Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#291257 | mpra | 17 nov 2011 00:44

Caros confrades:

Não tenho possibilidade de consultar o segundo volume do Raízes da Beira e, por isso gostaria de deixar aqui um pedido. Será que algum de vós me pode dizer onde é que foi baptizada aos 06.08.1636 a Leonarda de Sequeira já presente na base de dados do geneall (filha de António de Sequeira e Isabel de Unhão)? Consta-me que está na página 803 do segundo volume.

Aparentemente teve descendência em Meruge e Nogueira do Cravo (Oliveira do Hospital) que usou os apelidos Unhão e Siqueira.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#291260 | JCALD | 17 nov 2011 01:06 | Em resposta a: #291257

Caro Parente:

Na página que refere, vem realmente mencionada uma única filha do casal, Leonarda baptizada a 06-08-1636.
O critério de Eduardo Osório no seu livro é considerar os filhos nascidos no local de residência dos pais, ressalvando as excepções.
Assim, como os pais «viveram na Bobadela», terá sido nessa freguesia que a filha nasceu e foi baptizada.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#291261 | mpra | 17 nov 2011 01:16 | Em resposta a: #291260

Caro José Caldeira:

Agradeço-lhe imenso a sua mensagem. O assento de casamento nada diz. Curiosamente costumam dizer quando a pessoa é do sítio. Queria só ter a certeza de que não era em nenhuma das duas freguesias que indiquei. Tem toda a razão, não há até ao momento confirmação da naturalidade da minha Leonarda. Uma certeza eu tenho... já vasculhei o livro todo de Meruge e não encontrei o baptismo, de lá também não era. A filha casou com um homem da Bobadela e a maioria da descendência fixou-se em Nogueira do Cravo (estes são os mesmos Sequeiras que vêm a casar com os Fonseca Morais). A ver vamos se aparece mais algum dado. O curioso é a descendência usar Unhão e Sequeira no nome. Um testamento, um filho padre ou familiar do santo ofício davam jeito nestes casos.

Cumprimentos,
Manuel Apóstolo

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - duas Isabel de Unhão

#296670 | mpra | 07 fev 2012 13:30 | Em resposta a: #291260

Caro José Caldeira:

Apercebi-me hoje de um erro no raízes da Beira, referente a Isabel de Unhão, que aparece casada duas vezes, uma primeira com Bartolomeu Nunes e uma segunda vez com António de Sequeira. Acontece que a Isabel que foi casada com Bartolomeu Nunes morreu em Nogueira do Cravo a 16.12.1651 e a Isabel de Unhão casada com António de Sequeira em Meruge a 9.4.1679! Esta Isabel de Unhão é efectivamente a mãe de Leonarda de Sequeira, casada com o Domingos Fernandes em Meruge e cujos descendentes voltam a nogueira do cravo e se unem ao Fonseca Morais. Gostaria de lhe pedir, se pudesse, que visse onde é que o raízes da Beira diz que se casou Isabel de Unhão com Bartolomeu Nunes e onde foi o casamento da outra Isabel com António de Sequeira. Com isto espero perceber qual das duas é filha de Gaspar Álvares e Ana de Unhão. Uma delas terá de ser filha de outro casal.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#296676 | mpra | 07 fev 2012 15:32 | Em resposta a: #291260

Caro José Caldeira:

Acabei de ver que ambos os casamentos foram em Nogueira do Cravo. No seu enterro em Meruge a 9.4.1679, Isabel de Unhão aparece como sogra de Domingos Fernandes, que é precisamente o marido de Leonarda de Sequeira (bapt. na Bobadela a 6.8.1636). Efectivamente a Isabel de Unhão, filha de Gaspar Álvares e Ana de Unhão, é esta que casa com António de Sequeira a 24.10.1633 em Nogueira do Cravo, como se pode ler no assento.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel A.

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#296685 | JCALD | 07 fev 2012 17:05 | Em resposta a: #296676

Caro Parente:

Estive a rever a página 803 do II volume de Raízes da Beira.
Efectivamente lá vêm 2 casamentos de Isabel de Unhão, ambos em Nogueira do Cravo.
O primeiro a 25-1-1628 com Baltasar Nunes (e não Bartolomeu), «cirieiro – já viúvo com geração de Ana Marques.»
O segundo a 24-10-1633 com António de Sequeira, «b. na Bobadela 24-12-1609, filho de António de Sequeira, contador, inquiridor e distribuidor da Bobadela, Lagares, Oliveirinha, Ervedal, Lagos, Sandomil, Vila Pouca, Penalva, Oliveira do Hospital, Couto, Percelada e Vide, por carta de 03-01-1604, f. na Bobadela a 08-12-1643, e de sua mulher Catarina Dias».
A filha Leonarda (sem apelido) não indica de que casamento nasceu, contrariamente à norma do livro, pelo que, possívelmente, este parágrafo não terá sido revisto pelo Autor.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#301193 | mpra | 29 mar 2012 13:18 | Em resposta a: #296685

Caro José Caldeira:

Estive a rever o que tenho e parece-me que neste momento posso afirmar que existe mesmo confusão entre duas senhoras com o mesmo nome, sendo a Leonarda filha do casamento com da que entronca nos Unhões de Raízes da Beira filha de António de Sequeira e minha antepassada. O mais natural é que de facto não se tenha revisto esse parágrafo, visto que ao que tudo indicava, essa Leonarda nem tinha tido descendentes. Muito obrigado pela ajuda neste e noutros tópicos e assuntos. Tenho alguns dados para lhe enviar referentes à descendência dos Morais, coisas que encontrei entretanto. Enviar-lhe-ei isso em breve quando compilar tudo.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel Apóstolo

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#301194 | mpra | 29 mar 2012 13:20 | Em resposta a: #301193

Peço desculpa pelos muitos erros, escrevi a mensagem à pressa e não a reli.
cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#301314 | JCALD | 30 mar 2012 11:42 | Em resposta a: #301194

Caro Manuel Rico Apóstolo:

Vejo pelos vários tópicos do forum que voltou em força à genealogia, o que é uma óptima notícia.
Concordo consigo quanto ao lapso de «Raízes da Beira».
Muito obrigado pelas informações disponibilizadas e prometidas.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Raízes da Beira - Unhão de Nogueira do Cravo

#388976 | mpra | 02 fev 2018 21:55 | Em resposta a: #301314

Caros confrades,

Com muita persistência consegui finalmente entroncar Manuel de Unhão, de Aldeia (Nogueira do Cravo), filho do Pe. Manuel de Brito e de Maria Rodrigues de Unhão, pois encontrei o seu assento de baptismo.

Manuel de Unhão, de Aldeia, foi baptizado aos 20.10.1715, em Nogueira do Cravo, filho de Maria Rodrigues e neto materno de António Jorge e de Beatriz Rodrigues, referidos no tít. de Unhões do Raízes da Beira (as filiações constam do assento de baptismo).

Se algum confrade tiver alguma informação adicional, peço-lhe que a partilhe.

Cumprimentos,
M.A.

Resposta

Link directo:

Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#389483 | asribeiro | 22 fev 2018 16:46 | Em resposta a: #388976

Caro Manuel,
Este seu tópico surgiu-me ao pesquisar por informação acerca de antepassados.
Parece-me que eventualmente a nossas investigações se cruzam em antepassados comuns em Aldeia, Nogueira do Cravo.

O meu 8º avô era Manuel Rodrigues Unhão, casado com Maria da Fonseca, ambos de Aldeia, Nogueira do Cravo e filho do Pe Manuel de Brito e de Maria Rodrigues de Unhão.
De referir que um filho de ambos, José Rodrigues Unhão casou em Loureiro, Covas a 10.10.1765 com Ana Ribeiro da Costa, ou Ana da Costa Ribeiro como referido no assento de de baptismo do seu filho José, nascido a 10.02.1766 em Loureiro, Covas.

Serão estes os mesmos Manuel Unhão e Maria da Fonseca que refere?

Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#389500 | mpra | 22 fev 2018 22:51 | Em resposta a: #389483

Cara Ana,

Sim, estamos a falar das mesmas pessoas. É sempre bom encontrar alguém que olha na mesma direcção. Por vezes a pesquisa genealógica torna-se muito solitária.
Eu só muito recentemente é que comecei a compilar os muitos apontamentos que tirei nos últimos anos, portanto, nem todos os títulos que refiro estão feitos. Isto é apenas um esboço:

I – João de Unhão (em Raízes da Beira é o nº 4 do §1)
Nasceu em Aldeia e foi baptizado em Nogueira do Cravo aos 25.10.1612, casou em Anseriz aos 6.5.1637 com Catarina Rodrigues, bp em Anseriz aos 17.3.1614. Viveram em Aldeia, Nogueira do Cravo, e tiveram:
---II – Ana de Unhão, c.g. tratada em Raízes da Beira.
---II – Padre João de Unhão
---II – Beatriz Rodrigues, que segue.
---II – Domingos de Unhão, c.g. tratada em Raízes da Beira.

II – Beatriz Rodrigues
Baptizada em Nogueira do Cravo aos 19.11.1648, casou em Nogueira do Cravo aos 2.2.1682 com António Jorge, filho de Pedro Afonso e de s.m. Helena Jorge. Viveram em Aldeia de Nogueira e tiveram:
---III – Manuel Rodrigues de Unhão, bp 18.4.1683 c.g. tratada em Raízes da Beira e em os Luso-Descendentes da Índia Portuguesa.
---III – Maria Rodrigues de Unhão, bp 8.5.1685, que segue.

III – Maria Rodrigues de Unhão
Não casou, mas teve do Pe Manuel de Brito, filho de António de Brito e de s.m. Isabel Francisca, no meu tít de Britos de Vilela e Aldeia §..., um filho natural:
---IV – Manuel de Unhão

IV – Manuel de Unhão
Nasceu em Aldeia de Nogueira e foi baptizado em Nogueira do Cravo aos 20.10.1715. Casou em Nogueira do Cravo aos 9.7.1741 com Maria da Fonseca, natural de Nogueira do Cravo, filha de Manuel da Fonseca, natural da Torre, e de sua segunda mulher Helena Lourença, natural de Vilela, no meu tít. de Fonsecas da Torre §... e referidos em Raízes da Beira no tít. de Antunes da Bobadela § 3, nº 6. Viveram em Aldeia e tiveram:
---V – José, bp 13.4.1742 – Ana, parece-me que este é o seu José Rodrigues de Unhão.
---V – Maria da Fonseca, bp 30.12.1744, cc Manuel Gomes
---V – Manuel José de Unhão, bp 29.3.1748, Testemunha em vários assentos, s.m.n.
---V – António José de Unhão, bp 11.11.1750 cc Isabel de Brito.
---V – Ana, bp 17.6.1753
---V – Pedro de Unhão, bp 14.2.1756 cc Rosa ou Isabel de Gouveia (confirmar o nome)
---V – Silvestre, bp 8.1.1758
---V – Helena Lourença de Unhão, bp …3.1763, cc António da Costa

Vou adicionar o seu José Rodrigues de Unhão e descarregar os assentos que refere do site do Arquivo da Universidade de Coimbra. Se tiver os assentos de outros filhos, pedia-lhe que me indicasse as datas.

Para além dos restantes ascendentes de João de Unhão em Raízes da Beira, também tenho mais ascendentes de Maria da Fonseca e do Pe Manuel de Brito. Infelizmente não tenho grandes possibilidades de ir a Coimbra ver se encontro o processo de inquirição de génere deste padre.
Seria óptimo se trocássemos impressões, pois tenho imensos antepassados da freguesia de Covas (inclusive Ribeiros, Costas, Matos, Góis, Figueiredos, Pintos, Britos, Marques, etc.) e outros tantos de Aldeia de Nogueira. Creio que não estamos autorizados a enviar o nosso email pelo fórum, portanto, pedia-lhe que solicitasse ao moderador o meu contacto.


Cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#389507 | mpra | 23 fev 2018 02:25 | Em resposta a: #291257

Já agora, partilho também este outro ramo de Unhões que entronca em Raízes da Beira:

Este título vem na continuação do Tít. de Unhões de Raízes da Beira, § 2, nº 4.

§1

I – Leonarda de Sequeira
Foi baptizada na Bobadela aos 6.8.1636, filha de António de Sequeira e de s.m. Isabel de Unhão, falecida em Meruge aos 9.4.1679 (e não na data e local que estão em Raízes da Beira). Apesar dos lapsos e confusão entre duas Isabel de Unhão em Raízes da Beira, vêm referidos com a ascendência e descendência correctas no tít. de Unhões §2, nº 3. Casou com Domingos Fernandes, morador em Meruge. Viveram em Meruge e tiveram:
---II – Maria de Sequeira, que segue.

II – Maria de Sequeira
Casou em Meruge aos 26.11.1690 com Bartolomeu Dias, natural de São Pedro da Farinha Podre. Moraram em Meruge, Gramaços, Oliveira do Hospital e, aparentemente, em Nogueira do Cravo. Tiveram:
---III – Maria de Unhão §2
---III – Josefa de Sequeira, bp 8.3.1693 §3
---III – Teresa de Sequeira, que segue.
- ver se também havia uma irmã chamada Joana de Sequeira, casada com…

III – Teresa de Siqueira
Nascida em Gramaços e baptizada em Oliveira do Hospital aos 24.11.1695, faleceu em Nogueira do Cravo aos 11.7.1779, tendo casado duas vezes, ambas em Nogueira do Cravo. A primeira vez aos 26.4.1716 com Domingos Pinto (1), natural de Valcova, São Pedro de Canedo, filho de Domingos Pinto e de s.m. Maria Antónia, falecido na Torre, Nogueira do Cravo, aos 18.2.1720. Casou segunda vez aos 5.4.1725 com Miguel da Costa (2), nat. de Galizes, filho de Pedro da Costa, natural de Rapoula, Covas e de s.m. Ana Nunes, natural de Galizes, falecido em Nogueira do Cravo aos 13.11.1757. Morou na Torre, Nogueira do Cravo, e teve dos dois casamentos:
---IV (1) – Manuel, bp 28.4.1717
---IV (1) – José Pinto de Sequeira, que segue.
---IV (2) – Maria de Sequeira §4
---IV (2) – Domingos da Costa, bp 7.6.1726
---IV (2) – Miguel da Costa, bp 29.5.1729
---IV (2) – Josefa de Sequeira, bp 30.1.1735

IV – José Pinto de Sequeira
Nascido na Torre e baptizado em Nogueira do Cravo aos 8.4.1719, casou em Nogueira do Cravo aos 27.4.1746 com Maria Marques de Figueiredo, filha de António Marques e de s.m. Maria de Figueiredo, no meu tít. de Marques Mascarenhas §. Moraram na Torre, Nogueira do Cravo, onde tiveram:
---V – Manuel José Pinto
---V – Maria Pinto de Figueiredo, que segue.
---V – Ana, bp …7.1748
---V – Joana Pinto de Figueiredo, bp 18.5.1751
---V – Teresa Marques, bp 3.6.1753
---V – José, bp 15.4.1755
---V – Antónia, bp 13.6.1758
---V – José Pinto, bp 31.10.1759
---V – Antónia, bp 14.10.1764
---V – António, bp 28.5.1766

V – Maria Pinto de Figueiredo
Casou em Nogueira do Cravo aos 17.5.1774 com José dos Santos, natural de Treixedo, e filho de José Dias e de s.m. Luísa Gomes. Viveram na Torre, Nogueira do Cravo, e tiveram:
---VI – José dos Santos, bp 10.3.1775, que segue.
---VI – Maria Pinto
---VI – António, bp 28.11.1779
---VI – João, bp 8.3.1784

VI – José dos Santos
Nasceu na Torre e foi baptizado na matriz de Nogueira do Cravo aos 10.3.1775. Casou em Covas aos 17.4.1815 com Maria Joaquina Ferrão, natural da Percelada, Covas. Viveram na Torre, Nogueira do Cravo e tiveram:
---VII – Joaquina Maria dos Santos

VII – Joaquina Maria dos Santos
Casou em Nogueira do Cravo aos 3.2.1842 com José Rodrigues da Fonseca, natural da Torre, Nogueira do Cravo, filho de José Rodrigues e de s.m. Rosa Maria da Fonseca, no meu tít. de Marques de Abreu, da Torre, Nogueira do Cravo §...

§2
III – Maria de Unhão
Natural de Meruge e falecida em Nogueira do Cravo aos 14.2.1720, casou em Nogueira do Cravo aos 11.2.1714 com João André, natural do lugar de Santa Marinha, freguesia de Sendim, Bispado do Porto, filho de Manuel André e s.m. Margarida Francisca. Tiveram:
---IV – Maria de Unhão

IV – Maria de Unhão
Natural de Nogueira do Cravo, casou com Manuel (Lopes) Pegado, natural de Santa Ovaia, filho de António Lopes, natural de …, Aldeia das Dez e de s.m. Maria Pegado, natural de Santa Ovaia. Viveram na Torre, Nogueira do Cravo, e tiveram:
---V – António, bp 19.9.1751
---V – Maria, bp 13.2.1755

§3
III – Josefa de Sequeira
Natural da Vila de Oliveira do Hospital, onde foi baptizada aos 8.3.1693, e falecida em Nogueira do Cravo aos 24.1.1720, casou aos 22.11.1717 em Nogueira do Cravo com Manuel Jorge, natural de Nogueira do Cravo, filho de Domingos Jorge e de s.m. Ana Nunes. Viveram na Venda Nova da Estrada e na Torre, Nogueira do Cravo, e tiveram:
---IV – Manuel Jorge, bp 15.2.1718
---IV – António, bp 12.6.1719

IV – Manuel Jorge
Foi baptizado em Nogueira do Cravo aos 15.2.1718 e casou com Maria Ribeiro, natural de Nogueira do Cravo, filha de Joaquim Rodrigues, de Candosa, e de s.m. Maria Ribeira, de Vilela. Moraram na vila de Nogueira do Cravo e tiveram:
---V – Vitória, bp 16.1.1753
---V – José, bp 3.9.1756
---V – Josefa, bp 19.5.1760

§4
IV – Maria de Sequeira
Natural de Nogueira do Cravo e falecida nessa mesma freguesia aos 6.6.1784, casou em Nogueira do Cravo aos 17.1.1760 com Manuel da Fonseca Morais, natural de Nogueira do Cravo, filho de Pedro da Fonseca Morais e de s.m. Ana Nunes. Viveram em Nogueira do Cravo e tiveram:
---VII – Pedro da Fonseca Morais, bp 9.1.1761
---VII – Francisco
---VII – João
---VII – Bernarda
---VII – Antónia
---VII – Lourenço

V – Pedro da Fonseca Morais
Casou em Nogueira do Cravo aos 3.11.1784 com Maria Gomes de Gouveia, natural de Aldeia de Nogueira, Nogueira do Cravo, filha de José Rodrigues da Silva e de s.m. Maria Gomes de Gouveia. Viveram em Nogueira do Cravo.

Ainda está bastante incompleto, mas espero que possa ser útil a alguém.

Cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#389508 | mpra | 23 fev 2018 02:26 | Em resposta a: #389507

Corrijo:

§4
IV – Maria de Sequeira
Natural de Nogueira do Cravo e falecida nessa mesma freguesia aos 6.6.1784, casou em Nogueira do Cravo aos 17.1.1760 com Manuel da Fonseca Morais, natural de Nogueira do Cravo, filho de Pedro da Fonseca Morais e de s.m. Ana Nunes. Viveram em Nogueira do Cravo e tiveram:
---VII – Pedro da Fonseca Morais, bp 9.1.1761, que segue.
---VII – Francisco
---VII – João
---VII – Bernarda
---VII – Antónia
---VII – Lourenço

VII – Pedro da Fonseca Morais
Casou em Nogueira do Cravo aos 3.11.1784 com Maria Gomes de Gouveia, natural de Aldeia de Nogueira, Nogueira do Cravo, filha de José Rodrigues da Silva e de s.m. Maria Gomes de Gouveia. Viveram em Nogueira do Cravo.

Resposta

Link directo:

Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#389509 | mpra | 23 fev 2018 02:29 | Em resposta a: #389508

Corrijo a numeração:

§4
IV – Maria de Sequeira
Natural de Nogueira do Cravo e falecida nessa mesma freguesia aos 6.6.1784, casou em Nogueira do Cravo aos 17.1.1760 com Manuel da Fonseca Morais, natural de Nogueira do Cravo, filho de Pedro da Fonseca Morais e de s.m. Ana Nunes. Viveram em Nogueira do Cravo e tiveram:
---V – Pedro da Fonseca Morais, bp 9.1.1761, que segue.
---V – Francisco
---V – João
---V – Bernarda
---V – Antónia
---V – Lourenço

V – Pedro da Fonseca Morais
Casou em Nogueira do Cravo aos 3.11.1784 com Maria Gomes de Gouveia, natural de Aldeia de Nogueira, Nogueira do Cravo, filha de José Rodrigues da Silva e de s.m. Maria Gomes de Gouveia. Viveram em Nogueira do Cravo.

Resposta

Link directo:

Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#389518 | asribeiro | 23 fev 2018 12:38 | Em resposta a: #291257

Caro Manuel,

Fico contente de encontrar alguém que está na mesma senda que eu me encontro.
Tenho informação do meu ramo dos Unhão que entretanto mudaram quase todos de apelido e saltam de Covas para Midões, Tábua.
Já solicitei ao moderador o seu contacto de email e assim que o tenha entro em contacto.
Vou entretanto compilar alguma informação que possa aqui deixar caso seja de interesse para alguém.

Muito obrigada pela informação que entretanto me disponibilizou, pois alguma não tinha aínda encontrado.

Como o Manuel, tenho que me deslocar ao Arquivo da Universidade de Coimbra para consultar as Inquirições de Genere e outra informação relevente a outros ramos da minha família, embora quando não sei.

Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#389600 | asribeiro | 26 fev 2018 13:03 | Em resposta a: #389509

Caro Manuel,

Tenho alguma informação para si e um Unhão novo (para mim) que poderá eventualmente ser do lado Sequeira da família. Vou colocar aqui a informação.

Começando pelo Unhão que encontrei e do qual não tinha aínda conhecimento.

José de Unhão (José Dunhão no assento) casou em Midões, Tábua a 12.04.1809 com Maria Teresa.
Ele era natural de Aldeia de Nogueira do Cravo e filho de pai incógnito e Ana Nunes (será familiar da sua Ana Nunes?). O assento de casamento está algo confuso e alguns dados só consegui confirmar ao ver os outros assentos de baptismo.

Filhos:
Tiveram pelo menos dois filhos (ainda não encontrei mais devido à indisponibilidade do AUC).
- José, n. 8.2.1810 b. 25.2.1810;
- Manuel, n. ~1822 (?) c.c. Maria Pinta a 5.2.1862 - referido em assento de casamento que tinha 40 anos à data do casamento;

Netos:
- Camilo, n. 5.6.1866 b. 24.6.1866

continua em post posterior.

Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#389602 | asribeiro | 26 fev 2018 13:06 | Em resposta a: #389600

Corrigir informação de Netos:

- Camilo, n. 5.6.1866 e b. 24.6.1866, filho de Manuel de Unhão e Maria Pinta.

Resposta

Link directo:

Raízes da Beira - Unhões de Nogueira do Cravo

#389603 | asribeiro | 26 fev 2018 13:40 | Em resposta a: #389500

Em relação a Manuel José de Unhão, referido em baixo, penso ter encontrado informação acerca do casamento.

No assento de baptismo de Manuel b. 27.9.1778, filho de José Rodrigues de Unhão e Ana Ribeiro, nascido em Loureiro, Covas a 12.9.1778, Manuel José de Unhão é referido como padrinho em conjunto com a sua esposa Maria Mendes e que ambos são do lugar de Lagares, possivelmente Lagares da Beira. Por indisponibilidade do AUC não consegui ainda verificar se existe assento de casamento em Lagares relativo a Manuel José de Unhão.

"IV – Manuel de Unhão
Nasceu em Aldeia de Nogueira e foi baptizado em Nogueira do Cravo aos 20.10.1715. Casou em Nogueira do Cravo aos 9.7.1741 com Maria da Fonseca, natural de Nogueira do Cravo, filha de Manuel da Fonseca, natural da Torre, e de sua segunda mulher Helena Lourença, natural de Vilela, no meu tít. de Fonsecas da Torre §... e referidos em Raízes da Beira no tít. de Antunes da Bobadela § 3, nº 6. Viveram em Aldeia e tiveram:
---V – José, bp 13.4.1742 – Ana, parece-me que este é o seu José Rodrigues de Unhão.
---V – Maria da Fonseca, bp 30.12.1744, cc Manuel Gomes
---V – Manuel José de Unhão, bp 29.3.1748, Testemunha em vários assentos, s.m.n.
---V – António José de Unhão, bp 11.11.1750 cc Isabel de Brito.
---V – Ana, bp 17.6.1753
---V – Pedro de Unhão, bp 14.2.1756 cc Rosa ou Isabel de Gouveia (confirmar o nome)
---V – Silvestre, bp 8.1.1758
---V – Helena Lourença de Unhão, bp …3.1763, cc António da Costa"

Quero ser notificado quando alguém responder a este tópico

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 20:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen