Gaspar Lobo de Sousa Machado

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Gaspar Lobo de Sousa Machado

#292695 | joaolobo | 11 dez 2011 18:58

Eu gostava de saber qual é a varonia de Gaspar Lobo de Sousa Machado, 1º visconde do Paço de Nespereira, do que era proprietário e a sua ascendência.
Gostava de saber também quem foi Pedro da Costa Pereira(4º avô de Gaspar Lobo de Sousa Machado) e a sua ascendência.

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Lobo de Sousa Machado

#292735 | asabreu | 12 dez 2011 13:34 | Em resposta a: #292695

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=37141

basta consultar o respetivo registo

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Lobo de Sousa Machado

#292771 | joaolobo | 12 dez 2011 22:13 | Em resposta a: #292735

Obrigadíssimo, mas já tinha visto isso, e gostava de saber o que que Gaspar era proprietário.
Também gostava de saber quem era Pedro da Costa Pereira e a sua ascendência

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Lobo de Sousa Machado

#293060 | fravasconcelos1 | 18 dez 2011 19:55 | Em resposta a: #292771

Caro João Lobo

Segundo o livro Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho, livro 1, página 377;
Gaspar Lobo de Sousa Machado e Couros era senhor, por descendência, da Casa do Assento em Santão (Felgueiras) (bem como do morgado de Santão) e da Casa do Largo da Misericórdia em Guimarães. Tendo sido viúvo de Maria Amélia do Carmo Cardoso de Menezes Barreto do Amaral (senhora das Casas do Paço de Nespereira e do Proposto) que teve ascendentes ao visconde de Pindela.

Cordial/
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Lobo de Sousa Machado

#293171 | joaolobo | 21 dez 2011 01:23 | Em resposta a: #293060

O senhor acha que me consegue informar quem foi o primeiro senhor da Casa de Santão, e quem pertence a Quinta da Granja, a qual pertenceu aos senhores de Entre-Homem e Cávado.

Eu vi no Nobiliárquico da Famílias de Portugal e lá diz que António Machado Lobo de Sousa Brandão, foi senhor de Santão e da Quinta da Granja, sendo os avós paternos de sua mãe D. Maria de Sousa Lobo, Pedro Machado da Quinta da Granja e sua mulher da Casa de Santão. Gaspar Lobo de Sousa Machado, é o representante desse casamento.

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Lobo de Sousa Machado

#299626 | joaolobo | 12 mar 2012 21:35 | Em resposta a: #293171

Mais uma tentativa de obter algumas informações sobre este tópico.

Cumprimentos,
AMCMSLM

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Lobo de Sousa Machado

#301555 | fravasconcelos1 | 01 abr 2012 12:41 | Em resposta a: #293171

Caro João Lobo

Em PEDRAS DE ARMAS E ARMAS TUMULARES DO DISTRITO DE BRAGA, vol. VII, cidade de Guimarães, tomo III, de Artur Vaz-Osório da Nóbrega, página 422; refere:

Pedro da Costa Pereira, casado com Josefa Maria de Sousa Lobo Machado, senhora da Casa de Santão (Santão-Felgueiras), havendo sucessor Simão Lobo de Sousa Machado Pereira, baptizado em 19.5.1707...

Julgo ter algum interesse esta informação

Cordial/
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Lobo de Sousa Machado

#301574 | cardosodoamaral | 01 abr 2012 16:25 | Em resposta a: #299626

Caro Confrade João Lobo

Existem uns livros de autoria da Senhora Dona Maria Adelaide Pereira de Morais, chamados de Velhas Casas de Guimarães, onde fala sobre a Casa do Proposto e da família que nela habitou.Aliás esta Senhora tanto quanto sei descende dessa família. É uma das famílias de nomeada e da mais alta nobreza vimaranense, sem descurar outras, que não vêem ao caso.

Como sugestão e se pudesse acrescentar ao tópico/assunto algo mais, seria mais sugestivo, por exemplo 1º Visconde de Paço de Nespereira, porque com a devida certeza teria muito mais respostas e até alguém da família a responder-lhe.

Digo isto porque ainda ontem falei com um dos parentes directos do Visconde de Paço de Nespereira e também de Pindela., por isso a sugestão, porque por vezes o nome pode passar despercebido.

Claro que a minha sugestão vale o que vale.

De qualquer forma vou tentar alertar esse nosso confrade. Pode ser que mostre interesse em participar neste tópico

Espero ter ajudado. Disponha

Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Lobo de Sousa Machado

#301840 | joaolobo | 04 abr 2012 11:44 | Em resposta a: #301555

Caro senhor Vasconcelos,

Nesse livro não aparece a ascendência de Josefa de Sousa Lobo Machado?
E será que me pode dizer o que aparece sobre Pedro da Costa Pereira, claro se possível.

Cumprimentos,
AMCMSLM

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Lobo de Sousa Machado

#301959 | fravasconcelos1 | 05 abr 2012 18:09 | Em resposta a: #301840

Caro amigo, os meus cumprimentos

Na sequência da conversa tida

- queira consultar: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=206550

- No livro, citado anteriormente:
Josefa Maria de Sousa Lobo Machado era filha de António Machado Brandão de Sousa Lobo e de Maria Pinheiro de Carvalhaes e Bastos.
Pedro da Costa Pereira, marido, era filho de Raphael da Costa e de Ângela Pereira, morador na Rua Sapateira (Rua da Rainha actual/); foi cavaleiro da Ordem de Cristo, familiar do Santo Ofício, prebendeiro da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira e vereador da Câmara de Guimarães.

Outras referências:
- Arvores de Costados das Famílias Nobres, por José Barbosa Canaes de Figueiredo Castello Branco, tomo II, costados 77 e 90.
- Últimas Gerações de Entre Douro e Minho, por José de Sousa Machado, vol. I, costados 77 e 90 e pág. 479; e vol. II pág. 515 e 516.
- Nobres Casas de Portugal, por António Lambert Pereira da Silva, vol. V, tít. de Casa dos Lobos Machados.
- Pachecos, Subsídios para a sua Genealogia, por Abílio Pacheco de Carvalho, IV parte, parágrafo 3.

Nota: só tenho exemplar do 2º livro, referido nesta pequena lista.


Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações de Entre Douro e Minho

#304429 | joaolobo | 28 abr 2012 22:31 | Em resposta a: #301959

Caro Vasconcelos,

Será possível digitalizar e mandar-me por e-mail o que diz que tem sobre esta família nas "Últimas Gerações de Entre Douro e Minho" - (afonso_lm@hotmail.com).

Cumprimentos,
ALM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 20:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen