Antiga Quinta e Casa do Rechicho - em Braga

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Património

Antiga Quinta e Casa do Rechicho - em Braga

#290469 | quinta.sal | 04 nov 2011 17:18

05.11.2011

Alguém terá elementos sobre a antiga Casa e Quinta do Rechicho , em Braga
onde actualmente é a Rua do Raio.
Creio que foi expropriada pela Câmara por volta de 1820 ?
Lá viveram antepassados meus, um deles Dr. António Roberto Araujo Queiroz.
Muito agradecia informações sobre essa matéria.

< quinta.salinas@sapo.pt >
João Roberto Magalhães Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Antiga Quinta e Casa do Rechicho - em Braga

#296910 | gbvelez | 10 fev 2012 22:04 | Em resposta a: #290469

A casa do Rechicho parece ter sido expropriada em 1970 segundo registos que circulam na internet.
Veja aqui:
http://palaciorochavellozo.no.sapo.pt/projectobragatempo.htm
A minha avó morou lá até casar, filha mais velha de Roberto Queiroz.
Não tenho dados nem imagens da casa. Tenho uns recortes de revista que a minha avó me deu e que contêm imagens de vários solares na região. Não sei se algum deles é a casa do Rechicho.
Um primo meu passou lá e diz que foi construído um centro comercial no local, CC Rechicho.

Resposta

Link directo:

RE: Antiga Quinta e Casa do Rechicho - em Braga

#296962 | quinta.sal | 11 fev 2012 16:43 | Em resposta a: #296910

11.20.2012

Presado "gbvelez "

Agradeço a sua comunicação e o Link , que eu desconhecia , que mostra casas antigas de Braga , inclusivé o Rechicho .
Teria muito prazer em contactar consigo pela net .
O meu nome é João Roberto de Araujo Magalhães Queiroz , moro na Quinta das Salinas - em Darque - Viana do Castelo.
ou < quinta.salinas@ sapo.pt > tel. 258.321.533 .

A Casa do Rechicho deveria ter sido expropriada , para abrir a Rua do Raio , por volta de 1945/60 .
Lembro-me de ,antes de 60 já estar aberta essa Rua e estar o Centro Comercial e Garagem já edificadas .

O António Roberto Araujo Queiroz , nasceu na Casa das Pereiras em Ponte de Lima , onde também nasceu o meu Bisavô João Roberto de Araujo Queiroz , de quem meu Avô Alberto de Magalhães Araujo Queiroz , era Filho .
O meu Avô já nasceu , em Braga, na Casa da Rua dos Plames , casa de Familia . Já foi vendida.
A Casa e Quinta do Enxido que foi também da familia ( da Maria do Patrocinio Araujo Queiroz) foi doada a meu Tio Avô
Coronel António Magalhães Queiroz ( irmão de meu Avô Alberto), e ficou para sua Filha Maria do Patrocinio ( Nina) que infelizmente faleceu há meses e tem diversos filhos.
O António Roberto tinha também uma quinta - Quinta de Portas na na Freguesia de S. José de S. Lazaro ,Braga , mas dela nada sei.

O meu Tio Visavô , António Roberto de Araujo Queiroz ,foi Corregedor em Lamego no ano de 1830.
Casou em Braga em 17.09.1842 com sua prima D. Isabel Augusta de Araujo Mota , que era senhora da Casa do Rechicho.
Desse matrimónio creio não ter tido filhos .
Teve-os extra matrimónio de Eufrasia de Barros ( natural de Arcos de Valdevez , da Freguesia de Giela ) , que foram ;
António Alberto Araujo Queiroz , Albertina Araujo Queiroz , Ana de Araujo Queiroz e Noémia Araujo Queiroz .

Deduzo portanto que o "GB VELEZ" seja descendente da Ana . É assim ?
Tenho tido contacto com os seus ( ? ) parentes Gomes da Silva , de Lisboa e os dois irmãos DEBÈZE ( que conheci pessoalmente em Braga o ano passado ),que vivem em França.

Para adicionar ao nosso livro de Família , ultima edição do meu Pai José Roberto ," Uma Família Minhota " dê-me dados do seu ramo.
Cumprimentos amistosos
João Roberto Magalhães Queiroz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 20:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen