Origem do nome Cró

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Origem do nome Cró

#16056 | Jurema | 20 jan 2002 13:04

Quem souber e puder me dizer a origem do sobrenome CRÓ, ficarei muito grata.
A família é da Ilha da Madeira.

Abraços,

Jurema
(Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#16060 | Genea Portugal | 20 jan 2002 14:38 | Em resposta a: #16056

Jurema,
Cró é um lugar da freguesia de Seixo de Côa, no Concelho do Sabugal. Poderá assim a família ter origem no nome desse lugar. Existem na nossa base de dados pessoas com esse sobrenome (veja http://www.geneall.net/familias/fam_names.php?id=1592 ), mas desconheciamos a existência de tal família na Madeira.

Na Madeira existe uma Família com o sobrenome Cré, ou Acré, descendente de Guilherme Acré de nacionalidade inglesa, que se estabeleceu na Ilha de Porto Santo por volta de 1500. Casou com Isabel Anes, filha de Gomes Eanes, de Ponta do Sol (Ilha da Madeira), de quem teve Margarida Cré. Esta por sua vez casou com Pedro Vieira de Viveiros, fidalgo de Machico (Ilha da Madeira) de quem teve sete filhos.

Cumprimentos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#16116 | GML | 21 jan 2002 21:51 | Em resposta a: #16056

Cara Jurema,

Tanto quanto sei, o nome Cró é de origem Irlandesa. A minha mulher descende desta família, mas não conheço nenhuns detalhes sobre a sua origem ou razão pela qual um dos seus membros se fixou em Portugal.

Cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#16141 | Jurema | 22 jan 2002 13:20 | Em resposta a: #16116

Olá Gui

Obrigada pela atenção.
No próprio site do Genea Portugal, traz uma família de nome Cró, mas não sua origem.

Cumprimentos,
Jurema
(Brasil- SP)

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#16142 | Jurema | 22 jan 2002 13:24 | Em resposta a: #16060

Genea,
Obrigada pela informação. Já pesquisei este nome nesta página. Já vi tbem a ávore de costado Cró. Mas não consta suas origens.
A família a que me refiro, mara em Sto. Antonio no Funchal.

Cumprimentos,
Jurema.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#23646 | Cacro | 30 jun 2002 18:12 | Em resposta a: #16056

Jurema, assim como você, também ando pesquisando a origem do nome Cró. Achei no um rio com esse nome que fica no vale c
do Côa. A minha origem também é da Ilha da Madeira, meu avô e pai eram Madeirenses.
Todos os Crós que conheço são meus parentes, tios, tias, primos e primas, segundo meu pai alguns primos dele imigraram para a Venezuela, então talvez tenha Cró por lá.

Carlos Alberto Cró

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#23674 | Jurema | 01 jul 2002 12:35 | Em resposta a: #23646

Olá Carlos Alberto,

Primeiramente, obrigada por me escrever.
Este nome não é meu, e sim de uma sobrinha que está procurando, a origem do Cró. Vou falar com ela, pois meu cunhado, é Cró, natural de Funchal, de uma família de 6 ou 7 irmãos, e tb tem uma irmã que mora na Venezuela.
Será que são parentes? E vc onde mora? Na Ilha da Madeira?
Escreva-me, contando sobre vc.

Um abraço,
Jurema.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#23690 | Cacro | 01 jul 2002 15:29 | Em resposta a: #23674

Jurema, sou brasileiro natural de Santos, atualmente morando em São Bernardo do Campo.
Meu pai era natural do Funchal, Madeira. Talvez o seu cunhado e eu temos algum parentesco, mesmo que distante. Todos os parentes diretos, irmãos de meu pai vieram para o Brasil.
Num programa da RTPi, falaram que todos os Crós originarios da Madeira são parentes.
Em Goiania (GO) tem Cró, tambem.

Carlos Alberto Cró

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#23699 | Jurema | 01 jul 2002 15:43 | Em resposta a: #23690

Carlos Alberto,
Escreva-me para meu e-mail, jgmiguel@terra.com.br
Porque após as 15 horas não podemos mais contactar através do SAPO. O acesso fica restrito.
Nós moramos na Penha, Capital.
Fale-me dos nomes dos seus avós, pai e tios.
Sei que meu cunhado,tem um irmão e uma irmã que moram na Venezuela. Ela chama-se Ana Maria ele, Crisóstemo.
Será que voce ou seus parentes os conhece?
Uma pergunta; vc faz a genealogia da familia, ou apenas quer saber a origem dos Cró?
Disseram-me que vem da França. Será verdade?
Escreva-me,
Jurema.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#23727 | gafanhoto | 01 jul 2002 23:43 | Em resposta a: #23699

Olá a todos

O que vou dizer é apenas um tiro no escuro, mas pode ser que ajude!

Estive a ler todas estas msgs e alguém lá atrás diz que é de origem irlandesa.

Em quase todas as zonas onde se fixaram ingleses no passado, sobretudo no Porto e Madeira, sob esta designação "popular" nem todos eram verdadeiramente ingleses mas também escoceses e irlandeses.

E sendo assim há um nome irlandês que é Crow, que se pronuncia "cró" e é muito natural que passasse a ser assim escrito em português, mas isto é apenas uma especulação.

VG

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#24338 | Cacro | 14 jul 2002 12:59 | Em resposta a: #23699

Jurema, achei em Espanha uma Praça Cró, pelo visto o nome Cró esta espalhado pelo mundo.
Enviei e-mail como voce pediu e não obtive resposta.

C.A.Cró

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#24342 | orgc | 14 jul 2002 14:07 | Em resposta a: #24338

Caros Confrades
Desculpem a intromissão,e não será da mesma família,aqui referida,mas sabe-se lá... lembrei-me de apelido semelhante-do rei de armas Portugal Jean du Cros,cujo brasão segundo inv. de António Machado Faria figura no Livro do Armeiro-Mor.(v/Uma Interpretação Histórico-Cultural do Livro do Armeiro-Mor-de Francisco de Simas Alves de Azevedo-Lx.1966-n/cap.II.fls 51).
Cumprimentos amistosos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#24344 | aeiou2 | 14 jul 2002 14:12 | Em resposta a: #23699

Exma Senhora
Não lhe sei dizer nada sobre a origem da família Cró,mas nos registos paroquiais de casamentos Arquivo da Ilha da Madeira encontrei:
-João Maria Vieira Cró cc Matilde Augusta de Macedo,Santa Maria Maior,Funchal 1881,liv.2133,fols.19
-Manuel de Freitas Cró cc Antónia de Jesus,Machico,1877,liv.2843,fols.24
-Manuel de Jesus Cró cc Margarida de Jesus*,Tabua.1873,liv.3859,fols.5vº

*não sei o que significa
Pedindo os respectivos assentos e/ou andando para trás talvez apurem mais alguma coisa.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#24365 | Jurema | 14 jul 2002 16:23 | Em resposta a: #24344

Cara Maria,

Obrigada por enviar-me tais informações.
Ficarão anotadas e se for necessário,as encaixarei nos meus dados.
Cumprimentos

Jurema - Brasil-

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#24370 | aeiou2 | 14 jul 2002 16:48 | Em resposta a: #24342

Caro amigo
É sim senhor e segundo a G E L B,vol 8,pags,138 João du Cros,iluminador e autor do códice iluminado (1509)no tempo de D.Manuel I.
Era um fidalgo francês e sucedeu no cargo a João Rodrigues.Pode realmente ser a origem do apelido Cró.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#45190 | Jó Carvalho | 17 jul 2003 03:43 | Em resposta a: #16060

Caros confrades:
Confirmo que na Madeira há muita Gente com o apelido Cró, já que o mesmo é bastante comum. Pude aperceber-me desse facto quando da minha estadia na Ilha,na qual estive por motivos profissionais.
J.C.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#68052 | Danilocro | 21 jun 2004 18:42 | Em resposta a: #16056

Sou Cró e moro em Goiânia - Go, tenho mais dados sobre a família, na qual vieram para o Brasil em 1920, se quiseres solicite meu contato ao genea.Já contactei com o Carlos Alberto Cró e estamos trocando informações.

Obrigado
Danilo Cró

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#68149 | Danilocro | 22 jun 2004 20:34 | Em resposta a: #16056

Prezado Jorge Augusto

Seu contato através de e-mail retornou, favor repassar novo e-mail válido, para podermos nos corresponder...
aguardo notícias.
Danilo Cró

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#68177 | camisao65 | 23 jun 2004 13:58 | Em resposta a: #68149

Caro Danilo,

Se me permite, julgo ser (espero que não), uma brincadeira de mau gosto.
Se reparar, a junção dos dois apelidos do distinto confrade, dão a palavra croquete, o que em português que dizer algo de salgado que se usa como aperitivo antes (ou mesmo) às refeições.
Espero estar enganado a esse respeito, e se assim for, adianto já as minhas desculpas ao distinto confrade Jorge Augusto, que assina com o nome feminino de Flô.

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#68568 | Micin | 28 jun 2004 20:47 | Em resposta a: #16142

Jurema , meu pai e tios nasceram em sto antonio no funchal e o sobrenome é cró
moro em são Paulo capital

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#70009 | virgilio31 | 21 jul 2004 09:29 | Em resposta a: #16060

confirmo !
As termas do cro encontram-se na freguesia de Rapoula do Coa, conselho de Sabugal
algumas informaçes na http://rapoula.free.fr

From France ;-))

MpC

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#84874 | paguiar | 21 fev 2005 19:20 | Em resposta a: #16056

Caros confrades.
Porque só agora me registei neste forum do Genea, não estranhem repescar este tópico que aparentemente já foi abandonado há 2 anos e meio.
Também eu tenho uma costela Cró, a mesma de minha prima cas. c. o Gui Maia de Loureiro, que aqui interveio em 21.1.2002.
Efectivamente, o nosso ramo tem origem na cidade de Korq, na Irlanda, por via da varonia de José Maria Cró cas. c. sua prima co-irmã Maria Rosa do Espírito Santo (aqui no Genea).
Este José Maria Cró, nascido em 1787 em Lisboa e aí bapt. em S. Pedro de Alcântara, foi filho de João Cró (ou Coró, cf. ortografia usada pelo padre em 1773 no reg. de casamento), nat. da freg. de S. Paulo, Korq, Irlanda, fal. antes de 1.2.1811, e de sua mulher Dionízia Maria, nat. de S. Julião do Tojal, Loures, Lisboa, os quais se casaram a 21.2.1773 em Bucelas, Loures (ANTT, Loures, Bucelas, L.º C.1, pp. 196 e v.º).
Ele, João Coró (ou Cró) era filho de outro João Coró e de uma Maria de Candre (?), aparentemente moradores que foram naquela freg. de S. Paulo, em Korq, Irlanda.
Sempre ouvi na família que o nome original não seria Cró, mas sim outro diferente, talvez Croft. E assim, talvez que o “tiro no escuro” dado pelo VG Gafanhoto em 1.7.2002 neste tópico, não tenha errado tanto o alvo como ele supõe. Nada consegui apurar sobre essa questão, mas qualquer achega complementar é bem vinda.
E já agora ponho outra questão:
José Maria Cró (o primeiro da minha família a nascer em Portugal) e sua mulher Maria Rosa do Espírito Santo, cas. a 1.2.1811 em Lisboa, Santa Justa, foram pais de meu trisavô António Leocádio Ferreira Cró, nasc. a 9.12.1824 na mesma freguesia, que foi tenente de Cavalaria e que veio a fal. a 7.10.1852 (AHM, Proc.º individual) com apenas 28 anos incompletos. Não encontrei referência ao local do óbito, mas também “corria” na família que terá falecido na Ilha da Madeira. Porquê ? não descobri. Talvez que para aí tivesse ido para curar alguma doença.
Vejo agora por este tópico que existe uma colónia de Crós na Ilha da Madeira, pelo que não deve ser coincidência o facto de o meu trisavô para aí ter ido e aí estivesse quando faleceu.
Se alguém consultar os registos de óbitos da Ilha da Madeira (não sei a freguesia) e confirmar aquele assento de 7.10.1852, agradeço uma informação aqui para o forum.
Obrigado
António Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#100698 | J MC | 17 set 2005 00:11 | Em resposta a: #23646

Caro Carlos Alberto Cro,
sou um Cró, ou Cro (depende de quem escreve porque em português se lê da mesma forma.
E toda a minha família é Cro. Uns - grande parte, são Rodrigues Cró. Quase todos com origem na Freguesia de Santo António, Ilha da Madeira, Portugal. Estão espalhados pelo mundo.
Existem Cro onde existem madeirenses emigrados.
Se vieram da Irlanda como parece (Crow ???) fica explicado a minha atracção pelo doces, a tentação pelo Jameson e a nostalgia pela música....
JMR RODRIGUES CRO

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#104526 | lino | 04 nov 2005 17:02 | Em resposta a: #84874

Caros confrades:

Sobre familia Cró, existe uma familia ( ou várias) e são todos naturais da Freguesia de Santo António concelho do Funchal,conheço alguns deles, e por certo tenho um primo casado com uma Cró de lá. Se necessitarem de algo mais esó dizerem

Cumprimentos

Carmen Lino

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#224499 | tadeusd | 21 mar 2009 14:46 | Em resposta a: #104526

Caros Cró.Não faço parte da vossa família mas tive o prazer de conhecer alguns Crós e talvez a sorte de conhecer alguns dos melhores uma vez que os que conheci eram e são pessoas com uma postura muito boa quer de educação quer de seriedade.Agora em relação ás várias hipoteses do Forum tive uma conversa em tempos com um descendente da família Crawford qou existe aqui na Ilha da Madeira qie me disse que os Crós teriam a mesma origem que os Crawford e que a mudança do nome teria sido por ao longo de gerações alguns ramos terem perdido o contacto com a lingua de origem da Família .E de facto a fonética de Cró é igual à primeira parte do nome Craw - ford.Aí fica mais uma achega que por ter sido dita por um Crwford conhecedor de alguma genealogia da Madeira penso que terá algum fundamento.Miguel FF

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#230393 | paulo ferrao | 24 mai 2009 20:26 | Em resposta a: #224499

sou filho de um Cró , a familia já mora a geraçoes na zona de Mortagua , Portugal ... nao tenho conhecimento das origens da Madeira , sei que uma tia do meu pai foi para o Brasil.

A familia Cró da zona da Mortagua era dona da Industria de Madeira naquela zona .

Nao sei a origem da mesma ( nome ) só sei até ao meu Bisavo , que era um homem muito poderoso e rico , pois meu pai ainda se lembra de miudo com 5 anos em 1945 , tempo da segunda guerra mundial que ele reunia a familia e amigos ( 40 pessoas ) na ceia de Natal com uma mesa que nao faltava nada ... e nessa altura muita gente passava fome .Meu pai diz que eram muito ricos .

A minha avó Cró saiu do seio da familia e cortou relaçoes com a mesma devido aos irmaos querem poderar-se da herança e Imperio que meu Bisavo construi ... parece que ate existiu um assassinat ....... assim nós ficamos afastado da mesma e pouco tempo depois imagraram para as colonias ( moçambique ) . Meu pai e tios , nao sabem do resto da familia .

Mas como era mulher o nome de Cró se extinguio na minha geraçao , pois nao obtenho o apelido . Mas no meu filho acresceitei o apelido Cró em homenagem a minha avó que foi sempre um idolo para mim, e apesar do que lhe fizeram no meu sangue tambem corre o Cró.

Sei tambem que os irmaos da minha avó foram viver para Lisboa , por isso desconhecia a fluencia que o nome Cró tem na Madeira .

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#230403 | FGR | 24 mai 2009 21:58 | Em resposta a: #230393

Caro Paulo Ferrão

Qual a sua relação com o Comandante Armando Manuel Cró de Almeida Brás, de Mortágua?

Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#230435 | paulo ferrao | 25 mai 2009 14:28 | Em resposta a: #230403

Caro Filipe

Apos ter telefonado ao meu pai e meu padrinho que sao irmaos Cro de Mortagua , conclui que meu pai nao se lembra pois tem 68 anos e nao se lembra muito dos Cró.

O meu padrinho e tio ( irmao do meu pai ) conhece pelo nome mas nao tem a certeza , pois ele diz que o nome deve ter a ver com o Comandante da Força Aerea ou Piloto Comercial de aeronaves que trabalhou em Moçambique e parece que viveu em Maputo .... lembra-se de um Comandante Cro de Bras , pois ele apanhou uma vez um aviao que o piloto era ele ..... se esse é o tal Comandante entao somos primos de certeza confirmado pelo meu tio que conhece a existencia do mesmo .... voce por acaso o conhece ou é de familia ?

cumprimentos Paulo Ferrao

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#230438 | FGR | 25 mai 2009 15:03 | Em resposta a: #230435

Caro Paulo

Trata-se do próprio Comandante da Força Aérea e da DETA, homem de 63 anos. Não o conheço mas sei que tem um filho com uma prima minha, já falecida, que mora em inglaterra mas não tenho o contacto dele. Gostaria apenas de saber se esse filho teria algum filho.

Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#230505 | paulo ferrao | 26 mai 2009 12:05 | Em resposta a: #230438

Caro Filipe

é mesmo esse o Sr , confirmado pelo meu padrinho , mas como já disse nao sabem a historia da familia apesar de sermos primos .... teria que ir a Mortagua para averiguar o historico atraves de pessoas da familia .

De nada sabemos da familia ou onde param , a minha avó era a Clementina Cro , Tia do comandante , mas nao posso ajuda-lo por falta de informaçao , porque tambem a minha avó já faleceu á uns 20 anos , e ate ao falecimento dela , ainda me lembro com os meus 15 anos ir visitar alguma familia Cro na Mortagua , mas na lembro das pessoas já lá vai 25 anos que nao vou á Mortagua .... desejo sorte ao Filipe a encontrar quem procura e se por ventura eu souber de alguma coisa lhe aviso ... pois ainda tenho umas tias da parte do meu pai ( e avô ) em Carregal do Sal que podem saber algumas noticias.

Cpts Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#230508 | FGR | 26 mai 2009 12:18 | Em resposta a: #230505

Caro Paulo

Presumo então que a sua avó seja a irmã de Licinia Maria de Almeida Cró, mãe do Comandante. Chegou a conhecê-la?

Cpts,
Filipe Gonzaga

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#230967 | paulo ferrao | 31 mai 2009 22:50 | Em resposta a: #230508

Boas Filipe

demorei tempo a obter a resposta porque nao é facil ..... o meu tio Vivaldo Cro Ferrao diz que JULGA QUE A LICINIA É SOBRINHA DA MINHA AVO CLEMENTINA , mas tem duvidas pois nao se lembram .

Gostaria de poder ajudar a encontrar o seu familiar o que é dificil mas nao é impossivel e digo isso por experirencia . Se precisar de algo me avise

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#255741 | paulo ferrao | 01 jun 2010 01:28 | Em resposta a: #230393

Boas Filipe

demorei tempo a obter a resposta porque nao é facil ..... o meu tio Vivaldo Cro Ferrao diz que JULGA QUE A LICINIA É SOBRINHA DA MINHA AVO CLEMENTINA , mas tem duvidas pois nao se lembram .

Gostaria de poder ajudar a encontrar o seu familiar o que é dificil mas nao é impossivel e digo isso por experirencia . Se precisar de algo me avise

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome CRÓ

#255818 | Cacro | 01 jun 2010 21:53 | Em resposta a: #255741

A todos, no Orkut brasileiro temos uma comunidade "Familia Cró", se quiserem podem acessar e talvez se for de interece participar também.

Cacró

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 18:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen