Zuzarte...judeus?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Zuzarte...judeus?

#291597 | Saba | 22 nov 2011 08:33

Seram todos os Zuzartes descendentes desta familia? Nao e' um apelido muito comum.

Processo de Zuzarte Lopes
31/01/1609 - 31/07/1611
Documento Composto
Di115 fl.; papel
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 16595
Estatuto social: 1/2 cristão-novo
Idade: 55 anos
Crime/Acusação: judaísmo
Cargos, funções, actividades: vivia por sua fazenda
Naturalidade: Tomar
Morada: Tomar
Pai: Pedro Zuzarte, cristão-novo, vivia por sua fazenda
Mãe: Catarina Álvares, cristã-velha
Estado civil: solteiro
Data da prisão: 09/03/1609
Sentença: auto-de-fé de 31/07/1611. Confisco de bens, relaxado à justiça secular.

-Luis Ramos
Seattle, Wa

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte...judeus?

#291613 | PAIVAMANSO | 22 nov 2011 12:16 | Em resposta a: #291597

Caro Luís Ramos, tenho muitos Zuzarte na família e alguns deles estão na base de dados deste Syte. Apesar de não perceber quase nada de genealogia, tenho a paixão de tentar ajudar a pesquisar nas árvores genealógicas de outros confrades pelo que, por falta de tempo, dos meus Zuzarte nada tenho organizado. Uma coisa é certa; Alguns Zuzarte, descendem de pessoas cujo apelido era Juzarte e foi modificado, por exemplo deste modo; José V. Zuzarte nascido cerca do ano 1765 era filho de Francisco B. Juzarte e subindo nesta árvore genealógica, encontra mais 13 gerações acima deste Francisco e todos com o apelido Juzarte. Sugiro que o Luís se associe ao Geneal-Plus, de modo a ter acesso a todas as árvores de costados da base de dados deste excelente syte, além de várias outras fontes , informações e vantagens. Já agora digo-lhe que com o apelido Zuzarte constam 340 pessoas nessas árvores de costados e do apelido Juzarte que muitas vezes são familiares, constam 613. Peço desculpa se expliquei isto de modo pouco perceptível. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte / Juzarte

#291614 | mpra | 22 nov 2011 12:22 | Em resposta a: #291597

Caro Luís Ramos:

Ele era apenas parte de cristão-novo, possivelmente ainda menos que isso. Por norma é difícil aferir se seriam judeus ou não apenas pelos seus apelidos. Juzartes / Zuzartes à partida não seriam cristãos-novos. É um apelido antigo. Muitas famílias de cristãos-novos deram primazia aos apelidos herdados das famílias de cristãos velhos com que se iam cruzando ou tomaram-lhes os nomes pelo baptismo (ou outra qualquer circunstância que escondesse a sua origem). Contudo, devo advertir que pela minha experiência, a maioria dos cristãos-novos preferiu tomar nomes que não se relacionassem com nenhuma linhagem, patronímicos como, Vaz, Fernandes, Anes, Mendes, Gonçalves, etc.. Outros tinham parte de cristãos-novos, mas usavam os nomes dos seus ascendentes cristãos-velhos. A confusão sobre determinados apelidos tem sido muita... nenhum apelido português (salvo raríssimas excepções) pode ser directamente conotado com uma família judia. Só a pesquisa e a prova documental podem dar-nos certezas de que um determinado antepassado era ou não cristão novo. O que lhe garanto é que todos os portugueses terão uma pinga de sangue judeu... Por volta de 1500, aproximadamente um quinto da população portuguesa era cristã-nova. Por norma, o que não é possível, é traçar linhas claras até esses ascendentes nem perceber se estes eram ou teriam tido antepassados judeus. O mesmo se aplica à maioria da nobreza e, isto apesar das investidas puristas do século XVII e XVIII para apagar essa evidência.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte...judeus?

#291616 | PAIVAMANSO | 22 nov 2011 12:39 | Em resposta a: #291613

Caro Luís Ramos, faltou dizer que na 12ª geração anterior a esse Francisco B. Juzarte chegamos a um Juzarte nascido em finais do século XIV, cerca do ano 1380, e assim sendo, facilmente se percebe a importância do acesso total a este syte. É claro que estes Zuzarte e Juzarte de que lhe falei são apenas alguns exemplos e não terão ligação com o Zuzarte Lopes que nos apresentou. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte...judeus?

#291617 | RCCORREIA | 22 nov 2011 13:53 | Em resposta a: #291613

Caro Jorge e demais confrades

Há algum tempo atrás o meu pai, licenciado em História e docente, agora reformado, referiu numa conversa a curiosidade de enquanto leccionava ter notado, numa região SW próxima de Coimbra, a frequente a troca dos fonemas e consequentemente dos seus grafemas "J" e "Z". Na altura lembro que nos rimos um bocado com alguns exemplos sobretudo porque ele decidira escrever no quadro a palavra como os alunos a diziam "Zanela"e então eles espantados lhe terem dito que não era com um "Z" daqueles mas com um "Z" dos outros (ou seja um "J").

Ora precisamente nessa região viveram alguns Juzartes que assim, presumo eu, se tornaram Zuzartes e assim o perpetuaram não sendo famílias distintas mas apenas grafadas de forma diversa.


Cumprimentos,
RCCorreia

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Zuzarte

#291623 | tmacedo | 22 nov 2011 15:10 | Em resposta a: #291597

Caro Luis Ramos,

Não há uma só família de Zuzartes ou de Juzartes, grafia antiga daquele apelido. A forma Zuzarte encontra-se mais em Montemor-o-Novo. Enquanto que a forma Juzarte é mais vulgar na região de Coimbra.

Mas, como disse atrás, sendo na sua origem um nome próprio escrito "JUZARTE", não creio que haja um único tronco.
É natural que alguns dos elementos que usem o apelido, como tantos outros, sejam cristão novos. Na sua génese o nome nada tem de hebraico. JUZARTE é corruptela do nome próprio LIZUARTE.

Felgueiras Gaio começa esta família num dito conde “ Elli Juzarte, ou Lizarte”, vindo de Inglaterra ou de França, que seria pai dum Gaspar, ascendente dos Juzartes de Monforte, e dum Rui, antepassado dos de Montemor-o-velho.

Nos livros da Chancelaria de D. João III, aparecem-nos com o nome próprio Juzarte, quatorze indivíduos com diferentes apelidos: Juzarte Afonso, Juzarte Agostinho (ascendente dos Juzarte de Andrade de Coimbra), Juzarte Galvão, Juzarte Gomes, Juzarte Gonçalves, Juzarte Henriques, Juzarte Lopes, Juzarte Luís, Juzarte Machado, Juzarte Martins, Juzarte Nunes, Juzarte Pinto, Juzarte Salvago e Juzarte Soares Galhardo (a quem foi concedido brasão de armas com as armas dos Galhardos). Não nos restam dúvidas que este nome próprio foi utilizado como patronímico e tornou-se identificativo duma linhagem, como sucedeu a muitos outros. Julgo haver, por isso, várias famílias com este apelido sem relação de parentesco entre elas.

O nome Lizuarte é igualmente comum na mesma época, provàvelmente uma diferente grafia do mesmo nome próprio.o Lizuarte é nome do rei de Inglaterra, personagem do “Amadis de Gaula”, romance de cavalaria medieval, que tão grande influência exerceu nos cavaleiros peninsulares. É significativo que Felgueiras Gaio comece a geração deste apelido num citado conde “Elli Jusarte ou Lisarte “. Quereria significar Juzarte ou Lizuarte? Creio que sim. E a passagem de um para outro poderia ter sido assim: Lizuarte – Izuarte – Iuzarte – Juzarte ou o inverso. Actualmente, na lista telefónica nacional, (www.118.pt), encontramos ainda muitos indivíduos com o nome próprio Lizuarte, sendo que a maioria são dos Açores.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte / Juzarte

#291631 | Saba | 22 nov 2011 17:08 | Em resposta a: #291614

Caro Colega,

O que diz faz muito sentido, mas eu nao encontrei apenas um Zuzarte/Juzarte, mas dezenas nos processos da inquisicao. Sendo apelidos nao muito comuns, intrigou-me.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte / Juzarte

#291638 | A. Luciano | 22 nov 2011 18:55 | Em resposta a: #291631

"... mas eu nao encontrei apenas um Zuzarte/Juzarte, mas dezenas nos processos da inquisicao."

Nos índices encontro 2 Juzarte e 7 Zuzarte (a que acrescem duas denúncias) mas certamente nesses e noutros serão referidos outros. O que já não acredito é que sejam identificados como cristãos-novos, digamos de raiz.

Como é consabido a Inquisição quando não identificava a parte - meio, mais de meio, um quarto e um oitavo, foram os que vi - tratava os cristãos-novos como os norte-americanos tratam os negros: tem algum sangue negro, é negro. Parece-me assim ter toda a razão o confrade que disse que esse Juzarte Lopes, mais certo não seria cristão-novo pelo costado Juzarte. Para isso acontecer, seria necessária uma de duas hipóteses: ou um judeu convertido ter adoptado o nome próprio Juzarte no baptismo, que considero improvável pois não escolhiam habitualmente nomes invulgares; ou ter tomado o apelido Juzarte do padrinho o que, não sendo impossível terá contudo muito baixa probabilidade de ter ocorrido.

De resto, apenas pelos dados dos índices on-line, ficará alguma dúvida num Pêro - que será o mesmo Pedro - que vivia de sua fazenda mas, mais uma vez, considero bem mais provável que a cristã-novice lhe viesse por costado que não Juzarte. Como exemplo imperfeito, dos processos que estudei, tenho por meados do séc. XVII em Ourique, um Gaspar Zuzarte, lavrador e capitão de Infantaria, c.c. Brites Lopes, ele cristão velho e ela filha de pai com parte de cristão novo e de mãe supostamente meia cristã-nova (seria provavelmente menos do que isso). No entanto, ela é identificada nos processos de sobrinhos como cristã-nova "tout-court" e não tenho qualquer dúvida que se o casal tivesse tido filhos, esses seriam para a Inquisição meios cristãos-novos, e quase certamente usariam Zuzarte.
Nos exemplos dos índices os primeiros 3 Zuzartes eram um quarto de cristãos-novos, a 4ª é filha de um Zuzarte e de uma Mendes, apelido este muito comum entre cristãos novos, a 6ª é explicitamente meia cristã-nova filha de um Manuel de Seça, cristão-novo e de uma Catarina Zuzarte, cristã-velha.

Sem discordar do confrade António Taveira, pois há efectivamente ditos cristãos-novos Juzarte e Zuzarte, o que já duvido é que um cristão-novo de primeira geração o fosse.
E também duvido que o nome Lisuarte/Jusarte tivesse tido expressão fora de famílias com acesso à cultura da cavalaria e que seriam exclusivamente da nobreza ou da alta burguesia letrada. Se em tempos recuados isso tivesse ocorrido, existiriam bem mais do que os poucos Lisuartes de hoje e esses, quase certamente com origem em tempos muito mais recentes em que filhos de famílias da burguesia já liam livros de cavalaria. Ainda conheci pessoalmente em Coimbra um dono de uma pastelaria de origem modesta mas que, vá-se lá saber porquê, gostava de ler livros sobre campanhas militares da antiguidade e daí um filho Vercingetorix e dois afilhados, Aníbal e Asdrúbal.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Zuzarte - complemento à mensagem

#291640 | tmacedo | 22 nov 2011 19:19 | Em resposta a: #291597

Caro Luis Ramos,

Como complemento à mensagem anterior disse que actualmente, na lista telefónica nacional, encontramos ainda muitos indivíduos com o nome próprio Lizuarte, sendo que a maioria são dos Açores.

Em Espanha, nomeadamente na Catalunha, a forma Lizarte ou Lisarte (certamente corruptela de Lizuarte) tem ainda hoje ampla divulgação. Essa mesma forma Lizarte é referida por Felgueiras Gaio, como alertei, quando começa a geração deste apelido num conde “ELLI JUZARTE ou LISARTE “.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Zuzarte - complemento à mensagem

#291660 | silvestre | 22 nov 2011 21:49 | Em resposta a: #291640

Descendo dos Juzarte/Zuzarte do Carregal do Sal e verifico nos registos mais antigos apatecia a grafia com J.
Um aspecto que também me desperta curiosidade nas armas desta família é a fivela, comum à Ordem da Jarreteira e que aparece também no Convento de Cristo de Tomar, de onde seria este cristão novo...

Vera

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Zuzarte - complemento à mensagem

#291661 | silvestre | 22 nov 2011 21:50 | Em resposta a: #291660

"aparecia"

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Zuzarte - complemento à mensagem

#291662 | tmacedo | 22 nov 2011 22:05 | Em resposta a: #291660

Cara confreira,

As armas desta família sugerem uma origem estrangeira, aliás como é referido pelos nobiliários. Não me parece que a fivela se possa associar à Ordem de Cristo, nem à exclusivista Ordem da Jarreteira. Em Tomar há elementos deste apelido pelo menos desde o século XVI. Mas, como já disse, nada nos permite associar o apelido (usado por várias pessoas sem relação de parentesco) ao povo hebreu. Antes pelo contrário, tudo leva a crer numa origem cristã de Rui Juzarte, que teria vivido no início do século XV, e de seu pai, o dito "conde Eli Juzarte ou Lizarte" que, segundo uns, teria vindo para Portugal na comitiva de D. Filipa Vilhena. Julgo que, sugestionados pelo nome que lhe é atribuído pelos nobiliários - ELLI - se ficciona uma origem hebraica.

Cumprimenros,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Zuzarte

#291666 | silvestre | 22 nov 2011 22:26 | Em resposta a: #291662

Caro António,

Ninguém sabe qual a origem, apenas supõe . Julgo que Eli Juzarte terá vindo, segundo a "lenda", na comitiva de D Filipa de Lencastre, Dama da Ordem da Jarreteira e esposa d'El Rei D. João I. Não de D Filipa de Vilhena que viveu 200 anos depois.

Cumprimentos

Vera

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#291668 | tmacedo | 22 nov 2011 22:41 | Em resposta a: #291666

Cara Vera,

Obrigado pela correcção. É óbvio que me queria referir a D. Filipa de Lencastre. Não há nenhuma referência contemporânea a Elli Juzarte ou Lizarte. Julgo tratar-se de um cavaleiro, Lizuarte de nome próprio, que terá sido pai de Rui Juzarte (este está documentado, passando a usar o presumível nome próprio do pai como patronímico) e avô de Pedro Rodrigues (Juzarte), Este último também está documentado como Pedro Rodrigues, pertencendo à casa do infante D. Pedro. Este Pedro Rodrigues foi pai de Vasco de Oliveira (Juzarte) que também aparece referido como Vasco Rodrigues. Viveu Vasco de Oliveira no final do século XV, início de XVI, em Montemor o velho sendo o tronco dos Juzarte de Andrade de Montemor o velho. No ramo mais conhecido da sua descendência, o dos correios mor de Coimbra houve vários familiares do Santo Ofício. O que por si só não exclui uma origem x.n.

Mas, como disse, haverá muitos outros Juzartes sem relação de parentesco com estes. Como os Rodrigues e Fernandes não descendem todos do mesmo Rodrigo ou Fernando. Só a invulgaridade do nome próprio Juzarte e Lizuarte cria, em gente menos bem informados essa ilusão.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Zuzarte...judeus?

#361072 | A. Oliveira | 05 set 2015 14:35 | Em resposta a: #291597

Boa tarde,
Estou a fazer a minha árvore genealógica e encontrei os seguintes familiares com este mesmo apelido:

- Filipa Zuzarte (natural do Infesto, S. Miguel, Penela), casada em 2/9/1675 com António João (natural das Palras, S. Miguel, Penela) e moradores nas Palras, S. Miguel, Penela;

Pais de,

- Francisca Mendes Zuzarte (nascida em 2/4/1683 em S. Miguel, Penela), casada em 10/1/1701 com João Mendes.

O apelido Zuzarte desapareceu da minha família e ainda não consegui identificar os pais da Filipa Zuzarte. Desconhecia a versão Juzarte mas Como Penela fica no caminho de Tomar de quem parte de e para Coimbra e os grandes proprietários de terra de Penela também o em em Montemor-o-Velho faz sentido esta grafia nos meus ascendentes.

Caso alguém me possa ajudar a saber mais alguma coisa da minha família, ficaria muito grato.

Américo Oliveira

Resposta

Link directo:

Zuzarte...judeus?

#453792 | NZUZARTE | 03 mai 2024 10:11 | Em resposta a: #291597

Bom dia!
Encontrei este tópico por acaso !
Por falta de tempo , ainda não me dediquei a este tema( a origem do meu apelido) . A maioria dos Zuzartes que conheço são maioritariamente do Alentejo e da zona de Castanheira de Pêra e Concelho de Penela . A minha curiosidade adensa-se ainda mais , quando me parece que a maioria da sua origem se encontra na zona de implantação do islamismo (do Mondego para baixo) e das áreas da sua maior expressão no território atualmente Português . Mas é só a minha teoria !Conheci um Zuzarte do Brasil , cuja origem da sua família (bisavó ) era de Viavai (Penela ). Fiquei curiosa também com a pesquisa do Srº Américo Oliveira uma vez que a zona de "trás da serra " era habitada por muitos Zuzartes. Quando teriam sido fundadas essas aldeias ? Qual a finalidade ? Clima agreste de montanha , mas no fundo da montanha tinham água ? A poucos kms exploração de recursos mineiros?

Obrigada a quem puder ajudar.
Obrigada
NZuzarte

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 18:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen