Familia Nascimento - Familia Gonçalves de Noura

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Familia Nascimento - Familia Gonçalves de Noura

#289820 | j_medeiros | 24 out 2011 16:48

Boa tarde!

Sou descendente de Portugueses de Vila Real - Concelho de Murça - Freguesia de Noura.
Busco informações da ascendencia de meus avós e bisavós.

Tenho as seguintes informações:
1913 - Destino Brasil - Vapor SAMARA
1. MAXIMINO GONÇALVES, filho de Bernardino casado (?) com ANA DO NASCIMENTO, tiveram 6 filhos BERNARDINO (não consta viajando para o Brasil com pais e irmãos) - EDUARDO - MARIA AUGUSTA (minha avó) - ALZIRA (foi casada com Pedro Parente) - ANTONIO - JOSÉ.
2. MARIA AUGUSTA DO NASCIMENTO GONÇALVES DE MEDEIROS, foi casada no Brasil entre 1918 e 1921 com JOSÉ DE MEDEIROS (não temos nenhuma informação), onde tiveram 3 filhos.
JOÃO DE MEDEIROS casado com ISMENIA
JULIA DE MEDEIROS, posteriormente agregou o Julião casada com ADEMAR JULIÃO PRADA.
GLORIA DOS ANJOS MEDEIROS, (minha mãe) casada em primeiras nupcias com JOSÉ CASTRO GANDRA e em segundas nupcias com JOSE PORFIRO DUARTE (meu pai).
3. JOSÉ DE MEDEIROS, não temos nenhuma informação sobre sua origem, estabeleceu-se no Brasil, era comerciante.

Caso alguém tenha alguma informação eu agradeço.

Jociane Medeiros Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Familia Gonçalves de Noura

#289849 | MCNN | 24 out 2011 21:41 | Em resposta a: #289820

Boa noite Jociane


No que diz respeito à sua avó Maria Augusta e aos pais dela, a sua vida está bastante facilitada.

Assim, e atendendo a que os livros paroquiais de Noura estão disponíveis para consulta online, não deve ser difícil encontrar o que pretende.

Para já, e relacionado com a viagem para o Brasil dos seus bisavós Maximino Gonçalves e Ana do Nascimento, bem como dos respectivos filhos, podemos encontrar no site do Arquivo Distrital de Vila Real este pedido de passaporte:

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1647/1607
- Cota original
2750
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 30/07/1913
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Maximino Gonçalves
Idade: 41 anos
Freguesia: Noura
Concelho: Murça
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: ana do Nascimento (esposa, 41 anos), Eduardo (filho, 13 anos), Maria Augusta (filha, 10 anos), Alzira (filha, 8 anos), António (filho, 6 anos) e José (filho, 3 anos)
Destino: Brasil
- Localização
F. 402v
- Idioma/Escrita
Português



Trata-se, sem sombra de dúvida, do pedido de passaporte que o seu bisavô fez em 1913 para ele, para a esposa e para os filhos. Confirma-se também que o filho de nome Bernardino não os terá acompanhado na viagem.

No entanto, no ano de 1923, podemos ainda encontrar este pedido de passaporte:

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1653/1220
- Cota original
1734
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 15/11/1923
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Bernardino Gonçalves
Idade: 26 anos
Freguesia: Noura
Concelho: Murça
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização
F. 305v
- Idioma/Escrita
Português


Pode muito ser o pedido de passaporte de Bernardino, que teria mais tarde viajado também para o Brasil. Se era ele, seria o filho mais velho dos seus bisavós.

De qualquer forma, com estes pedidos de passaporte fica a saber, caso ainda não o soubesse, os anos em que quer a sua avó, quer os irmãos dela, quer ainda os pais dela teriam nascido.

Partindo do princípio que seriam todos naturais de Noura pode, tal como lhe disse inicialmente, procurar os seus respectivos assentos de baptismo, que estão disponíveis para consulta online.

Os links são estes:


Livro de Baptismos de 1875 a 1904:
Neste livro deve poder encontrar os baptismos de Bernardino, Eduardo, Maria Augusta (sua avó) e Alzira

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMUR06-001-020


Livro de Baptismos de 1905 a 1911:
Neste livro deve poder encontrar os baptismos de António e de José

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMUR06-001-025


Livro de Casamentos de 1883 a 1911:
Neste livro deve constar o assento de casamento dos seus bisavós

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMUR06-002-048


Livro de Baptismos de 1860 a 1875
Neste livro deve conseguir encontrar o assento de baptismo dos seus bisavós. No entanto, só os procure após saber o nome dos pais deles, informação que deve constar quer no assento de baptismo dos filhos deles quer no assento do seu casamento.

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMUR06-001-004


Caso tenha alguma dificuldade em procurar os assentos, avise que alguém de certeza a ajudará.

Finalmente, no que diz respeito ao seu avô, José de Medeiros, vai ter de tentar arranjar mais informação. Procure no assento de casamento dos seus avós, no assento de óbito do seu avô, no assento de nascimento dos filhos deles, etc.

Sem se saber de onde era natural e/ou o nome dos pais é quase impossível saber algo mais sobre ele.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Familia Gonçalves de Noura

#289924 | j_medeiros | 26 out 2011 04:43 | Em resposta a: #289849

Prezado Sr. Mario,

Agradeço imensamente a vossa mensagem.
Hoje mesmo obtive os dados que procurava, com datas, nomes, certidões, etc.
Seguem os resultados:
Bernardino - 20/05/1897, Eduardo - 29/09/1899, Maria Augusta17/04/1903, Alsira -18/08/1904, Antonio - 19/08/1906, José - 14/08/1909. Todos filhos legitimos de Maximino Gonçalves (23/04/1872) e Anna do Nascimento (21/12/1871) que contrairam núpcias em 20/06/1896.
Maximino Gonçalves filho de Bernardino Gonçalves e Ana Joaquina, neto de João Gonçalves Motta.
Anna do Nascimento filha de José Maria Pinto e Maria Ignacia, neta por parte paterna de José Pinto e Carolina Roza e por parte materna de João Antonio e Feliciana Maria.

Meu avô José de Medeiros era de Portugal, não sabemos, ainda, de qual lugar e nem a ascendencia. Estou tendo dificuldade de localizar o documento de casamento entre ele e minha avó, no Cartório de Belenzinho/SP/Brasil, uma vez que meus avós, tios-avós, minha mãe e tios são falecidos e a documentação destes não foi preservada.
Conseguindo essa informação entrarei em contato novamente.
Mais uma vez, muito agradecida.
Jociane

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Familia Gonçalves de Noura

#290030 | MCNN | 27 out 2011 20:47 | Em resposta a: #289924

Boa noite Jociane

Quando disse que os seus avós tinham casado em Belenzinho/SP, tive logo a curiosidade de tentar saber onde ficava Belenzinho. Primeiro pensei que se tratava de uma cidade do Estado de São Paulo.

Afinal, fiquei a saber que era um Bairro da Cidade de São Paulo, e que correspondia à paróquia de São José da cidade de São Paulo.

Por coincidência, o site dos Mormons tem disponíveis os casamentos dessa paróquia até Dezembro de 1921.

Fui dar uma espreitadela ao último livro disponibilizado, que contém os casamentos entre Novembro de 1917 e Dezembro de 1921, e muito rapidamente concluí que a Jociane deve fazer o mesmo.

Comece pelo final do livro (Dezembro de 1921) e vá recuando. Não vai demorar muito ...

Este é o link para esse livro:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14260-71231-22?cc=1719212&wc=11600092

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Nascimento - Familia Gonçalves de Noura

#290165 | j_medeiros | 30 out 2011 00:10 | Em resposta a: #290030

Prezado Mario, Boa noite!

Agradeço muitíssimo pelas informações enviadas pelo senhor.

Esta sendo uma grata surpresa localizar rapidamente, graças ao seu auxilio, os registros de uma história que ouvi de criança.
Localizei o documento conforme suas orientações, foi um pouco dificil decifrar o nome de minha bisavó Ricarda de Jesus, por não ser um nome comum nos dias de hoje, as outras anotações foram faceis. A ilha Ferreira eu acho q esta anotada equivocadamente, pq não a localizei em Ponta Delgado, acho que se refere a Ilha de São Miguel.
Estou tentenado localizar agora os assentos de baptismo de meu avo José de Medeiros e com sorte o casamento de meus bisavos.
Neste sabado estive na praça da Igreja São José, no Bairro do Belenzinho-São paulo-São Paulo (desculpe pela má informação), não estava aberta, portanto não pude entrar, acho que a cor externa não é a original... rssssss ., muito espalhafatosa para a epoca.

Mais uma vez muito agradecida pelas suas informações.

Abraços e bom final de semana.

Jociane

Resposta

Link directo:

Familia Nascimento - Familia Gonçalves de Noura

#439973 | jociane medeiros | 16 mar 2022 16:58 | Em resposta a: #289820

Sr. Mario Navarro,
Venho agradecer todas as informações que me enviou, proporcionando uma jornada na genealogia, ontem localizei a certidão de óbito do meu avô, bem como, consegui comparar com outras informaco referente a nacionalidade, família, etc.
Nessa jornada encontrei parentes vivos de até sexto grau pelo mundo, que assim como tantos aqui procuram suas raízes.
Quero agradecer também a este site, que foi o primeiro que acessei e possibilitou o começo de tudo, a boa vontade dos colaboradores que nos fazem conhecer a nossa história e não deixá-la se perder no tempo, acompanhando a trajetória de nossos ancestrais, cujas ações nos ensinam a coragem, a perseverança e outras tantas qualidades que nos fazem ser melhores como pessoas.
Que Deus abençoe todos as pessoas de boa vontade nos sites de genealogia.
Jociane Medeiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 02:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen