Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Regiões

Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#289324 | anabcosta | 16 out 2011 14:12

Boa Tarde,

Gostaria de obter informações sobre as ramificações dos "Pereira de Castro" (desde a Idade Média) e sua presença no ALto Minho, concretamente, em Monção e arredores, onde existem vestígios relevantes (ex.: Casa do Curro, Capelas em Lara, etc).
Pelo pmeu lado paterno, a m/avó tinha o apelido "Pereira de Castro", que há várias gerações perdurou na sua família. Fui informada que este ramo (neset caso, de Gondomil - Valença) estavam aparentados com os de Lara e também de Verdoejo/Valença (Quinta do Paço em Barreira (?), Verdoejo.
Grata.
Ana Bela Costa

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA PEREIRA DE CASTRO - ANCESTRALIDADE - MONÇÃO E ARREDORES

#289335 | f4b2 | 16 out 2011 15:40 | Em resposta a: #289324

Cara Ana Bela Costa

Deixo-lhe estas notas que pesquisei num livro militar,cito:

- JOSÉ da CUNHA PEREIRA de CASTRO - Capitão do Regimento de Milicias de Viana em 1812

- JOSÉ BRANDÃO PEREIRA de CASTRO - Capitão do Regimento de Milicias de Viana em 1812

- JOAQUIM PEREIRA de CASTRO - Tenente do Regimento de Milicias de Viana em 1812

- CAETANO PEREIRA de CASTRO - Capitão do Regimento de Milicias dos Arcos em 1812

Todos estes militares fizeram duas campanhas durante as invasões Francesas e todos foram condecorados por S.Majestade o Rei D.JoãoVI.

- MANOEL PEREIRA PIMENTA de CASTRO - Coronel do Regimento de Milicias dos Arcos em 1812,fez três campanhas,e foi condecorado duas vezes.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA PEREIRA DE CASTRO - ANCESTRALIDADE - MONÇÃO E ARREDORES

#289341 | pinheirov | 16 out 2011 16:41 | Em resposta a: #289324

Cara Ana Bela Costa

Intrigou-me a sua mensagem e o seu pedido por referir a Pereiras de Castro, do Norte. Tenho nos meus ascendentes Malafaia, do Minho, parentescos ainda não esclarecidos com uma família Cirne Pereira de Castro, ou Pereira Cirne de Castro de Viana do Castelo e arredores, oriundos dos Bezerras Fagundes, de Viana, casados com Catarina Teresa Cirne Pereira de Castro.
Proponho-lhe consultar as fichas do Génea em: www.geneall.net/P/per_page.php?id=239359 (ascendentes e descendentes) onde encontrará vários indivíduos desses apelidos, dos quais alguns citados pelo seu correspondente João Barroca que acaba de responder à sua mensagem. Talvez aí possa encontrar informação mais esclarecedora.
Noto que tem no seu nome o apelido Costa, o qual me parece ter também alguma relação com Costa Pereira Cirne nos anos 1850, Viana do Castelo, segundo foto que possuo no álbum da família, de um militar com estes apelidos e uma dedicatória: «à nossa extremosa Tia». Lamento não poder ser mais específico, mas algo me diz que estamos a falar de grandes proximidades e apreciaria saber mais tarde se conseguiu chegar a alguma conclusão relativamente ao que procura.
Ao dispor, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA PEREIRA DE CASTRO - ANCESTRALIDADE - MONÇÃO E ARREDORES

#289342 | pinheirov | 16 out 2011 16:41 | Em resposta a: #289324

Cara Ana Bela Costa

Intrigou-me a sua mensagem e o seu pedido por referir a Pereiras de Castro, do Norte. Tenho nos meus ascendentes Malafaia, do Minho, parentescos ainda não esclarecidos com uma família Cirne Pereira de Castro, ou Pereira Cirne de Castro de Viana do Castelo e arredores, oriundos dos Bezerras Fagundes, de Viana, casados com Catarina Teresa Cirne Pereira de Castro.
Proponho-lhe consultar as fichas do Génea em: www.geneall.net/P/per_page.php?id=239359 (ascendentes e descendentes) onde encontrará vários indivíduos desses apelidos, dos quais alguns citados pelo seu correspondente João Barroca que acaba de responder à sua mensagem. Talvez aí possa encontrar informação mais esclarecedora.
Noto que tem no seu nome o apelido Costa, o qual me parece ter também alguma relação com Costa Pereira Cirne nos anos 1850, Viana do Castelo, segundo foto que possuo no álbum da família, de um militar com estes apelidos e uma dedicatória: «à nossa extremosa Tia». Lamento não poder ser mais específico, mas algo me diz que estamos a falar de grandes proximidades e apreciaria saber mais tarde se conseguiu chegar a alguma conclusão relativamente ao que procura.
Ao dispor, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA PEREIRA DE CASTRO - ANCESTRALIDADE - MONÇÃO E ARREDORES

#289357 | Limão | 16 out 2011 20:42 | Em resposta a: #289341

Cara Anabela,
cumprimentos,
Em Fafe, existem muitos Pereiras de Castro.
Os da Casa do Passal de Santo Romano de Barões,actual S. Romão de Arões Fafe.
Os da Casa de Real de Ribeiros e de Moreira de Rei Fafe.
Os da Casa de Cancelo, Cepães Fafe.
E muitos outros espalhados pelo país emigrantes de Torna Viagem, fundadores da Cidade de Fafe e outras, em Portugal e Brasil.
Consulte o Sr Samuel Castro, no fórum, que está a elaborar uma preciosa obra para incluir todos os "Castros".
Muitos cumprimentos,
Agostinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#289362 | Limão | 16 out 2011 21:49 | Em resposta a: #289357

Cara Anabela,
Cumprimentos,
Na Póvoa de Varzim, conheço os seguintes Castros:

I - José Manuel Antunes Vieira de Castro, nascido em Fafe,
Esposa:
II- Palmira Pereira de Castro, natural da Póvoa de Varzim,
Filha: Anabela Pereira Vieira de Castro, nascida na Póvoa de Varzim.
Este casal é descendente de D. Pedro I, e de Dona Inês de Castro, por D. Alvaro Pires de Castro, de Monção.
Descende da Fidalga Galega, "A Castro". São dos Castros de Monforte.
Pode começar a sua investigação por aí. Boa pesquisa.
Cumprimentos,
Agostinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#289406 | Samuel C O Castro | 17 out 2011 14:50 | Em resposta a: #289324

Prezada Ana Bela Costa Gonçalves,

Quanto a seus ascendentes que citaste em sua mensagem de 04-12-2007, aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=230801 , respondi-lhe no mesmo tópico em 11.12.2008, e em sua mensagem de 29.5.2009 informaste que solicitou ao Major Alberto P. de C., para auxiliá-la na ancestralidade do Manuel Joaquim Pereira de Castro, Sr. do Couto de Sanfins.

Por acaso tiveste retorno do Major, ou conseguiste retroagir na ancestralidade do MJPC?

Para tentar estabelecer ligação entre os ramos que procuras, pergunto-lhe:

Quanto aos Pereira de Castro, que mencionas da Casa de Lara, tens nome de alguns deles?

Já dos Pereira de Castro, que diz serem do Verdoejo/Valença (Quinta do Paço em Barreira), tens nome de alguns deles?

Também tenho imenso interesse em descobrir a ascendência de seu ancestral MJPC e clarificar as dúvidas que aqui colocaste.

Assim que receber o livro que lhe enviei, por favor confirme o recebimento.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#310634 | jorafael | 23 jul 2012 22:31 | Em resposta a: #289406

Caro Samuel de Castro

Nos livros paroquiais de Mértola, distrito de Beja encontrei nos meus costados um registo de casamento de 06/08/1679 em que o Pároco declara que o contraente é de fora, de nome Francisco Pereira filho de António Pereira e de Isabel Roiz já defuntos e moradores que foram na freguesia de S. João de Longos Vales, termo da vila de Monção arcebispado de Braga. Com este casamento se inicia em Mértola uma linha que usa o apelido Pereira de Castro durante várias gerações, no meu caso esta linha liga-se aos Lampreias. Será que esta linha entronca nas linhas já estudadas?

Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#310656 | Samuel C O Castro | 24 jul 2012 16:07 | Em resposta a: #310634

Prezado José Rafael,

É com prazer que recebo seu contato e os dados enviados, o que muito lhe agradeço.

Para que eu possa pesquisar em minha base dos Castros, com mais segurança, peço-lhe por favor informar:

a) O nome da noiva do Francisco Pereira.

b) O nome dos ascendentes do Antônio e da Isabel (se souber)

c) Algumas gerações descendentes do citado casamento.

A localidade de São João de Longos Vales, em Monção, é berço de muitos Castros que constam em minhas pesquisas. Creio ser bem provável que os nomes informados terão ligação com eles.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#311051 | jorafael | 31 jul 2012 00:00 | Em resposta a: #310656

Caro Samuel de Castro

Estive a dar uma olhada mais atenta aos livros paroquiais de casamentos de Mértola e encontrei mais dois registos, estes sim com Pereira de Castro.
O registo que lhe tinha falado: PT-ADBEJA/PRQ-MTL04/002/Lv3/fl. 90v.
Casa: Francisco Pereira com Francisca Fernandes; 6/8/1679; ele natural de S. João de Longos Vales – Monção filho de António Pereira e de Isabel Rodrigues; ela natural de Mértola filha de Luís Fernandes e de Brites Gonçalves.

PT-ADBEJA/PRQ-MTL04/002/Lv6/fl.81v.
Casa: António Pereira de Castro e Maria Rodrigues da Encarnação; 27/7/1727; ele natural da aldeia de Sta. Maria da Fraga do Tangil da vila de Valdevez arcebispado de Braga, filho de João de Castro e de Mariana Pereira de Araújo; ela natural da aldeia de Martin Anes - Mértola filha de Bento Rodrigues e de Domingas Gonçalves.

PT-ADBEJA/PRQ-MTL04/002/Lv6/fl.96v.
Casa: Manuel Pereira de Castro e Maria Tourega; 31/3/1728; Ele filho de Luís Alvares Pereira governador que foi desta vila (Mértola) e da de Serpa e de D. Brites Pereira de Castro (sem a naturalidade) Ela filha de Pedro Barbosa Soares e de Joana Marques (sem naturalidade) foram dispensados por sua Santidade.
O pai do noivo deve ser Luís Alvares da Costa Pereira que era filho de João Lampreia Guerreiro e este filho de Manuel Lampreia Guerreiro. Os governadores da vila de Mértola que era da Ordem Militar Sant'Iago da Espada.
O casamento entre Luís Alvares da Costa Pereira e D. Brites Pereira de Castro ainda não o encontrei nestes livros.

Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#311089 | Samuel C O Castro | 31 jul 2012 16:13 | Em resposta a: #311051

Prezado José Rafael,

Muito obrigado pelo envio dos novos dados. Infelizmente não localizei em minha base os nomes mais retroativos informados.

A ascendência da Maria Tourega (c. c. Manuel Pereira de Castro) também é Castro, como poderás ver nos excelentes dados fornecidos pelo colega Rui Pereira, no tópico "Castro - Domínio Familiar - Santa Casa de Monção", aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=73595 . na mensagem de 21-09-2004. Infelizmente o mais antigo Castro ali informado, também não consegui entroncar em minha base. Pelo lado da Brites Pereira de Castro (mãe do Manuel Pereira de Castro) também não consegui o entroncamento.

Na mensagem do Rui Pereira, cita a data de 22.05.1560 do casamento entre o Luís Álvares Pereira e Brites Pereira de Castro, infelizmente não cita os pais da noiva.

Se por acaso descobrires novidades de ascendência dos Castros mais retroativos ali citados e puder fazer a gentileza de me informar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Ratifico meus agradecimentos. Forte abraço.

Samuel de Castro




Em sua mensagem de 23.07.2012, citas:

"Com este casamento se inicia em Mértola uma linha que usa o apelido Pereira de Castro durante várias gerações"

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#311090 | Samuel C O Castro | 31 jul 2012 16:27 | Em resposta a: #311051

Complementando minha mensagem:

Como citaste em sua mensagem de 23.07.2012:

"Com este casamento se inicia em Mértola uma linha que usa o apelido Pereira de Castro durante várias gerações".

Peço seu especial favor de descrever-me, de forma bem detalhada, pelo menos o início da referenciada geração desses Pereira de Castro.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#311113 | jorafael | 31 jul 2012 23:10 | Em resposta a: #311089

Caro Samuel de Castro

Antes de mais muito obrigado por toda a informação que me enviou. Neste momento não disponho dos dados referentes a essa linha que usou o apelido Pereira de Castro pois não é a minha, a senhora que a desenvolveu está de férias, pelo que só en Setembro posso enviar os referidos dados.

Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#311161 | Samuel C O Castro | 01 ago 2012 12:58 | Em resposta a: #311113

Prezado José Rafael,

A troca de informações sempre é boa para ambos. É com prazer que ajudo quando é de meu alcance.

Quando do retorno da Sra. que desenvolveu essa linha dos Pereira de Castro, se puderes fazer o favor de conseguir com ela e aqui informar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#315339 | jorafael | 14 out 2012 23:13 | Em resposta a: #311161

Caro Samuel Castro

Conforme prometi, remeto uma linha de Pereiras de Castro de Mértola, descendente de António Pereira de Castro Alcaide das Sacas da Vila e Porto de Mértola que me foi dada pela Maria José Sérgio Catana.

Cordialmente
José Rafael

António Pereira de Castro (1707 - ) Alcaide das Sacas da Vila e Porto de Mértola – Beja

1. Lourenço de Castro nascido a 30/10/1675 – Tangil –Monção
Filho de Braz Esteves e de Ana Martins (Livro Misto nº3 –fl 57- Cota 3.9.1.30)
Lourenço de Castro (1.) casa com Mariana Pereira de Araújo, 7/06/1696 Tangil.
Ela filha de Manuel Rodrigues e Jacinta Pereira.(Livro Misto nº 4 – casamentos – fl 127v. 128 - cota 3.9.1.31)
São pais de:

2. António Pereira de Castro nascido a 03/11/1707 em Santa Marinha, Tangil, Monção
filho de Lourenço de Castro (1.) e de Mariana Pereira de Araújo.(Livro Misto nº4 – Baptismos ; - fl.103V - cota 3.9.1.31)
António Pereira de Castro (2.) casa em Mértola a 27/07/1727 com Maria Rodrigues da Encarnação, natural de Martinhanes – Mértola, filha de Bento Rodrigues e de Domingas Gonçalves.(PT-ADB-MTL04/002/Lv6)
São pais de:

3. Fernando Pereira de Castro nascido em Mértola em 29/12/1727
Filho de António Pereira de Castro (2.) e de Maria Rodrigues da Encarnação.
(PT-ADB-MTL04 -/001/Lv 12/fl.151)
Fernando Pereira de Castro (3.) casa Mértola a 7/5/1752 com Ana Maria natural da Sete- Castro Verde-Beja, filha de Bento Rodrigues e de Domingas Rodrigues
(PT-ADB-MTL04 -/002/LV8/ fl.725)
São Pais de:

4. António Pereira de Castro nascido em Alcoutim – Faro
Filho de Fernando Pereira de Castro (3.) e de Ana Maria.
António Pereira de Castro (4.) casa em Mértola a 21/01/1789 com Josefa Maria natural de Mértola (nascida a 25/11/1766) filha de Francisco Afonso Galão e de Maria Angélica de S. José.
São pais de:

5. Manuel Pereira de Castro nascido em Mértola a 27/12/1792
Filho de António Pereira de Castro (4.) e de Ana Maria
Manuel Pereira de Castro (5.) casa em Mértola com Ana Gomes natural de Mértola filha de António Gomes Faustino e de Maria dos Reis
São pais de:

6. António Manuel Pereira nascido em Mértola - Beja a 29/11/1815
Filho de Manuel Pereira de Castro (5.) e de Ana Gomes
António Manuel Pereira (6.) casa em Mértola a 28/03/1840 com Maria Barbara natural de Mértola filha de Pedro José Feo e de Barbara Joaquina
São pais de:


7. José António Pereira nascido em Mértola a 10/08/1859
Filho de António Manuel Pereira (6.) e de Maria Barbara
José António Pereira (7.) casa em Mértola a 23/10/1884 com Júlia Rosa natural filha de Manuel António e de Felicidade Rosa
São pais de:

8. Maria Barbara nascida em Mértola a 05/08/1885
Filha de José António Pereira(7.) e de Júlia Rosa (PT-ADB-MTL04 -/00/LV45)
Maria Barbara (8) casa em Mértola a 19/03/1904 com Alexandre Sérgio Manuel natural de Mértola filho de Sérgio Manuel Café e de Ângela Maria.
São pais de:

9. Amália Rosa Sérgio nascida em Mértola a 22/01/1917
Filha de Maria Barbara (8.) e de Alexandre Sérgio Manuel
Amália Rosa Sérgio (9.) casa em Mértola a 11/03/1942 com José Catana natural de Idanha-a-Nova filho de João Catana e de Maria Josefa Silveira.
São pais de:

10. Maria José Sérgio Catana nascida em Mértola a 30/07/1942
Filha Amália Rosa Sérgio (9.) e de José Catana.
Maria José Sérgio Catana (10.) casa em Évora a 8/12/1963 com Joaquim Alves dos Santos natural de Évora filho de Joaquim António dos Santos e de Genoveva Martinho Alves.
São pais de:

11.1. Maria Paula Sérgio Catana Alves dos Santos nascida em Lisboa a 25/09/1964
11.2. Margarida Alexandra Sérgio Catana Alves dos Santos nascida em Lisboa a 23/3/1967
11.3. Graça Maria Sérgio Catana Alves dos Santos nascida em Lisboa a 11/10/1969

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#315357 | Samuel C O Castro | 15 out 2012 14:11 | Em resposta a: #315339

Prezado José Rafael,

Muito obrigado pela descrição desse interessante ramo dos Castros de Mértola.

Sendo a origem em Tangil, em Lourenço de Castro (filho de Braz Esteves e de Ana Martins), infelizmente não os encontro em minha base. Salvei os dados, quem sabe futuramente consigamos a ascendência dos pais desse Lourenço.

Ratifico meus agradecimentos. Ótima semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#325985 | jorge_arez | 23 mar 2013 19:05 | Em resposta a: #311090

alguem me pode dar dados sobre a familia do marido da minha parente Joaquim António de Castro nat freg santos lx
Birth: estimated between 1760 and 1820
Santos, Lisbon, Lisbon District, Portugal
Immediate Family:
Son of Luis Antonio Pereira de Castro and Ana Luisa Matos
casado 1807 freg lapa lx Ana Margarida Stiefken
Added by: Jorge da Silva on February 9, 2011
grato

Jorge da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#325994 | Samuel C O Castro | 23 mar 2013 20:50 | Em resposta a: #325985

Prezado Jorge da Silva,

Infelizmente não tenho em minha base dados do casal Luis e Ana, mas tenho imenso interesse na ascendência do Luis Antônio Pereira de Castro. Portanto, se por acaso descobrires a ascendência dele, peço sua especial gentileza de me informar.

Quanto ao casamento do Joaquim com a Ana Margarida, ocorreu em: Lisboa, Lapa, em 13.1.1807, Livro: 04-C Folha: 116 v. Quem sabe nesse registro encontre mais dados da ascendência dele.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#326002 | Limão | 24 mar 2013 06:07 | Em resposta a: #325994

Caro Confrade

Samuel de Castro
(CASTROS)

Os Castros vem de França e de Inglaterra. Os Monfort ou Monforte, vem de França, com ligações a Foix, Cominges, e Toulose, tem lagações aos Felgires, e Felgar, de Felgueiras.

ORIGEM

Simão IV, de Monforte, (1160-1165), faleceu em Toulose a 25 de Junho de 1218, nobre Franco-Normando, senhor de Monforte e Amaury, 5º Conde de Leicester, Conde de Ioulose, Visconde Béziers, de Razés, de Albi e de Carcassonne. È a principal figura na Cruzada contra os Albigenses.

Simão de Monforte, é originário da Casa de Monforte Amaury, uma família de Barões, de Ile de França, pelo lado paterno.

Simão III, de Monforte, é da nobreza Anglo- Normanda, pelo lado de sua mãe, Amice de Beaumont, dama de Leicester. Seu avô Amaury III, de Monfort, foi Conde de Evreux, e Senescal de França.

Seu pai Simão, era Gruyer, da Real Floresta de Yvelines. Sua mâe, era herdeira de metade do Condado de Leicester, e tinha direito ao título de Senescal de Inglaterra.

Tods estes estão na origem dos Castros.

Tenho mais os seguintes:

D. João Afonso Telo de Meneses, 1º Conde de Viana do Alentejo, n.c.1330.Faleceu em Penela em 1384. Casou com Dª Mayor de Portocarreiro, Senhora de Vila Real. Casou 2º vez, com N. Meneses. Tiveram:

Dª Leonor de Meneses, casou com Pedro Álvares de Castro, Senhor do Cadaval. Tiveram:

Fernando de Castro, nasceu a 28-04-1383, faleceu no Mar em 1441, com 58 anos, 1º Senhor do Paul de Boquilobo. Casou 1º com Margarida de Castro. Casou 2º, com Isabel de Ataíde, casou 3º com Dª Mécia de Vilhena de Sousa.

Filhos do 1º Casamento:
1)- Ferdinand de Neuchatel, que dá origem aos reis de Inglaterra.
2)- Álvaro de Castro, 1º Conde de Monsanto.
3)- João de Castro, Senhor do Cadaval.
4)- Henrique de Castro, Prior do Crato.
5)- Garcia de Castro, Senhor do Paúl de Boquilobo.
6)- Maria de Castro.
7)- Isabel de Castro-
8)- Violante de Castro.
9)- Catarina de Castro.
10-Margarida de Castro.

Não tenho datas de nascimento, mas devem ser por diferenças de um ano.

Também tenho os irmãos de Fernando de Castro:

1)- Álvaro de Castro.
2)- João de Castro, Senhor do Cadaval.
3)-Guiomar de Castro.
4)- Isabel de Castro.

Inês de Castro
Rainha Póstuma de Portugal, n,c,de 1320, na Galiza, faleceu em Coimbra. Filha de Pedro Fernandes de Castro,(O da Guerra), natural de Monforte de Lemos e Sárria, na Galiza, e de Aldonça Lourenço de Valadares. Casou com D. Pedro Iº, (O Justiceiro) Rei de Portugal.
Filhos:
1)- Dª Brites de Portugal.
2)- Afonso de Borgonha e Castro.
3)- João de Portugal, Duque de Valencia de Campos.
4)- Dinis de Portugal, Senhor de Cifuentes.

Meios irmâos:
1)- Fernando Ruíz de Castro de Monforte de Lemos e Sárria.
2)- Joana I, Rainha Consorte de Castela.
3)- Álvaro Pires de Castro, Senhor de Araiolos.

Estão todos na origem dos "Castro", para a próxima mando origem dos "Castro".
Com os melhores Cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#374010 | jorge_arez | 23 set 2016 15:12 | Em resposta a: #325994

nao nao encontrei ja o li mas vou rever com mais calma
e por acaso soube mais alguma coisa
cump
jorge arez da silva

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#374046 | aníbal | 25 set 2016 09:15 | Em resposta a: #326002

Caro confrade Agostinho Lopes da Costa

Se me é permitido participar, gostaria de apresentar o entronque da família Bettencourt na família d`Harcourt e consequentemente a ascedência ao1º conde de Leicester, etc.:

Regnault de Bettencourt, meu 17º Avô

http://geneall.net/pt/antepassados/41165/regnault-de-bettencourt/?b=
http://geneall.net/pt/antepassados/41298/isabeau-d-harcourt/?b=
http://geneall.net/pt/antepassados/331544/jeanne-de-meulan-senhora-de-beaumont-le-roger/
http://geneall.net/pt/antepassados/627344/robert-de-beaumont-le-roger-1-conde-de-leicester/?b=
http://geneall.net/pt/antepassados/627344/robert-de-beaumont-le-roger-1-conde-de-leicester/?b

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#374047 | aníbal | 25 set 2016 09:39 | Em resposta a: #326002

Caro confrade Agostinho Lopes da Costa

Pedindo desculpa, pela falta de cumprimentos e nome em falta (por esquecimento), aproveitava também para remeter outro ramo meu, Canto e Castro e Castro do Canto, também Açorianos, a partir do meu 5º avô/João Baptista de Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila até Fernando lainez, Conde em Salamanca:


http://geneall.net/pt/antepassados/41698/joao-batista-de-bettencourt-de-vasconcelos-correia-e-avila/?b=
http://geneall.net/pt/antepassados/33505/manuel-do-canto-de-castro-pacheco/?b=
http://geneall.net/pt/antepassados/42295/pedro-de-castro-do-canto/?b=
http://geneall.net/pt/antepassados/11487/d-garcia-de-castro-senhor-do-paul-de-boquilobo/?b=
eneall.net/pt/antepassados/805/d-alvaro-pires-de-castro-conde-de-arraiolos-conde-de-viana-da-foz-do-lima/?b=
http://geneall.net/pt/antepassados/315/esteban-fernandez-de-castro-senhor-de-lemos-valladares-villamartin-y-caldelas/?b=
http://geneall.net/pt/antepassados/80/rodrigo-fernandez-de-castro-o-calvo/?b=
http://geneall.net/pt/antepassados/7940/fernando-lains-senhor-de-castro-jerez/?b=
http://geneall.net/pt/antepassados/7937/lain-fernandez/?b=
http://geneall.net/pt/nome/7932/fernando-lainez-conde-em-salamanca/

Com os melhores cumprimentos,
Aníbal de Bettencourt Cyrne Pacheco

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#443212 | DSD | 17 set 2022 20:25 | Em resposta a: #289324

Ex.ma Confrade
Decorridos 11 anos, sobre a data da msg a que repondo, certamente fez muitos avanços e descobertas os seu antepassados, pelo que esta minha msg, está há muito ultrapassada, no tempo e na investigação.
Não resisto, porém de lhe referir o seguinte:
Veio parar às mãos um processo de sequestro de uns pais,que, pelos vistos tinham um filho, que fugiu ao recrutamento, obrigatório, para o Regimento de Milícias de Arcos de Valdevez.
Fazendo parte do património dos réus, a sua participação de um prazo, junto à Igreja de Monte Redondodo concelho de Arcos de Valdevez,
O processo iniciou-se em 1822, e nele figura uma de declaração de José Brandão Pereir de Castro e de sua mulher Dª Ifigénia Benedita de Andrade e Sousa, partícipes no mesmo Prazo, invocando ele a sua qualidade de Tenente Coronel do Regimento de Milícias dos Arcos , ambos residentes na freguesia de Ferreira, do concelho de Paredes de Coura, para o efeito de divisão do Prazo.
A notícia é escassa, mas pode, acaso, interessar-lhe.
Com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#443566 | Maria Godoy Castro | 10 out 2022 02:32 | Em resposta a: #289324

Boa noite, senhor Jorge da Silva meu nome e Maria G. de A. de Castro Faria, vi hoje uma antiga postagem sua :

"alguem me pode dar dados sobre a familia do marido da minha parente Joaquim António de Castro nat freg santos lx
Birth: estimated between 1760 and 1820
Santos, Lisbon, Lisbon District, Portugal
Immediate Family:
Son of Luis Antonio Pereira de Castro and Ana Luisa Matos
casado 1807 freg lapa lx Ana Margarida Stiefken
Added by: Jorge da Silva on February 9, 2011
grato
Jorge da Silva"
Sou brasileira e procuro ao longo de 14 anos a ascendencia de meu 3o avo paterno Luis Jose de Mattos Pereira e Castro advogado radicado no Rio de Janeiro. Nasceu em torno de 1800 pois em 1870 ainda exercia a profissao. Casou-se com Rita Isabel da Conceicao filha de Antonio Jose de Magalhaes e Delphina Angelica do Nascimento, filha de Manoel Pires Marinho e Maria da Conceicao Marinho. No estado do RJ na cidade de Campos dos Goytacazes, onde viveram, a igreja nao permitiu a digitalizacao dos registros, assim nada encontro sobre seus ascendentes. Em Moncaos houve um casal Jose Pereira de Mattos e Maria Quiteria Pereira de Castro, donde viram 4 filhos: Felix, Luis Antonio, Joaquina e Maria todos nascidos entre 1772 e 1776. Felix e Luis eram militares e vieram para o Brasil em 1800.Felix casou e teve prole no Sul do pais e Luis cometeu um crime de assassinato em defesa de uma Sra, foicondenado a prisao por 2 anos e perdoado, porem desapareceu de todos os registros de Portugal Moncao e do Brasil. Um genealogista brasileiro me disse que ha a ascendencia de Luis Jose na familia Sousa e Castro pela mae Rita e seu Pai Antonio Jose de Magalhaes.

Caso possa auxiliar-me com qualquer informacao, ser-lhe ei Muito Grata.
Atenciosamente,
Deixo aquimeu email caso possa compartilhar algum dado: mariaagodoy@gmai.com

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#443567 | Maria Godoy Castro | 10 out 2022 02:33 | Em resposta a: #443566

Perdao, corrigindo o email: mariaagodoy@gmail.com

Grata

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#443698 | abribas | 16 out 2022 13:53 | Em resposta a: #443567

Cara Maria Godoy Castro
Tenho na minha base de dados que Maria Quitéria Pereira de Castro nasceu 6.4.1750 em Monção, filha de Alexandre Pereira de Castro e de Maria Angélica Oliveira Rebelo, e casou a 7.2.1770 em Sta Maria dos Anjos, Monção, com o capitão José de Matos Pereira natural de S João Baptista de Vila do Conde.
Filhos deste casal apenas tenho notícia de Joaquina Rosa que casou a 17.2.1802 em Monção com Gonçalo José da Rocha Pereira de Castro, de João de Matos Pereira de Castro que casou com Ana Luísa de Sousa a 17.1.1798 em Vila do Conde, e de Miquelina Rosa Matos Pereira de Castro nascida a 4.7.1782 em Valença e cujo batismo transcrevo:
"Maclina Rosa filha legítima de José de Matos Pereira, furriel de Bombeiros do Regimento de Artilharia e natural de Vila do Conde, Arcebispado de Braga e de Maria Quitéria Pereira de Castro sua molher, natural da Vila de Monção e fregueses desta Igreja, neta paterna de Francisco de Matos Pereira e de sua mulher Maria Thereza Duarte ambos de Vila do Conde e pela materna de Alexandre Pereira de Castro e de Maria Angélica de Oliveira da dita Villa de Monção. Nasceu aos quatro dias do mês de Julho de mil sete centos e oitenta e dous annos e foi baptizada por mim Padre António Luís; foram Padrinhos António José Rebelo Pereira de Castro desta Villa e Madrinha Felipa José Pereira de Castro desta Villa de Monção e para constar fiz este assento."
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#443699 | Jorge Resende | 16 out 2022 17:40 | Em resposta a: #289324

https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1099528 tifs 13 e 14
batismo de mª Quitéria

Resposta

Link directo:

Família Pereira de Castro - Ancestralidade - Monção e arredores

#443700 | Jorge Resende | 16 out 2022 17:44 | Em resposta a: #289324

https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1099537 tif 490
casamento de josé matos e mª quitéria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 02:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen