Familia 'Jara' do Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia 'Jara' do Algarve

#288795 | isabel jara | 09 out 2011 23:20

Pesquisando na Torre do Tombo cheguei a um antepassado meu, André Jara, natural de Genova, e casado com Leonor da Cruz e através de uma informação de Roberto Lopes deste Forum, soube quem são os pais, naturais de Genova e a data do casamento, 1708.
Suscita-me grande admiração esta fixação de um genovês no Algarve e também me questiono sobre se inúmeros 'Jara' que existem na América do sul serão da mesma família de origem.
Por outro lado existe em Tavira uma rua com o nome de José Joaquim Jara que foi um benemérito que deixou herança para construir uma escola através de testamento de 1879.
Será que nasceu em Tavira e pertencerá ainda à mesma família'
Agradeço qualquer informação que desejem fornecer-me sobre este tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Familia 'Jara' do Algarve

#288983 | marsousa | 12 out 2011 01:32 | Em resposta a: #288795

Cara Isabel Jara

Na minha base de dados tenho o casamento em Portimão a 16-02-1738 de Estêvão Jara e Catarina Josefa Pacheco.

Estêvão Jara era filho de João André Jara e Leonor da Cruz. São aqueles a quem se refere na sua mensagem? Desconhecia que estes Jara vinham de Génova.

Tenho interesse em qualquer informação pois Catarina Josefa Pacheco era irmã de uma antepassada minha.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia 'Jara' do Algarve

#289097 | isabel jara | 13 out 2011 15:09 | Em resposta a: #288983

Marsousa:
Obrigada pelo seu contacto.
De facto essa Catarina Josefa Pacheca era minha 5ª avó.
Não investiguei muito mais sobre ela pois ando pelas linhas paternas mas ontem neste Forum que é novo para mim no tópico dos Parganas que eu também sou disseram-me que há um site genealogia do algarve com todas as pessoas de portimao e albufeira. Fui ver e é de facto muito útil embora algumas das minhas investigações nas fontes não coincidam com as que aparecem neste site.
Contudo fui ver aí os pais da Catarina e constam José Pacheco, 1697 e Catarina Varela,1698 com mais 3 filhas, Mónica, Isabel e Francisca uma das quais será então a sua antepassada.
Um abraço
Isabel Jara

Resposta

Link directo:

RE: Familia 'Jara' do Algarve

#289129 | marsousa | 13 out 2011 21:11 | Em resposta a: #289097

Cara Isabel

Tenho referenciados 9 filhos do casal José Pacheco e Catarina Varela.
A minha antepassada é a Francisca do Carmo que casou a 15-10-1759 em Portimão com Pedro Rodrigues Afilhado Camacho.
Francisca do Carmo é minha 6ª avó duas vezes pois os filhos António Pedro e Pedro António são respectivamente o avô paterno e o avô materno do meu trisavô Cipriano de Aragão Lamim como poderá ver aqui no Geneall:

http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=114487

Isto quer dizer que somos ainda parentes e fico satisfeita por lhe dar a conhecer mais alguns avós.

Cumprimentos da prima
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia 'Jara' do Algarve

#289285 | isabel jara | 15 out 2011 21:46 | Em resposta a: #289129

Cara prima:
De facto é tão bom saber de alguém que tem connosco origens comuns, tão interessante descobrir essas pessoas do fundo dos tempos a quem estamos ligados e que nos ligam entre nós no presente pois desse ponto comum partimos.
Só comecei a investigar a minha familia em Agosto passado após uma conferência de genealogia e fiquei fascinada.
Agora já estou imersa em tanta informação que tenho de ter tempo para tratar mesmo na minha cabeça.
Tentei entrar no link que me indicou e sei agora que tenho de me inscrever o que farei talvez amanhã.
É engraçado que tenho uma nètinha Catarina e um neto Bernardo, nomes que afinal pertencem também a essa nossa avó (6ª.) comum, Catarina Varella, à Catarina Josefa e a seu filho Bernardo, meu 4º. avô.
Quando eu estiver um pouco mais avançada na minha organização geneológica que me ensinaram a fazer no PAF4 contactá-la-ei, está bem? Não a quero perder!
Moro em Lisboa. E a prima de onde é?
Um abraço.
Isabel Jara

Resposta

Link directo:

RE: Familia 'Jara' do Algarve

#289304 | marsousa | 16 out 2011 01:31 | Em resposta a: #289285

Cara Isabel

Também fiquei muito contente por ter encontrado mais uma prima.

A Genealogia é fascinante. Comecei a estudar a história da minha família pesquisando em documentos quase há onze anos.

Também utilizo o PAF 4 que neste momento está quase com 49000 pessoas.

Realmente para ver as árvores de costados e muitas outras informações é necessário ter o Geneall Plus. Acho que faz muito bem em se inscrever.

Vivo na região de Lisboa mas neste momento estou nos Estados Unidos, daí esta mensagem tardia. Aqui são só 19.30. Regresso a Portugal no final do mês.

Um abraço da prima
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia 'Jara' do Algarve

#289320 | manuelrod | 16 out 2011 12:46 | Em resposta a: #289304

Dona Maria Manuela Pereira:
Peço desculpa pela minha ignorancia, sou Algarvio e vivo no Algarve, mas o que não sei e por isso lhe pergunto o que quer dizer PAF 4, pois tenhoa Geneall Plus. Mas desconheço o significado ds iniciais que meciona.
Agradecia que nos indicasse e ajudasse a compriender o seu significado e o que nos pode ajudar.
Grto pela vossa comprienção.
Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 10:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen