Software para biblioteca

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Software para biblioteca

#292114 | fsomr | 01 dez 2011 10:27

Alguém tem conhecimento de um bom software para organizar uma biblioteca caseira?
Cts
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Software para biblioteca

#292115 | LCM | 01 dez 2011 11:51 | Em resposta a: #292114

Gabo-te a coragem de te meteres nisso! Eu vou confiando na minha (boa) memória para encontrar o que procuro...

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Software para biblioteca

#292116 | fsomr | 01 dez 2011 11:54 | Em resposta a: #292115

É que já começo a comprar livros em duplicado ...

Resposta

Link directo:

RE: Software para biblioteca

#292118 | fsomr | 01 dez 2011 12:25 | Em resposta a: #292116

AlGuém conhece o Libra?

Resposta

Link directo:

RE: Software para biblioteca

#292119 | QuintaVale | 01 dez 2011 12:29 | Em resposta a: #292116

Método simples barato eficaz, uma folha exel numero 1,2,3, e assim de seguinte, antes de comprar um livro devemos saber o nome, vamos lá e ajuntamos o novo se ao introduzir o nome ele aparece é sinal que já existe, depois pode-se complicar essa folha a necessidade.

Resposta

Link directo:

RE: Software para biblioteca

#292154 | chartri | 01 dez 2011 22:13 | Em resposta a: #292116

Eu uso o CLZ Books HD. Bom, fácil e permite ter a lista no nosso PC, mas também numa pagina na internet. Tal tirar duvidas quando vamos comprar o livro
Cumprimentos
Ricardo Charters d Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Software para biblioteca

#292161 | scamaro | 01 dez 2011 23:14 | Em resposta a: #292154

estou começando a experimentar o MiniBiblio, da Athenas. www.athenas.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Software para biblioteca

#292203 | g. teles | 03 dez 2011 01:55 | Em resposta a: #292114

Caro Francisco,

Ao contrário do jovem Lourenço, eu também já começo a sofrer do mesmo problema (comprar livros repetidos) e por isso comecei há tempos a usar o BookCat (http://www.fnprg.com/bookcat/).

Tem bastantes funcionalidades, algumas das quais não precisaremos de utilizar numa biblioteca caseira, mas dá para usar no essencial.

Um abraço,
João Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: Software para biblioteca

#292264 | chartri | 04 dez 2011 16:53 | Em resposta a: #292161

Mas use o http://www.collectorz.com/book/ que ja vai na 8 versão e é muito bom. Pode ser convertido para o uso da lingua portuguesa. Regista automaticamente o livro só colocando o ISBN

Resposta

Link directo:

RE: Software para biblioteca

#292302 | fsomr | 05 dez 2011 01:24 | Em resposta a: #292203

Obrigado João e Scamaro

Resposta

Link directo:

RE: Software para biblioteca

#292303 | fsomr | 05 dez 2011 01:26 | Em resposta a: #292154

Obrigado pela sua resposta Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Software para biblioteca

#292315 | fsomr | 05 dez 2011 10:13 | Em resposta a: #292119

obrigado pela sugestão QuintaVale. já tenho uma folha Excel, mas não é nada parecido com um software específico para gestão de bibliotecas. tenho estado a experimentar o alfaebooks (www.alfaebooks.com) e estou muito contente.

Resposta

Link directo:

RE: Software para biblioteca

#293538 | herberto | 28 dez 2011 12:23 | Em resposta a: #292315

Ola Desenvolvi recentemente um software para a web que permite efectuar a gstão de varias bibliotecas on-line
Existe o modulo BackOfice para registo de livros, leitores, emprestimos, etc... e o modulo que fica disponivel para o publico em geral para consultar os livros existentes em variias bibliotecas.
Posso fornecerr mais informação caso esteja interessado.
Ver em
www.cm-ribeirabrava.pt
Biblioteca Online

Resposta

Link directo:

RE: Software para biblioteca

#293539 | herberto | 28 dez 2011 12:26 | Em resposta a: #292114

Ola Desenvolvi recentemente um software para a web que permite efectuar a gstão de varias bibliotecas on-line
Existe o modulo BackOfice para registo de livros, leitores, emprestimos, etc... e o modulo que fica disponivel para o publico em geral para consultar os livros existentes em variias bibliotecas.
Posso fornecerr mais informação caso esteja interessado.
Ver em
www.cm-ribeirabrava.pt
Biblioteca Online

Resposta

Link directo:

RE: Software para biblioteca

#342643 | fsomr | 18 fev 2014 18:25 | Em resposta a: #293539

Renovar o tema

Resposta

Link directo:

RE: Software para bibliotheca - EndNote

#342652 | Anachronico | 18 fev 2014 20:39 | Em resposta a: #342643

Caro confrade,


Nu mundo academico ―no meu caso Historia, mas tambem todas as Sciencias Sociaes ― usamos cada vez mais o EndNote.


http://endnote.com/


O EndNote é essencialmente uma ferramenta bibliographica para fabricar citações e notas academicas (no meu caso como historiador sempre de rodapé, mas como o proprio nome do programma indica existem outras alternativas, tal como no texto, ou no final de cada capitulo, ou no final da obra).

O utente constroi uma base de dados, em que inclui a sua bibliotheca. Isto pode ser facilmente feito, podendo importar todos os dados bibliographicos a partir de uma pesquisa online. No caso de documentos raros terá que os addicionar manualmente.

O utente tem ainda a possibilidade de crear tantas bibliothecas em subdivisões especificas quantas quiser ― no meu caso por exemplo Historia Naval, Historia Medieval, &c. Mas é perfeitamente possivel ter uma base de dados / bibliotheca com subdivisões como por exemplo Poesia Portuguesa, Poesia Inglesa... ou Genealogias Minhotas, Geneaologias Algarvias, &c, &c.

Em cada caso, o utente pode/deve indicar o typo de documento registado: anthologia, monographia, dissertação academica, artigo de revista, fonte primaria (testamento, carta, &c) &c, &c. O programma saberá assim referenciar os devidos dados bibliographicos conforme o typo de documento.

A partir d’essa base de dados, o utente poderá então, ao querer exportar os dados para o formato Word ou outros, escolher o ”style”, ou modo de citação usado no seu campo profissional. Isto porque o methodo de citação differe conforme a area profissional: o ”estylo” ou modo de citação d’os historiadores é muito differente por exemplo do estylo d’os sociologos.*

Como a cada obra na base de dados o utente attribuirá certa palavra chave ― ”Salazar, discurso” ― o utente ao inserir uma citação ou nota poderá, ao escrever essa palavra chave, seleccionar o devido titulo entre os apresentados ― imagine-se por exemplo que tem uma anthologia de discursos de Salazar, uma dissertação academica sobre os mesmos, e ainda varios artigos academicos sobre os mesmos na sua bibliotheca / base de dados ― , e logo o programma anotará todos os dados bibliographicos relevantes, conforme o ”estylo” escolhido.*

No fim do seu trabalho, o utente poderá então importar do EndNote uma bibliographia completa, isto é, com todos os dados bibliographicos normalmente omittidos nas notas.**

O EndNote tem ainda uma enorme serie de funcções, desde as obvias notas pessoaes a cada registo na base de dados / bibliotheca a pesquisa online em catalogos de varios milhares de bibliothecas publicas de todo o Mundo, desde a Congress Library d’os Estados Unidos a immensas bibliothecas universitarias, incluindo algumas portuguesas, e importação directa de dados bibliographicos.

Enfim, todas as muitas funcções do EndNote terão mais interesse a um academico ao escrever uma dissertação ou monographia de varias centenas de paginas. Mas a base de dados é isso mesmo, e excellente, principalmente devido è compatibilidade e possibilidade de importação directa online de dados bibliographicos e exportação para formato Word, entre outros.

Apenas temo que inicialmente o programma poderá parecer demasiado complicado e pouco intuitivo a quem não estiver habituado. E como o programma me é proporcionado gratuitamente por razões profissionaes, não sei quanto custará ao publico geral, ou se valerá a pena. Mas é o que conheço e uso, e que toda a communidade scientifica no campo das Sciencias Sociaes cada vez mais usa.


Cumprimentos,
Anachronico


* Exemplos typicos em notas no texto ou em rodapé:

― ANACHRONICO, Anonymo: ”Software para bibliothecas”. Livraria Geneall, Portugal (2014)
― ANACHRONICO, Anonymo: ”Novamente sobre software”. In Revista da Geneall, Portugal (2014)

― Anonymo Anachronico, ”Software para bibliothecas”, 2014
― Anonymo Anachronico, ”Novamente sobre software”, 2014

― Anachronico (2014a)
― Anachronico (2014b)

Estes ultimos exemplos seriam impensaveis entre historiadores, mas são o mais normal entre politologos e sociologos. Felizmente o EndNote, a partir da mesma base de dados, possibilita qualquer uso. Basta escolher o ”style”.


**No final, o EndNote poderá exportar a partir da base de dados a bibliographia completa para Word &c, como por exemplo:

― ANACHRONICO, Anonymo: ”Software para bibliothecas”. Ferramentas Electronicas para Historiadores, Vol. I. Lisboa, Livraria Geneall (2014).
― ANACHRONICO, Anonymo: ”Novamente sobre software”. In Revista do Geneall, Anno XIV, Vol. I (Inverno-Primavera), 2014.

Resposta

Link directo:

RE: Software para bibliotheca - EndNote

#342916 | fsomr | 24 fev 2014 18:34 | Em resposta a: #342652

Obrigado Anachronico

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen