Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#292150 | cardosodoamaral | 01 dez 2011 21:08

Caros (as) Confrades e Confreiras

Por acaso sabem me dizer se existe o Livro - Anuário da Nobreza de Portugal on-line.
Eu não encontro e pesquisei na Google Livros
Consegui aqui através de um Confrade o Arquivo Heráldico de Sanches Baena e não era site Português.
Pode ser que aconteça o mesmo com este livro que procuro.
Aguardo uma resposta
Grato por tudo
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#292195 | mqs | 02 dez 2011 19:37 | Em resposta a: #292150

Caro Adelino Cardoso do Amaral,
Não lhe sei responder à sua pergunta, embora ache que não estará on-line, mas se precisar de alguma informação diga-me pois possuo os 4 tomos, 2 de 1985 e 2 de 2006.

Cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#292197 | cardosodoamaral | 02 dez 2011 19:50 | Em resposta a: #292195

Caro Miguel Queiroz Santos

Grato por ter respondido à minha pretensa.
Sem saber ao certo o que poderá estar contido nesse livro e aproveitando a sua amabilidade, gostaria que me procurasse João Peixoto da Silva Meneses Alarcão (Dr e FCR), nascido em Sabugosa, em 17 de novembro de 1793.
Se por ventura noutra ocasião, que folheie o livro e encontre algo sobre os Peixoto da Silva e os Meneses Alarcão, solicitava que me pudesse digitalizar, se não for muito incómodo e enviasse parao seguinte mail
cardosodoamaralarrobagmailpontocom
Mais uma vez muito agradecido pela sua solicitude e disponha daquilo que eu puder e souber.
Cordiais saudações
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#292241 | mqs | 03 dez 2011 23:16 | Em resposta a: #292197

Caro Adelino Cardoso do Amaral,
Á primeira vista, não me parece constar nem no título Menezes e Alarcão/Menezes e Alarcão de Carvalho Branco, nem em Peixoto da Silva (Peixoto Leite Magalhães e Menezes/Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva/Peixoto da Silva e Bourbon). De qualquer forma, se quiser deixar mais alguns dados como por exemplo pais, avós, quem sabe... O nome que refere, é mesmo o correcto?
Cumprimentos,
Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#292250 | Fernando do Vabo | 04 dez 2011 14:27 | Em resposta a: #292195

Caro Sr. Miguel,

desculpe a intromissão em sua resposta ao confrade Cardoso. Não pude deixar passar a oportunidade de pedir sua ajuda na minha pesquisa.
Se poderia me passar qualquer informação sobre os "VABO" e "PIMENTEL do VABO" nesta Obra "Anuário da nobreza de Poertugal".

Conforme minhas persquisas, no TomoII de 1985 na pg.86 tem alguma informação, não sei se exitem outras.

Desde já, agradeço a atenção.

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#292255 | cardosodoamaral | 04 dez 2011 16:01 | Em resposta a: #292241

Caro iguel Queiroz Santos

A João Peixoto da Silva Meneses Alarcão, foi concedida uma Carta de Brasão de Armas em 29 de Julho de 1830. São dados fidedignos. Tenho esse documento em minha posse - cópia do original da Torre do Tombo.
O que eu pretendia, era ver se existiria mais alguma situação que eu desconheço. Como disse no mail anterior, não sei de que trata ao certo o Anuário da Nobreza de Portugal, logo, foi em sentido lato a minha pretensa.
Não se deve pedir nada que não seja claro e conciso, desde já as minhas desculpas.
Cordiais cumprimentos
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#292300 | mqs | 05 dez 2011 01:10 | Em resposta a: #292255

Caro Adelino Cardoso do Amaral,
não tem, de maneira nenhuma, que pedir desculpas.
Se por acaso eu encontrar, seja o que for, em relação à pessoa em questão, transmitir-lhe-ei. Quem sabe até possa constar no ANP, noutro capítulo, como referência, em relação ao seu casamento, por exemplo, dái lhe ter pedido mais alguns dados que possam ajudar a encontrar algo que necessite ou queira saber.

Disponha, sempre!

Cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#292304 | mqs | 05 dez 2011 01:36 | Em resposta a: #292250

Caro Fernando do Vabo,

Se por ventura, nas minhas leituras pelo ANP, ou até por outras obras, der por estes apelidos, dir-lhe-ei.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#292321 | OAOJ | 05 dez 2011 11:54 | Em resposta a: #292304

Caro confrade Miguel
Vinha pedir-lhe ajuda para o ANP de 2006, Tomo III, pag.18:
Se há referência a Miguel Borges Pereira, filho de Paula Borges Pereira, casada com António Pinho Teixeira. Pela base de dados do Geneall, sei que este casal aí está referenciado.
Cumprimentos

João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#292327 | mqs | 05 dez 2011 15:26 | Em resposta a: #292321

Caro João Afonso,

Assim de repente e na mesma página, não vejo menção a Miguel Borges Pereira, mas sim a Giraldo Pereira de Azevedo, filho de António de Pinho Teixeira e de sua mulher Paula Borges Pereira. Giraldo Casou com Joana de Macedo Ferreira e Faria, filha de Francisco Ferreira de Macedo (f. a 28.9.1672, na quinta da Portela), Morgado da Portela e de Cavalões, FCA e de sua mulher Beatriz Machado Villas-Boas - senhora de um vínculo na cidade de Braga.
Como neste parágrafo não remete para nenhum outro título é provável que não conste, apenas parece constar o seu irmão Giraldo.

Cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#292329 | S.João de Rei | 05 dez 2011 15:56 | Em resposta a: #292255

Caro Adelino Cardoso do Amaral

Tavez http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=460307
possa ser uma pista?
Cumprimentos,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#292342 | cardosodoamaral | 05 dez 2011 18:00 | Em resposta a: #292329

Caro JAC

Agredeço o seu cuidado e prontamente vou verificar.
Mais uma vez grato e ao seu dispor
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#292344 | cardosodoamaral | 05 dez 2011 18:15 | Em resposta a: #292300

Caro Miguel Queiroz Santos

Cá vão mais alguns elementos relativamente a João P S M Alarcão

----João Pedro Peixoto da Silva Meneses de Alarcão (1793-1867)
Filho de Luis Peixoto da Silva Meneses (Alarcão). FCR, CBA Peixoto, Silva, Alarcão e Menezes. Bacharel em Leis pela Universidade de Coimbra, leu no Desembargo do Paço em 1817, fez inquirições em 1818 sendo já casado . Seguiu a carreira da magistratura tendo sido Juiz de Fora da Figueira da Foz (10.10.1823 ) entre outros lugares.

Em 1832 surge oferecendo alguns dos seus soldos (salários), pão e outros para os custos do Estado, que Sua Magestade agradece
Em 1833 é louvada a sua acção militar e agradecidas as suas ofertas de alguns soldos.

Casou a primeira vez com a prima co-irmã Maria Porfíria de Seabra e Oliveira, filha de António Luís Peixoto de Oliveira e Ana Joaquina Bernarda Seabra de Figueiredo.

Casou segunda vez com Matilde Augusta de Matos Mascarenhas e Mancelos (~1820), do Sebal, filha de António de Matos da Guerra e Sousa e de Ana Leonor Mascarenhas de Mancelos, sg--------

Grato por disponibilizar o seu tempo
Cordiais saudações
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#292346 | OAOJ | 05 dez 2011 18:42 | Em resposta a: #292327

Caro Miguel Queiroz Santos

Muito obrigado pela informação

João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309556 | didbor | 03 jul 2012 17:45 | Em resposta a: #292197

Caro Sr Miguel Queiroz Santos,

Peço desculpa pela minha intromissão, mas será que me podia fazer o favor de consultar o ANP (T2, pág 521)?
Agradecia qualquer informação sobre os seguintes:

- Dr Bernardo Lopes de Castilho, nasceu cerca de 1660 na Vermiosa, casado com D. Catarina da Sela Falcão da Costa e Mendonça. Bacharel formado em Leis, licenciado em c.1700. Ouvidor em Vila Real. Pagador-geral das tropas da Beira. Senhor do vínculo da Vermiosa, em Figueira de Castelo Rodrigo, instituído em 1694 por seu tio António Lopes de Castilho.

- Félix de Távora Teixeira (ou de Almendra), nasceu antes de 1675 em Almendra, casado com D. Brites Maria Donas Botto, natural de SJ da Pesqueira. Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, FCR, Sargento mor e depois Capitão-mor de Almendra e Castelo Melhor. Filho de:

- Domingos de Távora da Guerra, nascido cerca de 1658, casado a 1a vez com Maria Teixeira da Vermioza, e 2a vez com D. Maria de Gamboa de Almendra. Foi Capitão mor de Almendra e Castelo Melhor. Instituiu o Morgado de Távora ou Casa de Matta de Lobos em Almendra, a 21/06/1690.

Tenho dificuldades em encontrar os antepassados destes nomeados.
Agradeço antecipadamente,
Com os melhores cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309557 | didbor | 03 jul 2012 17:46 | Em resposta a: #292195

Caro Sr Miguel Queiroz Santos,

Peço desculpa pela minha intromissão, mas será que me podia fazer o favor de consultar o ANP (T2, pág 521)?
Agradecia qualquer informação sobre os seguintes:

- Dr Bernardo Lopes de Castilho, nasceu cerca de 1660 na Vermiosa, casado com D. Catarina da Sela Falcão da Costa e Mendonça. Bacharel formado em Leis, licenciado em c.1700. Ouvidor em Vila Real. Pagador-geral das tropas da Beira. Senhor do vínculo da Vermiosa, em Figueira de Castelo Rodrigo, instituído em 1694 por seu tio António Lopes de Castilho.

- Félix de Távora Teixeira (ou de Almendra), nasceu antes de 1675 em Almendra, casado com D. Brites Maria Donas Botto, natural de SJ da Pesqueira. Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, FCR, Sargento mor e depois Capitão-mor de Almendra e Castelo Melhor. Filho de:

- Domingos de Távora da Guerra, nascido cerca de 1658, casado a 1a vez com Maria Teixeira da Vermioza, e 2a vez com D. Maria de Gamboa de Almendra. Foi Capitão mor de Almendra e Castelo Melhor. Instituiu o Morgado de Távora ou Casa de Matta de Lobos em Almendra, a 21/06/1690.

Tenho dificuldades em encontrar os antepassados destes nomeados.
Agradeço antecipadamente,
Com os melhores cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309568 | cardosodoamaral | 03 jul 2012 20:35 | Em resposta a: #292329

Caro JAC - S. João de Rei

Já li vários tópicos onde entrava o Caro Confrade e essencialmente sobre o tema dos Azevedos.

Atualmente faço um trabalho conjunto com um amigo e parente sobre os Azevedos. Começamos em D. Arnaldo de Baião.

Entroncamo-nos em Briolanja Azevedo casada com João Peixoto "O da Calçada", Senhor de Penafiel, logo o meu interesse em ilustre estirpe.

Solicitava pois, se assim o entender, que me pudesse referenciar livros, documentos, links e outras situações relevantes para que possa existir alguma prossecução no nosso trabalho e o máximo de integridade possível, para que não hajam erros.

Sobre os Peixoto, minha ascendência e também da prole do meu amigo, que em conjunto fazemos o trabalho temo-lo quase concluído.

Grato por tudo

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309573 | casadalage | 03 jul 2012 21:04 | Em resposta a: #309568

Caro Adelino Cardoso do Amaral,
Interesso-me pelos Peixotos da Calçada porque, creio, o meu sogro descende deles.
Jorge Barbosa (Barbosa-a-Nova) c. 1450/70 c. Catarina de Sousa (segundo F.G., filha do Adail Mor) e tiveram duas netas: Catarina Barbosa e Senhorinha Barbosa que casaram com dois filhos de Álvaro Soares da Cunha e cuja descendência foi estudada nos "Carvalhos de Basto".
Aquela Catarina Barbosa foi senhora da Casa do Eirô, junto à igreja de s. Vicente do Pinheiro (Penafiel) que chegou à geração dos pais do meu sogro. No entanto, o antepassado mais remoto a que consegui chegar foi Adão de Sousa (do Eirô) pai de Maria de Sousa nascida a 22/11/1618.
Possui alguns elementos que me possam ajudar a encontrar a presumivel ligação deste Adão de Sousa àquela Catarina de Sousa?
Melhores cumprimentos,
José Adolfo da Costa Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309575 | cardosodoamaral | 03 jul 2012 21:48 | Em resposta a: #309573

Caro José Adolfo da Costa Azevedo


1 - No primeiro período que o Confrade referencia tenho:


8. João Peixoto, “o da Calçada” (c. 1422-d. 1475) casou com Briolanja de Azevedo,
Tiveram
8.1 Duarte Peixoto de Azevedo e Sousa, que segue (9.)
8.2 Joana de Azevedo, casada com Francisco Machado, (1450-27.10.1518)
Tiveram
8.2.1 Pedro Machado, que morreu solteiro
8.2.2 Bernardim Machado, teve geração
Duma criada da mãe
8.2.2.1 Manuel Machado, filho legitimado (1544) casou com Ana Vieira e tiveram geração
E de Joana de Azevedo, tiveram
8.2.2.2 Jerónimo Machado, fr. Beneditino
8.2.2.3 Gomes Machado de Azevedo, a quem é apontado o casamento com Isabel Pereira, filha de Afonso Borges Botelho, alcaide-mor de Vila Real e outras relações tendo geração (Antónia e Jerónimo) nalguma delas.
8.2.2.4 Pedro Machado, morreu na India
8.2.2.5 Francisco Peixoto, morreu na India
8.2.2.6 Briolanja Azevedo, fr. Lorvão
8.2.2.7 Luísa Azevedo, fr. Lorvão
8.2.2.8 Maria Azevedo, fr. Semide

8.2.2.9 Ana Azevedo, fr. Vila do Conde
8.2.2.9 Margarida de Azevedo, que casou primeiro com Martim Coelho da Silva, sg, e segunda vez, em Braga, com Pedro de Barros igualmente sem geração.
8.2.2.10 Joana Machado, casada com Álvaro Coelho de Andrade, sg
8.2.3 Vasco Machado, sem geração
8.2.4 Manuel Machado de Azevedo (-d. 11.02.1559), casado com Joana da Silva (c.1480-), tiveram
8.2.4.1 Francisco Machado da Silva (c.1530) que teve filhos dos dois casamentos, primeiro com Maria da Silva, e o segundo com Mécia de Melo (c. 1540) e ainda outro dum terceiro relacionamento.
8.2.4.2 Francisca da Silva (c. 1525-Paço de Coucieiro 19.05.1612) casada com Francisco de Abreu (c.1510-), cg .
8.2.4.3 Cecília da Silva, fr. Abadessa de Vila do Conde
8.2.4.4 Úrsula da Silva, fr. Remédios em Braga
8.2.4.5 Bernarda da Silva, fr. Remédios em Braga
8.2.4.6 Margarida da Silva, fr. Remédios em Braga
8.2.4.7 Antónia da Silva, fr. Remédios em Braga
8.2.4.8 Diogo Machado casado em Braga com N. Madeira cg.
8.2.5 Simão Machado, fez ordens menores em 1522
8.2.6 Helena de Azevedo casada com Martim Teixeira de Macedo, (c.1480) que tiveram
8.2.6.1 João Teixeira de Azevedo, que com Brites de Macedo teve filhos e sucessão
8.2.6.2 António Teixeira de Azevedo (c.1520), que casou em Ormuz (India) com Melícia de La Peña cg
8.2.6.3 Gonçalo Teixeira de Azevedo (c.1520) que casou com Isabel Vaz de Sousa, e teve geração
8.2.6.4 Maria Teixeira, que teve geração de Fernão Martins de Sousa Chichorro (c. 1475-)
8.2.6.5 Francisca Teixeira de Azevedo (c.1520) casada com Manuel Pinto de Góis, que esteve com os filhos na tomada de Azamor, e de sua segunda mulher Inês de Góis (c.1470-), cg
8.2.6.6 Francisco Teixeira de Azevedo casado com Isabel Taveira, sem mais notícias
8.2.6.7 Violante de Azevedo
8.2.6.8 Filipa Teixeira de Azevedo
8.2.7 Briolanja de Azevedo (c. 1485-) casada com Francisco de Sá de Miranda, “o poeta”, (Coimbra, 28.08.1481 – Quinta da Tapada, Ponte de Lima 1558), tiveram
8.2.7.1 Gonçalo Mendes de Sá (c. 1520-Ceuta 1553)
8.2.7.2 Jerónimo de Sá e Azevedo (c. 1525-23.05.1583) casado (1559) com Maria da Silva e Menezes, “a galega”, (c. 1530-), cg
8.2.8 Joana de Azevedo, casada com Diogo Vaz de Teive
E teve ainda bastardos
8.2.9 António Machado, dito filho duma senhora dos Lousadas, casado com uma filha de João Freire de Andrade ou com Constança de Azevedo, tendo
8.2.9.1 Vasco Machado casou com Francisca Rebelo, de quem se separou. Casou depois com Leonor Pereira, de quem teve filhos
8.2.9.2 Francisca Machado que casou com João Castilho, de Sevilha
8.2.9.3 Guiomar Machado, solteira
8.2.9.4 Inês Machado, fr. Lorvão
8.2.9.5 Cristóvão Machado
8.2.10 João de Mariz casado com Catarina de Magalhães, tiveram
8.2.10.1 Gregório de Magalhães Machado casou em Guimarães com Maria Álvares do Canto cg
8.2.10.2 Salvador de Magalhães Machado, casou em Montalegre com Isabel Teixeira da Quinta de Fontanelas sg mas teve duma irmã da esposa (Margarida, cg ) e da criada Maria de Barros (João, cg )
8.2.10.3 António Machado de Magalhães, casou em Guimarães com Felipa Vieira cg
8.2.10.4 Francisco de Magalhães, na India
8.2.10.5 Cristóvão de Magalhães, na India
8.3 Brites Peixoto casada com Pedro de Sousa de Azevedo (c.1460), tiveram
8.3.1 Manuel de Sousa de Azevedo
8.3.2 Bernarda de Sousa e Azevedo
8.3.3 Pedro de Sousa e Azevedo
8.4 Maria Peixoto da Silva (c. 1460-) casada com Garcia Rodrigues Taborda e tiveram
8.4.1 Rui Gonçalves Taborda (c.1480-Alcácer Quibir), casado com Mécia de Negreiros.
Tiveram
8.4.1.1 Bento Taborda Negreiros (c.1510-), FCR, CX, casou com Helena de Aguiar (c.1510), cg


2 - Da segunda época referenciada

12.1 Pedro Peixoto da Silva , casou com Luísa de Sottomayor e tiveram
12.1.1 André da Silva Peixoto cgi que segue (13.1)
12.1.2 Manuel Peixoto
12.1.3 Luís Peixoto
12.1.4 Inês Peixoto
Teve de sua criada Maria da Silva, que depois de ter o filho, Pedro fez casar com António Manuel
12.1.5 Sebastião Peixoto (Porto, 01.05.1731) casado primeiro (07.10.1671) com Ana Machado, em que houve
12.1.5.1 Manuel Peixoto (G.es 17.10.1672-), que foi padre
12.1.5.2 José Peixoto (G.es 17.03.1675-)
e segunda vez com Maria Pacheco (1647-1713), tendo
12.1.5.3 Miguel Peixoto (G.es 20.02.1686-)
12.1.5.4 Francisca Peixoto (G.es 15.03.1688-)
13.1 André da Silva Peixoto
Teve geração natural, antes de se meter a Maltez, com Maria Joana da Costa.
13.1.1 Maria da Silva casada com o primo Fernão Nunes Barreto, cg Não podendo suceder na casa do pai fica apenas com o morgadio que a avó lhe dera em dote sendo então a casa sucedida pela tia-avó Guiomar

Somente possuímos as nossas ascendências. Poucos antepassados colaterais. Só mesmo aqueles que mais tarde entram na linha principal casando.

Não responderá com certeza à sua pretensão, infelizmente.

Caso assim seja, as minhas desculpas

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309579 | casadalage | 03 jul 2012 22:25 | Em resposta a: #309575

Caro Confrade,

Infelizmente, assim é.
Mas agradeço-lhe a simpatia.

Melhores cumprimentos,
José Adolfo

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309587 | mqs | 04 jul 2012 01:57 | Em resposta a: #309556

Caro Sr. Didier Borrego,

Consta mais alguma informação em "Donas-Boto de São João da Pesqueira - origens e novos ramos" de Albano Chaves-2005, pg. 124, onde encontra D. Brites Ferreira Donas-Boto (Mãe da mulher do filho de Bernardo Lopes de Castilho). Para trás, sua ascendência, para a frente sua descendência.
É o que de momento lhe posso dizer. Se encontrar algo mais, dir-lhe-ei.
Neste fonte, os nomes diferem, por ex: Bernardo Lopes de Castilho, vem como Bernardo Lopes Garcia Castilho e sua mulher D. Catarina Monteiro de Sela Falcão (casados em Lisboa).
Bernardo, filho do Licenciado António Lopes Castilho * Vermiosa 1656, e de sua mulher D. Teresa de Almeida Cabral Sampaio * Trancoso, Melo, ou de Francisco Lopes de Castilho * Vermiosa (irmão do anterior) e de D Maria Soares Garcia...
Caso não tenha o obra, disponha!
Com os melhores cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309592 | S.João de Rei | 04 jul 2012 07:54 | Em resposta a: #309568

Meu caro Adelino Cardoso do Amaral

Infelizmente, não tenho até hoje acesso a grande parte da minha biblioteca que se encontra nas mãos de uma ex mulher …infiel depositária!
Mas posso-lhe recomendar “Linhagens Medievais Portuguesas” de José Augusto Soto Mayor Pizarro que é das fontes mais credíveis e onde consta certamente essa ascendência.
Logo que tiver em meu poder os meus livros, claro que terei o maior prazer em divulgar. Entretanto, também será possível eventualmente por qualquer outro confrade que tenha acesso á informação.
Cumprimentos,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309594 | guerra1 | 04 jul 2012 08:37 | Em resposta a: #309592

Confrade Azevedo Coutinho:é favor não esquecer o meu pedido de ajuda,acerca do casal João Azevedo Coutinho e esposa D.Maria Cabral falecida em S Martinho,Celorico da Beira em 11.6.1679.Cumprimentos j guerra

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309597 | cardosodoamaral | 04 jul 2012 09:17 | Em resposta a: #309592

Caro José de Azevedo Coutinho

Infelizmente existem pessoas que querem o que não lhes pertence por direito.

Quero agradecer a solicitude e já registei a referência dada.

Já conhecia a obra e fui ai "beber" muita informação.

Sem dúvida que é uma obra de referência.

Tenho algumas árvores digitalizadas do terceiro volume de LMP de Pizarro. Caso pretenda alguma disponha, mas para isso terá que aqui deixar ficar o mail. O meu é cardosodoamaral@gmail.com.

Mais uma vez grato

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309608 | didbor | 04 jul 2012 13:11 | Em resposta a: #309587

Caro Sr Miguel Queiroz Santos ,

Muito obrigado pelas suas preciosas informações. Infelizmente não tenho as obras de Albano Chaves.

Em relação a D. Brites Ferreira Donas-Boto, procuro sobretudo a ascendência de seu marido Félix de Távora Teixeira (ou de Almendra), filho de Domingos de Távora da Guerra.
Será que na obra do Albano Chaves, tem alguma informação relacionada com estes referidos?

E em relação a Bernardo Lopes de Castilho, fiquei felizmente surpreendido com o apelido de Garcia, elemento que abre novas pistas para as minhas pesquisas. Em outros documentos, também já notei alguma confusão entre Francisco e António Lopes de Castilho. O único elemento que se repete, é que são irmãos, e que o António Lopes de Castilho instituíu um vínculo na Vermiosa em 1694, para seu sobrinho Bernardo (Resenha das Familias Titulares e Grandes de Portugal, Albano da Silveira Pinto, 1883).
Sem abusar da sua disponibilidade, tem mais alguma informação sobre os Lopes de Castilho no ANP?

Mais uma vez obrigado, e se quiser mandar algum documento digitalizado ou informação, deixo-lhe aqui o meu mail: d.borrego@free.fr

Com os melhore cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309629 | mqs | 04 jul 2012 18:00 | Em resposta a: #309608

Caro Didier Borrego,
"Félix de Távora Teixeira, natural de Almendra, viúvo, FCR, CPOC, Capitão-mor de Almendra e Castelo Melhor, filho de Domingos de Távora da Guerra, também nascido em Almendra, COC (26.1.1671), Capitão-mor de Almendra e Castelo Melhor e de sua 1ª mulher Maria Teixeira. Neto paterno de Domingos Geraldes da Guerra e de Maria Machado de Távora".
Beatriz Ferreira Donas-Boto, baptizada na Igreja de Santa Maria a 3.4.1680 (- Padrinhos: Manuel de Sousa Correia vaz Pinto e sua mulher Ana Teix eira Donas-Boto -) "filha de José Manuel de Sousa da Fonseca, natural de Sabrosa e falecido na Pesqueira (Santa Maria) a 28.10.1683, e de sua mulher Maria Donas-Boto".(...) Neta paterna de ??? (não diz) e materna de António Ferreira, Licenciado, natural de Valença do Douro e de sua mulher Beatriz Donas-Boto (baptizada na igreja de São João Baptista, Pesqueira a 13.10.1623).
António Ferreira foi filho de Luis Ferreira, de Valença do Douro e de sua mulher Guiomar Rodrigues de Penedono.
Betariz Donas-Boto (mulher de António Ferreira), filha de Álvaro Donas-Boto nascido antes de 1577 e falecido a 13.2.1638 (São João Baptista, Pesqueira), e de sua 2ª mulher Maria Pacheco bp. Agosto de 1588, na Igreja de S.João, falecida na Pesqueira, S. João, S. Tiago em Novembro de 1625, filha de António de Aguiar, do Vidigal (Vilarouco) onde era capitão e vivia, e de sua mulher Joana Henriques de Figueiredo, de Espinho, também casados na igreja de S. João a 10.4.1587.
Álvaro Donas-Boto, por sua vez, era filho de Gaspar Fernandes Donas e de sua mulher Maria Gonçalves (filha de Gaspar Gonçalves).
Gaspar Fernandes Donas, foi Capitão em São João da Pesqueira onde nasceu por volta de 1548, faleceu com 63 anos em Outubro de 1611. Casou em c. 1570 com Maria Gonçales (supra). Filho de João Gonçalves Portageiro, escrivão da Vila de S. João da Pesqueira e de sua mulher Leonor Fernandes Telo (filha de Rui Martins Boto).
É tudo o que lhe posso adiantar!
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309631 | jaboo | 04 jul 2012 18:06 | Em resposta a: #309608

Cher Didier,

Eis o que aparec na obra do Albano Chaves:

Félix de Távora Teixeira aparece como natural de Almendra, viúvo (quando casa com Beatriz Ferreira Donas-Boto), fidalgo da Casa Real, cavaleiro professo da Ordem de Cristo, capitão-mor das Ordenanças de Almendra e Castelo Melhor. Era filho de Domingos de Távora da Guerra, de Almendra, cavaleiro da Ordem de Cristo (alvará de profissão de 26/1/1671), capitão-mor de Almendra e Castelo Melhor e de sua primeira mulher Maria Teixeira. Neto paterno de Domingos Geraldes da Guerra e de sua mulher Maria Machado de Távora. No seu testamento feito em 1699, Domingos de Távora declara não pretender nas suas geraçoes sangue judeu ou mouro. Este ramo dos Távora ter-se-ia fixado em Almendra havia muitos anos, vivendo na sua comprida casa do Largo da Amoreira (dá com referência o Dr Luna Caldeira - Genealogia dos Castilhos em Portugal, publicada no jorbnal o Fozcoense entre 5/1/1974 e 5/4/1975).

Como vê, existe muita documentação sobre esta gente, que de certo deve estar arquivada na IANTT.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309664 | didbor | 05 jul 2012 10:15 | Em resposta a: #309629

Caro Miguel Queiroz Santos,
Muito obrigado pelas informações, foram de uma preciosa utilidade.
As minhas pesquisas históricas e genealógicas, são localizadas na zona norte do Riba Côa, nomeadamente Almendra e Castelo Melhor, caso precise de alguma informação, estou ao seu dispôr.
Com os melhores cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309668 | didbor | 05 jul 2012 13:06 | Em resposta a: #309631

Caro João,
Muito obrigado pelas optimas informações.
Agradecia também se me pudesse informar como posso consultar (e onde) esse testamento de 1699 do Domingos de Távora ? Assim como se existe alguns arquivos de jornais onde possa consultar esses numeros antigos do Fozcoense?
Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309682 | mqs | 05 jul 2012 19:05 | Em resposta a: #292321

Caro João,

Consta o seguinte:
"Joana de Macedo Ferreira e Faria(f. na citada Quinta da Portela a 11.12.1713), a qual casou, nas Carvalhas, Barcelos, a 22.1.1691, com Giraldo Pereira de Azevedo (nat. da quinta da Boavista, em Santa Eilália do Rio Covo, Barcelos - f. na citada quinta da Portela a 20.2.1728), filho de António de Pinho Teixeira e de sua mulher Paula Borges Pereira, s.g."
Refere assim o casamento do irmão de Miguel Borges Pereira, Giraldo Pereira de Azevedo, não mencionando mais ascendência.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309686 | OAOJ | 05 jul 2012 19:48 | Em resposta a: #309682

Caro Miguel Queiroz Santos
Muito obrigado pela informação

João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309690 | chartri | 05 jul 2012 20:00 | Em resposta a: #309575

Caro Cardoso do Amaral

Reparei que tem alguns conhecimentos sobre Azevedos.
Estou ™preso™ nuns ascendentes pois n'ao consigo ldescobrir os seua antepassados. Trata.se de uma Isabel de Azevedo, nascida em Montemor/o/Velho que se casa com Antonio Ferreira e tem peli menos dois filhos em Montemor/o/Velho Jeronimo de Azevedo *que nasce por volta de 1626, e Antonio de Azevedo, que se casa com Maria Sa e tem pelo menos um filho o Antonio de Sa e Azevedo

Sera que lhe apareceram alguns destes...

Cumprimentos
Ricardo Charters d Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309701 | cardosodoamaral | 05 jul 2012 22:58 | Em resposta a: #309690

Caro Charters de Azevedo.

Não tenho assim tanto quanto julga Caro Amigo.

O nosso trabalho sobre os Azevedos tem escassas semanas, logo estamos a dar os primeiros passos.

Sobre os Peixoto sim, possuímos alguns dados.

Onde nos situamos atualmente -----"15.12.1 D. Isabel de Azevedo casou com D. João de Castro, o lagarote, filho D. Fradique de Castro. Foi a fundadora do Mosteiro de Montemor-o-Velho."----- cerca de 1460, logo não poderei aceder à sua pretensão, infelizmente.

Mas fica registado se algo entretanto nos surgir. Será preciso um pouco de paciência, para que haja hipóteses de nos cruzarmos com os nomes referenciados.

Chamo a atenção para o facto de nos debruçarmos essencialmente pelas linhas diretas, mas por vezes pode acontecer ligeiros desvios e quiça encontremos.

Linhas diretas não quer dizer varonil, mas sim daquelas que descendemos.

Falo no plural porque é um trabalho conjunto com outro nosso confrade, meu parente e amigo.

Se reparou também andamos à procura de referencias sobre os Azevedos. Vão surgindo aqui algumas sugestões de preciosa ajuda.

Naquilo que pudermos ajudar, disponha

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

Azevedos em Montemor o velho

#309702 | chartri | 05 jul 2012 23:07 | Em resposta a: #309701

Muito obrigado

Esta isabel De Azevedo é minha avó pois sou descendente do filho dela Jerónimo. Arranjei á Isabel um pai mas não estou convencido pois não tenho fontes, só hipoteses. (ver em www.familiasdeleiria.com).

Boas investigações

Ricardo Charters d Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309706 | mqs | 05 jul 2012 23:54 | Em resposta a: #292321

Caro João Afonso,
Já agora, sabe com quem casou Miguel Borges Pereira?
Cumprimentos
Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309716 | OAOJ | 06 jul 2012 11:52 | Em resposta a: #309706

Caro Miguel Queiroz Santos
Felgueiras Gayo é confuso quando se refere a Paula Borges Pereira, pois afirma que, de cada um dos seus casamentos(o 1º com João Resende de Morais, de Ovar), teve um filho Miguel Borges Pereira. Também refere que o Miguel do 1º casamento foi casado. (NFP;VII;p.177-180).
Sei que o Miguel, filho de Paula e de Antº Pinho Teixeira, "se deu por pai" de um Diogo, a 3.6.1678, em Santa Eulália Rio Covo(Barcelos). E sei que um Miguel Borges Pereira, de Santa Eulália Rio Covo, "se deu por pai" do meu antepassado Manuel Borges Pereira, nascido em Lama, freguesia de Santo Tirso, em 1690.
Sei ainda que Miguel Borges Pereira faleceu "de repente", em Rio Covo, a 3.12.1700, sem referência a familiares. Penso que se trata da mesma pessoa, nestes casos, mas ainda não consegui encontrar documentos que o comprovem. Não há padres nos netos deste Miguel, para pesquisar as Inquirições de Génere.

Cumprimentos
João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309729 | cardosodoamaral | 06 jul 2012 16:47 | Em resposta a: #309690

Caro Ricardo

Se me permite e para abreviar tratá-lo-ei assim.

Segue em anexo um Link que pesquisei e com certeza já deve ser do seu conhecimento

http://www.familiasdeleiria.com/p61.htm

Confirma tudo o que escreveu.

Deixo aqui ficar o meu mail para conversas posteriores

cardosodoamaral@gmail.com

Um abraço

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309734 | chartri | 06 jul 2012 18:25 | Em resposta a: #309729

Muito obrigado caro Adelino
Esse site é da minha responsabilidade...
Cumprimentos amigos
Ricardo

Resposta

Link directo:

Azevedos de S. João de Rei

#309739 | S.João de Rei | 06 jul 2012 20:16 | Em resposta a: #309690

Olá Ricardo Charters de Azevedo

Pelo que vejo, então a sua ascendência passa pelos Azevedo de S. João de Rei. eheheh Bem-vindo a bordo!
O seu Jerónimo de Azevedo seria filho de Diogo de Azevedo Coutinho 10º senhor de S. João de Rei e de D. Brites da Silva e Menezes, 5ª Senhora da casa da Tapada, por morte de seu irmão mais velho Jerónimo de Sá de Menezes 4º Senhor. O 1º senhor da casa da Tapada (S. Miguel de Fiscal, Amares), foi o nosso grande poeta Francisco de Sá de Miranda.
Vai ter que ter em seu poder “o Poeta do Neiva”, de José de Sousa Machado que eu tenho ou então uma cópia… Na página 186, consta de facto a meu ver o “seu” Jerónimo que apenas vem referido que faleceu moço. Este tipo de justificativa normalmente usa-se nos nobiliários quando não se tem mais nenhuma informação!!Não terá sido por acaso o nome do tio Jerónimo referido anteriormente e por sua vês do seu bisavô Jerónimo de Sá e Azevedo (2º senhor da casa da Tapada), filho do Poeta e de sua mulher, uma Senhora Azevedo, Dª Briolanja. O irmão mais velho de Jerónimo foi Vasco de Azevedo Coutinho 11º de São João de Rei e 6º senhor da Casa da Tapada. Não me custa imaginar que Jerónimo tenha ficado ofendido por não ter sido Senhor da Casa da Tapada e ter saído do Minho e ido viver para Montemor-o-Velho, além de que o irmão Vasco também teve casamento com uma herdeira riquíssima... Também vivíamos o período de Guerra da Restauração em que toda a Família participou heroicamente.
A irmã mais velha de Sebastião, Dª Antónia de Menezes, era também a filha mais velha, foi baptizada em S. João de Rei a 23 Dezembro de 1609, casou com L.do Sebastião Pereira do Lago, sr da quinta de Sta. Bárbara em Braga, que também participou da Guerra da Restauração…
Não encontrei referências do António que referiu, mas aí seria descendente do seu Jerónimo ou irmão?
O meu email é joseazevedocoutinhoarrobahotmail.com caso precise de mais alguma informação.
Um abraço,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de S. João de Rei

#309745 | chartri | 06 jul 2012 22:01 | Em resposta a: #309739

Meu caro
A coisa é um pouco mais complidada pois o meu avô Jeronimo de Azevedo, nascido por volta de de 1625 foi filho de uma Isabel de Azevedo de Montemor o velho e de um Antonio Ferreira. Ele tinha mais um irmao, o Antonio de Azevedo, que se casando com uma maria de Sa, teve o filho Antonio de Sa e Azevedo.

Pode ver tudo isto em www.familiasdeleiria.com. Assim o seu cenario nao cola... O meu maior problema é saber quem eram os pais daquela minha avozinha Isabel de Azevedo...
Cumprimentos
Ricardo Charters d 'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de S. João de Rei

#309761 | S.João de Rei | 07 jul 2012 07:22 | Em resposta a: #309745

Acredito que estejam ligados e não é só questão de fé! Não é meu estilo reafirmar assuntos e participar em discussões.
A presença de Jerónimo Sá Azevedo (S. João de Rei e Tapada) em Montemor-o-Velho também tem lógica pela existência dos seus primos em Coimbra, os Sás Sottomaior. Os filhos de Francisco Sá de Miranda (Poeta da casa da Tapada, introdutor do Romantismo em Portugal) e Mem de Sá (Coimbra, Governador do Brasil), Gonçalo Mendes de Sá e João Rodrigues de Sá, respectivamente, morrem em batalha em Ceuta ao lado de D. Pedro de Menezes, vítimas da emboscada do alcaide mouro de Tetuão, que com três mil mouros, atacou de surpresa trezentos portugueses, no Monte da Condessa , a 18 de Abril de 1553.
Portanto inclino-me para que a presença em Montemor do seu antepassado estará mais relacionado com os Sás…
Cumprimentos
JAC

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de S. João de Rei

#309768 | S.João de Rei | 07 jul 2012 12:43 | Em resposta a: #309761

Corrijo, Romantismo por Renascença (arte escrita)

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de S. João de Rei

#309849 | Gonçalo Frutuoso | 08 jul 2012 12:37 | Em resposta a: #309761

Boa tarde,

Estive a ler com atenção o vosso tópico sobre os Azevedos de São João de Rei, e tenho uma questão para colocar. Tenho registada na minha base de dados uma Jerónima de Azevedo, mulher de Manuel Coutinho, e pais de Manuel Coutinho de Azevedo, nascido em Leiria, e baptizado na freguesia de Nossa Senhora da Assunção. Este Manuel Coutinho de Azevedo, Inquiridor, casou em 1685 com D. Francisca da Silva Manso, nascida em Proença à Nova, Priorado do Crato, filha de João da Silva Ribeiro e de Catarina Manso. Deste casamento nasceram pelo menos 2 filhos:

Dona Inês Antónia de Mendonça, bp. a 17 de Outubro de 1701, na freguesia de Santa Justa de Lisboa, e falecida a 13 de Janeiro de 1777 na sua Quinta da Rocheira, sita na freguesia de São Mamede da Ventosa, Torres Vedras. Casou com António José de Carvalho, Inquiridor, cargo herdado do seu sogro, nascido no ano de 1688 na freguesia de São João Baptista de Runa, Torres Vedras, filho de João Antunes de Carvalho e de Catarina Maria da Fonseca. Casaram a 12 de Fevereiro de 1725 em Santa Justa. Foram pais de Dona Ana Joaquina de Mendonça, nascida no ano de 1736, Santa Justa, Lisboa, a qual casou a 19 de Abril de 1751 na freguesia de S. Vicente de Fora, Lisboa, com o seu primo co-irmão Diogo Carlos de Mendonça, nascido a 22 de Agosto de 1726, Pena, Lisboa, e falecido 22 de Fevereiro de 1775 na referida Quinta da Rocheira, filho de Francisco Xavier Themudo de Mendonça e de Dona Teresa Teodora Pereira de São Payo, neto paterno dos referidos Manuel Coutinho de Azevedo e de Dona Francisca da Silva Manso, e neto materno de Luís da Rocha Guerreiro, nascido em 1677, Montemor - o - Velho, escrivão dos órfãos, e de sua mulher, Dona Francisca Josefa da Silva e Melo, natural de Évora.

Diogo Carlos de Mendonça foi FCR, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Porteiro da Câmara dos Meninos de Palhavã.

A minha questão é a seguinte: não será a referida Jerónima de Azevedo, a Jerónima, filha bastarda de Vasco de Azevedo Coutinho, 10.º Senhor de São João de Rei? Do ponto de vista cronológico é bem possível que sim!

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de S. João de Rei

#309858 | S.João de Rei | 08 jul 2012 16:54 | Em resposta a: #309849

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida

O Jerónimo que eu me referi, seria o filho de Diogo AC, SSJR e irmão de Vasco AC, SSJR. Teve de facto uma irmã, D. Jerónima que segundo José de Sousa Machado, foi freira no convento do Salvador em Braga.
Entretanto os Azevedos Coutinho, ramo de Soure, hoje praticamente a totalidade que existe em Portugal, vejo-os mais colocados para entroncarem nas famílias que referiu. A sua elevação social preponderante faz-se a partir de um António de Azevedo Coutinho que foi compadre de Sebastião de Carvalho e Melo, e seriam primos pelo lado Carvalho. Nada tem a ver com o meu ramo.
Infelizmente como referi neste tópico não tenho em meu poder por uma questão “logística “a obra de “Os Azevedo Coutinho de Mesão Frio” que pudesse dar á luz algo mais. Lembro-me que o nome Jerónimo também era recorrente…Estes AC de Soure serão talvez um ramo destes de Mesão Frio, casa da Soenga!
Cumprimentos do,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309904 | joseccouto | 09 jul 2012 17:53 | Em resposta a: #309575

Caro Confrade Adelino Amaral:

Desculpe meter-me no assunto, mas saberá dizer-me se por acaso, neste seu estudo sobre "Azevedos", encontrou alguns membros desta família, residentes no concelho de Santo Tirso? refiro-me, sobretudo, aos séculos XVII e XVIII.
Muito obrigado pela sua atenção.
Melhores cumprimentos,

José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309906 | cardosodoamaral | 09 jul 2012 18:13 | Em resposta a: #309904

Caro José Carlos Couto

Não tem que pedir desculpas. Este tópico é tanto meu quanto seu, ou melhor é de quem o usar.

Conforme já havia aqui dito, como pesquisas só as tenho até ao séc. XV. Espero acabar o trabalho

Aquilo que fizemos até agora foi pesquisar por datas e angariar elementos para o prossecução.

Gostava de poder dar-lhe algo neste sentido, mas infelizmente ainda não cheguei a essa data.

Entretanto posso adiantar que existe algo sobre Famílias Bracarense ..... que deixo aqui ficar o Link.

Sinceramente não sei o que contém, porque me foi referenciados há algumas semanas e ainda não tive tempo de o ler.

São dois volumes.

http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4649624 – Tomo I

http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4649635 _ TOMO II

Espero que sirva para alguma situação.

Vou estando por aqui e se por ventura chegar à data pretendida e tiver encontrado algo, lhe direi.

Deixo aqui ficar o meu mail caso pretenda mais tarde relembrar-me. cardosodoamaral@gmail.com

O trabalho sobre os Azevedo está a ser feito por duas pessoas, onde me incluo, mas soube a direção de um amigo e parente. Estes Azevedos são meus avoengos no casal João Peixoto "o da Calçada", Senhor de Penafiel e de sua mulher D. Briolanja Azevedo, séc XV. Felizmente a minha descendência é direta logo é mais fácil de procurar.

Um abraço

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309910 | joseccouto | 09 jul 2012 19:15 | Em resposta a: #309906

Caro Adelino Amaral:

Muito obrigado pelas suas palavras. vou explorar os links que me deixou na sua mensagem.
Em relação aos Azevedos de Santo Tirso, deixo-lhe aqui, apenas um nome. Quem sabe, talvez lhe venha a ser útil.

Manuel de Azevedo www.geneall.net/P/per_page.php?id=1948429

Os melhores cumprimentos,

José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#309913 | cardosodoamaral | 09 jul 2012 19:39 | Em resposta a: #309910

Caro José carlos Couto

Quiça venha a interessar.

Aprendi com quem faço o trabalho sobre os Azevedos a guardar tudo.

Agradeço o Link e disponha.

Tudo de bom

Um abraço
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#310966 | cardosodoamaral | 29 jul 2012 16:41 | Em resposta a: #309690

Caro Charters d'Azevedo

Não sei se será do seu conhecimento, mas aqui deixo ficar algo com o seu apelido, esperando que lhe seja proveitoso

http://arepublicano.blogspot.pt/2007/04/os-que-arrancaram-em-28-de-maio-de-1926.html

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#311039 | chartri | 30 jul 2012 18:30 | Em resposta a: #310966

Caro Adelino Cardoso do Amaral

Muito obrigado
Trata se do Luis Filipe da Silveira e Couto Charters d Azevedo, 3 visconde de S. Sebastião (1893 - 1950) que morreu sem descendencia. Ver a sua bibliobrafia e o seu envolvimento naquele movimento em http://www.familiasdeleiria.com. Ele era um monarquico ferranho e julgo que aquele movimento tinha um "fundo" monarquico.

Muito obrigado por me ter dado aquela informação com a indicação do link
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#311047 | cardosodoamaral | 30 jul 2012 22:10 | Em resposta a: #311039

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Agradecido pela informação do seu parente.

Vou de seguir visualizar o Link que teve a amabilidade de enviar.

Cordiais cumprimentos

Ao seu dispor

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#325122 | GoldenDays | 10 mar 2013 20:01 | Em resposta a: #292195

Prezado Confrade Miguel Quieroz Santos,

Tomo a liberdade de o incomodar para lhe pedir se seria possível consultar na Página 1134 do Tomo II do ANP o que lá consta sobre Maria José Capelo Saraiva dado não possuír a referida obra.

Gostaria de saber dados sobre a referida senhora, nomeadamente os seus progenitores e eventuais ancestrais, data e local de nascimento.

Sobre o seu casamento e descendência já existem eleemntos na base de dads do Geneall.
Fico-lhe grato se tiver oportunidade de me ajudar.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#325143 | mqs | 10 mar 2013 23:59 | Em resposta a: #325122

Caro Confrade Ribeiro de Araújo,
Nada mais consta sobre Maria José Capelo Saraiva (casada com Manuel Gonçalves). Refere o casamento de seu filho José Gonçalves Saraiva, oficial do exército, nascido em São Pedro de Jarmelo, Guarda, a 9.6.1915, com D. Ana Maria Alcoforado de Lemos e Sousa, n. na freguesia de Santa Maria, Viseu, onde casaram a 30.11.1940.
Disponha!
Com os melhores cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#325146 | Limão | 11 mar 2013 01:01 | Em resposta a: #309682

Caro Confrade,

Miguel Queiroz Santos,

Pode informar por favor, se Joana de Macedo, que referiu, tem algum laço familiar com o Dr. Francisco Luís de Macedo,, nascido a 15 de Dezembro de 1784, na Casa da Portela, Santa Maria de Galegos, Barcelos.
Licenciado em Direito, pela Universidade de Coimbra. Juíz de Direito na Comarca de Alijó, e na Póvoa de Lanhoso, em 1852.
Foi baptizado a 18 de Dezembro de 1784, pelo Revº Bento José de Macedo. Foram padrinhos: Francisco de Macedo, Abade de S. Clemente de Basto, e madrinha Luísa Thereza do Nascimento, Religiosa do Mosteiro de Sâo Bento de Barcelos, por procuração que apresentou ao Reverendo.
Casou a 22-10-1805, com Dª Antónia Lopes Vieira de Castro, nascida a 18 de Março de 1786, na Casa do Êrmo Paços Fafe, faleceu a 02 de Novembro de 1850, em Sâo Lourenço de Sande Guimarâes.
Filha 3ªde D. Rosendo Lopes de Castro, Cavaleiro da Ordem de Malta e do Sancto Sepulcro de Jeruszalém, na Palestina, (Terra Santa),nascido a 07 de Janeiro de 1740, na Casa do Êrmo, Paços Fafe, e de sua esposa: Dª Maria Ribeiro de Lima, nascida em Souto (São Salvador) Guimarâes.
Aguardo a resposta, Com os melhores cumprimentos,

Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#325150 | mqs | 11 mar 2013 01:44 | Em resposta a: #325146

Caro Agostinho de Melo Lopes da Costa,
Infelizmente não tenho qualquer informação para lhe dar.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#325151 | mqs | 11 mar 2013 02:08 | Em resposta a: #309557

Caro Confrade Didier Borrego,
Félix de Távora Teixeira será filho de Domingos de Távora da Guerra, também nascido em Almendra (COC-26.1.1671), e de sua 1ª mulher Maria Teixeira. Neto paterno de Domingos Geraldes da Guerra e de Maria Machado de Távora. "In Donas-Boto de S. João da Pesqueira - Origens e novos Ramos,", pg. 124.
Beatriz Maria (Ferreira) Donas Boto, filha de José Manuel de Sousa da Fonseca, natural de Sabrosa e falecido na Pesqueira a 28.10.1683 (na mesma fonte), e de Maria Donas Boto. (mesma fonte, pg. 120). Neta paterna de Luis Ferreira, de Valença do Douro e de sua mulher Guiomar Rodrigues, de Penedono. (ANTT - Habil. Santo Ofício do Filho António Ferreira Donas). Neta materna de António Ferreira e de Beatriz Donas Boto (esta, filha de Álvaro Donas Boto e de sua 2ª mulher Maria Pacheco. (mesma fonte, pg. 119).
Espero ter ajudado!
Cumprimentos,
Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#325155 | GoldenDays | 11 mar 2013 09:29 | Em resposta a: #325143

Prezado Confrade Miguel Queiroz Santos,

Agradeço a amabilidade com que prontamente respondeu à minha mensagem e a informação que compilou e transmitiu.
Vou ter de indagar junto do AD Guarda como já supunha.

Fico igualmente ao dispor para algo de que eventualmente necessite muito embora as minhas pesquisas se concentrem essencialmente por razões familiares nos concelhos de Santa Marta de Penaguião, Pinhel e Arcos de Valdevez.

Cordiais cumprimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#325198 | Limão | 12 mar 2013 03:20 | Em resposta a: #325150

Caro Confrade

Miguel Queiroz Santos.

Muito obrigado pela resposta, peço desculpa pelo incómodo.
Cumprimentos,
A. Mello

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#326181 | correa | 26 mar 2013 20:00 | Em resposta a: #292195

Caro Miguel Queiroz Santos
Estou a residir em localidade longe de qualquer biblioteca.
Por isso venho pedir-lhe o favor de me reproduzir as informações constantes da pg 813 do tomo II do ANP de 1985, relativas a Diogo Barreto.
Desde já muito lhe agradeço.
Meus cumprimentos
A.Corrreia

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#326314 | mqs | 28 mar 2013 14:04 | Em resposta a: #326181

Caro A. Correia,

"De Manuel Ferreira de Carvalho e de sua mulher D. Mariana Bárbara foi filho, entre outros, Francisco Correia de Carvalho Roquette, bapt. em Salvaterra a 1.3.1759, onde c. a 20.6.1785, com sua prima co-irmã D. Maria Roquette Pestana de Matos, também bp. em Salvaterra a 23.4.1764, filha do capitão José Roquette Pestana de Matos, couteiro de Salvaterra de Magos (carta de 7.11.1752) e de sua mulher D. Ana Silvéria de Figueiredo, tendo nascido entre outros, António Ferreira Roquette, proprietário e lavrador, que foi bapt. em Salvaterra a 1.9.1787 e aí c., a 13.9.1813, com sua parente D. Rita Leonor Barreto Mialheiro de Melo Travassos, também nat. daquela Vila, onde n. a 7.2.1791, filha de João de Melo Travassos, nat. também de Salvaterra (filho de José Carvalho dos Santos, desta vila, e mulher D. Ana Gerarda Henriques de Melo Travassos, que era filha de João de Melo Pestana Travassos, nat. de Óbidos, F.C. Armas (3.6.1745), e mulher D. Teresa Inácia Henriques Travassos) e de sua mulherD. Maria Leonor Barreto Pestana Mialheiro, nat. de Salvaterra, filha de Diogo Barreto de Matos Mialheiro, couteiro de Salvaterra de Magos (bisneto por sua mãe, dos irmãos Manuel Ferreira Mialheiro c.c. sua prima Maria de Siqueira e João Ferreira Mialheiro c.c. Maria Diniz Pestana de Matos, ambos filhos dos acima citados João Ferreira e mulher Joana de Barros de Siqueira) e de sua mulher D. Catarina Teodora das Neves."
É tudo o que consta sobre o 'seu' Diogo Barreto.

Cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#326325 | correa | 28 mar 2013 16:48 | Em resposta a: #326314

Caro Miguel Queiroz
Muito obrigado pela reprodução que fez o favor de me enviar.
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#348558 | Leonardo Iorio | 22 jul 2014 21:26 | Em resposta a: #292150

Ex.mo Senhor Miguel Queiroz Santos,

Cumprimentando-o, gostaria de solicitar vossa especialíssima atenção no sentido de consultar, se possível for, se consta a filiação de Bartolomeu de Barros, casado que foi com D. Catarina da Mesquita, na página 585, do Tomo II do Anuário da Nobreza de Portugal.

Além de não haver acesso "on line", não encontrei nenhuma biblioteca aqui no Rio de Janeiro, Brasil, onde pudesse consultar a dita obra.

Agradecia muito se V. Senhoria pudesse me auxiliar nesta minha pesquisa.

Com meus agradecimentos,

Leonardo Soares Madeira Iorio Ribeiro
Rio de Janeiro-Brasil

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#354420 | pinheirov | 04 fev 2015 23:26 | Em resposta a: #292195

Caro Miguel Queiroz Santos

Estes acessos públicos autorizam-nos por vezes ousadias que em outras circunstâncias evitaríamos, provavelmente. Assim, ouso e peço desculpa. Escrevo-lhe do estrangeiro à procura de uma informação aparentemente presente no Anuário da Nobreza que diz possuir. A informação que procuro concerna Belchior Malafaia Mascarenhas *c.1655, dos de Arouca, filho de Domingos Malafaia Mascarenhas mas de outra mulher que a sua legítima. Este Belchior deu origem ao tronco dos Malafaia de S. Pedro do Sul, Sta. Cruz da Trapa. Li recentemente numa genealogia editada num site inglês, sem referência a fontes, que sua mãe biológica seria Ana Escobar Furtado. Não possuo essa referência nos meus dados e grato ficaria se pudesse, pfv, verificar no Anuário o que aí figura sobre esse Belchior sobre a sua filiação.

Pedindo desculpa pelo incómodo, com os melhores cumprimentos,

Victor Malafaia Pinheiro

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#366395 | iscpfp | 22 fev 2016 14:07 | Em resposta a: #292195

Caro Miguel Queiroz Santos,

Gostaria de obter informação, que julgo constar do Anuário de 2006, sobre Macedo Pereira da Guerra Forjaz de Gusmão, com origens na Beira. Agradeço antecipadamente a ajuda que a propósito possa prestar.

Com os melhores cumprimentos,

Maria

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#371627 | tiagova | 07 jul 2016 18:36 | Em resposta a: #292150

Boa tarde,

Alguém me pode ajudar a localizar o Tomo I de 1985 para venda?

Muito obrigado,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#371646 | miguelmonteiro | 07 jul 2016 22:36 | Em resposta a: #371627

Caro confrade:

Quer comprar ou vender?

Eu conheço uma pessoa que pretendia vender, salvo erro, os Tomos I e II.

Cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#410025 | cardosodoamaral | 28 nov 2018 19:02 | Em resposta a: #292150

Caro Miguel Queiroz Santos

Faz algum tempo que aqui não venho, mas desta feita é para lhe pedir um favor, no sentido de, se for possível e desde já agradeço, procurar no Anuário da Nobreza de Portugal tomo II pag. 1142, de Manuel de Melo Corrêa, por Joaquim José Cardoso e o que se diz dele.

Grato pela atenção

Naquilo que souber e puder ajudar, disponha.

Abraço

\Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#413031 | Romulllo | 11 mar 2019 01:55 | Em resposta a: #292195

Boa noite,

Caro Miguel Queiroz Santos desculpe a intromissão gostaria de uma informação sei que esse tópico data de 2011 mais espero que responda gostaria da informação sobre uma pessoa Antônio José de Vasconcellos segundo informações que consegui vc iriar encontrar no tomo 3 , página 102 gostaria de qualquer informação desde de já agradeço muito sua ajuda.

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#413063 | fravasco | 12 mar 2019 11:03 | Em resposta a: #413031

Bom dia

Sobre o referido António José de Vasconcelos, posso informar, por nessa página constar, dele se diz:

"… estanqueiro do tabaco na ilha de S. Miguel, cônsul honorário de Espanha nos Açores (carta de 10.4.1888), senhor das referidas casas de bem, como por compra, das quintas do Tanque, às Laranjeiras, e da Bela Vista, à Abelheira de Cima, Fajá de Baixo, etc."

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#413064 | fravasco | 12 mar 2019 11:16 | Em resposta a: #410025

Caro amigo

Posso Informar sobre a assunto em causa (de Joaquim José Cardoso):

" Lopes Cardoso, dos viscondes de Castelo - Família descendente, por legítima varonia, de Joaquim José Cardoso e de sua mulher D. Ana Joaquina Lopes, por seu filho o dr. José Joaquim Lopes Cardoso , médico cirurgião, 1º visconde de Castelo (pela Rainha D. Maria Pia), delegado de saúde, professor do liceu e do seminário e abastado proprietário rural no dist. de Braga, comendador da o. de N. Sr.ª. da Conceição de Vila Viçosa, etc., que n. em Martim, Barcelos a 26.5.1824 e f. em Braga em 1903, tendo casado a 13.9.1855 com D. Maria Joaquina de Araújo Pinto, filha de José António Rodrigues e mulher D. Maria da Luz Pinto. "

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#413066 | cardosodoamaral | 12 mar 2019 13:34 | Em resposta a: #413064

Caro Amigo

Grato pela sua solicitude.

Ao seu dispor

Abraço e tudo de bom

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#415882 | jamador | 27 jun 2019 12:00 | Em resposta a: #292195

Caro confrade,
Tem-me sido impossível consultar o Anuário da Nobreza III-IV aqui no Porto - mesmo na biblioteca que infelizmente não tem.
Se não for abuso da minha parte e muita maçada da sua pedia-lhe a amabilidade de me passar os elementos que naquela obra constam sobre os PEIXOTO LEITE MAGALHÃES MENEZES da C. da Luz.
Interessa-me toda a ascendência mas tenho receio de que possa ser muito texto para reproduzir.
Também me serve uma fotografia do texto se der menos trabalho e nesse caso pode ser enviada para o meu email abaixo indicado.
Muito agradeço qualquer resposta.
Cumprimentos
Jorge Rodrigues
rodrigues ponto amado arroba gmail ponto com

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#419692 | psilva2010 | 28 nov 2019 15:18 | Em resposta a: #292150

Bom Dia,

Solicitava o favor , se possível , de alguém que possua o livro me possa indicar ou enviar pagina digitalizada sobre a informação que consta na página 159 sobre João Manuel Rodrigues de Sousa.
Informação fornecida pela Biblioteca Genealógica de Lisboa.

Cumprimentos e Obrigado

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#422407 | Jorge Sampaio | 10 mar 2020 01:48 | Em resposta a: #292150

Caros Confrades e Confreiras,

Peço a quem possua o Anuário da Nobreza de Portugal - 1985 - Tomo II, que me faça o favor de pesquisar o que lá vem (na página 813) sobre Leonardo Francisco Roquete da Silva, que tem noticia neste site (https://geneall.net/pt/nome/21372/leonardo-francisco-roquette-da-silva/).

Agradeço muito qualquer ajuda.

Cumprimentos,
Jorge Sampaio

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#422415 | joão pombo | 10 mar 2020 12:14 | Em resposta a: #422407

FERRIREA ROQUETTE - Família descendente, por varonia, de João Ferreira e de sua mulher Joana de Barros de Siqueira (c. em Salvaterra de Magos, a 27.11.1624), por seu filho Rafael Ferreira de Barros que foi bapt. em Salvaterra de Magos a 17.7.1645, e aí c. a 16.1.1675, com Francisca de Figueiredo Nogueira, bapt. em Coruche a 9.10.1647, 1ª vida de um prazo foreiro à comenda de S. João Baptista (na o. de Avis) da vila de Coruche, irmã de Luís Nogueira de Carvalho, sargento-mór de Santarém, e ambos filhos de Thomás Nogueira de Carvalho e mulher Maria de Lemos. De Rafael Ferreira de Barros e sua mulher foi filho Luís Ferreira de Carvalho, 2ª vida do citado prazo, cavaleiro da o. de Cristo (em atenção aos serviços de seu tio Luís Nogueira de Carvalho), que foi bapt. em Salvaterra a 22.2.1680, e de Madalena de Oliveira da Fonseca teve, entre outros, a Manuel Ferreira de Carvalho, nat. de Aveiras de Baixo, que c. em Salvaterra, a 5.6.1747, com D. Mariana-Bárbara Pestana de Matos, aí bapt. a 22.7.1726, filha de José Roquette da Silva, almoxarife do infante D. Francisco em Salvaterra, bapt. na freg. da Ventosa, Alenquer, a 4.2.1689 (filho de Leonardo Roquette da Silva, bapt. na freg. da Ajuda, Lisboa, a 10.6.1655, filho este de Claude de la Roquette, de origem francesa, sargento e tenente da Torre de Belém e vice-cônsul de França em Lisboa, onde c., em 1ª núpcias, na freg. da Ajuda, a 21.12.1649, com Catarina Manique, bapt. na freg. de S. Paulo, Lisboa, a 29.11.1633).

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#422421 | Jorge Sampaio | 10 mar 2020 15:43 | Em resposta a: #422415

Caro João Pombo,

Muito obrigado pela atenção.

Cumprimentos,
Jorge Sampaio

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#422422 | joão pombo | 10 mar 2020 16:47 | Em resposta a: #422421

Caro Confrade,
O título é Ferreira Roquette e não "Ferrirea" :)
No último Anuário consta uma entrada para a família Roquette, talvez desenvolva mais.
Cumprimentos,
JPL

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#425452 | Waldemar Ribeiro | 07 jul 2020 18:36 | Em resposta a: #292150

Olá, prazer, tenho bastante interesse em descobrir meus ascendentes, poderia me informar sobre Manoel Ribeiro de Carvalho Junior. Acredito que tenha informações no Anuário da Nobreza de Portugal - 1985", Manuel de Melo Correia, António Luís Cansado de Carvalho de Matos e Silva, António da Costa de Albuquerque de Sousa Lara, 2.º Conde de Guedes, Edição do Instituto Português de Heráldica, 1.ª Edição, Lisboa, 1985, Tomo I, p. 681

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#430219 | Luizalobo | 06 jan 2021 04:41 | Em resposta a: #292150

Boa noite! Você poderia me ajudar investigando o que está referido a José Melero Carrero no Anuário da Nobreza de Portugal - 1985 - Tomo I - pg. 532? Muito obrigada desde já.

Resposta

Link directo:

Anuário da Nobreza de Portugal on-line???

#449983 | dsouza | 13 set 2023 12:33 | Em resposta a: #292195

Bom Dia Miguel,

Como está?

Poderia disponibilizar-me a página 159, do Tomo III do Anuário da Nobreza de Portugal de 2006?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 09:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen