Homenagem a Gonçalo Ribeiro Telles

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Homenagem a Gonçalo Ribeiro Telles

#292382 | tmacedo | 06 dez 2011 12:37

HOMENAGEM A GONÇALO RIBEIRO TELLES
A Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro Nacional de Cultura vão organizar no próximo dia 6 de Dezembro uma sessão de homenagem e reflexão dedicada ao Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles
ENTRADA LIVRE

6 DE DEZEMBRO DE 2011
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN • AUDITÓRIO 2

09h30
Abertura
Guilherme d’Oliveira Martins
Presidente do Centro Nacional de Cultura
Emílio Rui Vilar
Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian
10h00
O HOMEM
António Barreto • Eduardo Lourenço
Guilherme d’Oliveira Martins
11h15
Pausa café
11h35
O POLÍTICO
Augusto Ferreira do Amaral • Luís Coimbra
Diogo Freitas do Amaral
13h00
Intervalo para almoço
14h30
O PROFESSOR
Carlos Braumann • Aurora Carapinha
Ário Lobo de Azevedo
15h30
Pausa café
15h50
O VISIONÁRIO
Manuela Raposo Magalhães
Nuno Portas • Margarida Cancela d’Abreu
Viriato Soromenho Marques
17h10
Depoimentos
Dom Duarte de Bragança • Miguel Sousa Tavares*
Pedro Roseta • Maria Calado • Alberto Vaz da Silva
17h45
Apresentação da Fotobiografia
de Gonçalo Ribeiro Telles (Ed. ARGUMENTUM)
Fernando Pessoa • Alexandre Cancela d’Abreu
18h00
Encerramento
Mário Soares • Gonçalo Ribeiro Telles

Resposta

Link directo:

RE: Homenagem a Gonçalo Ribeiro Telles

#292388 | jsequeira | 06 dez 2011 14:22 | Em resposta a: #292382

Gostaria muito de estar presente mas...

Trata-se de uma 3ª feira, o horário é entre as 9,30h e as 18h. Provavelmente haverá muita gente que, devido a diversas circunstâncias, poderá estar presente. Eu não posso. Trabalhei no último sábado e no último domingo e estou de folga 5ª feira desta semana. Azar...

Delego nos confrades que estejam nessa mole a minha representação.

As minhas homenagens ao Gonçalo Ribeiro Telles, por todos os motivos e mais um. Ainda por cima, durante 20 anos foi meu vizinho no Cardal.

josé sequeira

Resposta

Link directo:

Heitor Homem , abade da Várzea e D. Isabel de Sousa

#292455 | mcmalvim | 07 dez 2011 17:35 | Em resposta a: #292382

Boa tarde Confrade António Taveira
Como uma vez disse para eu não hesitar, quando precisasse de ajuda, tomei a liberdade de o ….aborrecer , pois penso (?) que está “por dentro” dos.... “Alvins”.
É assim . Segundo o “site” Geneall, Fradique Lopes de Sousa e Alvim: filho de Fradique Lopes Fradique e de Isabel de Alvim :
1-Casou com Isabel de Sousa
2-Um dos filhos foi Heitor Homem , abade da Várzea
3-Os pais da mulher foram, Heitor Homem sucessor na Casa e Padroados de Bordonhos e Várzea no tempo de D. Duarte e Isabel de Sousa.
O filho Heitor Homem, abade da Várzea e (N) foram pais de Isabel de Sousa.
Resumindo. Se bem percebi no “site” , há 3 “ Isabeis” de Sousa e 2 “Heitores” Homem.
Será mesmo assim ou há confusão?
Já agora …quanto à minha caminhada em direcção ao passado…ainda tenho presente as orientações que me deu, mas parei para tentar saber todos os elementos desde o meu 3ª avô até ao presente. Por isso só agora estou a voltar …ao passado.
Mais uma vez as minhas desculpas por o incomodar e tb por "atrapanhar" o seu Tópico com esta minha dúvida.
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Heitor Homem , abade da Várzea e D. Isabel de Sousa

#292459 | tmacedo | 07 dez 2011 18:22 | Em resposta a: #292455

Caro confrade António (mcmalvim),

Não tem que se desculpar de nada.

Encaro com muitas reservas tudo o que é dito por Gaio. Nomeadamente as suas referências às genealogias medievais posteriores aos livros de linhagens do conde D. Pedro. Como sabe a base dos dados do Geneall é o Gaio...Para além disso a forma dinâmica de construcção da base de dados do Geneall torna possível a repetição de dados e a acumulação de erros nem sempre fácilmente detectáveis pelos gestores do site.

Os Alvins e Sousas que refere não estão na minha área territorial de estudo. Aconselho-lhe a leitura as obras de Luis de Melo Vaz de Sampaio, nomeadamente "Bordonhos e Vilar de Perdizes". Não dará o tempo por perdido.

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Heitor Homem , abade da Várzea e D. Isabel de Sousa

#292500 | mcmalvim | 08 dez 2011 14:49 | Em resposta a: #292459

Caro António Taveira
Vou fazer o que me aconselha
Muitíssimo obrigado.
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

Inventário

#293612 | mcmalvim | 29 dez 2011 19:45 | Em resposta a: #292459

Caro António Taveira
Começo por lhe pedir desculpa, pois mais uma vez cá estou eu a incomodar
Então é assim.

“Inventário de MariaTereza Alvim de quem foi inventariante Maria Tomazia Alvim. Ano de 1814.”

Em português de…Portugal, sei que Inventário não é sinónimo de Testamento. Mas em português do…Brasil?
Eu julgo que não…mas ...
Sabe, eu no fundo o que gostava de saber , é se de posse do Inventário de Maria Tereza Alvim, apenas ficarei conhecedor do nome da pessoa que tinha os bens e da seu rol e do nome pessoa responsável pela administração doespólio durante o inventário, ou poderei ficar a saber outras “coisas”.
Renovo o meu pedido de desculpas.
Com os meus melhores cumprimentos e os desejos que 2012 não seja pior do que o pintam...
António

Resposta

Link directo:

RE: Inventário

#293727 | tmacedo | 01 jan 2012 11:18 | Em resposta a: #293612

Caro confrade António (mcmalvim),

No inventário deverão vir o testamento (no caso de existir), os herdeiros da herança, os bens deixados (móveis e imóveis arrolados pelo cabeça de casal), as reuniões do conselho de família (e a nomeação dos seus membros), as contas da administração dos bens da responsabilidade do tutor nomeado e a partilha dos bens posteriormente feita.

Retribuo agradecido os votos de de um Bom Ano de 2012,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Inventário

#293741 | mcmalvim | 01 jan 2012 17:12 | Em resposta a: #293727

Caro António Taveira
Muito e muito obrigado.
Se um dia escrever as minhas memórias, no Capítulo da Genealogia, tenho de o referir como o meu mestre ...
Com os meus melhores cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Inventário

#293846 | tmacedo | 03 jan 2012 11:04 | Em resposta a: #293741

Caro confrade António (mcmalvim),

Desculpe-me o atraso na resposta. Estive uns dias longe de casa e da net. Agradeço as suas imericidas palavras aos meus méritos. Só procuro ajudar todos aqueles que se vão apaixonando pela busca de antepassados e que demonstram, no início desta aventura, menos experiência na procura de informação.

Com os meus melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Inventário

#293882 | mcmalvim | 03 jan 2012 22:43 | Em resposta a: #293846

Caro António Taveira
Não são nada imerecidas... tem-me ajudado imenso e na próxima 2ª feira lá vou eu a Lisboa, à Biblioteca Nacional, fazer o que me aconselhou...começar a leitura de "Bordonhos e Vilar de Perdizes".
Depois as restantes, tenho de ver... pois julgo que não estão à venda e residir em Pombal, tem vantagens , mas também tem desvantagens.
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 14:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen