Armas na família Almada Burguete - interpretação?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Pessoas

Armas na família Almada Burguete - interpretação?

#292015 | Pedro França | 28 nov 2011 23:57

Caros confrades:

O meu primo Rui de Almada Burguete pediu-me que o ajudasse a interpretar dois escudos de armas existentes no lado Almada Burguete dele e que se encontram na sua posse. Um consta de um anel com brasão e outro consta de brasão gravado numa cigarreira. Tenho as fotografias de ambas as peças, as quais fotos são de ótima execução.
Quanto ao primeiro caso não tive dúvidas, é em tudo muito semelhante ao que consta do anuário da nobreza, vol. III, tomo IV de 2006, pág. 225 e segs., embora com algumas diferenças, pois no anel o escudo vem esquartelado - I/Freires, II/Almadas, III/Sousas (do Prado), IV/Castros (de 6 arruelas). Não traz Gamas. Tem coronel de nobreza, coroa de marquês.
Quanto ao segundo caso este é mais complicado pois oferece dúvidas já que tudo leva a crer que se trata de contributo do lado Burguete Magalhães e Oliveira, oriundo de Mação. Por aquilo que me foi dado perceber, o escudo é esquartelado sendo a disposição dos quartéis como segue: II/Oliveiras, III/Correias, IV/Tavares (cinco estrelas de seis raios em sautor). Resta-me o 1º quartel do escudo o qual apresenta cinco figuras iguais, em sautor, que não consegui identificar. Como coronel de nobreza traz um elmo com timbre que aparenta tratar-se de uma ave (?).
Alguém quer dar o seu contributo? Ficava bastante grato.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Armas na família Almada Burguete - interpretação?

#292028 | JoãoGaspar | 29 nov 2011 13:13 | Em resposta a: #292015

Caro Pedro França,

Que informações tem sobre os Burguete Magalhães e Oliveira de Mação?

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Armas na família Almada Burguete - interpretação?

#292090 | Pedro França | 30 nov 2011 18:24 | Em resposta a: #292028

Oi, João:

Já tinha visto a sua mensagem mas não tinha tido tempo de lhe responder.
É assim: aquilo que eu sei sobre os Burguete Magalhães de Oliveira de Mação é apenas acidental e limita-se ao que está escrito no anuário da nobreza que eu refiro na minha mensagem inaugural.
Falta-me desvendar o apelido constante no 1º quartel do escudo que eu foco naquela.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Armas na família Almada Burguete - interpretação?

#292091 | JoãoGaspar | 30 nov 2011 19:22 | Em resposta a: #292090

Pedro,

Penso que este assento que tenho em Santa Maria de Mação o possa ajudar:

1816 * Maria (Vila de Mação),
Filha de José Pedro de Magalhães Metello Correia e Oliveira, Tenente-coronel de Milícias do Regimento de Castelo Branco. Natural e morador da Vila de Mação e de sua mulher D.Joana Nepomuceno Burguette de Oliveira Barata, natural de Abrantes.
Neta Paterna de: António Manuel Metello Correia e Oliveira e de sua mulher Maria de Magalhães Tavares da Fonseca. (Naturais de Mação)
Neta Materna de: José Francisco Xavier Burguette de Oliveira e Sousa e de sua mulher Jacinta Barata Pimenta Grandio. (naturais de Abrantes)

Penso que os Metello Correia e Oliveira estavam ligados aos Morgados de Seixas , pelo menos os Seixas estavam ligados aos Oliveiras de Mação o que poderá ser uma pista para o primeiro quartel do escudo e seu timbre. Mas ao mesmo tempo sei também que os Morgados de Tavares e os Morgados de Seixas de Mação eram rivais.
Diga-me de sua justiça.
:)

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Armas na família Almada Burguete - interpretação?

#292099 | Pedro França | 30 nov 2011 20:45 | Em resposta a: #292091

Caro João:

Pois, esse troço de árvore genealógico vem expresso no anuário da nobreza, já o tinha analisado e aproveitado para tirar algumas conclusões mas, a dúvida quanto ao 1º quartel de um dos brasões mantém-se.
De toda a maneira agradeço o seu interesse e contributo.
(Creio que temos parentesco comum do lado maçanense, não?)

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Armas na família Almada Burguete - interpretação?

#292108 | JoãoGaspar | 01 dez 2011 00:47 | Em resposta a: #292099

Será Seixas?

Quanto ao nosso parentesco por Mação creio que sim, embora eu tivesse o dever de ter avançado mais no estudo da Vila de Mação! Aguardo o E-tombo sobre Mação, mas parece que nem tão cedo teremos acesso.

Abraço

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Armas na família Almada Burguete - interpretação?

#292141 | Pedro França | 01 dez 2011 20:07 | Em resposta a: #292108

Olá, João:

Pois, esse parentesco possível somos capazes de o ter, vou ter de aprofundar mais sobre Aboboreira e Panascoso - estas são as referências toponímicas de origem de alguns dos meus ascendentes.
Estive a ver o armorial lusitano e, quanto a haver Seixas (pombas) no brasão, nada do que lá vejo, ainda que em sautor também, corresponde a Seixas. Os Tavares, Oliveiras, Correias estão representados nos outros quartéis do escudo.
Vamos aguardando por mais achegas. O que serão de facto aqueles conjuntos de traços seguidos na vertical, cinco vezes?...

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Armas na família Almada Burguete - interpretação?

#292307 | Pedro França | 05 dez 2011 02:29 | Em resposta a: #292141

Insisto neste tópico...

Resposta

Link directo:

RE: Armas na família Almada Burguete - interpretação?

#292320 | RCCORREIA | 05 dez 2011 10:56 | Em resposta a: #292015

Caro Dr .Pedro

Quer enviar-me as fotos das armas para o meu e-mail? Daria algum jeito ver do que fala relativamente ao 1º quartel.

Cumprimentos
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Armas na família Almada Burguete - interpretação?

#298851 | stilet | 04 mar 2012 19:55 | Em resposta a: #292015

Sei a que se referem essas Armas e familia, envie fotos sff para stilet arroba hotmail ponto com

Resposta

Link directo:

RE: Armas na família Almada Burguete - interpretação?

#298852 | stilet | 04 mar 2012 19:57 | Em resposta a: #298851

P.F.T.

Resposta

Link directo:

RE: Armas na família Almada Burguete - interpretação?

#301429 | Pedro França | 31 mar 2012 03:16 | Em resposta a: #292307

Caros confrades:

Já descobri qual é a figura do 1º quartel do escudo que eu tanto procurava. Hoje resolvi pegar novamente neste assunto e, uma vez que havia digitalizado a fotografia do brasão no anel, foi mais fácil: pude ampliá-la. Aí é que se me fez luz, o quartel é de "Freires": lá está a banda (no anel está em contrabanda), de vermelho e abocada por duas serpes; nota-se que o fundo do escudo é de verde. Não tem timbre e, como coronel de nobreza, uma coroa de marquês.

Boa continuação e obrigado aos que tentaram contribuir para a solução do enigma.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Armas na família Almada Burguete - interpretação?

#302022 | Pedro França | 06 abr 2012 19:43 | Em resposta a: #301429

Caros confrades:

Afinal, tenho de voltar aqui! Eu não acredito! Uai!!!! Em vez da foto da cigarreira estive com a do anel, aquela que eu já havia decifrado antes.
Pois, volta tudo ao princípio mas com uma nova questão. Deixei de lado os brasões publicados no Armorial Lusitano e consultei os dois volumes do brasonário de Armando de Matos que existe na BGUC. Tanto numa obra como noutra, para o caso do 1º quartel do escudo, o apelido que mais se aproxima do grafismo é o apelido "Centeno": tudo lembra os cinco molhos de espigas em sautor; o timbre é uma ave (águia?) de asas estendidas...
Mas pergunto: os Burguetes têm ou tiveram alguma coisa a ver com Centenos? Na descrição que consta do Anuário da Nobreza - Tomo IV - vol. III, de 2006, as págs. 229-230 - não vejo ligação com tal apelido. Noto, contudo, que nessa família corre representação dos Madeiras da Sertã, mas este apelido tem figuradas cinco cabeças de águia em aspa (sautor) o que em nada corresponde ao que está representado no 1º quartel do brasão.
Bom, continua a saga. Algum contributo? Ficou alguma coisa por dizer? Como já referi antes, o II quartel é "Oliveira", o III - "Correia", e o IV - "Tavares". Falta o 1º.

Abr., e boa Páscoa,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 00:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen