Familia Magalhães em Ermelo/Mondim de Basto/Vila Real

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Familia Magalhães em Ermelo/Mondim de Basto/Vila Real

#289358 | Fatima2011 | 16 out 2011 21:23

Cumprimentos a todos.
Ando procurando apontamentos sobre membros da família Magalhães que moravam em Ermelo (S. Vicente de Ermelo, Mondim de Basto - Vila Real). Houve migração para Canadelo, no começo do século XVIII, de onde veio minha família. Ando procurando no Arquivo Distrital de Vila Real, mas gostaria de recuar mais no tempo.
Obrigada.
Abraços,
Fátima.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Magalhães em Ermelo/Mondim de Basto/Vila Real

#289384 | miro | 17 out 2011 02:40 | Em resposta a: #289358

boa noite,
tambem eu pesquiso o antigo concelho de ermelo mas nunca encontrei nenhum magalhães.
estou neste momento a consultar os notariais.
se quiser dê uma vista de olhos no meu blog www.travassos1.blogspot.com
cump
belmiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Magalhães em Ermelo/Mondim de Basto/Vila Real

#289460 | Fatima2011 | 18 out 2011 08:08 | Em resposta a: #289384

Olá Belmiro! Meu tio avô e um primo de minha mãe também tinham esse nome.
Bem, eu tb fiquei surpresa, pois sempre pensei que os "meus" Magalhães fossem nativos de Canadelo e quando comecei a revirar os registros paroquiais, me surpreendi, pois o 1º Magalhães que encontrei foi Maria de Magalhães (natural de São Vicente de Ermelo), que casou-se com Manuel da Costa, que era de Canadelo. Não consegui achar o registro de casamento deles. Achei da filha, Anna Magalhães, que foi casada com Manoel Ribeiro Covello, e se casaram em Ermelo. Mas consta que fossem naturais de Canadelo. A 1ª Maria Magalhães vem a ser a bisavó do meu bisavô, que era José Covello Magalhães, pai de Maria da Costa Magalhães, minha avó materna, nascida em Canadelo. Ao que me consta, sempre foram agricultores.
Sigo na busca.
Abraço,
Fátima.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Magalhães em Ermelo/Mondim de Basto/Vila Real

#289688 | miro | 21 out 2011 20:09 | Em resposta a: #289460

boa tarde,
encontrei uma escritura em ermelo em 1791 onde aparecem alguns magalhães, podem ser seus familiares:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-NOT-CNERM1-001-008&imgfile=galleries/PT-ADVRL-NOT-CNERM1-001-008/PRTC0808D_PT-ADVRL-NOT-CNERM1-001-008_M_00005.jpg#

o nome covello deve ter a ver um com uma aldeia junto a travassos que se chama covelo, em que data aconteceu o casamento de anna magalhães e manoel ribeiro covello?
cump
belmiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Magalhães em Ermelo/Mondim de Basto/Vila Real

#289689 | Fatima2011 | 21 out 2011 20:15 | Em resposta a: #289688

Obrigada.
Passei os olhos nestas páginas, mas a letra é bem difícil para compreender.
Tenho conseguido resultados então com os registros paroquiais de batismo e casamentos.
Abraços!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Magalhães em Ermelo/Mondim de Basto/Vila Real

#289690 | miro | 21 out 2011 20:18 | Em resposta a: #289689

pode por algumas datas, talvez eu possa ajudar.
belmiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Magalhães em Ermelo/Mondim de Basto/Vila Real

#289697 | NISGM | 21 out 2011 22:17 | Em resposta a: #289460

Parece-me que vai dar com muitos mais saltos.

Entre os séculos XIX e XVII, topo com Magalhães entre várias freguesias de Mondim, Celorico e Cabeceiras. Saltam como coelhos, vindos de vários ramos. Ando agora com São Clemente de Basto (Celorico) e parece que não há ninguém que não seja Magalhães por umas via ou outras. Com Mondim ali ao lado, com mais cara de Minho que de Trás-os-Montes, e bastando atravessar o rio...

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Magalhães em Ermelo/Mondim de Basto/Vila Real

#289701 | miro | 21 out 2011 22:51 | Em resposta a: #289697

boa noite nuno,
já que anda a pesquisar em s. clemente se encontrar uma maria jozefa de magalhães, interessa-me, terá nascido cerca de 1740 e casou com antonio francisco que penso ser natural de outeiro, s. clemente de basto.
procuro informações de outro, antonio magalhães, nasceu cerca de 1810 e casou com thomazia de carvalho, penso que estes são de molares.
cump
belmiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Magalhães em Ermelo/Mondim de Basto/Vila Real

#289710 | Fatima2011 | 22 out 2011 01:55 | Em resposta a: #289690

Olhe, essa pesquisa começou há bem pouco tempo, como disse, por uma surpresa quando descobri que os Magalhães de minha família que sempre julguei serem oriundos de Canadelo, na verdade teriam vindo de Ermelo. Seria a bisavó de meu bisavô, que julgo tenha nascido antes de 1800, e de nome Maria de Magalhães. Uma filha de nome Anna Magalhães, nascida em Canadelo casou-se em 1834, na freguesia de Ermelo. Como não vi nenhum apontamento no registro de casamento acusando que ela não tivesse maioridade para casar-se, creio que tivesse ao menos 21 anos à época do casamento, então, suponho que tenha nascido em 1823...Daí, deduzo que sua mãe tenha nascido por volta de 1800. Não obtive nome de seus pais e avós, pois não localizei seu nascimento. Sei sim que casou-se com Manoel da Costa, que era natural de Canadelo.
Obrigada.
Abraços.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Magalhães em Ermelo/Mondim de Basto/Vila Real

#289755 | NISGM | 23 out 2011 10:29 | Em resposta a: #289701

Caro Belmiro, Se os encontrar, direi.

atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Magalhães em Ermelo/Mondim de Basto/Vila Real

#315251 | Fatima2011 | 12 out 2012 23:12 | Em resposta a: #289755

Boa noite a todos!
Só agora estou voltando às minhas pesquisas.
Abraços!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 03:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen