Adoptado por casal de Judeus (cristãos-novos)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Adoptado por casal de Judeus (cristãos-novos)

#292038 | LBolacha | 29 nov 2011 16:44

Caros confrades

Numa leitura de bachareis, deparei-me com o investigado a defender-se da fama de ser descendente de judeus referindo que o seu avô não seria filho de um conhecido cristão-novo mas apenas que se tinha criado na sua casa, tendo o dito ex-judeu sido seu pai adoptivo.
Face ao preconceito que havia na época gostaria de saber se algum confrade me pode indicar que tal fosse uma situação recorrente, ou se seria apenas uma estratégia para renegar os seus antepassados e puder aceder a determinadas posições sociais.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Adoptado por casal de Judeus (cristãos-novos)

#292176 | JFRego | 02 dez 2011 11:03 | Em resposta a: #292038

Face ao pedido supra e a dúvidas frequentes sobre a questão colocada, relativa às controversas questões de pureza, "puritanismo" na nobreza portuguesa, etc, permito-me sugerir:

FIGUEIRÔA-REGO, João de, «A Honra alheia por um fio»: os estatutos de limpeza de sangue nos espaços de expressão ibérica (sécs. XVI-XVIII), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/ Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2011, 700 pp. ISBN: 978-972-31-1393-8

linK: http://www.guardamor.com/livro.php?id=1568

Resposta

Link directo:

RE: Adoptado por casal de Judeus (cristãos-novos)

#292292 | LBolacha | 04 dez 2011 23:07 | Em resposta a: #292176

Muito obrigado pela sugestão de bibliografia. Irei tentar encontra-lo em alguma biblioteca perto de mim.
Por enquanto e visto parecer entendido do assunto, julga se tratar de uma situação vulgar?

Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 16:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen