Livros da Guarda já disponíveis

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Livros da Guarda já disponíveis

#292414 | Vimpério | 07 dez 2011 00:24

Os livros paroquiais das freguesias dos concelhos da Guarda já encontram-se disponíveis p/ consultas on-line no sítio dos mórmons. Junto c/ eles, alguns outros de Aveiro e Coimbra e muito pouco de Leiria.

Ao contrário do que sucede na consulta aos livros de Braga, p/ esses estão pedindo cadastramento.

Entretanto, p/ muitas das ligações, ainda aparece a msg de que a imagem não está disponível.

Enfim, vamos a ver.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292415 | Vimpério | 07 dez 2011 00:35 | Em resposta a: #292414

No título "Vários", um livro de justificações do Arcediagado do Vouga já pode ser consultado.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292416 | MariaDavid | 07 dez 2011 00:52 | Em resposta a: #292414

Caro confrade

Até hoje nunca tive necessidade de de investigar os paroquiais pela net, pois os distritos que me interessam são os de Castelo Branco e Guarda que, até ao momento, não estavam on line. Agora, com a sua preciosa informação, o caso muda de figura.
Por gentileza, poderia ensinar-me como se faz, os passos a dar? Fico-lhe muito agradecida.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292417 | Vimpério | 07 dez 2011 01:04 | Em resposta a: #292416

Boa noite, Maria!

Passo a passo é o seguinte: www.familysearch.org > baixar o cursor e premir em "europe" > procurar por Portugal na ordem alfabética "et voilà"! O restante é auto explicativo.

Conforme adiantei, p/ os de Braga não pedem cadastramento enquanto que p/ os da Guarda estão pedindo.

Lá estão os livros de Braga e, a partir de hoje, os da Guarda aparentemente completos e mais uns poucos de outros distritos.

Receba meus melhores cumprimentos,

Bem-haja,

Marcos Levy.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292418 | roz | 07 dez 2011 01:17 | Em resposta a: #292417

Caro Marcos Levy

Maravilhosa noticia! De vez em quando ia la espreitar mas parece que so sairam estes dias.

Obrigada pelo aviso.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292419 | Vimpério | 07 dez 2011 01:30 | Em resposta a: #292418

Ora, não por isso.

Fui revisitar alguns livros de Braga quando deparei com a novidade.

Mas a maioria desses que acabaram de colocar, p/ nossa frustração, ainda estão com a imagem indisponível.

Espero que seja logo solucionado. E deve ser, haja vista que alguns dessa nova leva já aparecem.

Cumprimentos,

Marcos Levy.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292422 | MariaDavid | 07 dez 2011 02:41 | Em resposta a: #292417

Boa noite, Marcos Levy

Muito obrigada pela sua ajuda! Amanhã vou experimentar e se tiver qualquer dificuldade voltarei a importuná-lo.

Bem haja por tudo

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292452 | mariamoura | 07 dez 2011 17:01 | Em resposta a: #292414

Acabei de seguir o percurso que um sos senhores sugeriu. Correu tudo bem até ver o meu concelho de Seia, mas, ao pedirem o nome do usuário, indico o endereço do meu email, palavra passe e respondem-me que está incorrecto.Alguém poderia fazer o favor de me ajudar?
Agradeço desde j´.

Atentamente

Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292461 | pachancho | 07 dez 2011 19:17 | Em resposta a: #292452

Foram, hoje, acrescentados os seguintes registos:

Portugal, Aveiro, Passport Registers, 1882-1965
Portugal, Aveiro, Testaments, 1900-1936

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292465 | MCNN | 07 dez 2011 19:45 | Em resposta a: #292417

Boa tarde


Os livros da Guarda de certeza que não estão completos, pois no mínimo faltam ainda aqueles que estão na Câmara Eclesiástica de Lamego e que dizem respeito à Guarda (faltam, por exemplo, muitos livros do concelho de Vila Nova de Foz Coa que já vi que não estão no site dos Mormons).

Mas mesmo esses, de acordo com as últimas notícias, mais dia menos dia já serão consultáveis na net, não sei se no site dos Mormons se nos sites dos diferentes Arquivos Distritais (Viseu, Guarda, etc) a que pertencem os concelhos que possuem alguns livros à guarda da Câmara Eclesiástica de Lamego.

De qualquer forma, muito obrigado pela boa nova, e esperemos pacientemente que seja libertada para consulta a informação que acabou de ser (ou está ainda a ser) carregada no site dos Mormons.


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292467 | agp | 07 dez 2011 19:59 | Em resposta a: #292416

Cara Maria David,

Alguns livros do distrito da Guarda já estão no "digitarq". Por exemplo, este da Nave de Haver:


http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/viewer?id=1184060

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292469 | Saba | 07 dez 2011 22:19 | Em resposta a: #292414

Contactei a Igreja Mormon que me disse que esses registos nao vao estar disponiveis ao publico. So certas pessoas podem ter acesso a eles.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292473 | jaboo | 07 dez 2011 23:44 | Em resposta a: #292469

Caro Luis,

Sabe que pessoas sao essas?

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292479 | Saba | 08 dez 2011 04:47 | Em resposta a: #292473

Consegui descobrir que se trata duma parceria com a Torre do Tombo, e que aqueles registos vao estar todos disponiveis eventualmente no Portal de Arquivos! Nao sei e' porque e' que eles precisam dos Mormons afinal...

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292484 | MariaDavid | 08 dez 2011 11:52 | Em resposta a: #292467

Bom dia, António Pereira

Muito obrigada pela informação, apesar de não ter ninguém de Nave de Haver. Mas ficarei atenta a outras entradas.

Sobre o acesso, à semelhança de outros confrades, também tive dificuldades em entrar, embora fizesse a criação de conta direitinha. Apareciam sempre informações a dizer que estava incompleta, o que não correspondia à verdade, pois preenchi todos os campos que me foram solicitados. Num acto de irritação, depois de muitas tentativas, inventei um nome super idiota e - violà!!!! - fui aceite. Acho isto muito desagradável, pois uma pessoa quer proceder de uma forma clara, honesta e nada consegue.

Por outro lado, depois de ter conseguido criar o tal nome e ter finalmente entrado, nos registos a que tentei aceder dizia que não havia mensagens disponíveis. Resumindo, continuo sem poder consultar nada!

Vou tentar perceber, directamente junto deles, o que se passa.

Cumprimentos e bom fim de semana
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292486 | MariaDavid | 08 dez 2011 12:02 | Em resposta a: #292465

Bom dia, Mário César Navarro

Precisamente, Vila Nova Foz Côa é dos concelhos que mais me interessam! Se tiver quaisquer novidades sobre a inclusão dele, agradeço-lhe que me faça chegar essa informação.

Aproveito a mensagem para lhe dizer que tenho nos meus ancestrais um Gabriel Nunes Navarro, também dado como Gabriel Gomes, baptizado em S.Salvador, Sevilha, filho de Fernão Gomes e Clara Gomes. Casou com Isabel Henriques em 29.06.1654. Sou descendente dele por via de duas filhas. Tem, por acaso, este Gabriel Gomes ou Navarro, nas suas ligações familiares?

Com os meus cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292533 | Vimpério | 08 dez 2011 22:19 | Em resposta a: #292479

Realmente é muito frustante.

Pensei que, pelo fato de alguns dessa leva poderem ser visualizados, quanto aos outros seria uma questão de tempo. Mas qual o quê...

O "resumo da ópera" parece ser o seguinte: os "índices", quaisquer que sejam, estão disponíveis mas os livros não. Inicialmente achei que o cadastramento fosse exigido também p/ quem quisesse ver os índices, mas não procede. Pedem só p/ os que querem acessar os livros paroquiais propriamente ditos.

E o curioso é que os livros de Braga estão na mesma listagem e todos acessíveis!

De qualquer forma, se forem parar no Portal de Arquivos, menos mal.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292534 | Vimpério | 08 dez 2011 22:22 | Em resposta a: #292533

Quis dizer frustRante, ora essa!

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292535 | Saba | 08 dez 2011 22:25 | Em resposta a: #292533

Tambem espero ansiosamente esses registos, pois estando fora de Portugal e' muito dificil fazer genealogia.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292536 | Vimpério | 08 dez 2011 22:25 | Em resposta a: #292486

Boa noite, Maria

A propósito, você já viu os estudos do Paulo Valadares?

Já vi esse apelido Nunes Navarro em pesquisas dele. Não sei se serão os seus.

Cumprimentos,

Marcos Levy.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292540 | Vimpério | 08 dez 2011 22:41 | Em resposta a: #292535

Saba

Vc tem razão.

E digo principalmente no que tange aos arquivos. Estive em Lisboa recentemente e o atendimento no ANTT e AHU é excelente. Os utentes podem contar com a colaboração dos funcionários que são muito solícitos e as regras são muito razoáveis.

O mesmo não podemos dizer do AN, BN e ACMRJ, só p/ citar alguns exemplos, aqui no Rio.

O que vou fazer em relação a esses livros da Guarda é continuar a solicitar os microfilmes.

Aliás, muita gente continua preferindo deslocar-se de casa p/ ir aos microfilmes por achar a navegação pelos registos on-line muito lenta e sempre sujeita a paradas.

Sds,

Marcos Levy.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292543 | MCNN | 08 dez 2011 23:03 | Em resposta a: #292486

Cara Maria


Como é certamente do seu conhecimento, os livros paroquiais do concelho de Vila Nova de Foz Côa encontram-se espalhados por três instituições, a saber:

- Arquivo Nacional / Torre do Tombo
- Arquivo Distrital da Guarda
- Câmara Eclesiástica de Lamego

O Arquivo Distrital da Guarda tem vindo a disponibilizar no seu site alguns livros desse concelho.

Segundo notícias recentes, vão ser digitalizados os livros que estão à guarda da Câmara Eclesiástica de Lamego, os quais serão posteriormente disponibilizados para consulta (não sei se no site dos Mormons se no site do Arquivo Distrital).

É pois questão de irmos acompanhando todos estes sites, e ir vendo que novidades é que há.

De qualquer forma, se houver novidades sobre este concelho decerto que eu (ou outros confrades) tomarão a iniciativa de avisar os demais.

Já agora, e no meio desta confusão toda com estes livros da Guarda que aparentemente iriam ser disponibilizados para consulta generalizada mas que, pelas últimas notícias, parece que já não o serão, confesso que houve uma coisa nesta história que desde sempre me suscitou algumas dúvidas.

Enquanto que, para a maioria dos Arquivos Distritais, os livros que estão a ser disponibilizados correspondem à digitalização dos microfilmes feitos há alguns anos pelos Mormons, o Arquivo Distrital da Guarda tem optado por digitalizar os próprios livros, fornecendo assim imagens a cores e de muito maior qualidade.

Quando vi esta notícia de que os Mormons iriam disponibilizar os livros da Guarda no seu site, fiquei com a dúvida sobre que livros é que eles iriam disponibilizar.

Eventualmente, tratam-se apenas dos microfilmes dos livros da Guarda que estão à guarda da Torre do Tombo.

Finalmente, quanto ao seu familiar Gabriel Nunes Navarro natural de Sevilha, tanto quanto é do meu conhecimento não será meu ascendente.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

291 livros disponíveis actualmente no site do ADGRD

#292547 | AQF | 08 dez 2011 23:46 | Em resposta a: #292414

Caros Confrades,

Fico agradecido pelas várias informações aqui deixadas.

Em complemento destas notícias, aqui fica o "link" onde poderão ver os 291 livros disponíveis actualmente no site do ADGRD:

http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/ResultsForm.aspx?t=PT%2fADGRD%2fPRQ%2f&di=&df=&r=True

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292549 | ffarrajota | 09 dez 2011 00:24 | Em resposta a: #292452

Olá cara Maria Amélia,
a pesquisa que faz no concelho de Seia é só a freguesia de Seia ou outras freguesias do concelho? Também pertenço ao concelho de Seia e além da freguesia de Seia tenho os meus antepassados em diversas das suas freguesias assim como de Gouveia e Oliveira do Hospital, etc. se estiver interessada em trocar informações tavez nos possamos ajudar,
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292552 | MariaDavid | 09 dez 2011 01:30 | Em resposta a: #292543

Boa noite, Mário César Navarro

Agradeço muitíssimo a sua explicação.
Desejo-lhe um bom fim de semana

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292553 | MariaDavid | 09 dez 2011 01:34 | Em resposta a: #292536

Olá, Marcos Levy

A que estudos se está a referir? Tenho alguns livros dele, muito interessantes por sinal. Pode dizer-me mais alguma coisa?

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292565 | Vimpério | 09 dez 2011 14:31 | Em resposta a: #292553

Olá, Maria

Refiro-me ao facto de que vi "Nunes Navarro" em mais de uma ocasião em artigos dele sobre genealogia. Ficou registado na minha memória.

Uma vez, com certeza, foi no blogue dele. Vou colocar a ligação e você encontrará lá com facilidade.

Segue a ligação http://bestaesfolada.blogspot.com

Faça a busca dentro do blogue (canto superior à esquerda).

Se forem dos seus, acho que vale a pena você entrar em contacto porque ele pode ter mais material a respeito.

Cumprimentos,

Marcos Levy.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292566 | mariamoura | 09 dez 2011 14:56 | Em resposta a: #292549

Olá Fernanda,

Comecei a minha pesquisa há um ano.Nasci em Paranhos da Beira.As minhas pesquisas levaram-me a Oliveira do Hospital, Seixo, Travancinha, Santa Eulália, Várzea de Meruge e Meruge e Tourais, sem falar de Paranhos.
Como sabe, a investigaçao no AUC faz-se em casa, o que me ajuda muito, Agora para o Distrito da Guarda já dá mais trabalho. Como resido em Sintra, é fácil ir à Torre do Tombo.No entanto é preciso muito tempo para conseguirmos bastantes dados de uma só vez.

Estarei à disposição para uma troca de informações que nos possam ajudar mutuamente.

Quanto ao site dos mormons, já me cadastrei ,mas a resposta é «imagem indisponível».

Com os melhores cumprimentos

Maria Amélia

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292577 | MariaDavid | 09 dez 2011 18:18 | Em resposta a: #292565

Boa tarde, Marcos Levy

Uma vez mais, muito obrigada.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292579 | luisjrm | 09 dez 2011 18:45 | Em resposta a: #292566

Cara Maria

não pode deixar de reparar na sua mensagem que refere ter ascendentes na Freguesia de Santa Eulália, presumo que seja a Freguesia que pertence a Ceia, uma vez que mencionou “Travancinha”.
Por acaso na sua investigação não se cruzou nesta Freguesia com o casal Francisco Rodrigues / Rita de Jesus (casados antes de 1880), ele filho de José Rodrigues Cabaço e de Maria Marques, ela filha de José Gregório e de Rosa Ribeiro.

Agora que vi a sua mensagem recordei de Santa Eulália uma pequena Aldeia perto de Ceia onde fui uma vez a muitos anos. Recordo um pequeno Largo que tinha um Café e de um interessante Imóvel antigo que pertenceu salvo erro aos Condes ou Viscondes de Santa Eulália.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292590 | ffarrajota | 09 dez 2011 22:36 | Em resposta a: #292566

Olá boa noite,

faço a minha pesquisa há mais de 15 anos, práticamente todas as freguesias que escreve já pesquisei, se vive em Sintra e puder ir a Oeiras à igreja Mormon há quase todos os microfilmes dessas freguesias encomendados por mim, acho que excepto Paranhos e Sta. Eulália mas talvez também lá existam encomendados por outros frequentadores. Completei muito dos meus antepassados com o livro do falecido arq. Eduardo Osório Raízes da Beira. Tenho também antepassados em muitas freguesias de Nelas, Mangualde, Vizeu, Coimbra se tiver alguma informação que a possa ajudar faça o favor de dispôr.

De qualquer modo também estou interessada na utilização on line porque há muita informação que me falha e estou com muito pouco tempo disponível para ir a Oeiras durante o dia.
Cordialmente,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292594 | M.Dourados | 09 dez 2011 23:39 | Em resposta a: #292461

Cara Paula

Não consigo visualizar as imagens do registo de Passaportes de Aveiro. Será erro meu ou ainda nãos e conseguem ver?

Cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292608 | NISGM | 10 dez 2011 11:59 | Em resposta a: #292461

Não será melhor dar a notícia num tópico autónomo dedicado a Aveiro?

Aqui fica algo perdido, e perde utilidade pois os aveirenses interessados só dificilmente dão com o aviso - embora um até já tenha dado.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292615 | mariamoura | 10 dez 2011 14:07 | Em resposta a: #292579

Caro Luís,

Não conheço pessoalmente Santa Eulália.Tenho uma ideia de onde fica.É uma freguesia limite entre o concelho de Seia e do Seixo da Beira.
Os meus 4º, 5º e 6º avós eram de Santa Eulália, respectivamente Bernardo Garcia, Emídio Garcia e Bernardo Garcia.
Quanto aos seus Rodrigues, é dificil não cruzar com eles, dado os muitos que há nesta região e que saltitaram através de casamentos entre Seixo/ Santa Eulália/Travancinha/ Meruge,onde fui encontrar avós Rodrigues no séc. XVI e XVII.

No que puder ser útil, estarei à sua disposição.

Cumprimentos
maria Amélia

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292618 | mariamoura | 10 dez 2011 14:24 | Em resposta a: #292590

Obrigada Fernanda pela sua resposta.

Claro que online é muito prático, em todos os sentidos. Também tenho um ramo familiar que foi de Nelas e Mangualde
para Paranhos da Beira.

Pesquisei-os através do Arquivo de Viseu por email, até meados do século XVIII, até que me perdi um pouco. Esta pesquisa está parada.
Também eu complementei os meus familiares do Seixo , com a ajuda do Genea.

A semana passada estive na Torre do Tombo, apenas com a freguesia de Várzea de Meruge, para encontrar os meus Mouras, como de facto encontrei.Em 1637, encontrei um 8º avô Baltazar Homem casado com Maria Moura. Pus-me a investigar e encontrei o Pároco de Meruge João Homem, no início do século XVII.
Tenho imensa curiosidade sobre este apelido. Sabe alguma coisa?

Cumprimentos
Maria Amélia

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292627 | M.Dourados | 10 dez 2011 15:38 | Em resposta a: #292414

Caros Confrades

Alguém consegue abrir os registos de Passaportes do Arquivo de Aveiro??

Cumprimentos
Maria Magdalena

Resposta

Link directo:

RE: 291 livros disponíveis actualmente no site do ADGRD

#292644 | mariamoura | 10 dez 2011 19:46 | Em resposta a: #292547

Caro Angelo,

Tentei pesquisar o link que recomendou.Lamentavelmente ainda não há nada sobre Paranhos da Beira, minha terra.

Quando digo «tentei« significa que não foi fácil entrar. Os documentos não estão com uma acessibilidade como os do AUC. No entanto «fui tentando» e experimentei ler textos de uma freguesia qualquer. Pena é que sejam do século XIX e Paranhos não esteja , como já disse. De qualquer forma, é de louvar o seu trabalho e cá fico à espera.

Grata
Cordialmente
Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292647 | luisjrm | 10 dez 2011 20:14 | Em resposta a: #292615

Cara Maria

agradeço muito a sua resposta, na verdade eu já devia ter solicitado ao Arquivo da Guarda uma investigação a estes meus antepassados de forma a desenvolver mais este ramo.
Quando vi mensagens relacionadas com essa Localidade fiquei com a esperança que alguém que faça investigação nesta zona pudesse dar-me uma ajuda ou ate quem sabe, alguém que partilhe os mesmos antepassados entendesse partilhar a informação.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292652 | dhelena | 10 dez 2011 22:46 | Em resposta a: #292417

Boa noite Marcos Levy

Fiquei super contente com a disponibilidade na net doa registos do distrito da Guarda, onde tenho todos os meus ascendentes paternos. Foi uma bela prenda de Natal. Mas encontrei um senão...não consegui registar-me pois não aceitam o meu nome de usuário. Já os contactei, deram -me um nº,mas acontece que não sei onde procurar o andamento do"processo".

Se, souber como se fazem esses procedimentos,pois não tenho a mínima experiência com a FamilySearch, agradecia informação.

Com os meus cumprimentos
Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292654 | ffarrajota | 10 dez 2011 23:12 | Em resposta a: #292618

Olá,
tenho também alguns antepassados de apelido Homem mas não tenho conseguido fazer ligação com outros do mesmo apelido na zona de Seia. Tenho um antepassado Pedro Homem que é originário de Mundão-Vizeu e cuja descendência encontrei em Torrozelo, tenho um outro João Homem que casa em Sameice con Ana Rodrigues e é originário de Canas-Madeiro-Vizeu. Há outros com o mesmo apelido ligados à família mas são dispersos, realmente não sei qual a origem deles, só sei que os meus pertencem ao distrito de Vizeu. Também tenho antepassados em Seixo Mendes, Alves e Fernandes. De Paranhos tenho Simão Fernandes cc.Maria Ferreira mas não consegui ainda mais qualquer informação sobre eles, têm uma filha que casa em Tourais, em 1699.
Não a posso ajudar sobre a família Homem mas talvez um dia a possa ajudar sobre outras famílias visto que tenho os meus antepassados espalhados por muitas freguesias das Beiras.
Uma boa noite,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292663 | Vimpério | 11 dez 2011 02:25 | Em resposta a: #292652

Boa noite Dulce

O facto é que a euforia inicial deu lugar a uma grande frustração.

Nem se dê ao trabalho de registar-se. Do lote de documentos que listaram, sendo os livros da Guarda aqueles que despertaram maior interesse, só os que têm "índices" como título estão acessíveis. Como no título '"vários", os índices do Arcediagado do Vouga. E para vê-los nem há necessidade do cadastramento.

Acho que não foi encontrada uma resposta definitiva para o que está ocorrendo.

Da minha parte, quando for pesquisar nos microfilmes, exporei a situação na prática para a responsável por uma dessas unidades de pesquisas dos mórmons para ver o que ela diz.

Qualquer novidade, postarei.

Lamento, mas é essa a situação de momento.

Com os meus melhores cumprimentos,

Marcos Levy.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292668 | mariamoura | 11 dez 2011 11:13 | Em resposta a: #292654

Olá, Fernanda!
Já me ajudou...a filha de Simão Fernandes e Maria Ferreira são afinal pais de Luísa Ferreira minha 7ª avó, casada em Tourais, mãe de Bárbara Maria Ferreira, que nasceu em Travancinha em 1738 e que casou com Manuel de Abrantes.

Por outro lado, o meu segundo apelido é Ferreira da minha mãe e já investiguei este ramo até à 2ª metade do Séc. XVIII.Tenho a minha 4ª avó Ana Rita Ferreira, filha de António Ferreira, neta de Manuel Ferreira de Tourais (ainda por confirmar). Haverá alguma ligação?

Um bom dia e obrigada.

Maria Amélia Ferreira de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292669 | mariamoura | 11 dez 2011 11:31 | Em resposta a: #292647

Bom dia Luís,

Até 1860, sempre pode pedir algum doc. ao Arquivo da Guarda, através do preenchimento do formulário e a data que deu « 1880» , está dentro do exigido, porque , para datas anteriores, tenho investigado na Torre do Tombo.

Não sou genealogista, nem pouco mais ou menos. Quanto a Santa Eulália, só vi uma vez.Ainda terei que me dedicar um pouco mais.
Quanto aos Rodrigues, não tenha dúvida que eram todos «membros da mesma árvore».O meu pai era Rodrigues e este apelido vai até ao século XVII. Também tenho Rodrigues no Seixo e em Meruge.Portanto, vamos continuar.

Cumprimentos

Maria Amélia moura

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292682 | mila1000 | 11 dez 2011 15:25 | Em resposta a: #292627

Caros Confrades,
Fui até o link do arquivo de Guarda, e,gostaria que me orientassem quanto aos termos que constam ao lado direito da página.Desculpe,mas,é algo novo para mim.
Como posso pesquisar na Torre do Tombo via internet?
Aqui no Brasil não consigo localizar a entrada de meu avô paterno nem por SP(memorial do imigrante),nem por RJ(arquivo nacional-este não responde a nenhum e-mail que mandei),sendo assim,estou tentando através de Guarda.
Grata,
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292685 | luisjrm | 11 dez 2011 16:15 | Em resposta a: #292669

Cara Maria

julgava que fazia a vossa investigação no Arquivo da Guarda, depreendo agora que e através do TT. Para mim a deslocação ou a investigação na Guarda esta totalmente descartada, de Évora a Guarda e uma distância bastante considerável, mas vou pedir por mail uma busca no Arquivo em causa ao casamento do meu Francisco Rodrigues /Rita de Jesus, vamos ver se obtenho resposta positiva, e voltaremos a comunicar.

Aquilo que a Maria refere e verdade será difícil não partilharmos alguns Avos em comum, dada a dimensão da Aldeia em causa e dado ter também como refere antepassados “Rodrigues”.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292688 | luisjrm | 11 dez 2011 17:10 | Em resposta a: #292669

Cara Maria

esqueci-me completamente que em outro ramo tenho tambem João Dias, que diz ser de Ceia (tera nascido anteriormente a 1805) filho de Manuel dias e de Josefa Maria.

Esta no geneall: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=477871

Se algum Confrade ou Confreira que tenha mais informações sobre o mesmo, ou queira partilhar eu agradeço.

Maria, se necessitar de algum dado do Arquivo de Evora disponha.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292713 | ffarrajota | 11 dez 2011 23:06 | Em resposta a: #292668

Olá Maria Amélia,
O Simão Fernandes e Maria Ferreira são meus avós e tenho-os como sendo de Paranhos. A filha Luísa Ferreira nasc. 3/1/1673 nasceu em Tourais e casou-se com Manuel Francisco, de Travancinha no dia 8/6/1699, em Tourais e tiveram Manuel Francisco meu avô que casou em Travancinha com Ana Luísa de Travancinha em 19/2/1727. Além do meu antepassado Manuel Francisco tiveram ainda Luísa nasc. 19/5/1706 e José 21/6/1709, é tudo o que tenho desta família. Os meus antepassados como se vê acabam por se instalar em Travancinha, só que o apelido Ferreira não foi usado mas sim Francisco, muito mais tarde há um descendente que casa como uma senhora Ferreira e o apelido acaba por ser o apelido do meu avô materno mas que não é dado à minha mãe de modo que não tenho esse apelido.
Se os dados acima corresponderem aos seus então temos parte de antepassados comuns.
Quanto aos nomes que indica não tenho qualquer informação. Tive colegas de colégio nos anos 60, de apelido Ferreira de Tourais
Uma boa noite,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292743 | mariamoura | 12 dez 2011 14:48 | Em resposta a: #292713

Bom dia Fernanda, afinal tivemos avós em comum.Isto é uma certeza pela parte da minha avó paterna, que teve o pai
António Garcia do Seixo, filho de José Garcia e de Mariana de Abrantes,sendo esta filha de Maria de Abrantes da Sobreda com Manuel Bernardes de Travancinha.Maria de Abrantes é filha de José de Abrantes de Travancinha e de Maria Marques.José é filho de Bárbara Maria Ferreira de Travancinha,filha de Maria Ferreira de Tourais, filha de Manuel francisco e de Luísa Ferreira de Tourais.

Agora os Ferreiras da minha mãe ainda tenho que pesquisar já que é o meu segundo apelido.

Obrigada mais uma vez

Um Bom dia

Maria Amélia

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292899 | ffarrajota | 14 dez 2011 22:16 | Em resposta a: #292743

Olá Maria Amélia,
mais uma parente que encontro é sempre bom partilharmos o que temos só assim por vezes conseguimos avançar, nem sempre as nossas pesquisas são suficientes.
Se entretanto tiver mais alguma dúvida que possa ajudá-la disponha sempre. Nas redondezas de Paranhos, tenho antepassados também em Figueiredo, Vila Chã, Sta. Comba, Pinhanços, Vodra, Moimenta da Serra,Vila Nova de Tazem, Paços, Sameice, Seixo, Lagarinhos, Santiago, Seia, Folgosa do Salvador, etc.
Uma boa noite
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#292956 | mariamoura | 16 dez 2011 13:38 | Em resposta a: #292899

Baa tarde, Fernanda,
Grata pela sua resposta.Somos capazes de ter mais alguns antepassados em comum.
Como falou em Figueiredo, lembrei-me de Tourais. Aqui tive duas bisavós, uma que faleceu quando eu tinha uns 8 anos. No entanto, para não baralhar as informações dou-lhe os dados que tenho de uma só. Aliás, só uma vez consultei a freguesia de Tourais. O que tenho é o seguinte:

Minha bisavó Adelaide Fernandes,3-5-1859.

Filha de:Josefa Fernandes e de Francisco Dias dos Santos.

Neta de:Manuel fernandes e de Ana de Almeida, Pradinho, Tourais.

Por agora, é só e já é muito.
Grata, desde já.

Maria Amélia

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#293162 | ffarrajota | 20 dez 2011 22:10 | Em resposta a: #292956

Boa noite,
não tenho os nomes indicados na minha base de dados, talvez venham a ligar com antepassados meus mais antigos porque Fernandes tenho muitos antepassados com esse apelido. Um Bom Natal.
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#293180 | mariamoura | 21 dez 2011 11:21 | Em resposta a: #293162

Um Bom Natal.

Maria Amélia

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#293424 | Raquelis | 26 dez 2011 17:11 | Em resposta a: #292467

Olá caro "primo" António Pereira

Sabe dizer-me qual é a ordem que a "Digitarq" tem para por os livros "on line"? Não é alfabética!

Há alguma página em que nos falem sobre o andamento do trabalho ou as Freguesias são escolhidas aleatoriamente?
Por exemplo : - Para quando Seia - Várzea de Meruge? . Porquê Nave de Haver?

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis - Várzea de Meruge

#293425 | Raquelis | 26 dez 2011 17:45 | Em resposta a: #292713

Olá Maria Fernanda

Por acaso nas sua buscas pelos "Ferreira" nunca tropessou numa irmã ou tia Inocência Ferreira, lá para 1700, nascida na Várvea de Meruge e casada com um Filipe Nunes? Eles são pais de um Manuel Nunes Ferreira que casa em Meruge em 1760 com Maria Álvares e avós de António Nunes Ferreira que casa em 1791 com Joaquina Cortês da Fonseca de Penalva d'Alva. Os seus "Ferreira" de Tourais são capazes de ser da mesma família.

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Os livros da Guarda não vão ser disponíveis num futuro próximo!

#293432 | jaboo | 26 dez 2011 18:36 | Em resposta a: #292479

Caro Luis Ramos e demais colegas,

Infelizmente, as novas não são boas. Para aqueles que ajudam a indexar os registos para ter acesso aos registos, as notícias também não são boas. Eis o que me disseram acerca da disponibilidade dos registos no familysearch:

"Dear Joao,

I have just heard back from those that are fully aware of the agreements that have been made with those that supply the Portugal records. Apparently there are several layers of permissions on many records and these in particular have a members of the LDS Church only level of restriction. That is to say that only those people that can be verified as actual members of the church can view the actual records. There are many records that have the ability to be viewed by members AND those who have demonstrated outstanding volunteerism, like you.

Unfortunately these have the higher level of restriction. I am deeply sorry that I do not have better news for you.

Sincerely,
Elder Rick Votaw
Restricted Films Unit
World Wide Support, FamilySearch"


Por isso, apenas os que estão registados como mormons terão acesso a esses registos ... bem por enquanto!

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Os livros da Guarda não vão ser disponíveis num futuro próximo!

#293433 | mtavares | 26 dez 2011 18:47 | Em resposta a: #293432

Caros:
Por acaso comecei a indexar para eles...depois se verá...
luis

Resposta

Link directo:

RE: Os livros da Guarda não vão ser disponíveis num futuro próximo!

#293434 | jaboo | 26 dez 2011 18:57 | Em resposta a: #293433

Caro Luis,

Eu indexo para eles e tenho muito mais do que os 900 pontos necessarios mas mesmo assim os livros da Guarda permanecem indisponíveis para mim ...

JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Os livros da Guarda não vão ser disponíveis num futuro próximo!

#293435 | mtavares | 26 dez 2011 19:09 | Em resposta a: #293434

É,João?
Não duvido do que diz. E quantos assentos teve indexar para os 900 pontos?Tinha uma ligeira esperança...
luis

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#293436 | agp | 26 dez 2011 19:16 | Em resposta a: #293424

Cara Prima Raquel,

Não faço a mínima ideia. Como parece que está tudo digitalizado e não temos acesso à totalidade das imagens tudo se torna muito incompreensível.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Os livros da Guarda não vão ser disponíveis num futuro próximo!

#293437 | jaboo | 26 dez 2011 19:16 | Em resposta a: #293435

caro Luis,

Eu por acaso indexo porque gosto de o fazer e vou continuar a fazê-lo mesmo se os registos da Guarda nunca vierem a ser disponibilizados.

Para chegar aos 900 pontos, tudo depende do valor dos registos que indexa. Uns valem mais pontos que outros (por serem mais dificeis a decifrar por exemplo). Os registos portugueses valem 3 pontos cada um por isso terá que indexar pelo menos 300 nomes! Eu como falo francês, português e inglês, tive acesso a registos que valiam 5 pontos e cheguei por isso aos 900 pontos mais rapidamente.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Os livros da Guarda não vão ser disponíveis num futuro próximo!

#293438 | mtavares | 26 dez 2011 19:25 | Em resposta a: #293437

De facto,através dos trabalho deles cheguei a bastantes achamentos...nos arquivos de Braga e Vila Real.Acho que vou continuar...
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#293439 | Raquelis | 26 dez 2011 19:34 | Em resposta a: #293436

Caro Primo António G Pereira

Pensava que as restrições eram só a nível da "Family Search" dos Mormon e não da Diditarq.
Vamos esperar por melhores dias!

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Os livros da Guarda não vão ser disponíveis num futuro próximo!

#293440 | Saba | 26 dez 2011 19:51 | Em resposta a: #293432

Por mais que queira aceder a esses registos, prefiro nao me tornar Mormon! (nada contra quem e').

-Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Os livros da Guarda não vão ser disponíveis num futuro próximo!

#293443 | LFGONCALVES72 | 26 dez 2011 21:17 | Em resposta a: #293440

Luis,

Tenho a certeza que dentro de alguns meses todos estes registros estarão disponiveis via os portais dos arquivos distritais da Guarda o de Castelo Branco. Não vale a pena se tornar Mormon. Tudo e uma questão de tempo, como sempre em Genealogia.

Cumprimentos,

Luis Filipe Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Os livros da Guarda não vão ser disponíveis num futuro próximo!

#293444 | mtavares | 26 dez 2011 21:21 | Em resposta a: #293443

Luis Gonçalves::
Não estava a pensar tornar-me Mormon...Mas apenas não me importo de indexar para eles quando disponho de algum tempo...
Claro que é costume estas coisas terem o seu tempo...
Cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis - Várzea de Meruge

#293458 | ffarrajota | 26 dez 2011 22:46 | Em resposta a: #293425

Olá Raquel,
não tenho nenhum dos nomes indicados, o meu avô materno era Ferreira e tem antepassados Ferreira uns de S.Romão e outros de Paranhos da Beira, sem qualquer ligação.
Boas Festas, um abraço
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Os livros da Guarda não vão ser disponíveis num futuro próximo!

#293469 | Saba | 27 dez 2011 05:12 | Em resposta a: #293443

Luis,

Nao me posso queixar dos Mormons. Gracas aos centros de historia familiar deles consegui fazer a minha genealogia, tendo agora alguns buracos que so posso preencher com o que esta no Arquivo Episcopal de Lamego.

Como vao as suas buscas?

Cumprimentos,

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#293473 | agp | 27 dez 2011 10:38 | Em resposta a: #293439

Cara Prima Raquel,

Posso dizer-lhe que há muitos livros já digitalizados e que não estão disponíveis na plataforma Diditarq. Por exemplo, livros que estão na Torre do Tombo, em Lisboa, e que respeitam ao distrito de Castelo Branco. Sei, até, que já venderam DVD´s dos livros de algumas freguesias. Por vezes, a mais de uma pessoa. Por exemplo, se eu lá fosse comprar DVD´s de Alcafozes ou Malpica do Tejo eles iriam cobrar um preço exorbitante por um serviço de digitalização que já está feito e já foi cobrado. É assim!

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#293501 | Raquelis | 27 dez 2011 19:30 | Em resposta a: #293473

Caro primo

Sendo assim, não há solução à vista.....A não ser que surja alguém com uma ideia luminosa. Vamos acreditar que sim!

Um Bom Ano de 2012! Hão de haver muitas coisas positivas!

Um abraço

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#293587 | mariamoura | 29 dez 2011 14:36 | Em resposta a: #293180

Boa tarde, Fernanda.

Venho pedir uma informação sobre o funcionamento do genea no acesso ao geneall Plus. Renovei a minha anuidade no dia 23 deste mês e não tenho nada. Não sei com quem contactar.

Agradecia se a Fernanda ou outro interveniente do Forum me pudessem ajudar.

Grata desde já. Um Feliz Ano novo.

Um abraço
Maria Amélia moura

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#293885 | ffarrajota | 04 jan 2012 00:37 | Em resposta a: #293587

Olá,
não lhe sei responder, entretanto gostaria de saber se andou no Colégio de Seia e se é amiga da Betinha Correia?
Um abraço,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Os livros da Guarda não vão ser disponíveis num futuro próximo!

#293975 | amrr | 05 jan 2012 00:28 | Em resposta a: #293469

Caros Confrades,

Alguem me sabe dizer porque é que, no Family Search, temos acesso às imagens dos livros de paróquias espanholas e não às de paróquias portuguesas?


Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Os livros da Guarda não vão ser disponíveis num futuro próximo!

#293991 | LFGONCALVES72 | 05 jan 2012 08:03 | Em resposta a: #293975

Caro Arlindos,
O problema e o mesmo com os registros de paroquias espahnolas.
Luis Filipe Gonçalves, França.

Resposta

Link directo:

Livros de paróquias espanholas vs. paróquias portuguesas

#293993 | amrr | 05 jan 2012 09:41 | Em resposta a: #293991

Caro Luis Gonçalves,

Parece-me que não entendi bem a sua resposta, mas o que é um facto é que consigo consultar livros de paróquias espanholas (p.ex., Diocese de Ciudad Rodrigo) e não consigo ver os livros de paróquias portuguesas (p.ex., Diocese de Lamego).


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Os livros da Guarda não vão ser disponíveis num futuro próximo!

#294121 | LFGONCALVES72 | 06 jan 2012 20:18 | Em resposta a: #293469

Luis,

Fui a TT o ano passado pesquisar algums paroquias de concelho de Belmonte e da Covilha, mais infelizmente desde de então pouco tempo dedicei as minhas buscas. Os ramos para esclarecer e estudar são muitos e o tempo muito pouco. Tenhos os registros paroquiais de Quadrazais (pdf dos registros de 1720 => 1855) a praticamente 1 ano e pouco os pesquisei. A unica coisa que fasso varias vezes por semana e ver o forum da geneall.

Cumprimentos,

Luis Filipe.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#294160 | mariamoura | 07 jan 2012 10:36 | Em resposta a: #293885

Bom dia, Fernanda,
Quanto ao problema do geneall Plus, já está resolvido. Quanto ao resto, não frequentei o colégio de Seia.Fiz a Escola primária em Paranhos, depois vim para Lisboa com os meus pais, estudando por cá, onde acabei por me licenciar.
Um abraço,

Maria Amélia

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#294688 | jppem | 13 jan 2012 23:39 | Em resposta a: #293473

Eu tenho os filmes de Alcafozes digitalizados. Comprei à uns anos cópia dos filmes (película), e emprestei-os a um confrade de que já perdi o contacto, que teve a paciência de Jó de os digitalizar.
Estive há pouco na TT, onde me informaram que já não vendem cópias dos filmes, mas digitalizações, salvo erro a 13 ou 14 centimos por frame. Ou seja um filme inteiro pode custar uma boa soma de Euros.
Se alguém quiser poderei enviar uma cópia em CD des registos de Alcafozes da TT.

Cumprimentos,

João Esteves Martins

Resposta

Link directo:

Várzea de Meruge - Ferreiras e Nunes

#296852 | SC | 09 fev 2012 23:21 | Em resposta a: #293425

Cara Raquel Diogo,

Por acaso não estarão ligados a estes meus antepassados?


Maria Ferreira Nunes * Seia, Várzea de Meruge

Pais

Pai: Félix Ferreira * Seia, Travancinha
Mãe: Florência Nunes


Casamentos
Seia, Várzea de Meruge 10.06.1787
João Ribeiro



Filhos
•Ana Ribeiro * 18.12.1799
•Maria Ribeiro * 30.01.1802
•Francisco Ribeiro * 16.03.1805 Ana Cândida Mendes de Abreu

Se tiver mais alguma informação sobre esta(s) família(s) agradeço-lhe.

Cumprimentos,
José Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Várzea de Meruge - Ferreiras e Nunes

#296882 | Raquelis | 10 fev 2012 18:31 | Em resposta a: #296852

Caro José Cabral

Nunca vi os paroquiais de Várzea de Meruge para saber se existirá mais que uma família Ferreira.
Se for uma família apenas, certamente que estarão relacionados.
Infelizmente não tenho nenhuma informação.

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#323078 | luisjrm | 14 fev 2013 01:00 | Em resposta a: #292615

Cara Maria Amelia

após algum tempo consegui desenvolver um pouco mais os meus Rodrigues:

I - Manuel Rodrigues, nat. de S. Ellalia, casou com Joana Baptista, natural da Vila do Casal.
Tiveram:

1(II) Luis Rodrigues Cabaço, que se segue:

2(II) Manuel Rodrigues, que casou em Santa Eulalia a 22-2-1797 com Joana da Silva, filha de Bernardo Garcia e de Antónia da Silva.

II - Luis Rodrigues Cabaço, que casou com Tomazia Gonçalves, filha de José Francisco e de Sebastiana Gonçalves, neta paterna de António Francisco e de Barbara Sequeira, neta paterna de Simão Alvares e de Rosa Gonçalves

Por acaso tem mais alguma informação sobre estes meus antepassados, uma vez que mencionou que descende de Bernardo Garcia, pode ser que se trate do mesmo!!

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#323096 | mariamoura | 14 fev 2013 13:07 | Em resposta a: #323078

Boa tarde, Luís.

Tenho informações para si, já que os meus ou melhor os nossos Garcias são os mesmos. Pesquisei este ramo até meados do século XVII.

I.Bernardo ou Bernardino (conforme o Assento de batismo) Garcia nasceu na Sobreda,Seixo da Beira, em 5.5-1719.Casou com Antónia da Silva.Foram meus 6º avós.Portanto somos primos.
Foram pais de Emídio Garcia , irmão da sua avó Joana da Silva.Estudando um padrão dos apelidos, o apelido do pai passava aos filhos masculinos e o apelido da mãe passava para as filhas.

II.Bernardo Garcia era filho de Manuel Garcia e Maria Pais da Freguesia de Sameice.Bem perto.Casaram a 24-8-1713.
Antónia da Silva era filha de Manuel Tavares e Maria da Silva, de Figueiredo( povoação pertencente à fraguesia de Tourais.)Casaram a 28-2-1729.
Manuel Tavares era filho de Estevão Tavares e de Maria de Figueiredo.
Maria Pais era filha de Manuel Martins e Maria Francisca de Sameice.


III. Manuel Garcia era filho de Isabel Garcia e António Borges da Ortigueira.Ortigueira é uma aldeia também próxima.Casaram a 24-6-1649.
e António Borges, casados a 24-6-1649

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#323136 | luisjrm | 14 fev 2013 21:08 | Em resposta a: #323096

Cara Maria Amelia,

agradeço a vossa mensagem, concretamente aos em causa, sou 6 neto de Manuel Rodrigues / Joana Batista, por via de seu filho Luís Rodrigues Cabaço (e da descendência destes, meu 5º Avo), irmão inteiro de Manuel Rodrigues, que casou com a sua Tia Avo Joana da Silva, esta sim descendente do também vosso Bernardo Garcia, por isso serei primo dos descendentes do dito Manuel Rodrigues e da vossa Tia Avo Joana da Silva, ou seja do mesmo modo que a Maria Amelia será prima dos descendentes do mesmo casal já mencionado (isto se entendi bem a vossa mensagem!!), uma vez que descende não de Joana mas de Antónia da Silva.

Ontem ainda consegui desenvolver um pouco mais, por isso tenho mais uns dados que quero partilhar, infelizmente não me foi possivel filtrar toda a informação para a poder aqui publicar.

Por acaso tém alguma informação a respeito dos restantes Livros que estão em falta, só estão disponíveis a partir de 1758 em casamentos e de 1805 em batismos, o mesmo sucede com os das outras Freguesias.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#323153 | mariamoura | 15 fev 2013 00:13 | Em resposta a: #323136

Boa noite, Luís.

A minha pesquisa foi feita através da Torre do Tombo.Soube neste forum que o Arquivo da Guarda já disponibilizou alguns livros, mas não consigo aceder, talvez ignorância minha.Gostaria de saber como. Quanto ao grau de parentesco,somos primos.Joana da Silva era de facto minha tia-avó.



Cumprimentos

Maria Amélia

Resposta

Link directo:

RE: Os livros da Guarda não vão ser disponíveis num futuro próximo!

#323172 | MariaDavid | 15 fev 2013 12:03 | Em resposta a: #294121

Caro Luís Filipe

Ao fazer uma leitura em viés das últimas mensagens, encontrei a sua, que me chamou a atenção por pesquisar Covilhã e Belmonte.

Como se tratam de duas localidades do meu interesse, diga-me, por favor, que apelidos e datas pesquisa pois pode dar-se o caso de termos interesses comuns e isso facilita ambas as partes.

Vou aguardar a sua resposta.
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#323197 | luisjrm | 15 fev 2013 15:09 | Em resposta a: #323153

Boa tarde, Maria Amelia

nesse caso somos primos, possivelmente ainda iremos partilhar mais algumas linhas!

Uma vez que observo que vários dos meus antepassados não casaram na Freguesia em causa. No caso do casal Marques um é de Torroselo e outro do Seixo, existe também o caso da Joana Batista, que é natural do Vale do Casal, presumo se trate de freguesias próximas!
Fiz a investigação a partir de:

http://etombo.com/

É só selecionar Fundos disponíveis, neste caso - Guarda, novamente em Fundo disponíveis – Seia, e novamente a Freguesia que lhe interessar, para aceder ao livro Paroquial que tenha interesse.

No caso de Santa Eulalia, não estão ainda disponíveis os Livros referentes a data anterior a 1756 (casamentos) o mesmo sucede em relação aos batismos anteriores a 1805. A informação que consta na página do TT, é a existência de Livros a partir de mil quinhentos e …., deduzo por isso, que não foram ainda disponibilizados os restantes Livros. Aliás parece suceder o mesmo com as outras Freguesias.

Ontem consegui compor o que segue,


Sequeiras
§ 1
I - Teodora de Sequeira, nascida anteriormente a 1737. Casou com António Francisco.
Tiveram:

1(II) José Francisco de Sequeira, que segue:
2(II) Úrsula Maria, casou em Santa Eulalia a 4-6-1776 com António de Almeida Monteiro, filho de Manuel Monteiro e de Ana de Almeida.
3(II) Josefa Maria, casou em Santa Eulalia a 27-5-1807 com Anastácio de Morais, filho de Francisco de Morais e de Maria Rodrigues.
4(II) Joaquina Francisca, casou em Santa Eulalia a 20-6-1767 com António Rodrigues, filho de Miguel Rodrigues e de Ana Francisca.

II - José Francisco de Sequeira, casou duas vezes em Santa Eulalia, a 1ª vez a 28-10-1772 com Sebastiana Rosa Gonçalves, filha de Simão Alves, natural do seixo e de Rosa Gonçalves. A 2ª vez em 1814 com Maria dos Santos, já viúva de Manuel Rodrigues.
Tiveram:

III - Tomásia Gonçalves, casou em Santa Eulalia a 27-8-1807 com Luís Rodrigues Cabaço, filho de Manuel Rodrigues Cabaço e de Joana Baptista.
Tiveram:
1(IV) José Rodrigues Cabaço, que segue:
2(IV) Manuel Rodrigues Cabaço, casou em Santa Eulalia a 22-2-1797 com Joana da Silva, filha de Bernardo Garcia e de Antónia da Silva.
3(IV) Mariana Tomásia de Jesus, casou em Santa Eulalia a 23-10-1845 com José Lopes, filho de Manuel Lopes e de Ana Maria.
4(IV) Emília Tomásia, casou em Santa Eulalia a 8-10-1844 com João Carvalho, filho de João Carvalho e de Maria Clara.

IV - José Rodrigues Cabaço, casou em Santa Eulalia a 19-9-1837 com Maria Marques, filha de José Marques e de Maria Marques.
Tiveram:

V - Francisco Rodrigues, casou com Rita de Jesus, filha de José Gregório e de Rosa Ribeiro.

-----------------
Marques
§ 1

I - José Marques, natural de Torroselo, casou com Maria Mendes, natural do Seixo.
Tiveram:

II - José Marques, casou com Maria Marques, filha de José da Costa e de Maria (Pedrosa?)
Tiveram:

1(III) Maria Marques, que segue:
2(III) Rita de Jesus, casou em Santa Eulalia a 30-9-1847 com Francisco da Costa, filha de António da Costa e de Maria Rita.
3(III) Manuel Marques, casou em Santa Eulalia a 28-11-1849 com Ermelinda Alves, filha de João de Almeida e de Ana Alves.
4(III) Cristina Marques, casou em Santa Eulalia a 26-1-1841 com João de Lemos, filho de Manuel José de Lemos e de Maria da Graça.

III - Maria Marques, casou em Santa Eulalia a 19-9-1837 com José Rodrigues Cabaço, filho de Luís Rodrigues Cabaço e de Tomásia Gonçalves.


------------------------

Rodrigues Cabaço
§ 1

I - Manuel Rodrigues Cabaço, nascido anteriormente a 1716, casou com Mariana Soares.
Tiveram:


1(II) Manuel Rodrigues Cabaço, que segue:


2(II) Maria Rodrigues, casou em Santa Eulalia a 16-8-1763 com João Lourenço, filho de Lourenço e de Domingas Dias.
Tiveram:
1(III) Maria Rodrigues, casou em Santa Eulalia a 15-2-1789 com José Garcia, filho de Manuel Garcia e de Maria
dos Santos.


3(II) Eugénia Maria, casou em Santa Eulalia a 12-9-1771 com João Correia, filho de Manuel Francisco Correia e de Maria Marques.


4(II) Joaquina Rodrigues, casou em Santa Eulalia a 6-12-1774 com Perpetua Maria, filha de Manuel Ferrão.


5(II) António Rodrigues Cabaço, casou em Santa Eulalia a 30-1-1780 com Teresa Maria Gonçalves, filha de João Alves Galante e de Rosa Gonçalves.


6(II) Senhorinha Soares, casou em Santa Eulalia a 26-4-1756 com João Correia, filho de Manuel Correia e de Maria Ribeiro.
Tiveram:
1(III) Maria Correia, casou em Santa Eulalia a 23-7-1789 com Miguel Marques, filho de Domingos Marques e de
Luísa Alves.

7(II) José Rodrigues, casou com Joana da Trindade, filha de Manuel Correia e de Maria Marques.
Tiveram:
1(III) Maria Marques, casou em Santa Eulalia a 25-6-1791 com José Alves, filha de Bernarda Alves e de Josefa
de Almeida.


II - Manuel Rodrigues Cabaço, casou com Joana Batista, natural da Vila do Casal, filha de António Alves e de Joana Batista.
Tiveram:


1(III) João Rodrigues, casou com Ana Rosa, filha de Faustino Garcia e de Maria Rosa.


2(III) Maria Rodrigues, casou em Santa Eulalia a 10-2-1806 com António Simões, filho de Maria Simoa.


3(III) Claudina Maria, casou em Santa Eulalia a 25-3-1803 com José Simões, filho de Manuel Simões e de Engrácia Maria.


4(III) Luís Rodrigues Cabaço, casou com Tomásia Gonçalves, filha de José Francisco de Sequeira e de Sebastiana Rosa Gonçalves



Cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#323198 | HRC1947 | 15 fev 2013 15:13 | Em resposta a: #292682

Cara Mila;

Coloque p. f. o endereço link do arq. Guarda.
Torna-se mais prático responder!
Cumptºs
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#323200 | HRC1947 | 15 fev 2013 16:06 | Em resposta a: #323198

--

Cara Mila;
Segue este tópico de um Confrade, que é recente, poderá orientar-se.
Envio também este link sobre o Arq. Guarda.
http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/
Os m/ cumprimentos
Ana Simões
.
---------
RE: Arquivo Distrital da Guarda tem registos on-line? 13-02-2013, 13:28
Autor: MCNN [responder para o fórum] Boa tarde
O Arquivo Distrital da Guarda já disponibilizou, para consulta online, um total de 696 livros.
A distribuição desses 696 livros, por concelho, é a seguinte:
Aguiar da Beira - 22 Livros
Almeida - 29 Livros
Celorico da Beira - 23 Livros
Fornos de Algodres - 44 Livros
Figueira de Castelo Rodrigo - 37 Livros
Gouveia - 8 Livros
Guarda - 193 Livros
Mêda - 24 Livros
Manteigas - 21 Livros
Pinhel - 32 Livros
Sabugal - 115 Livros
Seia - 51 Livros
Trancoso - 83 Livros
Vila Nova de Foz Côa - 14 Livros
O acesso a esses livros faz-se em
digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt
Boa sorte
Mário César Navarro
---

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#323203 | HRC1947 | 15 fev 2013 16:30 | Em resposta a: #323200

Cara Mila;

Segue o link da Torre Tombo... Distrito da Guarda.

... EXEMPLO:
http://etombo.com/ --- [ 1º escolhe GUARDA ]
http://etombo.com/concelho/aguiardabeira.html ---- [ 2º ] escolhe Aguiar Beira
http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/details?id=1178766--- [ 3º ] escolhe Dornelas
Que tudo chegue bem !
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#323254 | mariamoura | 16 fev 2013 13:39 | Em resposta a: #323197

Boa tarde, Luís.

Pelo exposto na sua mensagem, creio que os nossos antepassados cruzaram-se de novo na família Álvares Galante.Pesquisei esta família de quem descendo por parte de minha bisavó materna Maria dos Anjos :

5º-avós-Frutuoso Fernandes e Joaquina Álvares Galante,da Sobreda, casados a 21-1-1774.Pelas datas poderá ser irmã ou prima do seu João Alves ou Álvares Galante.

Joaquina Álvares Galante foi filha de:

6º-Avós-António Álvares Galante e Josefa Rodrigues, ela de Tourais.Ela nasceu em 8-7-1708.

7º avós-António Álvares Galante,25-9-1650, casado com Maria Antunes a 9-2-1670.

Esta família era grande no Seixo.


Cumprimentos

Maria Amélia

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#323276 | luisjrm | 16 fev 2013 18:08 | Em resposta a: #323254

Boa tarde, Maria Amelia

possivelmente a sua dedução estará certa!

Por ter mencionado o Seixo, por acaso nos seus apontamentos não existirá alguma referência aos meus Marques, nesta freguesia, ou melhor, a Maria Amelia sabe informar-me a que Freguesia pertence o Seixo!

Aproveito também a oportunidade para lhe transmitir o meu agradecimento pela ajuda e partilha dos muitos dados que tem mencionado aqui no Forum.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#323281 | mariamoura | 16 fev 2013 19:13 | Em resposta a: #323276

Boa noite, Luís.

Seixo da Beira é que é freguesi, pertencente ao concelho de Oliveira dos Hospital. O Arquivo da Universidade de Coimbra está online no etombo.

Quanto aos Marques , tenho alguns na Sobreda, povoação que pertence ao Seixo. Assim, tenho:

5ºAvós-Maria marques, nascida a 12-3-1-1763, casada com José de Abrantes, que nasceu a 25-2-1758.


6ºAvós-É filha de Manuel Marques, nascido a 11-4-1690, casado com Esperança Antunes.


7ºAvós-É filho de António Marques e de Maria Álvares.

8ºAvós-Este é filho António Marques e Ana Francisca, esta de Valezim.

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#323282 | luisjrm | 16 fev 2013 19:26 | Em resposta a: #323281

Cara Maria Amelia

desconhecia que estava online, agradeço a informação, vou tentar consultar os Paroquiais do Seixo.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#323288 | mila1000 | 16 fev 2013 20:25 | Em resposta a: #323203

Confrades Mario e Ana,
Obrigada mais uma vez pela ajuda!
Vou ver se há livros de Moreira de Rei,Pinhel e Meda disponiveis anterior a 1821 e após 1859,só então.conseguirei prosseguir com minhas pesquisas em relação a Guarda.
Genealogia é apaixonante,mas,já percebi que descobrimos um pouco de cada vez,pena que nem tudo está disponivel,por exemplo,os arquivos da Madeira,o que é anterior a 1860 da freguesia de Santana ainda não se encontra microfilmado,eu parei com as pesquisas e,pagar para pesquisar sai muito caro para nós brasileiros,o euro vale 3 vezes nossa moeda.
Cumprimentos.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#323540 | luisjrm | 20 fev 2013 16:58 | Em resposta a: #323281

Boa tarde, Maria Amelia,

infelizmente não foi possivel encontrar mais registos no Seixo, os Livros disponíveis são muito recentes para as minhas pesquisas. Vou ter de aguardar para quando forem publicados.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#324325 | mariamoura | 28 fev 2013 10:37 | Em resposta a: #323540

Olá, Luís.

No Seixo, pesquisei até onde foi possível.Agora os livros que o Arquivo da Guarda disponibilizou, só abrangem o século XIX. Faltam-me alguns dados dos séculos anteriores.

Cumprimentos

Maria Amélia

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#324371 | luisjrm | 28 fev 2013 19:23 | Em resposta a: #324325

Olá, Maria de Moura

o mesmo sucede com as outras Freguesias!
Os livros que necessito são mais antigos, é pena que não estejam já disponiveis, alias nem se percebe o motivo, infelizmente só em Portugal!
Vamos ter de aguardar!

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#324374 | roz | 28 fev 2013 19:48 | Em resposta a: #324371

Caro Luis

Os livros mais antigos da Guarda estao na Torre do Tombo e nao no Arquivo da Guarda. Tambem nao estao ainda acessiveis mas tera' de procurar aqui http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/

Experimentei por Seixo e apareceram estas 3 freguesias.

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/results?t=paroquia+seixo

'E questao de ir verificando de vez enquando para ver quando estao activados.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Livros da Guarda já disponíveis

#324381 | luisjrm | 28 fev 2013 21:01 | Em resposta a: #324374

Cara Rosario

agradeço a mensagem (informação), é pena mas tenho de aguardar que disponibilizem os Livros em falta.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Livros da Guarda já disponíveis

#408617 | SC | 15 out 2018 22:03 | Em resposta a: #292486

Boa noite Maria David,

Tenho também nos meus ancestrais o seu antepassado Gabriel Nunes Navarro casado com Isabel Henriques em 29.06.1654. Sou seu descendente por via de sua filha Leonor Henriques casada com Diogo Henriques ou Diogo Nunes.

Tem alguma informação sobre a ascendência paterna de Gabriel Nunes Navarro?
Manuel Estevam Martinho da Silva Rolão em Famílias da Beira Baixa-Raízes e Ramos, tem como pai deste Gabriel "N Navarro" em vez de Fernão Gomes (cfr. III vol., Navarro § 2.º, pág. 21), será possível indicar-me a fonte onde encontrou a referência a Fernão Gomes.

Cumprimentos,
José Cabral

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen