Quinta do Seixo -Murça

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Quinta do Seixo -Murça

#290537 | golim67 | 06 nov 2011 00:49

Caros confrades,

Peço a ajuda de confrades que tenham pesquisado famílias de Murça-Vila Real ligadas à Quinta do Seixo que me informem quem, nos Séc.s XVII e XVIII, eram os detentores da referida Quinta que se situava nos arrabaldes de Murça.

Desde já grato pela atenção que possam dispensar, apresento melhores cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#295495 | milasevic | 23 jan 2012 22:32 | Em resposta a: #290537

Estou a reconstituir a freguesia de Valongo de Milhais (S. Gonçalo de Valongo) através de uma pesquisa sobre todas as famílias da paróquia.

Com toda a certeza que já me cruzei com alguns indivíduos do Seixo, Murça.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#295496 | milasevic | 23 jan 2012 22:38 | Em resposta a: #295495

Aqui está um exemplo,

Assento de casamento de 04 de Set. de 1867 em S. Gonçalo de Valongo
João Ribeiro, filho de Joze Ribeiro e Maria da Conceição do lugar do Seixo, com
Maria Clara, ...

Estarei atento ao Séc. XVIII.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#295503 | golim67 | 23 jan 2012 23:19 | Em resposta a: #295496

Caro confrade,
Muito obrigado pelo seu cuidado, mas o que queria saber era o nome dos proprietários da Quinta do Seixo no Séc. XVIII.

Tenho pesquisado a freguesia de S. Maria de Murça onde tenho antepassados meus -8ºs avós e 7ºs avós de apelido Macedo.

Melhores cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#295507 | tmacedo | 23 jan 2012 23:50 | Em resposta a: #295503

Caro confrade Gouveia de Lima,

Esses seus antepassados têm algo a ver com o padre Paulo Pinto de Macedo de Murça.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#295515 | golim67 | 24 jan 2012 00:16 | Em resposta a: #295507

Caro confrade António Taveira,

Não encontro qualquer ligação com Macedos meus familiares, mas pode acontecer que haja.

Meu 8º avô -JOÃO ALVES DE MACEDO- é natural de Jou (nasceu no ano de 1714) e casou duas vezes. O segundo matrimónio ocorreu no ano de 1755, em Murça, com ANTÓNIA MARIA DE CARVALHO. Deste casamento houve 5 filhos dos quais ANGÉLICA TERESA DE MACEDO (minha 7ª avó- nasceu no ano de 1763) que foi mãe solteira de 3 filhos (um deles meu 6º avô que casou em Candemil) e acabou por casar na freguesis de Santa Critina-Mesão Frio, no ano de 1798, com JOÃO JOSÉ SOUSA MARTINS, sendo mãe de mais dois filhos.

Aquele meu 8º avô teve realmente um irmão -PAULO- que nasceu em Jou no ano de 1718! Não sei se o Padre Paulo Pinto de Macedo, que refere é o mesmo!

Os meus 9ºs avós, pais daqueles são ROQUE RODRIGUES e MARIA GONÇALVES, de Jou.

Melhores cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#295517 | tmacedo | 24 jan 2012 00:36 | Em resposta a: #295515

Caro confrade Gouveia de Lima,

O padre Paulo Pinto Macedo (filho do licenciado Jacinto Correia e de Maria de Macedo) nasceu na 2.ª metade do século XVII. Era primo co-irmão de Mariana da Fonseca, também natural de Murça, nascida em 1656 (também ela descendente de Macedos e mãe dos padres Anastácio Pinto de Vasconcelos e Jerónimo Guedes de Vasconcelos).

Os Macedos, ascendentes daqueles, vieram de Alfarela de Jales para a vila de Murça no início do século XVII. É possível que origem dos seus, sendo de Jou, também seja da antiga vila de Alfarela. Em Jou casou, na segunda metade do século XVII, Francisca de Azevedo, de Vila Pouca de Aguiar, descendente dos mesmos Macedos de Alfarela, filha de Baltasar Barroso e de Ana de Macedo (de Vila Pouca de Aguiar, mas filha de Pedro Teixeira de Macedo natural de Alfarela). Casou esta Francisca de Azevedo com José Carneiro da Fontoura da quinta de Jou.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#295535 | jsarmento | 24 jan 2012 14:41 | Em resposta a: #295515

Caro Confrade Gouveia de Lima

Por acaso tem informação de quem seriam os outros filhos de João Alves de Macedo e D.Maria Antónia de Carvalho?
É que ando à procura do paradeiro de um João Alves de Carvalho dado como natural de Sobrado, Valongo, que casou com uma D.Joana Teresa Teixeira de Araújo que seria natural de Passos. Ora a tese de que o 1º seria natural de Valongo, freguesia do concelho do mesmo nome, nunca me convenceu o suficiente.

Grato pela atenção que puder dispensar a este assunto

Com os meus melhores cumprimentos

José Alexandre Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#295622 | golim67 | 25 jan 2012 00:33 | Em resposta a: #295535

Caro confrade José Sarmento

Encontrei 5 filhos dos meus 7ºs avós João Alves de Macedo e de Antónia Maria de Carvalho: Angélica Teresa de Macedo (m/ 6ª avó), Ana Maria de Macedo, Leonor (n. 1762), António (n. 1767) e Leonardo (n. 1765).

O João Alves de Carvalho que refere nasceu em que ano? Pode acontecer que ete seu antepassado tenha origem em Valongo, freguesia de Murça!

Melhores cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#295624 | golim67 | 25 jan 2012 00:50 | Em resposta a: #295517

Caro confrade António Taveira

É mesmo possível que os meus Macedos tenha ligações com os de Alfarela de Jales, designadamente através da mãe de João Alves de Macedo.
Aliás, sempre me fez confusão o apelido Macedo, mas a verdade é que não encontrei até agora a sua origem!
Há, no entanto, uma coincidência, o meu João Alves de Macedo era também licenciado e mais adiante surge como "doutor", o que parece estar de acordo com a profissão que exercia, já que surge como detentor de testamentos de habitantes de Murça no seu escritório.

Vou voltar a pesquisar com melhor atenção os assentos de baptismo e de casamento da freguesia de Jou e debruçar-me nos assentos da freguesia de Alfarela de Jales, uma vez que não encontrei o assento de casamento dos pais do João de Macedo em Jou e pode acontecer que tenha acontecido na freguesia de Alfarela se, evntualmente, a mãe for daí natural, o que pode muito bem ter acontecido.

Estou muito grato com a sua informação e que me dá novas esperanças de ultrapassar esta lacuna dos meus antepassados.

Com os melhores cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#295632 | tmacedo | 25 jan 2012 06:46 | Em resposta a: #295624

Caro confrade Gouveia de Lima,

Na época a que se refere - 1.ª metade do século XVIII, dos pais de João Alves de Macedo, o apelido Macedo, "levado" pelos Teixeiras de Macedo para Alfarela, já estava disseminado por todo o planalto de Jales, espalhando-se ainda pelos vizinhos concelhos de Murça e Vila Pouca.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#295637 | jsarmento | 25 jan 2012 09:04 | Em resposta a: #295622

Caro confrade Gouveia de Lima

Agradeço a sua colaboração. Sobre este João Alves de Carvalho não tenho praticamente informação. Estimo que terá nascido por volta de 1770/1775, intervalo que até coincide com as datas de nascimento da sua avó e irmãos. Ele é dado como natural de Sobrado, Valongo, num manuscrito que encontrei, mas que não refere mais nada para além disso. Naqueles tempos a mobilidade rural era escassa. A hipótese adiantada da naturalidade em Sobrado, Valongo é pouco convincente à luz deste pressuposto. Como casou com uma senhora que tinha origens, supostamente, em Passos e Lamas de Orelhão, que são freguesias limítrofes do concelho de Murça, andei à procurar de um lugar de sobrado de uma freguesia de Valongo ali pelas redondezas de Mirandela.

Melhores cumprimentos

José Alexandre Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#295641 | tmacedo | 25 jan 2012 10:30 | Em resposta a: #295637

Caro confrade José Alexandre Sarmento,

No concelho de Murça existe a freguesia de Valongo No mesmo concelho existe o lugar de Sobreda pertencente à freguesia de Noura.

Não será o seu antepassado de Sobreda, freguesia de Noura e, por engano, terem-no dito de Sobrado, e atribuirem esse lugar à freguesia de Valongo. Seria um duplo engano, mas possível.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#295645 | jsarmento | 25 jan 2012 11:37 | Em resposta a: #295641

Caro confrade António Taveira

Muito grato pela gentileza. É bem possível, efectivamente. Aliás parece-me mais verosímel. O caro confrade por acaso dispõe de alguma informação de gentes de Noura?

Com os meus melhores cumprimentos

José Alexandre Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#295648 | tmacedo | 25 jan 2012 12:13 | Em resposta a: #295645

Caro José Alexandre Sarmento,

Só notas esparsas. Nunca investiguei os paroquiais.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#297169 | milasevic | 13 fev 2012 23:44 | Em resposta a: #295503

Encontrei uma Maria Pureza filha de Doutor João Alves de Macedo da Quinta do Seixo a casar no Cadaval (Fiolhoso) em 1786.
Não sei de terá algum interesse para si.

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Melim

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#297172 | milasevic | 14 fev 2012 00:14 | Em resposta a: #297169

Filipe de Macedo a casar com Comba Borges em 1715 em S.Gonçalo de Valongo.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#297178 | golim67 | 14 fev 2012 00:38 | Em resposta a: #297169

Caro confrade Tiago Melim

Tem interesse para mim. João Alves de Macedo (meu 7º avô) casou duas vezes e teve descendência dos dois matrimónios, só que não encontrei nenhuma Maria Pureza.

Vou pesquisar o casamento que refere na freguesia de Fiolhoso.

Quanto ao Filipe de Macedo que refere a seguir não entronco para já no meu antepassado. Aliás há muitos "Macedos" espalhados pelo concelho de Murça e que, tendo presente a informação do confrade Taveira, parece terem origem em Vila Pouca de Aguiar passando depois por Alfarela de Jales e Jou.

Aproveito para agradecer a sua informação e fico à disposição para qualquer ajuda que eu possa prestar.

Com os melhores cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#311054 | milasevic | 31 jul 2012 00:10 | Em resposta a: #297178

Caro Gouveia de Lima,

Encontrei um testamento público de Roza Alexandrina Augusto de Macedo em Murça.

Cumprimentos,
Tiago Melim

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#335230 | drica71 | 15 set 2013 22:01 | Em resposta a: #295637

Prezado José Alexandre

Vejo bastante tardiamente sua mensagem.

No entanto, tenho informações sobre um tal João de Carvalho, de Sobredo, freguesia de Noura, filho de João de Carvalho e Jeronima Alves, neto paterno de Manoel de Magalhaes e e Emerenciana de Carvalho, e materno de Simão Ferreira e Maria Fernandes. Há uma possiblidade de ser o João Alves de Carvalho a quem procura.

Este João de Carvalho a quem me refiro, tinha os seguintes irmãos: Joaquim José de Carvalho (n.?), Francisco de Carvalho (n. 28/12/1761) e Anacleto de Carvalho (07/04/1864). Este último é meu quarto avô por parte materna.

De João de Carvalho também não tenho a data de nascimento, mas sei que se casou com Leonor de Sousa, com quem teve os seguintes filhos:
1) Maria José (21/09/1785);
2) Leonor (18/12/1787);
3) Miguel (27/06/1791);
4) Antonio (18/09/1794);
5) Manoel (08/12/1796);
6) Caetano (27/10/1799), e
7) Guadência (30/12/1802)

Espero que seja o indivíduo a quem procura. Há coincidências bastantes de nomes e idades.
Saudações brasileiras
Adriana Alves Loche

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#335233 | drica71 | 15 set 2013 22:46 | Em resposta a: #335230

Completando: acabo de rever o registro de Gaudência (http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMUR06-001-001&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMUR06-001-001/PT-ADVRL-PRQ-PMUR06-001-001_m0015.jpg), no qual consta que seus avós maternos eram do lugar de Pegarinhos, comarca de Vila Real.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Seixo -Murça

#335250 | jsarmento | 16 set 2013 09:43 | Em resposta a: #335230

Cara Adriana

Agradeço, penhorado, a gentileza da informação. Vou explorá-la em detalhe.

Com os meus melhores cumprimentos

José Alexandre S.R. Sarmento

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 08:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen