Familia Proença Freguesia de Espariz - Tábua

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Familia Proença Freguesia de Espariz - Tábua

#290749 | Platanus | 09 nov 2011 13:40

Muito boa tarde,

Procuro dados sobre 3 irmãs, Inês, Joana e Margarida Proença. Estas senhoras viveram na Casa Quinta de Espariz penso que sensivelmente entre 1860 a 1920 ?
Uma delas era madrinha de casamento dos meus bisavós e de baptismo do meu avô materno.
Antes delas, viveram nesta casa descendentes de Antónia Adelaide Ferreira (Ferreirinha) penso que um neto e um bisneto, Eduardo de Serpa Pimentel e Fernando Eduardo de Serpa Pimentel, respectivamente (descendentes do Marquês de Gouveia e da Casa da Guarita-São João de Areias)

Procuro saber como é que estas senhoras foram parar a Espariz, qual a sua ascendência e como é que esta Casa passa depois para a Familia Serpa Pimentel.

Desde já muito grata a quem me possa elucidar
Cumprimenta
Cristina Martins

Resposta

Link directo:

RE: Familia Proença Freguesia de Espariz - Tábua

#291064 | JCALD | 14 nov 2011 02:32 | Em resposta a: #290749

Cara Cristina Martins:

Creio que se está a referir à Quinta do Espírito Santo, no Casal do Espírito Santo, junto a Espariz.
A casa pertencia inicialmente à família Correia de Proença.
Estes descendem de uma D. Ana Marques de Proença, irmã do Dr. Sebastião Marques de Proença, formado em Cânones em1701, Protonotário da Índia. Aquela senhora casou com Manuel Antunes Seco, de Mouronho, Sargento-Mor de Coja. Foram pais de:
Manuel Marques de Proença, Cavaleiro de Cristo, casado em 1737 com D. Maria Inácia de Oliveira, de Coimbra (descendente dos Correias de Coja).
Sucedeu-lhes seu filho José Luís Correia de Proença e Oliveira, Capitão-Mor de Pombeiro da Beira, casado em 1760 com D. Joana Maria de Sousa Coelho, de São Paio de Travanca de Farinha Podre.
Destes foi filho António Joaquim Correia de Proença e Oliveira Coelho, que teve Carta de Armas em 1783 (Correias, Proenças, Oliveiras e Coelhos, que ainda hoje figuram na pedra de armas da Casa) e casou em Tondela com D. Bernarda Joana Teles do Vale. Do casamento, nasceram na Quinta do Espírito Santo 9 filhas, algumas das quais casaram, 2 delas com primos Teles do Vale, mas parece que não tiveram filhos. Entre estas há uma Inês Margarida, nascida em 1802 e que ficou solteira. Há também uma Joana Henriqueta, nascida em 1811, que foi uma das que casou com um primo materno.
A Casa passa depois aos senhores Serpa Pimentel, que refere na sua mensagem, da Casa da Guarita. Pode ver esta família na Base de Dados deste sítio Geneall. Não sei como se fez a transição de uma família para a outra. Aparentemente não eram parentes, pelo menos próximos.
Uma irmã de Fernando Eduardo de Serpa Pimenta, D. Sofia Adelaide, casou com um neto de D. Antónia «Ferreirinha» e é por aí que se faz a ligação aos Ferreiras, do Douro.
O único livro que se refere à família da Quinta do Espírito Santo - tanto quanto sei - é «Teles de Santa Cruz de Alvarenga», de João Bernardo Galvão-Teles, a páginas 77 e seguintes, que os trata devido ao parentesco com os Teles do Vale, de Tondela. Aí se podem ver também gravuras da Casa e da Pedra de Armas.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 mai 2024, 06:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen