familia almeida,valenca do minho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas

familia almeida,valenca do minho

#289231 | motalopes | 15 out 2011 10:11

Saudações a todas as confreiras e confrades.
É a primeira vez que recorro ao fórum,pois só recentemente me inscrevi.
Estou a pesquisar uma das minhas costelas familiares. Meu pai,Luis armindo Pinto da Mota Lopes,natural de Valença do Minho,era trineto de ANA JOAQUINA PEREIRA DE AZEVEDO,nascida a 26 de Maio de 1788 nessa antiga Vila fronteiriça. Os
pais desta senhora foram o capitão do Corpo de veteranos do Minho ANTONIO PEREIRA DE AZEVEDO,natural de S. Pedro da Teixeira,Baião,e D. MARIA MICAELA DA COSTA LOBO,de Valença,ela filha de MANUEL DA COSTA LOBO, (Viseu), julgo que seria militar,e de FRANCISCA DOS SANTOS (Valença). Casou Dª. ANA JOAQUINA PEREIRA DE AZEVEDO com MATEUS JOSÉ DE ALMEIDA, natural de Valença,onde era advogado e foi juiz vereador da Camara Municipal. Deste matrimónio nasceu em 6 de Setembro de 1809 ANTONIO JOAQUIM DE ALMEIDA,que seria tambem advogado. Casou com Dª MARIA DA CONCEIÇÃO (DE ALMEIDA) FRAGOSO. Foram os bisavós maternos do meu pai.
Já estive no Arquivo Distrital de Viana do Castelo algumas vezes,sobretudo para pesquisar alguns dos antepassados dos quais só sei o nome mas desconheço a ano de nascimento. Quando o sei tenho requerido aqueles serviços as suas certidões. O que eu gostaria de saber,se alguem me puder dar uma ajuda,era: DATA DE NASCIMENTO do meu tetra avô MATEUS JOSÉ DE ALMEIDA,que era filho de MANUEL BENTO DE ALMEIDA ( Valença ) e de ROSA MARIA,natural da Galiza, e se algum dos confrades (de Viana) me pode dar uma mão no citado Arquivo Distrital para conseguir mais elementos sobre estes dois ALMEIDAS.MANUEL BENTO e MATEUS JOSÉ.
Cumprimentos e abraço
Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familia almeida,valenca do minho

#289256 | f4b2 | 15 out 2011 15:25 | Em resposta a: #289231

Caro Francisco Mota Lopes

Estive a pesquisar alguns livros militares e vi este nome:

- ANTÓNIO JOSÉ de ALMEIDA - Tenente do Regimento de Milicias de Oliveira de Azemeis em 1812 ,fez duas campanhas durante as invasões Francesas e foi condecorado duas vezes.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: familia almeida,valenca do minho

#289270 | motalopes | 15 out 2011 18:53 | Em resposta a: #289256

Prezado João Barroca
Grato pela informação. Tenho vários antepassados que foram destacados militares e, de alguns deles, já requeri e
recebi fotocópias dos seus processos, enviados pelo Arquivo Histórico Militar. Três deles tem esse apelido,mas não
o nome. São naturais de Valença do Minho. Um chamou-se António Joaquim de Azevedo e Almeida,foi general de
Divisão,nasceu em 1839 e faleceu em 1917. Uma irmã deste,Maria Joaquina de Azevedo e Almeida,casou com um
general,de nome Francisco António Pinto da Mota,que era natural de Idanha a Nova. Desta união nasceram mais
dois militares,os capitães António Joaquim de Almeida Pinto da Mota,que foi tambem deputado durante a primeira
República,e Francisco António de Almeida Pinto da Mota. Não me parece que esse militar, que me indicou, tenha
alguma relação com os meus antepassados de apelido Almeida,de Valença do Minho,mas tudo é possivel. A chave
da minha pesquisa está centrada num MATEUS JOSÉ DE ALMEIDA,que foi advogado e juiz vereador da Camara de
Valença do Minho. Pelo menos era-o em 1812. Este Mateus era filho de Manuel Bento de Almeida e de uma galega
de Salvatierra,na Galiza,de nome Maria Rosa. Casou o Mateus José de Almeida com Ana Joaquina Pereira de Azevedo,
nascida em Valença a 26 de Maio de 1788. O meu interesse é saber o ano de nascimento desse meu antepassado,
que julgo ter sido entre 1770 e 1788, o ano em que nasceu o conjugue,para solicitar depois a passagem do seu
assento de nascimento no Arquivo Distrital de Viana do Castelo,onde me é impossivel ir durante os dias úteis. Já
tentei aqui no fórum que um dos confrades de Viana me fizesse o favor de pesquisar esse assento,e outros mais,
junto desses serviços. Espero ter a sorte que algum deles possa atender o meu pedido.
Grato e sempre ao seu dispor.
Cumprimentos
Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 21:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen