Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Pessoas | Títulos

Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#292542 | PP | 08 dez 2011 22:54

Caros confrades,

Gostaria de saber como é que se tem acesso às cartas de familiar de Santo Ofício. Ou, se possível, se alguém tem acesso a este documento e me pudesse confirmar apenas o nome da avó paterna de Manuel Coelho de Meireles.

Tenho apenas conhecimento desta indicação: "Manuel Coelho de Meireles, natural de Balteiro, Sousela, obteve Carta de Familiar a 19 de Maio de 1700. É filho de Manuel Coelho, do lugar de Balteiro, Sousela, e de Anastácia Neto, de São Pedro de Raimonda, Paços de Ferreira. É neto paterno de Gonçalo de Meireles, de São Miguel de Silvares, Lousada, e de Margarida Coelho, de Sousela, e aí moradores; e neto materno de João Neto e de Senhorinha Vaz, naturais e moradores na freguesia de São Pedro de Raimonda, Paços de Ferreira (Fonte: Habilitação de Familiar de Santo Ofício, maço 51, processo 1102).

Contudo, no assento de falecimento do dito Gonçalo Freire julgo que consta «M.ª» (Maria) Coelha e não Margarida Coelha.

Será que alguém me consegue elucidar sobre o nome que deverá estar correto?

Agradeço antecipadamente.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#292545 | HRC1947 | 08 dez 2011 23:24 | Em resposta a: #292542

Confrade PP;
Os m/ cumprimentos;
... " Julga " que consta (Mª), e a Senhora chamava-se Margarida?
Convém analisar ao pormenor .Maria / Margarida, pode induzir
em erro... Mª (Maria---- M.ª (Margarida) , ou aquele Mª quererá dizer isso mesmo,
"Margarida Coelha"...ou Coelho
Espero que chegue a um consenso.

atentamente
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#292546 | PP | 08 dez 2011 23:43 | Em resposta a: #292545

Cara confrade Ana Simões,

Tenho certeza quase absoluta que no assento está Maria, a não ser que também usassem na época a abreviatura «M.ª» para Margarida.

Se quiser ter a gentileza de ver: http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=16320&FileID=_583843

(último assento do fólio esquerdo) «(...) Águeda f.ª de G.lo de Meireles e de sua mulher M.ª Coelha (..)».

Cumprimentos e obrigada, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#292550 | HRC1947 | 09 dez 2011 00:55 | Em resposta a: #292546

Confrade PP;

Estive a analisar,inclusivamente tirei papel impressora, passei com o marcador verde
alface por cima da palavra, e a m/ resposta é: Margarida.
Se o Confrade verificar, as letra são;-- m g a, embora um pouco sumido, dá para ver
que é Margarida, (abreviado).

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ShowFile.aspx?DOId=&FileId=_583843&imageType=0

ampliei, e veja que até dá para lhe fazer o retorno do link, copiado do seu ! !...

Espero ter sido útil ao Confrade.

atentamente
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#292576 | PP | 09 dez 2011 17:28 | Em resposta a: #292550

Cara confrade Ana Simões,

Desde já o meu muito obrigado pela sua ajuda e desculpe pelo trabalho que lhe dei.

Contudo, permita-me só mais uma verificação. Onde é que consegue ler «Mgª»? Na 2.ª ou na 3.ª linha a contar de baixo?

Note que, o que está a seguir a «molher», na terceira linha, é «tação» (da expressão «Tem quitação» que está averbada no lado direito do assento.
Não será que o «guê», que diz um pouco sumido, deverá ser o cê e a cedilha?

Desculpe a maçada e mais uma vez obrigado pela ajuda.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#292578 | HRC1947 | 09 dez 2011 18:34 | Em resposta a: #292576

Confrade PP;
Os m/ cumprimentos;

,,, Chegados a "tação": ...mudando de linha, aparece o seguinte:
mGª Coelho desta freguesia ! ...?? logo atrás de Coelho,(mesma linha lado esqdº do
assento,)
,,, Conforme pode ver pelo que escreveu(sempre temos um guia,que vale o que vale)
Na introdução da sua 1ª mensagem a dada altura escreve a (composição familiar,,,,,)
Margarida Coelho, de Sousel,,, sabe que o nome é Margarida, então será com toda a
certeza "Margarida"... e não Maria ??.Mas a decisão será sempre sua.
------------------------------------------------------------------

Tenho apenas conhecimento desta indicação: "Manuel Coelho de Meireles, natural de Balteiro, Sousela, obteve Carta de Familiar a 19 de Maio de 1700. É filho de Manuel Coelho, do lugar de Balteiro, Sousela, e de Anastácia Neto, de São Pedro de Raimonda, Paços de Ferreira. É neto paterno de Gonçalo de Meireles, de São Miguel de Silvares, Lousada, e de Margarida Coelho, de Sousela, e aí moradores; e neto materno de João Neto e de Senhorinha Vaz, naturais e moradores na freguesia de São Pedro de Raimonda, Paços de Ferreira (Fonte: Habilitação de Familiar de Santo Ofício, maço 51, processo 1102).
-----------------------------------------------------------------------------------
Sendo o que se me oferece, subscrevo-me

atentamente
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#292581 | PP | 09 dez 2011 19:17 | Em resposta a: #292578

Cara confrade Ana Simões,

Muito obrigado pela sua ajuda.
Vou ver se alguém me consegue uma cópia da dita habilitação e desfaço todas as dúvidas.

Com os meus melhores cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#292609 | hpinto | 10 dez 2011 12:50 | Em resposta a: #292578

Caro confrade
Só uma pequena achega: terá mais certezas quando analisar assentos de casamento desses avós, baptismos e casamentos dos filhos. Digo eu, que já concluí que nomes de avós em assentos escritos décadas depois de eles terem morrido podem não ser muito de fiar.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - C.F.S.O de Sebastião António Gomes Rebelo-Arcos de Valdevez-c.1700.

#292738 | mosorio | 12 dez 2011 14:18 | Em resposta a: #292550

Cara Ana Simões,

Peço ajuda,se possível,na procura da carta de FSO de Sebastião António Gomes Rebelo.
Tenho dificuldade em recuar neste costado pelos paroquiais.No casamento da neta(1753) encontrei
referência ao avô paterno Sab.António Gomes Rebelo,familiar do Santo Ofício,casado com Margarida Lopes.
Sei que se pode pesquisar na TT online ,mas desconheço como.
Grata.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#293604 | abribas | 29 dez 2011 18:10 | Em resposta a: #292542

Caro PP
Curioso esse apelido "Coelho de Meireles" por Lousada.
Tenho uma Águeda Coelho de Meireles, n. 18.6.1718 em Covas, Lousada, http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=16323&FileID=_583919
filha de Manuel de Meireles e de Maria Coelho, casados em Covas em 1709 http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=16319&FileID=_583826
Tiveram pelo menos mais 7 filhos: José, Maria, Agueda, António, João, Custodio, Domingos e Francisco.
A descendência usou Coelho de Meireles durante pelo menos mais 100 anos.
Cumps
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#293619 | PP | 29 dez 2011 23:26 | Em resposta a: #293604

Caro António,

Agradeço esta sua achega. Porém, de momento, ainda não encaixa na minha base de dados.
Mas vou analisar os assentos que gentilmente colocou com a devida atenção.
Pode ser que estejam ligados ao casal Gonçalo de Meireles, de Silvares, e Margarida Coelho, de Sousela, ambos de Lousada.

Tenho referenciado um casal, Gonçalo Freire c.c. Catarina Francisca, da aldeia de Casais, Lousada, mas dos quais desconheço os ascendentes. Será que esta é Catarina Francisca Coelha?
O dito casal teve pelo menos dois filhos: Francisco, b. 06.04.1612 e Francisca Freire que casou com António Neto em 23.05.1664 em Casais, Lousada.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#293624 | abribas | 30 dez 2011 00:54 | Em resposta a: #293619

Caro PP
Posso apenas acrescentar que de acordo com o que pesquisei, e se correcto, Manuel de Meireles nasceu a 16.1.1680 em Covas filho de Gonçalo Freire Cc Catarina Coelho a 16.11.1673 em Covas, e Maria Coelho nasceu a 26.1.1690 em Covas filha de Domingos Francisco Cc Catarina Coelho a 29.1.1685 igualmente em Covas.
Não conheço os avós de Manuel de Meireles, mas os avós paternos de Maria Coelho penso serem Paulo Francisco Cc Maria Vaz a 19.10.1643 em Covas. O Paulo Francisco é de Silvares nascido 18.12.1622 filho de Baltasar Francisco Cc Maria Gonçalves, ele de Aveleda e ela de Silvares.
Os nomes são comuns em varias freguesias mas estes são de Covas, dos lugares de Almedinha e Paço. As datas do Gonçalo Freire Cc Catarina Francisco de Casais que refere não batem certo com estes.
Pode ser que quatro olhos vejam melhor que dois.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#293663 | abribas | 30 dez 2011 15:06 | Em resposta a: #293619

Caro PP
Aqui vai o casamento do meu Gonçalo Freire com Catarina Coelho a 16.11.1673, http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=16319&FileID=_583793 pais de Manuel de Meireles http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=16318&FileID=_583832 e de Catarina http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=16318&FileID=_583837
A Catarina Coelho é eventualmente filha de António Coelho, de Almedinha, nascida a 12.9.1660 http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=16318&FileID=_583766 e então teria casado com 13 anos.
Do Gonçalo Freire não encontrei noticia.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#293813 | PP | 02 jan 2012 19:29 | Em resposta a: #293624

Caro António,

Não consigo adiantar muito sobre o assunto. Faltam-me alguns dados.
Contudo: o Manuel de Meireles, n. a 16.01.1680, não é o que procuro. O «meu» Manuel Coelho de Meireles é filho de Manuel Coelho e Anastácia Neto.
Se tiver novidades, com certeza que as apresentarei.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#293827 | PP | 02 jan 2012 21:55 | Em resposta a: #293624

Caro António,

Não sei se interessa, mas encontrei um Domingos, f.º de Gonçalo de Meireles e Maria Coelha, de Covas, Lousada, que n. 04.01.1643.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#293833 | abribas | 02 jan 2012 23:00 | Em resposta a: #293827

Caro PP, obrigado
Também não sei se interessa pois não consigo encaixar. Os padrinhos, João Manuel e Maria João mulher de Bastião Vaz, são de Figueiras.
Cmpts, António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#294772 | jnt | 15 jan 2012 14:57 | Em resposta a: #292546

Caro confrade

Este assento respeita a que freguesia?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#294778 | PP | 15 jan 2012 15:48 | Em resposta a: #294772

Caro confrade,

O assento de óbito é da freguesia de São João de Covas, Lousada.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#294780 | jnt | 15 jan 2012 16:09 | Em resposta a: #294778

Caro confrade

Obrigado.
Do casal Gonçalo de Meireles e Margarida Coelho, connhece a ascendência de Gonçalo de Meireles?
Será o Gonçalo, filho de Gonçalo de Meireles e Apolónia Vaz, que foi batizado em Silvares a 5.4.1589?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#294782 | PP | 15 jan 2012 16:26 | Em resposta a: #294780

Caro confrade,

Infelizmente não tenho nenhum dado sobre a ascendência de Gonçalo de Meireles.
Apenas tenho este dado sobre um dos seus netos: "Manuel Coelho de Meireles, natural de Balteiro, Sousela, obteve Carta de Familiar a 19 de Maio de 1700. É filho de Manuel Coelho, do lugar de Balteiro, Sousela, e de Anastácia Neto, de São Pedro de Raimonda, Paços de Ferreira. É neto paterno de Gonçalo de Meireles, de São Miguel de Silvares, Lousada, e de Margarida Coelho, de Sousela, e aí moradores; e neto materno de João Neto e de Senhorinha Vaz, naturais e moradores na freguesia de São Pedro de Raimonda, Paços de Ferreira (Fonte: Habilitação de Familiar de Santo Ofício, maço 51, processo 1102).

Ainda pensei que Gonçalo de Meireles pudesse ser filho de Domingos Gaspar e Águeda Freire de Meireles, mas: "Gonçalo de Meireles, que dizem morreu solteiro, e que figura nos registos paroquiais de Covas de 22-XI-1609, em que foi testemunha dum casamento, até 20-V-1618 em que apadrinhou uma neta de seu tio Domingos Freire (Ass. Covas; MI, 17; Bl, 13)." (Fonte: SÃO PAYO, Luiz de Mello Vaz de - "O Descobridor do Congo e o Apelido Cão", publicado em "Raízes & Memórias" n.º 10 (Outubro de 1994), pág. 143)"; "Goncallo de Meirelles, s. estado." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 31, pág. 66".

Vou consultar o assento de batismo que sugere como hipótese.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#294786 | PP | 15 jan 2012 16:46 | Em resposta a: #294780

Caro confrade,

A data de 5.4.1589 está correta? É mesmo em Silvares?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#294789 | jnt | 15 jan 2012 16:56 | Em resposta a: #294786

Pois ...
A data está correta. O assento está "escondido" a seguir aos assentos de 1590.
Segue o link (último assento do fólio da direita): http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=16524&FileID=_597899

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Carta de Familiar de Santo Ofício de Manuel Coelho de Meireles (1700)

#294790 | PP | 15 jan 2012 17:05 | Em resposta a: #294789

Caro confrade,

Obrigado pela ajuda e gentileza do envio do «link».

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 14:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen