Anglo-Portuguese Collège-Pedido de informação

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Anglo-Portuguese Collège-Pedido de informação

#290730 | Zelper | 09 nov 2011 01:28

Gostaria de saber onde existiu o Anglo-Portuguese Collège, que antes de 1912 era uma escola de referência na zona de Lisboa/Cascais/Carcavelos(?). A Madame Mercedes Morimont Machado/Seabra foi professora nesse colégio antes de vir para Coimbra, como Directora de um Colégio feminino que abriu nesse ano. O Anglo-Portuguese Collège foi frequentado por Jorge Brun do Canto.
Aguardando informação envio os meus cumprimentos.
Zelper

Resposta

Link directo:

RE: Anglo-Portuguese Collège-Pedido de informação

#290752 | RCCORREIA | 09 nov 2011 13:58 | Em resposta a: #290730

Caro Zelper

Não sei se refere ao St George School CRL Colégio Anglo Português em Cascais.

Se assim for ainda existe e fica em Cobre - Cascais

Rua de Santana, 1696 - Cobre
2750-580 Cascais

Concelho : Cascais
Telefone : 21 4831346
Fax: 21 4834804

Cumpts,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Anglo-Portuguese Collège-Pedido de informação

#290756 | Zelper | 09 nov 2011 15:57 | Em resposta a: #290752

Caro Rui Correia,
agradeço muito a sua colaboração, de facto já segui essa pista da St. George's School, mas verifiquei que a fundação desse colégio data de 1960.
Contactado o Arquivo Histórico de Cascais, recebi informação de que teria existido um "Colégio Luso-Inglês" na Rua da República,2, em Carcavelos, onde hoje está instalado o Wall Street Institute. Esta informação tem por base um anúncio publicado num jornal da época (1912). É possível que tenha havido uma tradução do nome, "Anglo-Portuguese Collège" para Português. Estou a tentar obter mais elementos sobre uma eventual relação entre estas escolas.
Aguardo mais sugestões.
Os meus cumprimentos,
Zelper

Resposta

Link directo:

RE: Anglo-Portuguese Collège-Pedido de informação

#290768 | RCCORREIA | 09 nov 2011 17:25 | Em resposta a: #290756

Então o que procura pode ser este. Veja o site na parte about us - history
Fala em 1935 para a fundação. Será?

Colégio Inglês - St. Julian´s School
Apartado 593 Quinta Nova Tel: 214 570 140
2775-601 Carcavelos
Website: http://www.stjulians.com/

Resposta

Link directo:

RE: Anglo-Portuguese Collège-Pedido de informação

#290779 | Zelper | 09 nov 2011 18:21 | Em resposta a: #290768

Caro Rui Correia,
O St.Julian's parece-me também muito "jovem" de acordo com o que li.
Há que recuar um século.
Não garanto que não possa haver algum tipo de relação com o que procuro, mas ainda não encontrei elementos suficientes para tirar conclusões.
Agradeço a "dica" e vou aguardando resposta a alguns contactos encetados.
Cumprimentos
Zelper

Resposta

Link directo:

RE: Anglo-Portuguese Collège-Pedido de informação

#290786 | f4b2 | 09 nov 2011 19:26 | Em resposta a: #290779

Caro Zelper

Deixo-lhe estas notas que retirei do Anuário de 1944,cito:

- BERLITZ SCHOOL - Rua do Alecrim 20 A 1º Lisboa,1944

- ESCOLA ANGLO-FRANCO-PORTUGUESA - Avenida Almirante Reis 45 R/Chão Dto.Lisboa,1944

- INSTITUTO BRITÂNICO em PORTUGAL Travessa André Valente,13 Lisboa,1944

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Anglo-Portuguese Collège-Pedido de informação

#290816 | Zelper | 10 nov 2011 00:32 | Em resposta a: #290786

Caro João Barroca
Agradeço a informação. Parece-me que estas escolas, nesta data - 1944, não se enquadram nos horizontes temporais da pesquisa, que se centra em 1912, eventualmente cinco antes ou cinco depois.
Recentemente ao introduzir "Instituto Britânico"no Google verifiquei que aparece a página do Wall Street Institute, que como já referi, possui uma escola na Rua da República nº2 em Carcavelos. É precisamente nesta escola que estou a apostar, mas aguardo mais elementos de quem possa colaborar neste puzzle.
O meu objectivo consiste em caracterizar a figura de uma professora - Madame Morimont Machado/Seabra, que sendo ex-professora do Anglo-Portuguese Collège, em Lisboa ou na região de Lisboa, veio para Coimbra exercer o cargo de Directora de um Colégio laico, feminino, apoiado por políticos e jornalistas de forte convicção republicana. De notar que a abertura desse Colégio em Coimbra teve lugar dois anos após a proclamação da República.
Aguardando mais elementos,
os meus cumprimentos
Zelper

Resposta

Link directo:

RE: Anglo-Portuguese Collège-Pedido de informação

#290818 | josemssantos | 10 nov 2011 00:51 | Em resposta a: #290816

Caro Zelper

Talvez se esteja a referir a um colégio( Anglo-Portuguese) que existiu na Penha de França, que foi frequentado pela minha mãe à volta de 1920 e do qual também não tenho qualquer informação, além de saber que com a urbanização posterior desapareceu. A lisboa dessa zona alterou-se bastante, e a rua onde ficava o colégio já não existe.Salvo erro, falo de cor, ficava na Estrada da Penha ou da Pena, à Penha de França, lá bem perto onde está o quartel da PSP.A minha mãe também referia uma professora de apelido Ayala Serpa Pimentel.É tudo o que sei.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Anglo-Portuguese Collège-Pedido de informação

#290819 | Zelper | 10 nov 2011 01:12 | Em resposta a: #290818

Caro José Maria dos Santos
Agradeço o seu contributo e a celeridade com que respondeu à minha mensagem. Abre-se um novo campo de pesquisa... Não conheço bem Lisboa e se o Colégio em causa ficava na zona que refere, vai ser muito difícil encontrar o rasto.
Talvez existam fotografias ou cartas nas gavetas de descendentes de antigos alunos ou professores, inclusivé a senhora que cita, cujo apelido era Ayala Serpa Pimentel.
esta senhora era certamente da família do Dr. Serpa Pimentel, que foi deputado e conselheiro de Estado, ministro, líder do Partido Regenerador, e de 14 de Janeiro a 11 de Outubro de 1890 Presidente do Conselho de Ministros de um dos governos da Monarquia Constitucional portuguesa.
Continuo a aguardar mais informação.
os meus cumprimentos
Zelper

Resposta

Link directo:

RE: Anglo-Portuguese Collège-Pedido de informação

#290834 | josemssantos | 10 nov 2011 12:03 | Em resposta a: #290819

Caro Zelper

De facto é fácil.
Possívelmente recorrendo a jornais da época, haverá algumas notícias.A BN/Lisboa tem esses jornais. Ou a alguma Monografia daquele bairro, ou nas descrições de Lisboa Antiga de Julio Castilho, Norberto Araújo...

Quanto a esta senhora Serpa Pimentel, é neta de António Serpa Pimentel que referiu, o que poderá consultar aqui no Geneall.A mãe teria ascendência inglesa - o nome assim o sugere - o que reforça a informação da minha mãe.

Existiu um outro colégio, de jesuítas , chamada Escola Académica, onde é hoje a sede da CP, nas Escadinhas do Duque, na baixa lisboeta e sobre o qual também gostaria muito de ter informações.Aí por 1920 ainda existia.

Cumprimentos
José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Anglo-Portuguese Collège-Pedido de informação

#290905 | MJNFVC | 11 nov 2011 10:35 | Em resposta a: #290730

Caro Confrade:

Talvez The British Historical Society of Portugal tenha informações sobre este assunto.

http://www.bhsportugal.org/

Cumprimentos,

Maria-João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Anglo-Portuguese Collège-Pedido de informação

#291060 | GoldenDays | 14 nov 2011 00:57 | Em resposta a: #290730

Prezado Confrade Zelper,

O Anglo-Portuguese College aparece referenciado na Página 413 da obra “British documents on foreign affairs: reports and papers from the Foreign Office confidential print. Part I, from the mid-nineteenth century to the First World War. Series F, Europe, 1848-1914, por John F. V. Keiger, Kenneth Bourne, Donald Cameron Watt, University Publications of America, 1991“, como estando localizado no Dafundo (no atual Concelho de Oeiras).

Talvez exista informação mais precisa sobre a sua localização no acervo histórico da Câmara Municipal de Oeiras (www.cm-oeiras.pt).

Penso que é este aquele que procura devido ao período que indica.

Há notícia, todavia, da existência de outro com igual designação (ou seria o mesmo que não teria chegado a fechar?), mais tarde, que foi frequentado entre 1932 e 1939 pelo cavaleiro Nuno Oliveira (ver www ponto google.co.uk/url?sa=t&rct=j&q=%22anglo-portuguese%20college%22&source=web&cd=5&ved=0CDcQFjAE&url=http%3A%2F%2Fcavalgador.com%2Fpdf%2Fnunooliveira.pdf&ei=22XATruaBbKM4gTVloG4BA&usg=AFQjCNFTsUjvWG880L9s4zB_dyvU5L8gBw).

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo



Transcrição do excerto ao qual tive acesso através do Google Books:

Private schools in which any form of religion is taught, even at the special request of the parents of children educated there, ... private schools, either owned or managed by British subjects, in which religious teaching, both Roman Catholic and Protestant, has up to now been freely given, and one of them, the Anglo-Portuguese College at Dafundo, near Lisbon, a girls’ boarding school conducted by two ladies, one British, the other Portuguese, has I understand, been ordered to be closed, on the ground that family prayers have been held there, and the Bible, Creeds, and Catechism taught in accordance with the wishes of the parents.

Resposta

Link directo:

RE: Anglo-Portuguese Collège-Pedido de informação

#291063 | Zelper | 14 nov 2011 02:04 | Em resposta a: #291060

Caro Confrade
Os dados que me enviou são os mais concretos e consistentes até agora.
Agradeço imenso a sua colaboração nesta pesquisa. Vou tentar seguir as suas fontes para aprofundar os conteúdos e vou seguir as pistas que me deu.
Quanto ao cavaleiro Nuno Oliveira eu já tinha encontrado alguma informação ao pesquisar no Google, também pensei que poderia ser o mesmo colégio, mas verifiquei que a data do seu nascimento era 1925, assim sendo havia um grande desfasamento temporal. A frequência desse colégio seria provavelmente no período de 1932 a 1939, dos 7 aos 14 anos(?).Nem fiz registo do site, porque o texto continha uma alusão a um tipo de educação vitoriana, que considerei pouco consentânea com a orientação pedagógica que teria em 1912. Mas apesar dessa diferença é possível que fosse o mesmo... Por motivos políticos pode ter alterado a sua orientação.
Como já referi antes, a minha pesquisa sobre este Colégio tem por objectivo a caracterização de uma ex-professora, Madame Mercedes Morimont Seabra/Machado (?) que veio dirigir um Colégio laico, feminino, em Coimbra e sobre quem não sei quase nada.
Continuo a aguardar boas sugestões que tenha a amabilidade de me enviar.
Os meus cumprimentos
Zelper

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 09:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen