Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#291288 | badim | 17 nov 2011 13:32

Caros Confrades

Preciso da vossa ajuda para me verem os dados do processo n° 16124 de Manuel Araújo Azevedo, natural de Monção, Valadares.

Com osmelhores cumprimentos

Victor Gomes "França"

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#291578 | badim | 21 nov 2011 23:03 | Em resposta a: #291288

Renovo o pedido e conto com a vossa ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#291719 | badim | 23 nov 2011 17:17 | Em resposta a: #291288

Renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#292054 | badim | 29 nov 2011 21:49 | Em resposta a: #291719

Renovo pedido;

Cumprimentos V. gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#292282 | antjmendes | 04 dez 2011 21:47 | Em resposta a: #291288

Para consultar as inquirições de genere no ADBraga (que já estão disponíveis através da Internet), basta digitar o seguinte endereço:
http://epl.di.uminho.pt/~jcr/PROJS/inquiricoes/novo_pgsql/igenere/
É necessário registar-se, e o acesso é disponibilizado.
Espero que resulte, como sucedeu comigo.
A. Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#292324 | badim | 05 dez 2011 14:13 | Em resposta a: #292282

Caro A. Mendes

Agradeço a sua resposta.
mas foi nas pesquisas " Inquirições de Genere online" que eu encontrei este Manuel Araújo Azevedo, mas eu queria mais dados sobre este meu ascendente, como data de nascimento, avos, etc.

Cumprimentos
Victor gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#292351 | Casimiro | 05 dez 2011 19:17 | Em resposta a: #292324

Caro Victor,
Amanhã vejo isso, vou a Braga.
Um abraço,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#292354 | jpm2353 | 05 dez 2011 20:51 | Em resposta a: #292351

Caro confrade,

Se não for abuso da minha parte, será possível verificar-me a informação que consta nos processos, sobre os antepassados de:
Luís Caetano Magalhães Coelho
Número de processo: 18998 Pasta (onde se encontra): 821 Data de realização: 1748-09-04
ou no processo do seu irmão:
Alexandre Sebastião Magalhães Coelho
Número de processo: 7246 Pasta (onde se encontra): 327 Data de realização: 1754-08-22
filhos de Cosme Vieira Andrade e de Rosa Maria Magalhães Coelho

e também de:
João Leite Ferreira
Número de processo: 20192 Pasta (onde se encontra): 888 Data de realização: 1728-04-13
ou no processo do seu irmão:
Fernando Leite Ferreira
Número de processo: 29397 Pasta (onde se encontra): 1294 Data de realização: 1733-03-11
filhos de Carlos Leite Ferreira e de Custodia Cunha

e por último de:
Francisco Leitao Mesquita
Número de processo: 28103 Pasta (onde se encontra): 1232 Data de realização: 1686-10-07
filho de Joao Leitao Mesquita e de Isabel Ferreira Maia

Desde já muito obrigado pelo que puder vir a apurar.

Com os melhores cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#292411 | Casimiro | 06 dez 2011 23:04 | Em resposta a: #292354

Caro João de Magalhães,
O que apurei hoje em Braga para si:

LUÍS CAETANO DE MAGALHÃES COELHO, nasceu em 05-07-1726, no lugar de S. Pedro, freguesia de S. Salvador de Rossas, Vieira do Minho. Filho de Cosme Vieira de Andrade, do lugar de Passos, Rossas e de Rosa Maria de Magalhães Coelho, do lugar de S. Pedro, Rossas e casados estes em 29-11-1724 em Rossas. Neto paterno do Capitão André Vieira, do lugar de Passos, Rossas e de Luiza de Andrade, da Casa do Vale, S. Martinho de Filgueiras, Monte Longo. Neto materno do Licenciado André Coelho de Magalhães, nascido na Rua de Baixo de Fafe, Santa Eulália, antiga de Fafe, concelho de Monte Longo e de D. Maria Rebelo Machado ou Maria Machado Madureira, de S. Pedro, Rossas e casados estes em 03-08-1697 em Rossas, assento de casamento sem nome dos pais dos contraentes. As testemunhas inquiridas diziam que eram todos "pessoas nobres".

JOÃO LEITE FERREIRA, nascido em 23-10-1707 no lugar de Celeiro, Rossas, filho de Carlos Leite Ferreira e de Custódia da Cunha, do lugar de Celeiro, Rossas. Neto paterno de Fernando Vieira, do lugar de Ferreiros, Rossas e de Catarina Ferreira, do lugar de Covelo, Rossas. Neto materno de João Rebelo Vieira, nascido nas Casas Novas do lugar de S. Pedro em Rossas e foi casar no lugar de Celeiro para a Casa do Barral e de Mariana da Cunha, da Casa de Bustelos, S. Martinho de Travassos, Póvoa de Lanhoso.

FRANCISCO LEITÃO DE MESQUITA, natural do Casal de Subriva, freguesia de São Paio de Vizela, filho de João Leitão de Mesquita, de São Paio de Vizela e de Isabel Ferreira da Maia, da freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães e casados em São Paio de Vizela. Neto paterno de Gervásio Leitão de Mesquita, natural de São Paio de Vizela e morador na Quinta de Sousa, em São Paio e de Ana de Mesquita, natural do lugar de Outeiro, de Salvador de Ribeira da Pena e casados em São Paio de Vizela. Os pais de Ana de Mesquita eram António Leitão e Isabel Gomes, do lugar de Outeiro, Ribeira da Pena. António Leitão era Juiz dos Órfãos da Câmara por Carta de El-Rei e Escrivão da Comarca. Os inquiridos diziam que Ana de Mesquita era "mulher nobre". Neto materno de Gonçalo Francisco, o "Tenda Nova", Mercador, natural de Santo Adrião de Vizela e casado na vila de Guimarães com Margarida Ferreira da Maya. O Gonçalo Francisco era filho de Francisco Gonçalves e de Isabel Fernandes, de Santo Adrião de Vizela.

É tudo o que pude ver, foi tudo muito a correr, pois o tempo era pouco e é natural que possa ter falhado algum pormenor.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#292421 | jpm2353 | 07 dez 2011 02:21 | Em resposta a: #292411

Caro Casimiro Puga,

O meu muito obrigado pela sua preciosa ajuda, felizmente encontramos pessoas disponíveis como o confrade neste precioso fórum!
Forneceu-me informações que desconhecia e pistas preciosas para poder avançar nos paroquiais...
Mais uma vez, o meu agradecimento sincero, espero poder vir a retribuir a ajuda prestada.

Com os melhores cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#292525 | Limão | 08 dez 2011 20:49 | Em resposta a: #292411

Senhor Casimiro,
Se não for maçada, por favor quando for a Braga, via-me o processo de genere Nº25866, pasta 1156, de 20-02-1824. referente a João da Costa, natural de S. Lourenço de Selho Guimarães. e de sua mulher Ana Maria Luísa, nascida em 05-11-1758.
Ambos tios de António Gaspar Álvares da Costa, com processo de génere,Nº12816, pasta562, de 18-12-1849.
Ambos do Arquivo Distrital de Braga. São meus tios-avós.
Fico-lhe muito Obrigado.
Cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#302881 | jpm2353 | 14 abr 2012 19:20 | Em resposta a: #292411

Caro Casimiro Puga,

Em Dezembro teve a amabilidade de me ver alguns processos no ADB, pelo que volto a incomodá-lo e peço-lhe mais uma vez ajuda, caso tenha disponibilidade.
Pedia-lhe o favor de me ver os processos de dois irmãos, pois precisava de saber o que consta sobre os seus antepassados, se é que algum deles existe essa informação...

Número de processo: 2574 Pasta (onde se encontra): 115 Data de realização: 1682-05-25 (João Rebelo Leite)
Número de processo: 3155 Pasta (onde se encontra): 147 Data de realização: 1689-07-22 (Cristóvão de Magalhães Coelho)

Aguardo as suas prezadas notícias.

Com os melhores cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#303825 | Casimiro | 23 abr 2012 14:53 | Em resposta a: #302881

Caro João Magalhães,
Desculpe o atraso na resposta, mas agora já não vou a Braga com a mesma assiduidade que anteriormente.
Procº 2574, João Rebelo de Magalhães:
Natural do lugar de Fafe, freguesia de Santa Eulália, Monte Longo. O processo tem só 6/7 páginas, com 4 testemunhas a afirmarem que João Rebelo e Cristóvão de Magalhães Coelho são irmãos inteiros e filhos do Licenciado Domingos de Araújo de Oliveira e de Maria Rebela de Magalhães.

Proº 3155, Cristóvão de Magalhães Coelho:
Natural do lugar de Fafe, freguesia de Santa Eulália, Monte Longo. Filho do Licenciado Domingos de Araújo de Oliveira, em 1682 já defunto, natural de S. Martinho de Travassos, Póvoa de Lanhoso e de Maria Rebela de Magalhães, natural do lugar de Fafe, Santa Eulália, Monte Longo. Neto paterno de Francisco de Araújo, Reverendo Abade de S. Martinho de Travassos, mas natural do lugar de Fafe, Santa Eulália e de Ana Antunes, solteira, natural do lugar da Aldeia de Cima, Travassos, Póvoa de Lanhoso. (Há uma testemunha na inquirição que afirma que a Ana Antunes era natural de S. Martinho de Armil, Fafe. Acho que esta Ana Antunes mais tarde casou-se). Neto materno de Francisco Rebelo Paes, natural da freguesia de Canedo, Celorico de Basto e de Maria Pinta de Aguiar, do lugar de Pade de Cima, Santa Maria de Meinedo (acho que pertence a Lousada). Este casal foi morador em Fafe.
Algumas testemunhas disseram: "... pai e mãe do justificante, que era gente nobre ...", "... gente honrada e muito nobres ...", "... gente muito nobre, que se servia com seus criados ...". Este processo não tem nenhuma cópia de assentos paroquiais.
Com os melhores cumprimentos, ao dispôr,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#303828 | Casimiro | 23 abr 2012 14:57 | Em resposta a: #292525

Caro Sr. Agostinho da Costa,
Só na semana passada, ao ser contactado por outro confrade, reparei que havia uma mensagem sua datada de 08-12-2011. Não me lembro de me terem avisado desta mensagem, pelo que ela ficou naturalmente por responder, o que lastimo. Se ainda estiver interessado naqueles processos de inquirição, informe-me por esta via.
Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#303863 | Limão | 23 abr 2012 19:32 | Em resposta a: #303828

Caro Sr. Casimiro Puga
Cumprimentos,
Já não me recordo bem, porque pasou muito tempo, mas não tem importãncia.
Muito obrigado, ralmente tenho várias. Vou começar por estas:

Padre: Domingos Gomes da Cunha, nasceu em Cepães Fafe, a 03-12-1727, filho de João Gomes e 2ª mulher, de Maria de Cunha.
Proceso de Genere nº 33995, de 09-04-1754.

João da Costa,
Processo de Génere, em Braga, nº 25866, Pasta 1156, de 20-02-1824.
Sobrinho:
António Gaspar Álvares da Costa, Processo de Génere N.12816, pasta, 562, de 18-12-1849.

São todos meus familiares directos.
Muito obrigado,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#303895 | Casimiro | 23 abr 2012 21:47 | Em resposta a: #303863

Caro Agostinho Lopes da Costa,
Procº 25866, João da Costa: nascido em 23-02-1805 e baptizado a 25, no lugar de Madre de Deus, S. Pedro de Azurém. Padrinhos: João de Sousa de Aguiar e Dona Maria Salgada, da vila de Guimarães. Filho de José da Costa, lavrador e de Ana Luiza Salgada, casados estes em 17-08-1776 em S. Pedro de Azurém, ele filho de Lourenço da Costa e de Joana Francisca, moradores em Azurém de Baixo e ela filha de Bento Fernandes e de Suzana Salgada, moradores no lugar de Vargas?, S. Pedro de Azurém. Lourenço da Costa e Joana Fernandes casaram em 23-03-1730 em Stº Tirso dos Prazins, ele filho de José da Costa e de Jerónima Antunes, moradores no lugar do Adro, Prazins e ela filha de Domingos Alves e de Maria Francisca, do lugar de Ruela, Prazins. Bento Fernandes, natural do lugar do Souto, Vila Nova das Infantas e assistente em casa de João Rodrigues, da Burnaria, S. Pedro de Azurém, filho de João Fernandes e de Catarina Ribeira, do lugar do Souto, Vila Nova das Infantas, casou em 18-08-1754 em S. Paio de Guimarães com Suzana Salgada, natural de S. Miguel de Creixomil, filha de João Ribeiro e de Isabel Salgada, moradores no lugar das Vargas?, S. Paio de Guimarães.

Procº 12816, António Gaspar Alvares da Costa: nascido em 05-10-1826 em Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães e baptizado a 8/10/1826 em S. Pedro de Azurém. Padrinho: o Ilustríssimo Gaspar Leite de Azevedo e Araújo, morador na sua casa e quinta do Cano. Filho de Francisco Alves Ribeiro, natural de S. Paio de Guimarães e de Joana Maria da Costa, natural de S. Pedro de Azurém e moradores no lugar de Travassos, Nª Srª da Oliveira. Francisco e Joana casaram em 19-02-1821 em S. Pedro de Azurém, ele filho de António Alves Ribeiro e de Maria Joana da Costa, de Nª Srª da Oliveira e ela filha de José da Costa e de Ana Luiza Salgada, de S. Pedro de Azurém. Frei joão de Nossa Senhora da Oliveira é irmão de Francisco Alves Ribeiro, mas não tem inquirição de genere. Joana Maria da Costa é irmã de João da Costa (procº 25866), pelo que os respectivos avós e bisavós estão no processo anterior.

Por agora é tudo, o processo de Domingos Gomes da Cunha ficará para mais tarde, quando tornar a ir a Braga.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#303897 | jpm2353 | 23 abr 2012 22:23 | Em resposta a: #303825

Caro Casimiro Puga,

Agradeço-lhe imenso a sua disponibilidade em atender mais uma vez um pedido meu, e peço-lhe que me diga, quando puder retribuir a sua amabilidade aqui por Lisboa.
Os dados que me envia, são fundamentais para confirmar as relações de parentesco desses meus antepassados, que eu desconfiava existirem, mas das quais ainda não tinha provas concretas.
Os meus sinceros agradecimentos!

Com os melhores cumprimentos e ao seu dispor,
João

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#304020 | Limão | 25 abr 2012 00:12 | Em resposta a: #303895

Caro Confrade
Casimiro Puga,
Muito obrigado, assim já consigo descobrir os meus ante queridos antepassados. Não sei como lhe agradecer.
Fico ás suas ordens, no aguardo.
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#304044 | ruifaria3 | 25 abr 2012 12:15 | Em resposta a: #304020

Caro Agostinho Lopes.
Face às informações deixadas aqui pelo confrade Casimiro Puga, conclui-se que também descende dos Peleja Salgado da Quinta do Miradouro, casta de escudeiros do duque de Bragança e de mercadores da vila de Guimarães. Por via de Susana Salgado, filha de João Ribeiro e de sua mulher Isabel Salgado, neta de Francisco Salgado e de sua mulher Luísa Teixeira, bisneta de Marcos Salgado e de sua mulher Ângela de Araújo da Silva, terceira neta de Jerónimo Salgado e de sua amásia Guiomar Francisca, mulher viúva; quarta neta de Gonçalo Francisco e de sua mulher Margarida Álvares Peleja, quinta nesta por via desta de Afonso Álvares e de sua mulher Ana Peleja, irmã de Francisco Salgado mercador em Havana, instituidor do dote dos Pelejas Salgados administrado pela anta Casa da Misericórdia de Guimarães, ainda reclamado no início do século XX pelos seus descendentes. Esta geração carregava também o apelido Silva.
Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#305147 | Casimiro | 06 mai 2012 23:23 | Em resposta a: #303897

Caro João Magalhães,
Preciso da sua ajuda, se estiver dentro das suas possibilidades.
Queria descobrir antecedentes de JOSÉ TORRIANO HENRIQUES, Sargento-mór em Viana do Castelo. Filho de Francisco Rodrigues e de Dona Antónia Torriana, da cidade de Lisboa (não mencionam a freguesia). Teve um filho natural em Viana, de Maria Casada, solteira, em 11-01-1721 José Pedro Torriano Henriques, que casou e faleceu aqui, em Santa Marta de Portuzelo, Viana. Como este nome é um pouco estranho, já lhe teria passado pelas mãos? Qualquer referência a um "Torriano" seria bem vinda.
Os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#305218 | jpm2353 | 07 mai 2012 19:07 | Em resposta a: #305147

Caro Casimiro Puga,

Tal apelido não me é familiar, no entanto tentei descobrir alguém através da net e a única pessoa de apelido Torriano que consegui casou em 1803, veja pf. a seguinte ligação: http://www.aatt.org/site/index.php?op=TomboSearch&nome=TORRIANO+
Se descobrir mais alguém aviso-o.

Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#305219 | Casimiro | 07 mai 2012 19:11 | Em resposta a: #305218

Caro João Magalhães,
Já foi uma ajuda, obrigado. Aguardo.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#315078 | jpm2353 | 10 out 2012 01:33 | Em resposta a: #305219

Caro Casimiro Puga,

Preciso novamente da sua ajuda, se ainda estiver dentro das suas possibilidades.
Queria saber o que contém de informação genealógica relevante o processo de IG nº 15263, relativo a Manuel Pereira Vilas Boas, pode fazer-me mais este favor?

Antecipadamente grato, e com os melhores cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#315296 | Casimiro | 13 out 2012 22:00 | Em resposta a: #315078

Caro João Magalhães,
Desculpe o atraso na resposta. Segunda-feira vou a Braga e verei o que me pede.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#315336 | jpm2353 | 14 out 2012 22:44 | Em resposta a: #315296

Caro Casimiro Puga,

Agradeço-lhe imenso a sua pronta disponibilidade.
Já agora peço-lhe mais um favor, pode dar uma vista de olhos nos processos nº 13770, datado de 1685-10-09 (Pedro Pereira) e nº 14584, datado de 1684-01-20 (de seu irmão Manuel Pereira), é que desconfio que talvez sejam parentes (tios?) do Manuel Pereira Vilas-Boas e se assim for, talvez contenham mais alguma informação genealógica importante.
O meu muito obrigado!

Um abraço,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#315359 | Casimiro | 15 out 2012 15:17 | Em resposta a: #315336

Caro João Magalhães,
Realmente o Manuel Pereira e o Pedro Pereira são irmãos da Maria Manuel, mãe do Manuel Pereira Villasboas.
Vejamos:
Manuel Pereira de Villasboas, Licenciado, Advogado nos Auditórios da vila de Barcelos, S. Paio de Midões, filho de Domingos Tomé e de Maria Manuel, de Midões, neto paterno de Domingos de Villaboas, natural de Santa Eulália de Rio Covo e de Maria Tomé, natural de S. Paio de Midões e moradores que foram em Midões, neto materno de Pedro Fernandes, natural de Santa Comba de Crujães e de Maria Manuel, natural de S. Paio de Midões, onde foram moradores.

Manuel Pereira e Pedro Pereira, filhos de Pedro Fernandes e de Maria Manuel, moradores no lugar da Costa, S. Paio de Midões, netos paternos de Francisco Gonçalves, natural de Santa Comba de Crujães e de Francisca Fernandes, natural de S. Paio de Midões, e aqui moradores e netos maternos de Marcos Pereira e de Ignez Manuel, naturais de S. Paio de Midões.
... que eram lavradores limpos e viviam de suas granjearias..., conhecidos e havidos por legítimos ... (o costume).

Nestes três processos não encontro uma única data, nem nenhuma cópia de qualquer assento.

Um abraço,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#315361 | jpm2353 | 15 out 2012 18:50 | Em resposta a: #315359

Caro Casimiro Puga,

Muito obrigado pelos os dados que me forneceu, sem a sua preciosa ajuda e disponibilidade era-me impossível descobrir essas informações de forma tão rápida!
Mais uma vez o meu muito obrigado!

Um abraço e sempre ao seu dispor,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#315429 | João Mamed | 17 out 2012 20:20 | Em resposta a: #315361

Caro João Magalhães

Não sei se sabe mas essa Maria Tomé e seu marido Domingos de Vilas Boas aparecem no Felgueiras Gayo no cap. "Silvas de Rio Covo".
Maria Tomé era filha de Pedro Tomé da Silva e de sua mulher Mª. Gonçalves da Fonseca, e foi Srª. da Casa da Igreja de Midões.
Eu gostava de saber de quem é filho Domingos de Vilas Boas, de Santa Eulália de Rio Covo.

Cpts.
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#315431 | João Mamed | 17 out 2012 20:24 | Em resposta a: #315429

Correcção: Maria Tomé era filha de Mª. Glz da Fonseca e de Pedro Pires, neta materna de Pedro Tomé da Silva e de Francisca Dias da Fonseca.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#315438 | jpm2353 | 17 out 2012 23:46 | Em resposta a: #315429

Caro João Mamede,

Ainda não tinha ido procurá-los no NFP, pelo que desconhecia de todo a informação que me deu, muito obrigado!
Coloquei uma mensagem intitulada "Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões" onde coloquei a descendência de Domingos Tomé (filho de Maria Tomé e de seu marido Domingos de Vilas Boas) até à minha bisavó materna (Século XIX).
Se tiver conhecimento de mais descendentes, peço-lhe o favor de partilhar os dados nesse tópico.

Com os melhores cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#324407 | roz | 01 mar 2013 11:23 | Em resposta a: #315359

Caro Sr. Casimiro Puga

Vejo que entende sobre Inquiricoes de Genere e venho pedir-lhe uma ajuda pois eu nunca pesquisei nenhuma. Tentei no site do Arquivo de Braga on-line mas nao me "entendi bem" com ele devido certamente 'a minha azelhice!
Tenho um antepassado, Bernardo Vilaça, filho de Domingos Gonçalves e Maria de Araujo, que pelo menos desde 1660 ja era vigario de Louredo, Lanhoso. No obito (1689) diz que 'e de Braga mas ja pesquisei mais de dez paroquias de Braga e nao encontro o seu baptismo. Tinha esperança que a Inquiricao tivesse a freguesia a que pertencia para assim seguir com o casamento dos pais.
No caso de ajudar, ele teve um irmao, Domingos Vilaça, tambem padre e que foi reitor de Lomar.

Ficarei muito agradecida por qualquer pista ou informacao.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#324633 | Casimiro | 04 mar 2013 10:27 | Em resposta a: #324407

Cara Rosário,
Desculpe o atraso na resposta, mas não estava esquecido.
Por favor ponha aqui o seu email, para eu lhe responder.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#324644 | roz | 04 mar 2013 13:58 | Em resposta a: #324633

Caro Casimiro Puga

Nada tenho a desculpar, eu 'e que o estou a incomodar!
O meu email 'e mariawadie @ btinternet . com (sem os espacos, 'e claro)

O meu muito obrigada.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#329374 | jpm2353 | 19 mai 2013 15:48 | Em resposta a: #315359

Caro Casimiro Puga,

Espero que se encontre bem!
Em tempos, graças à sua gentileza em responder aos meus pedidos, consegui diversos dados de IG que me interessavam, pelo que volto a incomodá-lo em mais um caso, isto se lhe for possível satisfazer o meu novo pedido.

Dados:
INQUIRIÇÕES DE GÉNERE (ADB): Francisco Luis Rebelo Andrade
Número de processo: 14141
Pasta (onde se encontra): 602
Data de realização: 1754-11-17

Desde já o meu obrigado.

Um abraço,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#329378 | jpm2353 | 19 mai 2013 16:19 | Em resposta a: #315359

Caro Casimiro Puga,

Peço-lhe mais um favor, pode dar também uma vista de olhos no processo de:
Luís Pacheco Vilela
Número de processo: 4403
Pasta (onde se encontra): 207
Data de realização: 1719-10-03

Desconfio que talvez seja parente do P.e Francisco Luís Rebelo de Andrade.
O meu muito obrigado!

Um abraço,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#329397 | Casimiro | 19 mai 2013 21:26 | Em resposta a: #329378

Caro João Magalhães,

Tão cedo não irei a Braga, pois estou a fazer pesquisas para um livro no Arquivo Distrital de Viana.
No tópico "Inquirições de Genere" o confrade António José Mendes tem ajudado muitos confrades nas pesquisas de inquirições em Braga. Por favor, peça-lhe a ele, pois mais uma ou duas inquirições, ele não se importará, com certeza.

Um abraço,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#329410 | jpm2353 | 19 mai 2013 23:55 | Em resposta a: #329397

Caro Casimiro Puga,

Muito obrigado pela sua atenção, irei procurar esse tópico e fazer o que me sugere.
Votos de boas pesquisas por Viana!

Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#341840 | badim | 31 jan 2014 13:37 | Em resposta a: #291288

Caros Confrades

Preciso da vossa ajuda, para conhecer os dados que constam no processo n° 23101 de João Freitas Cerqueira, natural da freguesia da Portela-Arcos de Valdevez.

Com os melhores cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#341934 | badim | 02 fev 2014 18:48 | Em resposta a: #341840

Renovo este pedido

Cumprimentos

Victor

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#342033 | jmnovais | 05 fev 2014 00:51 | Em resposta a: #341934

pedia atenção apra este post http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=342031 em que é referido Luís Alvares da Cunha. Obrigfado

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#342048 | mariapires | 05 fev 2014 12:41 | Em resposta a: #342033

Caros Confrades

Como moro muito longe do ADB, precisava da vossa ajuda para algumas informações da seguinte Inquirição de Genere:
Domingos Lopes Teixeira
Processo:34369---Pasta :1532---Data :1800-7-11
Freguesia de S. Cristóvão do Douro---Concelho de Sabrosa---Distrito de Vila Real
Pai António Lopes ----------Mãe Marcelina Correia

------------------------------------------------

Estou interessada alem dos assentos paroquiais que aí estejam incluídos ,das informações finais sobre o estatuto da pessoa.
Exemplo : lavrador, almocreve,sapateiro,militar ,familiar do santo oficio, seja o que for.
Sei que é pedir muito ...mas quem não pede não ouve Deus
Com os meus agradecimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#427892 | jrgsampaio | 10 out 2020 08:01 | Em resposta a: #292411

Na descrição do casamento de André Coelho e Maria Machada, não é dito que eram todos "pessoas nobres". Ao listar as testemunhas vêm "Fernão Vieira, de Celeirô, e o capitão Cosme Vieira e seu irmão André Vieira...". Nada é dito sobre serem "pessoas nobres". É que o "d" em "André tem uma grafia exagerada, e então fica parecendo "nobre".

Resposta

Link directo:

Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#427902 | jpm2353 | 10 out 2020 20:55 | Em resposta a: #427892

Caro confrade,

Não foi isso que foi dito, realmente o assento de casamento nada refere, aliás como seria de esperar...
O que foi dito é que todas as testemunha inquiridas (na Inquirição de genere (IG) de Luís Caetano Magalhães Coelho) afirmaram que os seus pais e avós eram todos pessoas nobres.
Isso mesmo poderá ser lido na declaração final do comissário dessa IG o Abade António Ferreira de Abreu Bacelar, comissário do Santo Ofício, na página / imagem 34 (linha 20) da mesma IG aqui: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89JQ-8VWG?i=33&wc=SSVT-FM4%3A363117701%2C363683001%2C363690901%2C1077061213&cc=2125025
E corroborado pela atribuição de Carta de Brasão de Armas a seus primos direitos, sobrinhos do seu pai e netos dos mesmos Capitão André Vieira e de sm. D. Luísa de Andrade de Meireles, os quais tiveram CBA a 27 Março 1752 com armas dos Vieiras, Silvas, Andrades e Meireles que colocaram no portal da Casa da Pena, e que ainda hoje lá está (freguesia do Mosteiro, Vieira do Minho) - Ver: N.º 2156 - Archivo heraldico-genealogico, do Visconde Sanches de Baena - Pág. 541
Dessas armas somente as dos Silvas provem do pai, todas as restantes provem da mãe, tia paterna do P.e Luís Caetano Magalhães Coelho.

Cumprimentos,
JPM

Resposta

Link directo:

Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#427906 | jpm2353 | 10 out 2020 22:29 | Em resposta a: #342048

Cara confrade,

Está disponível para consulta aqui: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G92L-DJ4B?wc=SSVV-ZJ5%3A363117901%2C363411801%2C1077043318%2C1304686317&cc=2125025

Cumprimentos,
JPM

Resposta

Link directo:

Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#427907 | jpm2353 | 10 out 2020 22:33 | Em resposta a: #341840

Caro confrade,

Está disponível para consulta remota aqui: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9JZ-59Q6-R?wc=SSKS-W36%3A363118001%2C363359301%2C363375301%2C1077069711&cc=2125025

Cumprimentos,
JPM

Resposta

Link directo:

Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#427915 | João Mamed | 11 out 2020 07:02 | Em resposta a: #291288

Caro João Magalhães

Em relação aos Vilas Boas, conseguiu recuar mais?

Cpts.
João Mamede

Resposta

Link directo:

Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#427948 | jpm2353 | 12 out 2020 16:18 | Em resposta a: #427915

Caro João Mamede,

Só consegui descobrir que o Domingos de Vilas Boas casou a 14/2/1650, em Midões (https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16339-5369-67?cc=1913410&wc=MMYP-67Z:464234636).
Domingos de Vilas Boas, natural de Santa Eulália de Rio Côvo, onde foi baptizado a 12/10/1625 (https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16342-53068-94?cc=1913410&wc=MMYP-6VS:n1070306607), era filho de António Martins e Maria Álvares.
Foram seus padrinhos: O Licenciado Domingos de Portilho, Reitor do Salvador de Silveiros e Isabel Tomé mulher de Filipe de Vilas Boas.
Foi caseiro da Igreja de Midões e veio a falecer a 30/3/1703 (https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16339-4208-25?cc=1913410&wc=MMYP-67Z:464234636), no lugar da Igreja, viúvo, e foi sepultado dentro da igreja.

Cumprimentos,
JPM

Resposta

Link directo:

Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#427951 | antjmendes | 12 out 2020 17:52 | Em resposta a: #342048

A Inquirição de Genere de Domingos Lopes Teixeira está disponível pala Internet.

O endereço é:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G92L-DJ4B?wc=SSVV-ZJ5%3A363117901%2C363411801%2C1077043318%2C1304686317&cc=2125025

Cumprimentos,
António José Mendes

Resposta

Link directo:

Ajuda no AD de Braga( inquiriçoes de Genere)

#427964 | jrgsampaio | 13 out 2020 04:40 | Em resposta a: #427902

Obrigado pela explicação. Eu havia entendido que o registro de casamento teria a afirmação, e houve a coincidência das escritas do nome "André" e a palavra "nobre", pois a mensagem original seguia a descrição do registro, como se fosse lá a origem.
Em sequëncia, onde pode ter sido obtida a informação de que a mãe de Luísa de Andrade, Luzia de Andrade, teria nascido em 1640? Não aparece nos registroes de batismo e, portanto, vem de outra fonte.

Atenciosamente
JHBSJ

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 20:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen