324939 | d.clemente | 07 mar 2013 18:30 | Em resposta a: #289153

Peço ajuda para saber a data de nascimento de Izabel de Sarre, de Castro Marim.
Eis os elementos de que disponho:
Filha de João Velho de Sarre e de Inez Rodrigues;
Irmã de Cristóvão Velho de Sarre (nascido a 04/08/1674 e casado com Águeda Lopes, em 21/04/1706)
Neta de Cristóvão Velho de Sarre e de Maria Pereira (casados em 29/10/1635)
Bisneta de Jorge Colaço Velho e Ana de Orta.
1º. casamento em 01/05/1696, com Manoel Rolam;
2º. casamento em 15/08/1700, com Belchior Fernandes;
Óbito: 21/09/1740.
Todos os elementos referidos a Castro Marim
Os melhores cumprimentos e grato pela atenção e disponibilidade

Resposta

Link directo:

Ajuda sobre família Sarre de Castro Marim

#407502 | josemariaferreira | 11 set 2018 12:56 | Em resposta a: #289153

Cara Dina de Almeida

Estou curioso em saber sobre João de Almeida que casou com Maria de Sarre e foram moradores em Castro Marim. Nesta vila João de Almeida foi padrinho de Manuel baptizado no 5/2/1645 filho de Manuel Jurte e de Barbara Raposo sua mulher. Foram padrinhos o alferes João de Almeida (casado com Maria de Sarre) e Catarina Nunes. Sabe-me dizer qual a ascendência deste João de Almeida que do casamento com Maria de Sarre teve um filho que foi o capitão João de Almeida Sarre. Agradeço qualquer informação. Obrigado.


Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 07:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen