Ajuda na Compreensão de um Texto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Património | Títulos

Ajuda na Compreensão de um Texto

#290941 | mcmalvim | 11 nov 2011 23:59

Caros:

"D. Filipa d´Alvim” filha última de Fernão Aires de Sousa se acha nos Nobilárois com diferentes pais porque todos os parentes rejeitaram o seu parentesco fugindo à nota do seu crime.
Alguns a fazem filha de Fradique Lopes de Alvim, outros de Fernão Lopes de Sousa, Comendador de Cambra e de sua mulher D. Joana de Abreu.
Porém a filiação que aqui lhe damos é a mais segura pois com ela fica evidente a ocasião dos seus amores, sendo sua cunhada Leonor da Costa parenta do Comendatário D. Simão Fernandes da Costa, que com D. João de Sousa de Alvim enamorando-se das suas prendas a rendeu com as suas liberalidades”

Penso que fiquei com uma ideia...mas... tenho algumas dúvidas
- o crime , qual seria?
-o terceiro parágrafo está (para mim) confuso
Alguém me pode ajudar?
Cumprimentos
Mcmalvim

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Compreensão de um Texto

#290943 | HRC1947 | 12 nov 2011 00:44 | Em resposta a: #290941

Confreira;


Com os m/ cumprimentos;


Isto possivelmente não será assim....

entretanto foi o que se tornou mais óbvio. Será ?


... apaixonando-se dos seus predicados... a satisfez com as suas liberalidades...


Cumprimentos


Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Compreensão de um Texto

#290948 | HRC1947 | 12 nov 2011 11:15 | Em resposta a: #290943

Confreira McmAlvim;

Continuando o raciocinio... se assim foi, possivelmente teria sido crime-sangue(está-se mesmo a ver !....)


Cumptºs

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Compreensão de um Texto

#290950 | mcmalvim | 12 nov 2011 11:55 | Em resposta a: #290948

Olá Confreira Ana Simões
Bem....que dá a ideia que há "coisas de saias", se é que assim se deve/pode... dizer....parece-me que sim.
Uma coisa que não disse na mensagem inicial é que D. João de Sousa de Alvim segundo a GeneAll.net era irmão de D. Filipa d´Alvim, e que D. Simão Fernandes da Costa teria sido Abade Comendatário ( tb tem saias ...mas isso não quer dizer nada :) de quem Filipa teve 4 filhos... daí o texto ficar mais confuso para mim essencialmente "no papel" do irmão...
Perguntei pois alguém podia conhecer a "história" com mais pormenor...
De qualquer forma muito obrigada
Mcmalvim

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Compreensão de um Texto

#290968 | vbriteiros | 12 nov 2011 19:27 | Em resposta a: #290950

Caro Mcmalvim,

O Dr. José de Sousa Machado na sua obra " O Poeta do Neiva ", pág 286 , diz que "" Francisco Machado da Silva , 4º snr. de Entre Homem e Cávado, casou com D. Maria da Silva, que ele matou, por infiel, na Casa de Crasto, em 3 de Fevereiro de 1567, momentos depois de ter sido, por sua ordem , assassinado Henrique de Sousa , comendatário de Rendufe.
Pode também consultar a publicação " Vila Verde - Notas para a sua história" de Serra Nevada, vol II, pág 125 - Os Sousas e Alvim.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Compreensão de um Texto

#290998 | mcmalvim | 13 nov 2011 12:58 | Em resposta a: #290968

Muito obrigada
Mcmalvim

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 10:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen