"Lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

"Lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#292220 | denicp1955 | 03 dez 2011 17:36

Procuro informações sobre a familia de José Lopes de Carvalho, o "Lopinho", filho de Francisco Lopes de Carvalho e Anna Carvalho. Irmão de Esmerilda Lopes de Carvalho. Veio para o Brasil na década de 1880-1890 e casou com Maria Izabel de Lima com quem teve tres filhas.
Era dono de uma fundição na Rua Cancio Gomes, em Porto Alegre.
Morreu no porto de Santos, com 63 anos, em 1930, quando estava levando de volta para Lisboa a irma que não se adaptou após dois anos no Brasil.
Após essa data, algumas terras produtoras de azeitonas, em Celorico de Basto, foram vendidas para a familia dos proprietários da confeitaria Colombo, do Rio de Janeiro, Brasil.
Trata-se de meu bisavô e ainda tenho minha mãe viva, com 92 anos, que espera obter notícias da família.
Agradeço qualquer contato.

Resposta

Link directo:

RE: "Lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#292229 | MCNN | 03 dez 2011 21:26 | Em resposta a: #292220

Boa noite


No link abaixo pode ver o pedido de passaporte (com fotografia) da irmã do seu bisavô, Esmerilda Lopes de Carvalho, feito na cidade do Porto em 1928.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=56785&FileID=_2474815

Atendendo a que a irmã do seu bisavô tinha 43 anos em 1928, a diferença de idade entre eles (cerca de 18 anos) indicia que o seu bisavô pode ter tido muitos irmãos ou irmãs, pelo que de facto deve ter muitos familiares em Portugal, o problema será identificá-los.

Sabe de que freguesia de Celorico de Basto era natural o seu bisavô ?

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: "Lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#292277 | denicp1955 | 04 dez 2011 20:38 | Em resposta a: #292229

Senhor Mario, muito obrigada!
Foi uma surpresa muito agradável receber sua resposta. Não sabemos em que freguesia ele nasceu, mas talvez seja Molares, já que há regitro do testamento de uma Ana Carvalho naquela freguesia. Pelo que sabemos, eram apenas os dois irmãos. Não sabemos se a "tia" Esmerilda casou-se após retornar do Brasil, em 1930, quando faleceu meu bisavô.
Agradeço sua atenção.
Saudaçoes.
Denise da Cunha Pereira Gomes

Resposta

Link directo:

RE: "Lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#292279 | f4b2 | 04 dez 2011 20:57 | Em resposta a: #292277

Cara Denise

Ao pesquisar o Anuário de 1944 vi este nome,cito:

- JOAQUIM LOPES de CARVALHO - Mercearia em Fervença(Celorico de Basto),1944

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: "Lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#292286 | denicp1955 | 04 dez 2011 22:47 | Em resposta a: #292279

Prezado João.
Obrigada pela informação. Vou direcionas as minhas pesquisas para Fervença.
Saudações.

Denise Pereira Gomes

Resposta

Link directo:

RE: "Lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#292427 | denicp1955 | 07 dez 2011 09:46 | Em resposta a: #292286

O passaporte da minha tia bisavó foi feito na cidade do Porto. Dizia que lá era sua residência.
Alguém conhece a família Lopes de Carvalho, no Porto?

Resposta

Link directo:

RE: "Lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#292429 | f4b2 | 07 dez 2011 10:04 | Em resposta a: #292427

Cara Denise

Neste momento não lhe posso dizer ,mas por volta das 13 horas,vou verificar nos Anuários.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: "Lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#292438 | denicp1955 | 07 dez 2011 13:47 | Em resposta a: #292429

Prezado João.
O que são os anuários?
Vou aguardar sua resposta. Obrigada pela sua atenção.
Denise

Resposta

Link directo:

RE: "Lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#292443 | f4b2 | 07 dez 2011 14:44 | Em resposta a: #292438

Cara Denise

Os Anuários são livros, como as actuais páginas Brancas,onde eram mencionados alguns nomes e profissões,de habitantes de Portugal,e ex.Colónias.
Pesquisei então o Porto nos anos de 1908/1909,e vi estes nomes,cito:

- CAROLINA do SACRAMENTO LOPES de CARVALHO - Servente na Escola Normal,na Rua Barros de Lima,530 no Porto em 1908.

- JOAQUIM MÁXIMO LOPES de CARVALHO - Chefe do Serviço de Contabilidade do Caminho de Ferro do Minho e Douro,na Rua da Alegria,703 no Porto em 1909

- JOAQUIM MÁXIMO LOPES de CARVALHO JÚNIOR - Escriturário da Caixa de Aposentações do Caminho de Ferro do Minho e Douro,na Rua da Alegria,703 no Porto em 1908

Foram estes os nomes que referenciei.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: "Lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#293596 | denicp1955 | 29 dez 2011 16:37 | Em resposta a: #292229

Sr Mario, boa tarde.
Voltei ao Forum apos algumas descobertas pessoais. Atraves do site do Family Search, descobri, nos registros paroquiais da minha cidade o registro do casamento do meu bisavo, em 07/1884, na Igreja Nossa Senhora da Conceicao, aos 21 anos. Ou seja, ele nasceu em 1872-1873.
Descobri ainda no CEPESE e depois no AD do Porto, o passaporte do trisavo, Francisco Lopes de Carvalho, em 27/10/1883, com destino a esta minha cidade (Porto Alegre) e com a idade de 48 anos. A descricao confere: ele tinha olhos azuis... Nem imaginavamos que ele tinha estado aqui quando meu bisavo tinha a idade de 10 anos.
Ainda nao consegui saber qual a freguesia dele (nao diz no passaporte).
Sera que o Sr. tem alguma ideia do que pesquisar...
Saudacoes e um Feliz 2012.
Denise Pereira Gomes

Resposta

Link directo:

RE: "Lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#293620 | MCNN | 29 dez 2011 23:34 | Em resposta a: #293596

Boa noite Denise

Quando vi esta sua última mensagem, reparei que tinha trocado alguma data, pois se o seu bisavô tivesse casado em 1884 e se tivesse casado com 21 anos tinha nascido em 1862-1863.

Com base nos dados que forneceu, fui procurar o assento de casamento do seu bisavô e constatei que ele casou, isso sim, em 07/1894.

E foi bom eu ter ido procurar esse casamento, pois no assento o nome da mãe do noivo vem como Ana Carvalho Pinto da Cunha. É esse o nome completo da sua trisavó. Isso é importante para procurar os seus familiares.

Mas muito mais importante foi o registo de passaporte pedido aparentemente pelo seu trisavô.

Com base nos dados que forneceu, fui procurar esse registo e lá vi o que referiu, que tinha 48 anos, olhos azuis, etc.

Mas vai-me desculpar, mas muito mais interessante que a cor dos olhos do seu trisavô é aquilo que eu penso conseguir ler nesse registo, que é a parte no final que diz:

... LEVANDO EM SUA COMPANHIA SEU FILHO JOSÉ DE 11 ANOS. ( o LEVANDO EM SUA COMPANHIA está pré-impresso)

A letra é bastante complicada, mas veja lá se consegue ou não ler o mesmo que eu.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56569&FileID=_2419505

A ser assim, o seu trisavô esteve de facto no Brasil quando o seu bisavô tinha a idade de 11 anos, pela simples razão de que foi o seu trisavô que levou o seu bisavô nessa altura para o Brasil !!!!!

Já agora, tudo indica que o seu bisavô era 6 ou 7 anos mais novo do que aquilo que a Denise pensava.

Sobre a questão que me coloca, a Denise já experimentou pesquisar, no Family Search, os livros paroquiais de Celorico de Basto ? Eu dei uma vista de olhos nesses livros quando a Denise abriu este tópico, mas pelos vistos procurei o baptismo do seu bisavô 6 ou 7 anos antes do que devia ...

Fico à espera que me confirme se consegue ler ou não o mesmo do que eu

Feliz 2012 para si e sua família


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: "Lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#293635 | denicp1955 | 30 dez 2011 10:17 | Em resposta a: #293620

Sr Mario, bom dia!
Grande surpresa a sua observacao. Concordo totalmente. Eu havia tentado descobrir que o acompanhava e a palavra filho, abreviada, me pareceu Antonio, abreviado, ja que no verso da pagina esta o passaporte de um Antonio, de Celorico de Basto.
Ele tendo 11 anos em 10/1884 e 21 em 07/94, quando casou mostra que deve ter nascido de 07/1872 a 07/1873.
Tambem ja procurei em todas as freguesias de Celorico, mas no ano errado. Agora vou procurar pela data certa. No trabalho nao tenho muito acesso a internet.
Tambem reparei no nome completo da minha trisavo, Ana. Depois lhe passarei o registro exato, nao lembro em qual freguesia, nas ultimas paginas dos batizados, casamentos e obitos (tenho quase certeza de que e em Mollares) do falecimento de um Antonio Cunha, casado com uma senhora Carvalho Pinto ou coisa assim, falecido aos 84 anos. E ha tambem uma Joaquina Pinto da Cunha, falecida aos 48 anos, la pelo meio do livro. Nao estou com os registros aqui mas depois lhe transcrevo.
Por enquanto, MUITO obrigada!
Abraco.
Denise Pereira Gomes

Resposta

Link directo:

RE: "Lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#293656 | denicp1955 | 30 dez 2011 13:00 | Em resposta a: #293635

Sr Mario.
Realmente o registro de que lhe falei esta no Family Search, freguesia de Molares, na parte onde aparecem juntos os batismos, casamentos e obitos, na data de 25/06/1884, o assento do obito de Joao Carvalho Pinto, aos 84 anos de idade, casado com Maria Carvalho da Cunha (dava para compor bem certo o nome da minha trisavo, Ana Carvalho Pinto da Cunha). Filho de Jose Carvalho da Motta e Maria Goncalves Carvalho.
Nesse mesmo livro tambem esta o obito da Joaquina Carvalho Pinto da Cunha, com 43 anos, em data anterior ao falecimento do Joao). Essa poderia ser irma da minha trisavo. Sei que ela, a Ana, faleceu na decada de 1920. Sera que ela era mais velha que o marido, quando casou. Mas teve uma filha em 1885, a Esmerilda Lopes de Carvalho(entao deveria ter no maximo uns 45 anos ao ter a filha).
Conjecturas...
Saudacoes.
Denise Pereira Gomes

Resposta

Link directo:

RE: "lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#293759 | denicp1955 | 01 jan 2012 20:19 | Em resposta a: #293656

Sr. Mario.
Um bom Ano Novo para si e seus familiares!
Meu bisavô nasceu em16/09/1872,na freguesia de Veade. Filho legítimo de Francisco Lopes de Carvalho, natural de Ourilhe, nascido em 13/07/1835 (filho de Francisco José Lopes e Anna Gonçalves) e filho de Anna Carvalho Pinto da Cunha, nascida em 20/07/1849, em Veade, local de Santa Cristina, filha de Placido Carvalho e Alvina Lucia Pinto da Cunha.
Como é bom satisfazer a curiosidade...
Apenas ainda não encontrei o registro do casamento deles (procurei em Veade, falta procurar em Ourilhe)
Obrigada por sua ajuda!
Cumprimentos.
Denise Pereira Gomes.

Resposta

Link directo:

RE: "lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#293819 | MCNN | 02 jan 2012 20:07 | Em resposta a: #293759

Cara Denise


Parabéns por ter finalmente encontrado o assento de baptismo do seu bisavô !!!!

Agora, e se me permite um conselho, aconselhava-a a procurar por irmãos do seu bisavô.

Tal como tive há algum tempo oportunidade de lhe dizer, a diferença de idades entre o seu bisavô e a sua irmã Esmerilda indiciava que o seu bisavô poderia ter vários irmães/irmãs.

A Denise disse na altura que pensava que eram apenas aqueles dois irmãos, mas eu pelo sim pelo não fui dar uma espreitadela aos livros de Veade.

Não precisei nem de 5 minutos para encontrar o baptismo de um irmão de seu bisavô de nome Manuel, nascido em 1874.(Registo 22)

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16306-98530-17?cc=1913410&wc=13410964

De notar que, pelos averbamentos este irmão do seu bisavô casou em 1911 e faleceu em 1920. Caso tenha tido filhos desse casamento, muito provavelmente deve ter sido aberto um processo de inventário porque os filhos seriam necessariamente menores, e caso a Denise encontre esse processo de inventário nele deverá constar a lista de filhos que ele teve.

Repare que é muito provável que existam outros irmãos de seu bisavô, a questão é encontrá-los. Caso esses irmãos não tenham ido para o Brasil, a sua descendência ainda deve estar em Portugal.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: "lopinho" (Lopes de Carvalho) de Celorico de Basto.

#293822 | denicp1955 | 02 jan 2012 20:34 | Em resposta a: #293819

Sr. Mário, mais uma surpresa! Realmente, o senhor tinha razão!
Andei olhando atentamente (pensava eu...) os registros de Veade mas só encontrei primos do bisavô José.
Como faço para encontrar o processo de inventário? Não identifiquei os locais onde casou e faleceu.
Vou me dedicar mais a examinar os registros de Veade.
Obrigada.
Cumprimentos.
Denise Pereira Gomes.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 jul 2024, 04:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen