procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#291038 | tiba0761 | 13 nov 2011 21:33

procuro familiares em Baltar, Paredes, Porto, Portugal:

Meu avô Joaquim Moreira, nasceu em 02/09/1885, no lugar chamado na época de Ponte da Pedra na Freguesia de Baltar, foi registrado na Paróquia de Baltar em 03/09/1885, filho de Victorino Moreira da Costa e Maria Moreira, neto paterno de Joaquim Moreira da Costa e Anna Ferreira, e materno de Joaquim Moreira e Rita Coelho

Minha avó Aurora Coelho, nasceu em 15/04/1883, na Freguesia de Baltar, foi registrada no dia 19/4/1883 na Paróquia de Baltar, filha de Albino de Campos e Ermelinda Coelho, neta paterna de Joaquim de Campos e Maria da Rocha, e materna de Francisco Pinto de Souza e de Maria Coelho.

Casaram no dia 12 de setembro de 1904 em Baltar.

Tiveram dois filhos em Baltar;
Albino nasceu em 05/07/1908 e
José nasceu em 17/09/1905

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#291058 | pafcoelho | 14 nov 2011 00:39 | Em resposta a: #291038

Boa noite:

Os nomes que cita são-me familiares pelas pesquisas que tenho efectuado na freguesia de Baltar. Alguns coincidem com nomes dos meus ascendentes paternos, no entanto pelas datas referidas não têm a ver com a minha família

Joaquim Moreira foi padrinho da minha trisavó mas em 1842
Rita Coelho nasceu em 1878 o que também está fora de questão.
Os restantes já me passaram nas leituras dos livros de Baltar.
A minha pesquisa incide neste momento sobre o lugar da Gralheira, Frida d'Água e Feira.

Cumprimentos
Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#291059 | f4b2 | 14 nov 2011 00:46 | Em resposta a: #291038

Cara tiba0761

Estive a pesquisar o Anuário de 1909,e vi nomes que mencionou aqui no tópico,cito:

- VICTORINO MOREIRA da COSTA - Hotel ,Alquilaria,Mercearia em Paredes,1909

- JOAQUIM MOREIRA - Madeiras,Destilações de Aguardente e Tamanqueiro em Britarãis(Paredes),1944

- JOSÉ JOAQUIM MOREIRA e RAFAEL MOREIRA - Alfaiates em Baltar,1944

. SILVINO MOREIRA - Armazem de Azeite em Baltar,1944

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#291065 | pafcoelho | 14 nov 2011 04:16 | Em resposta a: #291059

Boa noite:

Caro João tenho verificado a menção a pesquisas em anuários, será que me pode esclarecer sobre o tipo de informação encontrada e como e onde se tem acesso a esses documentos.

Muito Obrigado
Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#291090 | f4b2 | 14 nov 2011 13:23 | Em resposta a: #291065

Caro Paulo Coelho

Já respondi á sua pergunta a vários confrades que tambem me questionaram sobre os Anuários!
Os Anuários são livros onde é mencionado o nome e profissões das pessoas de Portugal,Ilhas e ex. Colónias.
Tenho alguns anos,e a não ser que encontre á venda nos Alfarrabistas,é dificil o acesso a este tipo de informação.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#291093 | tiba0761 | 14 nov 2011 13:51 | Em resposta a: #291059

Olá João Barroca

Muito obrigado pelas suas pesquisas e informações. Já vou anotar esses detalhes no meu album de família.
Estive no ano passado em Baltar e Paredes e lá consegui as certidões que mencionei no fórum acima, pretendo voltar em 2012 e ver se encontro algum parente, agora já de posse das informações fornecidas por você.
Resido em Copacabana, Rio de Janeiro e se necessitar de algo estou a disposição.
Com meus cumprimentos e agradecimento.
Tibério Velasquez

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#291096 | roz | 14 nov 2011 14:20 | Em resposta a: #291038

Caro Tiberio

Talvez algum destes seja seu parente: http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/baltar/who/moreira/?customerType=ALL

ou aqui: http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/baltar/who/campos/?customerType=ALL

ou ainda aqui: http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/baltar/who/coelho/?customerType=ALL

Como ve esses apelidos continuam a ser usados por muita gente em Baltar, uns poderao ser seus parentes, outros nao, mas pode tentar a sua sorte e experimentar o contacto.

Boas pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#291153 | tiba0761 | 15 nov 2011 10:52 | Em resposta a: #291058

Olá Paulo Coelho

Quanto a Rita Coelho, que nasceu em 1878, tens razão, está fora de questão pela data de nascimento dela.
Agora quanto ao Joaquim Moreira, que vem a ser avô do meu avô Joaquim é possível, porque se ele nasceu eu 1842 e meu avô 1885, é normal para aquela época ser avô as 43 anos, visto que os nubentes eram bem joves.
Exemplo: Minha mãe casou em 1935 com 16 anos teve 8 filhos e foi avó em 1955 com 36 anos.
Veja se vc tem condições de pesquisar se ele foi casado com outra Rita Coelho (era comum naquela época nomes e sobrenomes iguais em parentes próximos) e teve filha com o nome de Maria Moreira. Veja meu exemplo: Meu avô paterno, espanhol de Ourence (galicia) e meu pai que nasceu no Brasil, teem o mesmo nome: Tibério Velasquez

Com meus cumprimentos e agradecimentos

Abraços do

Tibério Velasquez Neto

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#291185 | f4b2 | 15 nov 2011 19:00 | Em resposta a: #291093

Caro Tibério Velasquez

Tenho mais estes nomes,não sei se interessam,mas cito:

- JOSÉ JOAQUIM MOREIRA - Pároco em Aguiar de Sousa(Paredes),1908

- JOAQUIM COELHO da ROCHA - Pároco em Villa Cova de Carros(Paredes),1909

- ANTÓNIO MOREIRA - Tamanqueiro em Britarãis(Paredes),1944

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#306183 | tiba0761 | 17 mai 2012 23:26 | Em resposta a: #291058

Caro pafcoelho, como vai?

Agora em julho de 2012, irei a Portugal e pretendo dar uma passada em Baltar, para ver onde meus avós nasceram e casaram.
Só para acrescentar mais um dado a minha busca, meus avós casaram em 12/9/1904 na Paróquia de Baltar, eles moravam no lugar chamado Ponte da Pedra, não sei ainda existe algum lugar com este nome, mas é o que eu vou procurar quando lá estiver. No google quando coloco este nome aparece "avenida Bombeiros Voluntários".

Abraços e uma exelente noite

Tibério

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#311725 | sier | 11 ago 2012 17:10 | Em resposta a: #291153

Tenho na minha arvore um Joaquim moreira casado com Rita Coelho
filho de Joaquim Moreira e Francisca Coelho
tiveram uma filha em 1860 de nome Albina
todos de Baltar

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#311727 | sier | 11 ago 2012 17:13 | Em resposta a: #306183

Se precisar de ajuda tenho na minha arvore cerca de 2000 pessoas na freguesia de Baltar

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#311747 | tiba0761 | 11 ago 2012 22:22 | Em resposta a: #311725

Caro Sier

Joaquim Moreira e Rita Coelho são os nomes dos avós maternos de meu avô Joaquim Moreira que nasceu em Baltar no dia 13 de setembro de 1885, conforme registro da Paróquia de Baltar.
Pode ser que Albina seja irmã do meu avô, até porque tenho um tio que nasceu( depois veio para o Brasil com meu avô) em Baltar e meu avô deu a ele o nome de Albino, pode ser concidência ou uma homenagem a irmã de meu avô Albina.
Só acho a diferença de idade entre a Albina que nasceu em 1860 e meu avô 1885, muito grande, mas podem ser irmãos, não é impossível.
Agradeço a informação e se vc tiver mais algo a acrescentar ficarei feliz e agradecido.

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#311751 | tiba0761 | 11 ago 2012 23:07 | Em resposta a: #311747

Caro Sier

Desculpe a Albina seria tia (irmã da mãe do meu avô que se chamava Maria Moreira) e não irmã, como falei anteriormente.

Obrigado

Tibério

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#337025 | Manuel Cunha | 20 out 2013 16:15 | Em resposta a: #311727

Caro SIER

Só agora vi este fórum com este tema. Encontro-me a construir a minha árvore genealógica e como tenho costado, da parte da minha mãe, em Baltar, gostaria de poder consultar e cruzar nomes da sua árvore.
A minha árvore está neste site, caso pretenda visualizar, pois também a tenho bastante desenvolvida, com cerca de 2300 nomes.

http://www.myheritage.com.pt/site-130422352/cunha

Os nomes que mais me envolve, pela parte de Baltar, são essencialmente os Coelho Pereira (dos Brasileiros), e os Vicente da Silva, ou pelos lugares das Gralheira e Areal. Obviamente que a partir daqui se alastraram por Baltar e arredores e dos nomes igualmente.
Agradeço antecipadamente,

Manuel Cunha

meu e-mail: manueljosecunha@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#339880 | Manuel Cunha | 22 dez 2013 17:51 | Em resposta a: #291058

Caro Paulo Coelho

Só agora reli com atenção o seu texto. Verifiquei que se encontra a pesquisar os lugares da Gralheira e Feira, onde haverá com certeza algumas referências sobre possíveis familiares.
Tem alguma árvore que esteja a fazer e se possa consultar? os nomes mais relevantes desses lugares, são os Coelho Pereiras, Vicente da Silva.
Grato

Manuel Cunha

Resposta

Link directo:

procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#411822 | leofeijo | 01 fev 2019 16:31 | Em resposta a: #291038

Meu trisavô Joaquim Pinto Coelho nasceu em Baltar em 23/03/1830, filho de João José Borge e Ana Freire. Seus irmãos eram Antônio Pinto Coelho e José Pinto Coelho. Por volta de 1850 ele e seus irmãos se mudram para o Brasil. Em 1854 casou-se com Rosa Cândida da Pureza e Silva. Tiveram 8 filhos, entre eles José Fernandes Pinto Coelho (meu bisavô). Joaquim Pinto Coelho morreu em 16/05/1902 em Rio Piracicaba, Minas Gerais, Brasil. Gostaria de mais informações sobre os Pinto Coelhos de Baltar e região e sobre os pais de Joaquim Pinto Coelho e como ele recebeu esse sobrenome.

Resposta

Link directo:

procuro parentes em Baltar, Paredes, Portugal

#416022 | leofeijo | 02 jul 2019 19:08 | Em resposta a: #311727

Prezado Sier,

Gostaria de saber mais informações sobre meus antepassados portugueses oriundos de Baltar.
Meu trisavô Joaquim Pinto Coelho nasceu em Baltar em 23/03/1830, filho de João José Borge e Ana Freire. Seus irmãos eram Antônio Pinto Coelho e José Pinto Coelho. Por volta de 1850 ele e seus irmãos se mudaram para o Brasil. Em 1854 casou-se com Rosa Cândida da Pureza e Silva. Tiveram 8 filhos, entre eles José Fernandes Pinto Coelho (meu bisavô). Joaquim Pinto Coelho morreu em 16/05/1902 em Rio Piracicaba, Minas Gerais, Brasil. Gostaria de mais informações sobre os Pinto Coelhos de Baltar e região e sobre os pais de Joaquim Pinto Coelho e como ele recebeu esse sobrenome.

Em setembro de 2019 eu e minha mãe iremos para Baltar tentar buscar mais informções.
Nossos emails de contato são:
leofeijo99@yahoo.com.br
luziapc@yahoo.com.br

Atenciosamente,

Leonardo Pinto Coelho Feijó

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 13:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen