Famílias de Benfica do Ribatejo-Almeirim

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Famílias de Benfica do Ribatejo-Almeirim

#289165 | Rosadelli | 14 out 2011 08:23

Caros Confrades.

Para quem estude esta zona, ou já tenha passado pelos paroquiais desta freguesia, antigamente designada de Santa Marta de Monção, procuro informações sobre estes indivíduos:

António Rodrigues Possante, natural de Benfica do Ribatejo(Almeirim), casou, viúvo de Rosa Maria, a 14/1/1733 em S. António de Alcórrego(Avis) com Maria dos Ramos (b. 17/11/1696 S. António de Alcórrego, Avis), filha de António Pires e Josefa de Ramos.
António Rodrigues Possante é filho de Manuel Rodrigues Possante e Margarida Lopes, ambos naturais Benfica do Ribatejo, Almeirim.

Quaisquer informações sobre estes indivíduos, agradeço desde já.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Benfica do Ribatejo-Almeirim

#291046 | Tiago P. Possante | 13 nov 2011 22:55 | Em resposta a: #289165

Bom dia Sr. Paulo,

Antes de mais Peço desculpa por comentar num tópico a uma pergunta para a qual não tenho resposta.
Comecei agora a pesquisar sobre a minha família ( Possante) e encontrei o seu tópico; pode dar-me uma ajuda na pesquisa da minha ascendência, nomeadamente por onde deverei começar? Sei que o meu bis-avô ( José Maria de Oliveira Possante) nasceu no Cartaxo, por volta de 1900. Estarei eu na linhagem das pessoas que referiu?

Não quero tomar muito do seu tempo, só preciso de uma opinião sobre por onde devo seguir, se o Sr. assim entender, ficarei muito grato.

Cumprimentos

Tiago Possante

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Benfica do Ribatejo-Almeirim

#291068 | Rosadelli | 14 nov 2011 08:38 | Em resposta a: #291046

Caro Tiago Possante.

Não me leve a mal, mas transcrevo na íntegra o texto que está neste site e que julgo o poderá auxiliar:

"Para construir uma árvore genealógica é necessário apontar em primeiro lugar todos os elementos de que dispõe sobre os nomes, datas e locais de nascimento e baptismo, casamento e morte dos seus ascendentes e dos seus descendentes.

Para a confirmação desses mesmos dados deverá socorrer-se das Conservatórias dos Registos Civis e das Paróquias onde os factos que conhece foram registados. Nesses locais deverá obter certidões dos registos desses eventos.

Nesses registos recolherá nova informação sobre os nomes, locais onde nasceram, foram baptizados ou casaram os ascendentes das pessoas a que os registos se referem. Poderá então dirigir-se a esses locais, quer sejam Conservatórias do Registo Civil, quer Paróquias, para obter os registos desses novos factos. Assim sucessivamente, recuará no tempo, avançando a sua pesquisa, sempre com documentos autênticos que a possam comprovar.

Com mais de cem anos, os factos procurados, em Portugal, devem encontrar-se em livros que transitaram para os Arquivos Distritais correspondentes aos locais respectivos. Nesses Arquivos também se podem obter certidões do resultado da pesquisa. Quer nos Arquivos Distritais, quer na Torre do Tombo (que é, simultâneamente, Arquivo Distrital de Lisboa) existem funcionários que podem orientar a procura de qualquer registo, caso seja necessário.

A sua árvore genealógica começou então a ganhar forma e consistência porque está sustentada em documentos autênticos. Quando recuar mais no tempo verificará que existem outras fontes às quais poderá recorrer para justificar os dados que a compõem. Entre elas, arquivos notariais, testamentos, registos profissionais, publicações de diversa espécie, e um grande número de outras fontes cuja credibilidade permitirá aumentar a sua árvore.

Os trabalhos de outros genealogistas, nomeadamente os que estão reproduzidos no nosso site, servirão eventualmente de auxílio. Mas existem inúmeras obras fidedignas de genealogia que tomamos por sérias, e (ainda) não estão cá reproduzidas.

Contacte-nos também para dúvidas que surjam no desenvolvimento do seu trabalho. Use o nosso Fórum, cujos resultados têm sido surpreendentes para os que nele participam. Conte connosco."

Em suma, eu começaria como fiz há alguns anos atrás, pedi à Conservatória do Registo Civil os registos de nascimento dos meus pais, e depois pedi ao Arquivo Distrital a dos meus avôs, e depois por aí fora.

No seu caso, terá que contactar o Arquivo Distrital de Santarém para obter os assentos de baptismo do seus avós, ou então ir lá presencialmente, que é muito mais aliciante.

Qualquer dúvida, diga que estamos cá para o ajudar, quem sabe se porventura não possamos ser parentes. :)

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Benfica do Ribatejo-Almeirim

#291079 | Tiago P. Possante | 14 nov 2011 11:44 | Em resposta a: #291068

Bom dia Sr. Paulo,

Pelo simples facto de me responder fico grato.

Essa informação que me indicou é rica e serve de base para o arranque de uma pesquisa que é deveras aliciante, possivelmente morosa e cansativa. Infelizmente não disponho de muito tempo para pesquisa presencial, pelo que utilizarei para já, basicamente a internet e o Forum

Mais uma vez muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Benfica do Ribatejo-Almeirim

#291099 | Rosadelli | 14 nov 2011 15:20 | Em resposta a: #291079

Boa Tarde Sr. Tiago.

Eu também não tenho tempo para a pesquisa presencial, por isso só a consigo fazer em períodos de férias.
Deste modo, tenho recorrido aos serviços dos Arquivos Distritais, que fazem a pesquisa por mim, e enviam as cópias, na generalidade dos casos, tudo funciona muito bem, com eficácia e rapidez.

Desejo-lhe boa sorte na nova aventura que vai encetar, e caso tenha alguma dúvida, disponha sempre.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 20:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen