marqueses de lavradio e os puritanos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Títulos

marqueses de lavradio e os puritanos

#291502 | jmaqm | 20 nov 2011 23:28

procuro a explicaçao para a casa lavradio( antes de Pombal intervir) nao estar no grupo fechado dos puritanos.
que casamento ou ligaçao os colocava fora do grupo?
agradeço comentarios
jmaqm

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#291912 | jmaqm | 26 nov 2011 20:32 | Em resposta a: #291502

VOLTO AO ASSUNTO PARA VER SE ALGUEM ME PODE INFORMAR
CUMPRIMENTOS
JMAQM

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#292177 | JFRego | 02 dez 2011 11:05 | Em resposta a: #291912

http://www.guardamor.com/livro.php?id=1568

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#293234 | jmaqm | 21 dez 2011 22:50 | Em resposta a: #292177

obrigado pela sua informaçao.
fui a fundaçao e acabo de comprar o livro mas dada a extensao da obra e dado nao ter indice remissivo agradecia que me dissesse em que capitulo ha referencias a casa de lavradio.
numa primeira passagem pelos varios capitulos nao encontrei nada sff indique me onde devo procurar.
muito obrigado
cumprimentos
joao quintanilha
jmaqm

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#293263 | JFRego | 22 dez 2011 13:28 | Em resposta a: #293234

Caro João Quintanilha

Muito grato pelo interesse manifestado em relação ao meu livro. Contudo, não abordo especificamente a Casa Lavradio mas sim a problemática em torno da fidalguia e limpeza de sangue em especial nas pp. 534 a 584. Mas sobre a Casa Lavradio penso que lhe interessara ler o seguinte texto: «Mediações entre a fidalguia portuguesa e o Marquês de Pombal: o exemplo da Casa de Lavradio», Rev. Bras. Hist. vol.24 nº.48 São Paulo 2004, que poderá encontrar on-line.

Esperando ter sido de alguma utilidade

os melhores cumprimentos de votos de excelente quadra festiva

João de Figueiroa-Rego

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#293333 | jmaqm | 23 dez 2011 16:33 | Em resposta a: #293263

muito obrigado pelo sua resposta.
encontrei o artigo de que me fala mas la tambem nao vem a explicaçao que procuro.
vem muitas referencias a casa de lavradio mas nao se percebe porque havia esse problema de limpeza de sangue.
procurando na ascendencia da casa nao encontrei nada que me desse uma pista.
era essa a minha curiosidade genealogica.
pode me dasr uma pista?
penso que ja vi escrito que seria pelo lado dos mascarenhas mas nao sei .......
se me puder ajudar agrtadecia.
cumpriemntos
Santo Natal e Boas Festas
joao quintanilha

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#293334 | jmaqm | 23 dez 2011 16:34 | Em resposta a: #293263

muito obrigado pelo sua resposta.
encontrei o artigo de que me fala mas la tambem nao vem a explicaçao que procuro.
vem muitas referencias a casa de lavradio mas nao se percebe porque havia esse problema de limpeza de sangue.
procurando na ascendencia da casa nao encontrei nada que me desse uma pista.
era essa a minha curiosidade genealogica.
pode me dasr uma pista?
penso que ja vi escrito que seria pelo lado dos mascarenhas mas nao sei .......
se me puder ajudar agrtadecia.
cumpriemntos
Santo Natal e Boas Festas
joao quintanilha

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#293343 | JFRego | 23 dez 2011 19:51 | Em resposta a: #293334

De facto as fontes não são muito precisas a esse respeito mas no livro de Nuno Gonçalo F. Monteiro, Crespúsculo dos Grandes, o capº 6 não só trata do episódio puritano como, em notas de rodapé,remete para outros autores que abordaram o tópico. Nos quadros que apresenta vê-se que a Casa Lavradio não era muito procurada para efeitos de casamento e no texto é explicitamente referido que o sangue mouro imputado às casas de Gouveia/ Aveiro passara por esta à de Avintes/ Lavradio pelo casamento do 1º marquês deste título com uma filha daquela casa. Defeito que, pela casa de Avintes, passara aos Alegrete e Angeja.
Espero que este contributo possa ser de alguma valia para a sua curiosidade.
Agradeço re retribuo os votos de um Santo Natal, com os melhores cumprimentos

João de Figueiroa-Rego

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#293614 | jmaqm | 29 dez 2011 20:34 | Em resposta a: #293343

mais uma vez muito obrigado pelo seu esclarecimento; tambem tenho o livro de que fala mas ai tambem nao encontro a explicaçao....
porque se imputaria entao a casa de aveiro essa nao limpeza de sangue?
ao precorrer a anscendencia do ultimo duque de aveiro nao encontrei pista que justificasse essa duvida......
se se lembtrar de mais alguma pista agradecia.
melhores cumprimentos
renovo votos de um bom ano novo
joao quintanilha

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#293646 | abivar | 30 dez 2011 12:05 | Em resposta a: #293614

Caro João,

Como já te disse, mas acho que será útil deixar aqui escrito, vi nos índices das habilitações para o Santo Ofício (aqueles até à letra M que têm os resumos das habilitações) uma interessante referência (de que infelizmente não tirei a cota) em que um habilitando era chumbado por «descender da Casa de Angeja» a qual seria «infamada» por causa de um remoto ascendente, se não me engano chamado Duarte Brandão que teria fama de cristão-novo! Assim o «defeito de sangue» da Casa de Angeja, neste caso, era directamente imputado a uma ascendência não sei se partilhada ou trazida pela Casa Cadaval, mas não me lembro de referirem essa ligação.

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#293680 | JoãoGaspar | 30 dez 2011 21:04 | Em resposta a: #293614

Caro João Quintanilha,

Será pelo casamento com Madalena de Granada? http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=2715, filha de Juan de Granada e neta de Muley Hassan, Rei de Granada dos Emires de Granada. ????

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#293683 | JoãoGaspar | 30 dez 2011 21:15 | Em resposta a: #293614

Mas a ir pela ascendência "Granada" dos Lancastre, também se deveria ir pelas origens Judaicas do Barbadão da Casa de Bragança, ou pelas mais ancestrais raízes com os Filhos do Islão de que os Reis de Portugal sempre se consideraram descendentes do Profeta , ainda hoje SAR Dom Duarte de Bragança considera seus parentes os Reis de países islâmicos com quem mantém cordiais relações.
Dai que penso que Limpeza de Sangue só mesmo em casos ilusórios e que apenas eram sustentados por preconceito da época, pela natural tendência para existir distinção entre pares, num país que pelas suas dimensões reduzidas, fazia com que as classes sociais fossem (e ainda hoje o são) bastante competitivas entre si, sendo mais notado e documentado obviamente na Nobreza Titular que sendo profundamente católica e que comunhava em Cristo, esquecia de imediato, que uma das bases do Cristianismo é a igualdade entre os Homens, que o próprio Cristo nasceu Judeu, viveu Judeu e morreu Judeu, surgindo através do seu martírio uma proto-religião Cristã que veio séculos mais tarde desencadear fanatismos de limpezas de sangue, superioridade de raças e religiões, escravatura e inquisição.

Acho bastante interessante este tema que tem vindo a abordar aqui, em que o exemplo dos Lavradio é exposto mas não explicado, mas creio que nestes assuntos em que não funciona a lógica, mas sim a ignorância não será fácil encontrar respostas adequadas para o interesse da questão.

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#293686 | jmaqm | 30 dez 2011 21:58 | Em resposta a: #293680

obrigado pelo seu comentario; mas penso que o duque de aveiro nao descende dessa Madalena de granada pois ela casou con um dos membros da casa mas nao com o ramo primogenitol.
salvo erro o ultimo diuque de aveiro nao descendia dessa senhora ( a confirmar).
cumpriemntos
jmaqm

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#293687 | jmaqm | 30 dez 2011 22:05 | Em resposta a: #293683

quero esclarecer que a minha questao era meramente uma curiosidade genealogica para perceber a discussao da epoca ; estava com curiosidade de encontrar a razao genealogica dessa polemica e nada mais.
ao procurar nas ascendencias da casa de lavradio nao encontrava a pista dai ter levantado a questao para descobrir essa possivel ligaçao as raças na epoca consideradas impuras.
sei bem que aos olhos de hoje nao faz sentido nenhum esta discussao e que muito provavelment haveria muitos erros ,e que tudo indica que todos descendemos de todas as raças que por ca passaram.....
portanto nao e uma questao filosofica ou relegiosa mas uma simples curiosidade genealogica.
cumpriemntos
jmaqm

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#293688 | JoãoGaspar | 30 dez 2011 22:30 | Em resposta a: #293687

O Marquesado do Lavradio tem ascendência em Madalena de Granada e como tal sangue Islâmico, quanto aos Aveiro não estou seguro da razão.

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#294803 | jmaqm | 15 jan 2012 19:38 | Em resposta a: #293688

penso que nessa epoca o marques de lavradio nao tinha essa ascendencia ; com o casamneto do 1º marques entrou a ligaçao a casa de aveiro mas ao ramo primogenito e nao aquele onde se deu esse casamentos.
so mais tarde essa ligaçao (granada) entrou na casa de lavradio como entrou em todas as grandes casas por força dos muitliplos casamentos......

por isso continuo a nao encontrar a razao desta polemica nem na casa de gouveia aveiro nem na casa de avintes lavradio.......


cumprimentos
jmaqm

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#295947 | jmaqm | 29 jan 2012 10:51 | Em resposta a: #293646

caro Antonio
ao reler agora o teu comentario lembrei me que as 2 casas de que falas eram reputadas de puras conforme os textos que li recentemente, quer no Crepusculo dos grandes quer na Honra... do F Rego ).......
entao nem essas 2 casas ficavam de fora??....

por outro lado ao ver as nobres casas de portugal vi que os tavoras descendenm todos de joao esteves de azambuja (medico de D Joao I) que seria hebraico ( pag 145 do vol 4) o que afectou todas as casas grandes dessa epoca pelo que assim nao sei quem ficaria de fora??

ao ler estes textos e ao procurar ascendencias dos considerados impuros da me a sensaçao que seria mais intrigas/politica, do que outra coisa ou entao ignorancia porque de facto estariam todos "contaminados"

agradecia os teus comentarios

abraço
joao

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#295997 | abivar | 29 jan 2012 23:51 | Em resposta a: #295947

Caro João,

A referência que vi só envolvia a Casa de Angeja; falei nos Cadavais por causa de uma nossa conversa em que me dizias que pensavas ter lido que o "defeito de sangue" dos Angejas viria dos Cadavais. Relendo este tópico, a referência que encontro como origem do "defeito de sangue" dos Angejas é aos Aveiros; não terá havido confusão entre Aveiros e Cadavais nessa nossa conversa? Em qualquer caso, como eu escrevia na outra mensagem, o resumo da tal habilitação ia buscar uma ascendência remota sem referir como se fazia a ligação ao antepassado "infamado", mas pelo tom parecia que era já um caso conhecido... Um dia destes tenho de fazer uma busca nesses índices das habilitações para o Santo Ofício até à letra M para tentar reencontrar esse resumo. Tens a referência exacta dessa referência aos Angejas como "puritanos"?

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#296075 | jmaqm | 30 jan 2012 22:20 | Em resposta a: #295997

Boa Noite Antonio

a referencia foi no livro Crepusculo dos Grandes .....que conheces concerteza.
abraço
joao

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#308142 | jmaqm | 13 jun 2012 21:01 | Em resposta a: #294803

volto ao tema para saber se alguem sabe explicar este "misterio"

cumprimentos
jmaqm

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#308175 | JFRego | 14 jun 2012 14:52 | Em resposta a: #308142

Caro João Quintanilha, veja, sff, o seguinte: http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=2316905

diz respeito a um processo que, à época, gerou bastante polémica, tendo por base um caderno com notas infamantes a que não escapavam várias casas tituladas, entre as quais a dos condes de Avintes. António Baião publicou esta relação no tomo III, cap. V dos Episódios Dramáticos da Inquisição.

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#308699 | zamot | 20 jun 2012 21:49 | Em resposta a: #308175

Já tinha ouvido falar dos "puritanos" mas sempre pensei que era invenção. Quais as familias/casas que faziam parte deste grupo?

Resposta

Link directo:

RE: marqueses de lavradio e os puritanos

#308921 | jmaqm | 24 jun 2012 23:08 | Em resposta a: #308699

nas mensagens sobre este tema encontrara pistas de resposta a sua pergunta.
eu interessei me por este tema para saber da razao pela qual os Lavradios estariam fora desse grupo.
na realidade nao encontrei resposta nenhuma concreta.
por mais que visse as ascendencias diversas dos Lavradios nao encontrei pistas
uns dizem que vem pela casa de Aveiro mas ai tambem nao encontrei motivo que os diferenciasse de outras grandes casas.

cumpriemntos
joao Quintanilha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 12:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen