O livro " Le Sang de Louis XIV "

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

O livro " Le Sang de Louis XIV "

#16024 | _fRoEs_ | 19 jan 2002 14:41

Caríssimos Senhores,

Venho, por este meio, pedir algumas informações sobre o livro " Le Sang de Louis XIV ", escrito por Domingos de Araújo Afonso e Outros e, editado pela primeira vez em 1961, Braga.
Muito obrigado.

Cumprimentos a Todos,
Luís M.C.S. Froes

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#16050 | _fRoEs_ | 20 jan 2002 11:22 | Em resposta a: #16024

Caríssimos Senhores,

Venho, por este meio, pedir algumas informações sobre o livro " Le Sang de Louis XIV ", escrito por Domingos de Araújo Afonso e Outros e, editado pela primeira vez em 1961, Braga.
Gostaria, portanto, que alguém me dissesse em que consiste este livro e sobre quem é que fala?
Muito obrigado.

Cumprimentos a Todos,
Luís M.C.S. Froes

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#17370 | vbriteiros | 18 fev 2002 22:33 | Em resposta a: #16050

Caro Luís Froes
Só agora vi a sua mensagem. Creio que a edição é única. Era um livro excessivamente caro e creio que foi só para subscritores. N entanto deve haver nas B.P.. Consultei-o uma vêz numa biblioteca particular e como o proprietário faleceu recentemente, ainda não sei o que vão fazer com os livros.
Trata da descendência do Rei Luís XIV até à actualidade, citando todas as linhas directas e colaterais, bastardos etc. A parte respeitante a Portugal foi coligida pelo Dr. Domingos Afonso e a coordenação geral é creio eu do Baron Hervé de Pinnoteau ( não sei se está correcta esta grafia). Mais não sei
cumprimentos
vasco

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#17380 | magalp | 19 fev 2002 01:08 | Em resposta a: #16050

Luisinho

Diga-me exactamente o que quer saber. Tenho essa obra aqui em casa. Já vi que por lá estão mencionados muitos seus antepassados, próximos e menos próximos.
Há uma outra obra que muito lhe interessará. Trata-se da colecção - Uma Época - de Joaquim Leitão. Dessa, oito pequenos volumes / tipo poche/ farão as suas delícias e muita vaidade, tal como me fizeram a mim, quando tinha a sua idade. É uma coisa barata, sem pretensões. Relata as incursões monárquicas, em 1914 e dá notícia de muitos Avós dos nossos geneo-confrades, das suas aventuras e desventuras na Galiza. Talvez encontre isso em sua casa.
Um abraço.
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#17393 | _fRoEs_ | 19 fev 2002 15:39 | Em resposta a: #17380

Caríssimo Manuel Magalhães,

Quanto ao livro " Le Sang de Louis XIV ", o que procurava era a ascendência de Don Tirso de Olazábal y Lardizábal, da qual tenho alguma informação. Informação esta um pouco incompleta, como sabe.
Como tal, já falei com alguns primos de minha avó, até mesmo irmãos, para saber se me podiam ajudar a completar a árvore do senhor acima referido.
No entanto, pouco ou nada consegui.
Já agora, em que consiste a obra e colecção " Uma Época "?
Muito obrigado.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#17394 | fsomr | 19 fev 2002 16:01 | Em resposta a: #17380

Caro Manuel Maria,
Na colecção "Uma Época" de Joaquim Leitão vem mencionado o tenente Carlos de Noronha Montanha?
Um abraço,
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#17410 | magalp | 19 fev 2002 22:27 | Em resposta a: #17394

Caro Francisco

Vou procurar e logo lhe darei notícia. O nome não me é estranho. Em tempos vi uma lista completa dos companheiros
do Comandante Paiva Couceiro nas incursões da Galiza, mas já não sei onde. Talvez na própria colecção que infelizmente não tenho já completa. Ou mesmo no Abade do Baçal que também refere o acontecido.
Grande abraço
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#17414 | magalp | 19 fev 2002 22:52 | Em resposta a: #17393

Luisinho

Assim sendo, não preciso de fazer buscas em Paço de Sousa. Procurarei os Olazábal aqui mesmo em casa.
Quanto ao Vicente, fiz confusão. Não é Pereira Cabral, ainda q. casado com uma menina - agora senhora, bisneta doutra senhora, Cabral Álvares Ribeiro, minha Avó materna. São remotos parentes por Magalhães, já q. o Vicente é Magalhães e Meneses, dos de Amarante, pela sua avò materna. Os avós da Maria // dita brasileira // vêm em aqui GP, por Alberto Maria Ribeiro de Meirelles, num quadro a aumentar brevemente, penso eu de que...
Quanto à colecção "Uma Época" de Joaquim Leitão, é uma obra que relata os últimos tempos da monarquia seguindo com as ofensivas momárquicas de Vinhais e Chaves, em Traz-os-Montes, até à revolta de Monsanto e Monarquia do Norte. Espelha as vicissitudes esperimentadas por aquele punhado de generosos monárquicos que à custa da própria fazenda acompanharam o Cmdt Paiva Couceiro, na sua romântica tentativa de restaurar o Trono. Estavam condenados a perder, logo à partida, porque "os filhos das trevas" eram muitos e possantes e ardilosos. Ali tens notícia de muitos teus familiares que merecem o nosso maior respeito, pois muito sofreram por se afirmarem monárqicos. Ainda hoje se discute sobre a verdadeira razão daquela "mala suerte".
Grande abraço.
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#17438 | magalp | 20 fev 2002 12:47 | Em resposta a: #17394

Caro Francisco

A memória não me atraiçoou desta vez...
Claro q. o seu Tio Carlos Augusto - Tenente Montanha - é mencionado várias vezes na dita colecção. In "Em Marcha para a 2ª Incursão", nas Apreciações, pg.13 está fac-similada uma carta manuscrita, dirigida ao Ilmo. e Exmo. Sr. Joaquim Leitão, assinada pelo mto. att.
Carlos Augusto de Noronha e Montanha, de Londres, em 15.10.1915, mencionando uma direcção q. não consigo interpretar.
Agora diga-me, p.f., é o Francisco de 38 ou de 63?
Grande abraço
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#17439 | magalp | 20 fev 2002 12:50 | Em resposta a: #17393

FROES, Caro e nobre Luisinho

Há uma máxima clássica q. diz “ai dos vencidos...”
Entre outras coisas porque a história é sempre escrita pelos vencedores, não raro com omissões, imprecisões e até escandalosas falhas na verdade nua e crua. O nosso Sábio Eduardo Albuquerque dirá q. sempre assim foi, desde q. se inventou a escrita, desde que foi elaborado o primeiro documento gráfico, ressalvando, claro está, raras e honrosas excepções.
Vem este prólogo a propósito da sugestão de procurar uma notícia detalhada dos Olazábal em “Le Sang de Louis 14”. Assim fiz, e realmente são mencionados várias vezes no 2º volume, com uma pequena resenha da família na pág. 427. Mas não acrescenta nada ao q. é já sabido e muito bem sintetizado aqui em GP. Confesso q. fiquei um tanto descorçoado com Domingos Affonso, esperava mais. Mas compreende-se. Apesar de genealogista de alto gabarito, era um médico, português de gema e ainda por cima de Braga, de forma que imagino o seu muito desdém pela Grande Espanha e pelos Castelhanos em particular. Talvez, e por muito favor, condescendesse um pouco com Gallegos e Catalanos...
Procurando outras fontes de informação q. tenho à mão e são já algumas, – comecei as minhas colecções, mais ou menos com a tua idade, com muitos sacrifícios e intermináveis discussões nos alfarrabistas, na companhia dum grande amigo q. já se foi – quase entrei em fúria, pois nem uma linha encontrei! Sequer as ditas generalidades. Claro que atribuo essa desinformação ao facto de ser uma família Carlista, afastada à muito das grandes áreas do Poder e da Decisão. Bem me lembro que o meu Pai tinha um amigo Olazábal em Espanha, durante a terrível guerra civil, “requeté” puro, declarava não combater por Franco e muito menos pelos Borbón, mas por Navarra e por España! Pela sua Causa morreu de armas na mão, nessa sangrenta e difícil guerra. Também me lembra o seu menor gosto, ainda q. com muito respeito, por Don Jacobo Urriez y Magallanes, então já oficial superior da Legião Estrangeira, valentíssimo, mas liberal de gema, dizendo ele, Olazábal, que os Urriez nasciam já de espada na mão, mas q. escolhiam mal a sua Causa...
Por tudo isto verás q. cresci a saber respeitar os Olazábal e a tê-los como uma das 1ªas famílias da Península. Com rigor, não posso explicar. Talvez porque, sendo os meus ancestrais maioritariamente acirrados Miguelistas, com muitas ligações à Senhora Infanta D. Maria Thereza e à “Santa Hermandad” fui habituado a ter grande respeito pela famílias Carlistas. Mas não penses q. de alguma forma enjeite os queridíssimos Avós liberais, indefectíveis seguidores da sempre saudosa Rainha Dona Maria da Glória, seus filhos e netos!
Sugiro um pedido de ajuda ao Luís Pinto Gonçalves, navega mto. bem na aristocracia espanhola, com grande conhecimento de causa e mesmo pessoal. Ficarei atento.
E a propósito de Joaquim Leitão e da sua obra, encontrei hoje no seu livro “Em marcha para a 2ª Incursão” na pág. 51, uma bela fotografia de José Pedro Folque e José Froes, então empenhados na operação de contrabando de armas de França para a Galiza, dirigido pelo Dr. Alberto Pinheiro Torres, juntamente com Rodrigo Castro Pereira, José Eça de Queiroz, António Carneiro, Cabrella, Eduardo Maia e Menezes Parreira. O chefe operacional dessa legião – pequenina... - era D. Ruy da Câmara.
O nosso muito querido Duque da Terceira, Dom Lourenço de Vilhena e Freitas, que muito bem representa o seu bisavô, meu nobre e sábio Tio Chico Alpedrinha, tem com certeza todas estas publicações, que poderá facultar em sua casa. Não acredito q. empreste, pois tb. é Magalhães e estes, podem dar, mas emprestar nunca!
Grande abraço. /// Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#17460 | _fRoEs_ | 20 fev 2002 17:21 | Em resposta a: #17439

Caro Manuel,

Caro não sou e nobre ainda menos!
Tenho, de facto, de lhe agradecer o tempo perdido comigo e, especialmente, com os Olazábal.
Parece que está complicado!
E como tal, vou falar com o Exmo. Sr. Luís Pinto Gonçalves que, talvez, me possa ajudar nesta busca.
Mais uma vez, muito obrigado!

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#17462 | vbriteiros | 20 fev 2002 18:03 | Em resposta a: #17439

Ilustríssimo Senhor Magalhães.
Permita-me uma pequena correcção ao seu texto: o Dr. Domingos Afonso era Licenciado em Direito,segundo sempre ouvi dizer e confirma a Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura,1º Vol., pág.561. Aí se confirma que é de Braga. Pela frase " aínda por cima de Braga" dá-me a impressão que os Bracarenses não são "mucho de su gusto.
Meus respeitosos cumprimentos
vbriteiros

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#17464 | fsomr | 20 fev 2002 19:53 | Em resposta a: #17438

Caro Manuel Maria,

Não sei se entendi a sua pergunta mas tenho 38 anos e nasci em 1963. Respondi à sua questão?

Gostava de obter uma fotocópia de todas as referências ao tenente Montanha nos livros do Joaquim Leitão. Será possível?

Obrigado
Um abraço,
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#17489 | magalp | 21 fev 2002 09:04 | Em resposta a: #17462

Caro vbriteiros

Engana-se. Considero Braga uma das mais simpáticas cidades na Península. ara além duma irmã e respectva prole, tenho muitos primos e amigos. Sobretudo casas onde sou e fui sempre bem recebido.
Mas, Braga, a cidade dos arcebispos ´foi sempre um centro anti castelhano e agora anti espanhol...
Mesmo q. não tivesse porlá tanta família, bastaria ser a terra do Cónego Eduardo Mello e do mto. saudoso Senhor Arcebispo Dom Francisco Maria da Silva, para teractuaizada simpatia por aquela urbe.
cmptos.
Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#17505 | vbriteiros | 21 fev 2002 19:53 | Em resposta a: #17489

Caro Magalhães
Ainda bem que tem uma simpatia pela Bracara Augusta, pois efectivamente o meu apelido Briteiros vem de lá, mas já está extinto.
Creio que um genealogista antigo tentou estudar esta família, mas tanto quanto sei não passou de 1800.Azar o dele e meu também.
Em tempos apareceu uma senhora de Lx. a vender um jazigo Briteiros em Braga. Dada a beleza estética da pequena capela de mármore branco ainda fiz uma tentativa de compra, mas perante os mihares pedidos desisti. Fico por aqui. Esta estória veio confirmar-me que deviam ter tido muita massa.
massaAinda lhe falei
Aqui tem uma pista para dar aos seus artilheiros.
Melhores cumprimentos
vasco briteiros

Resposta

Link directo:

RE: O livro " Le Sang de Louis XIV "

#329203 | Herminia | 16 mai 2013 00:09 | Em resposta a: #17394

Boa noite,

Ainda não consegui encontrar a coleção "Uma época" que refere... Com muita pena minha!Tinha interesse em saber se por acaso nela, ou na lista de acompanhantes de Paiva Couceiro, na Galiza, que referiu, mais tarde, se encontrou alguma referência a Francisco António da Cruz Amante, tenente médico (1869/1935). Ficaria muito grata pela sua resposta.

Resposta

Link directo:

Tenente Carlos Augusto de Noronha e Montanha

#437610 | Philippe Rochaix | 16 nov 2021 13:37 | Em resposta a: #17394

Hello,

Sorry, I speak only French or English and hope we can discuss.

We moved last year in a house called Videnda Celeste in Vale de Lobos, where Tenente Carlos Augusto de Noronha e Montanha retired in 1936.

I am looking for informations, books and prints/photos on him?

Could you kindly direct me to any such information and/or contact?

With my thanks and best regards,

Philippe Rochaix

Resposta

Link directo:

O livro

#437623 | fsomr | 17 nov 2021 12:37 | Em resposta a: #437610

já respondi ao Philippe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 17:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen