Nuno Jose Severo Ribeiro de Carvalho

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Nuno Jose Severo Ribeiro de Carvalho

#290961 | Joana Matos | 12 nov 2011 17:53

Caros participantes,

Encontro-me a fazer uma pesquisa sobre Nuno Jose Severo Ribeiro de Carvalho. Se alguem tiver alguma informacao estaria bastante agradecida.
Os meus melhores cumprimentos,

JM

Resposta

Link directo:

RE: Nuno Jose Severo Ribeiro de Carvalho

#290963 | vbriteiros | 12 nov 2011 18:32 | Em resposta a: #290961

Se mencionar o título nobiliárquico e algumas datas, talvez obtenha mais dados
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Nuno Jose Severo Ribeiro de Carvalho

#291020 | Joana Matos | 13 nov 2011 18:52 | Em resposta a: #290963

Muito obrigada pela resposta.

Acerca de titulo nobiliarquico, penso que tenha sido visconde de Massama, mas apenas tenho esta informacao de pesquisa geral.
Em relacao a datas, perto de 1820, mas nao tenho informacoes em relacao a data de nascimento...
Cumprimentos
JM

Resposta

Link directo:

RE: Nuno Jose Severo Ribeiro de Carvalho

#291049 | vbriteiros | 13 nov 2011 23:31 | Em resposta a: #291020

Cara JM,
Tem uma pequena biografia na obra "Nobreza de de Portugal", vol. II, pág. 727. Poderá verificar que foi um importante defensor da igualdade entre os cirurgiões das E. Médico-Cirúrgicas e os médicos da U.C. ( lei de 1866). Este tema é do meu interesse
Cumprimentos.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Nuno Jose Severo Ribeiro de Carvalho

#291235 | Joana Matos | 16 nov 2011 19:59 | Em resposta a: #291049

Carissimo Vasco,

Muito obrigada pela informacao.

Ando a pesquisar sobre quem foi, qual a sua naturalidade... Ja encontrei algumas informacoes acerca de seu papel politico, mas a sua ajuda foi optima! nao tenho este livro, podera indicar-me onde se pode consultar, se ha alguma fonte on-line, por favor?
E em relacao ao seu tema de pesquisa, e mais relacionado com a historia de medicina em Portugal?
Embora nao tenha muitas informacoes, naquilo que poder ajudar, por favor nao hesite em contactar,
Cumprimentos,
JM

Resposta

Link directo:

RE: Nuno Jose Severo Ribeiro de Carvalho

#291252 | vbriteiros | 16 nov 2011 23:05 | Em resposta a: #291235

Cara Joana,

Como não tem o dito livro , passo a transcrever:
Foi único Visconde Massamá por decreto de D. luís I de 29.1.1885 ( na TT poderá obter informação sobre as razões da atribuição do título), nasceu na Ajuda-Lx e + 28.10.1885 em Torres Vedras. Era filho de Pedro Ribeiro de Carvalho, empregado nna Casa Real ( o que fazia ?) e de sua mulher Victória Margarida Ribeiro de Carvalho. Fez o Curso de Medicina na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa ( como era o curso? quantos anos? cadeiras?). Nomeado cirurgião do H. S.José -Lx em 27.1.1851; dirigiu a enfermaria dos inválidos do Ampar em 30.11.1859. Director do banco em 30.12.1874 e passou a director dde enfermaria a 16.9.1878.
Deputado em várias legislaturas e aí defendeu a lei de 1866 ( onde existam os cursos em Portugal? Civis ou militares? que cursos existiam nos fins do século 18?), que já citei.
Vereador da Câmara de Lx, onde tomou relevantes iniciativas : início do Matadouro, obras de Stº António da Sé, arborização de ruas e praças, em especial o Campo de Santa Ana.
Muito culto, mesmo fora da Medicina e grande filantropo e protector das Artes( aqui o que fez?)
Médico da Real Câmara.
Casou 2X , com Maria Cristina Correia( filha de Francisco Correia) e depois com Maria Madalena da Assunção (viúva do negociante José Oliveira Sousa Leal).
Pesquiso a cirurgia militar nos fins de 18 e a sua eventual passagem a civil depois das invasões francesas. É um período conturbado e certos hospitais tinham direcções de ordens religiosas!!
Espero que lhe sejam úteis estes dados
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Nuno Jose Severo Ribeiro de Carvalho

#293401 | Joana Matos | 25 dez 2011 17:44 | Em resposta a: #291252

Carissimo Vasco,

Muito obrigada pela mensagem e informacoes, foram extremamente uteis!

Peco desculpa pela resposta tao tardia no entanto, aqui agradeco novamente e aproveito desde ja para desejar festas felizes.

Se precisar de algo para a sua pesquisa, que e bastante interessante, por favor nao hesite em contactar.
Com os meus melhores cumprimentos,

Joana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 23:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen