ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

Este tópico está classificado nas salas: Genética | Regiões

ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289668 | zeev | 21 out 2011 15:03

Caros Confrades,
Agradeço a quem conheça as terras do alentejo, nomeadamente, Montemor-o-novo, que me esclareça se existiu em 1700's alguma freguesia do Pezo. Esta freguesia consta num dos assentos de baptismo datada de 1765 a que tive acesso mas não me foi possível, após inumeras tentativas, localizar a referida freguesia. As vilas mais próximas que localizei foram Pezo, Coruche e Val de Peso, Crato.
Grata pela ajuda.
zeev

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289678 | Rosadelli | 21 out 2011 16:38 | Em resposta a: #289668

Caro zeev

Reconheço as localidades que referiu em Coruche(desse local tenho diversos antepassados) e no Crato, em Montemor-o-Novo nunca ouvi falar.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289681 | zeev | 21 out 2011 16:53 | Em resposta a: #289678

Caro Confrade Paulo Rosado,
De facto não está a ser fácil... obrigado pelo contacto.
Melhores cumprimentos
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289692 | manuelrod | 21 out 2011 20:43 | Em resposta a: #289681

Dona Isabel:
Sinceramente não sei se será útil a informação que aqui vos deixo, mas como sabe ao longo do anos ouve muitos concelhos e freguesias que foram extintas que é o caso da - PAROQUIA DE NOSSA SENHORA DO PESO que pertencia ao CONCELHO DE CANHA ou ao COCELHO DE CABRELA que foram entegrados no Concelho de Montemor-o-Novo, passando por várias alterações.
Deve fazer uma pesquisa atenta que será capas de encontrar a Paroquia ou oratório que pertende.

Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289709 | luisjrm | 22 out 2011 00:42 | Em resposta a: #289681

Cara Isabela

sobre o seu Andre Banha da Graça do Divor ainda não conseguio saber mais dados ?

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289733 | zeev | 22 out 2011 20:10 | Em resposta a: #289692

Caro Confrade Manuel Rodrigues,
Muito obrigado pela informação e farei, conforme sugeriu, uma pesquisa mais atenta acerca da referida paróquia. Parece-me bastante provável que seja de facto a localidade que procuro.
Com osmelhores cumprimentos
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289735 | zeev | 22 out 2011 21:02 | Em resposta a: #289709

Caro Luis,
Muito boa noite.
Recebi algumas certidões à poucos dias mas só ontem tive oportunidade de os ler com mais atenção. Tive alguma dificuldade em entender o texto do assento de casamento que aqui refiro e que pertence a Andre e Maria Luiz mas, com a ajuda do confrade Manuel Carvalho que gentilmente transcreveu o texto, foi possível perceber os nomes dos pais de "meu" Banha > Manuel Banha e Maria da Ressurreição, cazeiros na Abigoaria (Herdade da Abegoaria - Arraiolos). Será que os "conheçe"?
Com os melhores cumprimentos
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289739 | luisjrm | 22 out 2011 22:01 | Em resposta a: #289735

Cara Isabela

nos meus apontamentos não apareceu os nomes que refere, tenho um Manuel Banha natural da Graça que casa na Se de Evora a 15-10-1664 com Isabel Luis, este Manuel e irmão da minha Ana Banha que por sua vez se casa com Miguel Rosado e são pais de Maria Rosada que casou na Igrejinha a 25-8-1683 com Manuel Banha natural de São Bento do Mato.
Vou ver ainda nos meus outros apontamentos, pedia a Isabela que se possivel referi-se as datas, mesmo que aproximadas dos Baptismos, casamentos etc.. de forma a ser possivel situar estes seus antepassados.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289744 | zeev | 22 out 2011 23:38 | Em resposta a: #289739

Caro Luis,
Veja o seguinte:
1. Manuel Banha n. 1686 ? casado com Maria da Ressurreição n. 1690 ?, pais de >
2. Andre Banha n. 02 Dezembro 1716 natural da Nª Srª Graça do Divor, Padrinho de Baptismo Manuel Vidigal e Brithes Maria - casou com Maria Luiz n. 22 Outubro 1720 natural tb da Graça Divor, Padrinho de Baptismo Joseph Luiz - Maria Luiz é filha de António Luiz e Domingas de S. Joseph;
3. Antonia Maria (filha de Andre) natural de S. Mathias, Evoramonte casou em 1774 com Joaquim Jose.

Pelas suas datas, não me parece que seja o mesmo Manuel. Tenho alguns "Rosado Perdigão", mas como padrinhos.
Escusado dizer que o próximo passo será pedir os dados de Manuel Banha...

Cumprimentos,
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289758 | zeev | 23 out 2011 10:48 | Em resposta a: #289739

Caro Luis,

Lembrei-me que tenho alguns "Roiz" de S. Miguel Machede e Represa que passo a descrever:

1. Gregorio Roiz 1680? natural de Represa que casou com Mª Conceição de Evora, tiveram uma filha Josefa que terá nascido em 1810 e faleceu em 1787. Esta foi casado com Manuel Dias de Viseu;
2. Ignacio Roiz n.1735? casou com Manuela Maria de Montemor, tiveram um filho Luis Jose nascido em 10/03/1765, Sé Evora;
3. Jose Roiz n.1690? natural de S. Mig Machede casou com Maria Roiz da mesma localidade, tiveram um filho Gregorio que por sua vez teve um filho Jose nascido em 1752;
4. Antonio Roiz n1690? Freixo, Redondo casou com Maria Mendes de Redondo, estes tiveram uma filha Francisca Ignacia natural de Freixo;
5. Gregorio e Francisca Ignacia são pais de Jose nascido em 1752.

Cumprimentos e até breve
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289760 | zeev | 23 out 2011 10:55 | Em resposta a: #289739

e ainda ....

6. Joao Roiz n1710? que casou com Caterina Maria ambos da Sé, tiveram uma filha Joaquina Thereza que por sua vez, teve uma filha Francisca Ignacia nascida a 20/01/1767, na Sé. A Francisca casou com Luis Jose, filho de Ignacio Roiz/Manuela Maria.

Cumprimentos
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289764 | luisjrm | 23 out 2011 12:35 | Em resposta a: #289760

Cara Isabela

de facto não e o mesmo Manuel Banha, mas se me permite a sugestão refira sempre as datas, mesmo que estas sejam aproximadas, assim e mais facil situar os varios nomes.
Os padrinhos, madrinhas e ate mesmo testemunhas são importantes tambem, por ex: o Manuel Vidigal que referiu podera ser familiar proximo dos seus antepassados, tenho nos meus apontamentos um Casal Antonio Banha /Isabel Vidigal que casam 2 filhos na Graça do Divor;

- Bento Banha que casa em 1686 com Domingas Rosada

- Luisa de Mira que casa em 1676 com Francisco Roiz (viuvo)

Este Manuel Vidigal (padrinho) pelas datas deve ser o mesmo que e casado com Maria Rosada (baptizam uma filha Maria a 9-2-1670).


Dos outros nomes que a Isabel ref. tenho aqui nota em São Miguel de de um baptismo a 5-6-1719 de Domingos filho de Inacio Rodrigues e de Antonia Rosado. O nome da esposa não confere com o da Isabela mas pode ser o mesmo Inacio. A isabela ja consultou os baptismos e casamentos que o Confrade Melo Banha disponiblizou no Topico São Miguel de Machede ?

Quanto aos outros nomes que referiu vou ver se consigo descobrir algum dado nos meus apontamentos.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289911 | luisjrm | 25 out 2011 22:34 | Em resposta a: #289758

Cara Maria

infelizmente não consegui descobrir nada que tivesse que ver com os seus, tambem não tenho ido ao Arquivo de Evora, caso contrario ja teria visto os Paroquiais da Graça.
Reparei no vosso ponto 2 o nome Manuela Maria de Montemor, sobre este nome não tem mais dados ?
Tenho tambem muitos antepassados em Santo Aleixo, São Gens, São Mateus, São Romão, pode ser que tenha alguns que lhe interessem.

Cumprimentos
Luis

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289928 | zeev | 26 out 2011 09:28 | Em resposta a: #289911

Bom dia Luis,
Peço desculpas pela demora na resposta.
Em relação a Manuela Maria : natural de S. Brissos, Montemor, filha de Manuel Gonçalves de Faro e Antonia Maria da freguezia do Pezo????, Montemor. E já agora, Ignacio Roiz, marido de Manuela, é filho de Matheu Fernandes de Portalegre e Maria Rodrigues da Sé. Quanto ás outras localidades que mencionou, não tenho nada...
Já pensei várias vezes em ir até ao ADEvora mas ainda não tive oportunidade.
Cumprimentos e obrigado.
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289951 | luisjrm | 26 out 2011 19:30 | Em resposta a: #289928

Cara Isabela

ja tirei nota da sua Manuela, quando for ao Arquivo vou ver se consigo descobrir pelo menos o baptismo.


Cumprimentos
Luis

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289956 | zeev | 26 out 2011 19:54 | Em resposta a: #289951

Caro Luis,

Muito agradeço desde já a sua amabilidade e disponibilidade!!

Melhores cumprimentos
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#289996 | manuelrod | 27 out 2011 11:40 | Em resposta a: #289692

Dona Isabel .
Não sei se já encontrou onde pertencia a PARÒQUIA ou freguesia do peso e eu fui encontrar que NOSSA SENHOA DO PESO Freguesia Extinta, em 1852 estava anexada a freguesia dr Santana do Mato Concelho de Coruxe distrito de Santarem e passou para o concelho de Montemor-o-Novo por decrto de 13.01.1898, naturalmenta que as pessoas nascidas antes de 1898 esterão no ARQUIVO DISTRITAL DE SANTAREM. Postriores no Arquivo Distrital de EVORA
Penso ter contribuido para que a vossa pesquisa tenha exito.
Cumprimentos Ginealogicos
Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#290054 | manuelrod | 28 out 2011 09:53 | Em resposta a: #289678

Senhor Paulo Rosado.
Por achar curioso o nome da freguesia do Peso e que no actual quadro autarquico não é visivel, parti para encontrar este nome ligado a alguma junta paroquial que por razões de ordenamento territorial tivesse sido extinta, e,encontrei que a freguesia de Nossa Senhora do Peso em 1852 estava extinta mas sem saber a que concelho ou termo pertencia e que estava nesta data anexada a freguesia de Santana do Mato Concelho de Coruche Distrito de Santarem e que por decreto de 13.01.1898 foi integrada no Concelho de Montemor-o-Novo Distrito de Evora. Espero que de algum modo tenha contribuido para que as vossas pisquisas se direcionem para os arquivos certos, se esta informação foi de algum modo desnesseçaria peço as minhas deculpas por entrar no vosso caminho.
Obrigado e as desculpas pelo incomado causado.
Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#290060 | zeev | 28 out 2011 11:55 | Em resposta a: #289764

Caro Luis,
Estive a verificar os meus dados e encontrei estes "MIRA´s":
- Miguel de Jezus, 1802?, casado com Jacinta de MIRA, 1807?, naturaes de S. Miguel de Machede;
- Filha> Margarida, S. Miguel Machede, 1832? casada com Joaquim dos Reis,1827?, N. Senhora Assunção, Redondo;
- Neta > Jacinta, 16 de Março de 1857, Igrejinha, Arraiolos.

O Padre Jose de Mira, e Antonio Mendes, Padrinhos de Casamento de Manuel Diaz e Josefa Coelha, 1737, e Andre de Mira Vidigal (pároco??), mesmo casamento, dizem-lhe alguma coisa?

Os nomes que menciona são anteriores aos meus. Mas lá chegarei...
Cumprimentos,
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#290081 | Rosadelli | 28 out 2011 17:30 | Em resposta a: #290054

Caro Manuel Rodrigues.

Muito obrigado pela informação muito importante que transmitiu.
Tenho alguns antepassados nesta extinta freguesia, aliás, abri um tópico sobre esta mesma antiga freguesia, e os dados que forneceu são sem dúvida essenciais para dirigir correctamente a investigação genealógica.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#290111 | luisjrm | 29 out 2011 01:06 | Em resposta a: #290060

Cara Isabela

infelizmente não consegui descobrir nos meus apontamentos nenhum dado que lhe seja util.
Sobre o casal Manuel Dias e Josefa Coelha a Isabela ja os tinha referido anteriormente alguma vez ?
Quanto aos "Banha" e uma questão de tempo.

Cumprimentos
Luis

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#290129 | zeev | 29 out 2011 12:06 | Em resposta a: #290111

Caro Luis,
Gostei do positivismo!
Cumprimentos
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#291366 | luisjrm | 18 nov 2011 19:16 | Em resposta a: #290129

Isabela

tenho mais algumas novidades em relação aos “Banhas”. Julgo que será o seu Manuel Banha/Maria da Ressurreição, partindo do pressuposto que a Maria seja também Maria Rosado, não existe na Graça mais nenhum casamento além deste e do outro Manuel Banha que lhe havia referido anteriormente. Nas Freguesias próximas também não aparece nenhuma com o apelido em causa.

Casamento da Graça do Divor a 26-1-1698 de Manuel Banha e filho de Sebastião Simões e de Maria Banha (Lavradores da Herdade da Figueira), casa com Maria Rosado filha de Manuel Rosado e de Ana Martins.

Sebastião Simões (já viúvo de Gregoria Cardoza)casa na mesma freguesia a 22-1-1665 com Maria Banha filha de Sebastião Banha e de Margarida Dias (estes já defuntos).

Manuel Rosado e natural da Igrejinha e filho de André Rosado e de Domingas Fernandes, casa na Graça a 10-1-1677 com Ana Martins filha de Manuel Martins e de Lucia Roiz, moradores dos Coutos de Évora.

André Rosado e filho de Manuel Braz e de Maria Valadas casa na Igrejinha a 5-7-1652 com Domingas Fernandes filha de Manuel Alvares e de Escolástica Manuel.

O casal Sebastião Simões Maria Banha são Pais também de Sebastião Banha que casou no mesmo dia que o irmão com Maria Vidigal já viúva de Tome Luís e filha de João Banha e de Isabel Vidigal.

Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: ajuda - freguesia do pezo - termo de montemor

#291518 | zeev | 21 nov 2011 10:36 | Em resposta a: #291366

Olá Luis,
Bom dia. Peço desculpas pela resposta tardia mas estive ausente.
Antes de mais, não posso deixar de agradeçer a sua ajuda para tentar desvendar algumas duvidas em relação ao "meu" Banha. Ou melhor, do meu marido, pois é ele que tem a costela alentejana e descendente dos moradores de Évora e arredores, mas sou eu que tenho a paciência para seguir a "trilha escrita". Entre os antepassados meus, dele e do ADN, tem sido uma montanha russa de dados!

Voltando ao presente assunto. Com base na informação que me transmitiu de que não houve mais nenhum casamento na Graça entre um Manuel Banha/Maria da Ressureição, parece-me possível que sejam, de facto, os mesmos. Estes eram cazeiros na Herdade da Abegoaria?, Arraiolos. Analizando os meus apontamentos, reencontro os Roiz, os Luiz e também os Rosado e os Vidigal que, embora não tenha ainda encontrado nenhuma relação directa, surgem constantemente como padrinhos/testemunhas. Tenho um Ignacio Roiz de Coutos de Évora que poderá ser neto/sobrinho neto?? de Lucia Roiz...

Infelizmente, nada posso confirmar nem negar sem antes receber os assentos pedidos ao ADEvora. Assim que os receber, confirmarei ou não as suspeitas.

Mais uma vez, agradeço a sua ajuda e paciência. Entrarei em contacto brevemente.
Cumprimentos e boa semana,
Isabela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 23:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen