Buscando minhas origens

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Buscando minhas origens

#289416 | Marco 40 | 17 out 2011 17:09

Meu Nome é Marco Aurélio Valente e sou do Rio de Janeiro.
Minha avó nasceu em 1918, no conselho de Resende, freguesia de Anreade,no lugar de Pousada. Filha de José Francisco, de São Romão de Aregos, e Beatriz de Jesus, de Anreade. Neta de Augusto Francisco e Ana de Jesus, e José Pinto Ramalho e Raquel de Jesus. Em seu registro de nascimento consta que nasceu em um lugar chamado Vinha de Pousada, em anreade, propriedade do Sr. Manoel Inácio. Veio para o Brasil em 1930 com seus pais e seus irmão Mário, Maria, Luiz. Veio também a irmã da minha bisavó, que também se chamava Ana de Jesus, casada com um Sr. cujo o sobrenome era Rabaça.
Meu avô nasceu em 1905, no conselho de Castro Daire, freguesia de Cabril, no lugar de Tulha Velha. Filho de Inocêncio Ferreira Valente e Elvira Duarte Valente. Veio para o Brasil na década de 20 com a maioria de seus irmãos( Inocêncio,José, Alcindo, e Laura) , deixando seus pais e outros irmãos.

Busco pessoas que temham ligação com que eu escrevi nesta mensagem. Isto é muito importante para mim. Meus avós amavam Portugal e ensinaram a seus filhos e netos a amarem esta terra tanto quanto eles.

Resposta

Link directo:

RE: Buscando minhas origens

#289434 | MCNN | 17 out 2011 21:01 | Em resposta a: #289416

Boa noite Marco


Não sei se reparou, mas não chegou a dizer como se chamavam os seus avós.

De qualquer forma, creio que a sua avó devia chamar-se Amélia da Conceição.

Digo isso porque encontrei o registo do pedido de passaporte de sua bisavó e o de uma filha dela com o nome de Amélia da Conceição que, atendendo à idade, deve corresponder à sua avó.

O registo de pedido de passaporte da sua bisavó menciona ainda o nome de outros filhos que a acompanhavam.

Estes pedidos de passaporte foram feitos no Porto em 28 de Setembro de 1929 e eram para o Brasil (Rio de Janeiro).

A informação que solicitou neste forum não era exactamente esta, mas creio que mesmo assim poderá ser do seu interesse pelo valor histórico que contém. Mais a mais, os pedidos de passaporte são acompanhados de fotografias, o que é sempre interessante.

Pode ver o registo de pedido de passaporte da sua bisavó neste link:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56613&FileID=_2430474

O registo do pedido da sua avó é o pedido imediatamente seguinte, que poderá ver neste link:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56613&FileID=_2430473


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Buscando minhas origens

#289458 | mario0402 | 18 out 2011 03:10 | Em resposta a: #289434

Sr. Mário César Navarro
Existe algum index para a localização destes registros de pedido de passaporte?
Meus parentes vieram para o Brasil no começo do século XX.
Mário Joaquim Nogueira de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Buscando minhas origens

#289476 | Marco 40 | 18 out 2011 15:28 | Em resposta a: #289434

Exmº Sr. Mário Cesar Navarro,

Antes de mais nada agradeço seu contato. Minha avó chamava-se Amélia da Conceição e chegou ao Brasil com seus irmãos em 1930. Sei que ela, antes de embarcar, batizou-se na diocese do Porto, como consta no livro de registro matrimoniais da igreja de N. S. da Conceição, aqui no Rio de Janeiro. Concluí que ela partiu da cidade do Porto para o Brasil. Sua informação certifica minha teoria.
28 de setembro de 1929: esta data me faz crer que ela completou 12 anos dentro de um navio ou já em terras breasileiras, já que seu aniversário é 22 de outubro.
Meu avô chamava-se Aurélio Ferreira Valente, nascido em 08/10/1905, no conselho de Castro Daire, Tulha Velha de Cabril. Desejo mais informações sobre ele, uma vez que ele morreu antes do meu nascimento , e minha avó pouco falava dele.

Com meus melhores cumprimentos.

Marco Aurélio Valente

Resposta

Link directo:

RE: Buscando minhas origens

#289508 | MCNN | 18 out 2011 20:45 | Em resposta a: #289458

Boa noite


O panorama não é igual nos diversos Arquivos Distritais portugueses.

No que diz respeito aos livros de registos de pedidos de passaporte em Lisboa e no Porto, eles estão digitalizados mas desconheço a existência de qualquer livro de índice.

Já no que diz respeito a Vila Real, os livros de registos dos pedidos de passaporte não estão digitalizados, mas através da página de busca do site do Arquivo Distrital de Vila Real consegue-se pesquisar a existência de pedidos de passaporte por nome.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Buscando minhas origens

#289509 | MCNN | 18 out 2011 20:58 | Em resposta a: #289476

Boa noite


Tenha em atenção que o facto do passaporte ter sido pedido em 1929 não invalida que a viagem para o Brasil tenha sido feita apenas em 1930.

No que diz respeito ao seu avô, se as informações que pretende saber dele incluem informações genealógicas, eu sugiro-lhe que, uma vez que sabe a data de nascimento e o concelho e freguesia onde nasceu, tente obter uma cópia não autenticada do seu assento de baptismo.

Estive a consultar a página do Arquivo Distrital de Viseu relativa aos paroquiais do Concelho de Castro Daire e, caso a informação do site esteja actualizada, o baptismo do seu avô ainda estará na Conservatória do Registo Civil de Castro Daire, apesar de ele ter sido baptizado em 1905 ou 1906.

Os contactos da Conservatória são os seguintes:

telefone: (+351) 232 319 290
mail: crcpcom.castro-daire@dgrn.mj.pt

Peça-lhes uma cópia não autenticada do assento de baptismo (custa 20 vezes menos que a certidão e contém a mesma informação). Forneça-lhes os dados que sabe (nome do seu avô, nome dos pais dele, data de nascimento, concelho, freguesia).

Pode também, se quiser, confirmar primeiro com o Arquivo Distrital de Viseu se de facto não possuem ainda os livros de baptismo da paróquia de Cabril de 1906 e 1907. Os contactos do Arquivo Distrital pode encontrá-los no respectivo site.

Repare que estamos a falar de assento de baptismo e não de assento de nascimento, dado que o seu avô nasceu em 1906.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 18:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen