Ajuda em pesquisa mais antiga que os fundos paroquiais - Os Rodrigues - Pedraído Fafe

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda em pesquisa mais antiga que os fundos paroquiais - Os Rodrigues - Pedraído Fafe

#292885 | Golg | 14 dez 2011 16:12

Bom dia a todos,

Pedia a vossa ajuda para o seguinte.
Estou a pesquisar a minha ascendência e especificamente na componente do nome Rodrigues identifiquei todos os ascendentes que consegui por varonia, até ao primeiro registo do fundo paroquial da igreja de S. Bento de Pedraído de Fafe, Braga, Portugal.

A minha questão é que o livro começa em cerca de 1650 e não tenho agora nenhuma informação antes disso. Aliás, os últimos registos que encontrei (ou sejas os primeiros que na altura eram feitos) nem sequer indicam os avós, sendo que indicarem os pais já foi uma sorte.

Ou seja, não faço a mínima ideia sobre o que é que posso fazer agora que não tenho mais registo para procurar e não me parece que tenha identificado ninguém nobre nesta linhagem, por isso não estará provavelmente noutra publicação.
O que é que costumam fazer quando chegam a estas situações? Fico sem perceber de onde o meu nome Rodrigues veio antes, ou como se espalhou na região de Fafe.

Outro ponto que gostaria de obter ajuda é como saber mais sobre as pessoas que encontro nos registos paroquiais. Os registos normalmente não dizem absolutamente nada sobre as pessoas apenas referindo datas e os padrinhos, sendo que para mim sabe a pouco saber apenas o nome e data de quando a pessoa nasceu, não tendo qualquer indicação da sua profissão ou possiveis actividades (participação em guerras ou eventos), têm alguma sugestão para esta parte da investigação?

Também tenho conhecimento das inquirições de Genere mas não faço a mínima ideia se alguém da familia tem uma ou não, seria esta a única forma de obter informação antes desta data?

Qualquer informação sobre Pedraído em Fafe, ou sobre os Rodrigues desta área, por volta de 1700 ou antes é extremamente bem vinda.

Obrigado pela Ajuda
Miguel Lopes Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em pesquisa mais antiga que os fundos paroquiais - Os Rodrigues - Pedraído Fafe

#292907 | rgmatos | 14 dez 2011 23:18 | Em resposta a: #292885

Confrade Miguel,

Naturalmente existem outras fontes de pesquisa além dos livros paroquiais. Mas os queridos Mórmons ainda não carregaram na internet. O Arquivo Distrital de Braga disponibiliza um inventário: http://www.adb.uminho.pt/Default.aspx?tabid=9&lang=pt-PT

Algo que eu fiz em Barcelos, Vila Verde e Ponte de Lima (por recomendação de um confrade aqui do fórum), foi procurar nas freguesias vizinhas que já possuíam livros antes da data de abertura do livro em que eu pesquisei.

As inquirições de genere são uma boa fonte. Basta se cadastrar no site e fazer a pesquisa pelo apelido ou pela freguesia. O problema é ir até o ADB e descobrir se constam os nomes dos avós.

Já temos um religioso:

Antonio Rodrigues Vale
Número de processo 8831
Pasta (onde se encontra) 403
Data de realização 1788-11-21

Naturalidade do inquirido
Freguesia PEDRAIDO,SAO BENTO
Concelho FAFE Distrito BRAGA

Filiação e outras informações
Pai Domingos Martins
Mãe Maria Rodrigues Vale

Enfim, outros confrades virão aqui deixar suas ajudas.

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em pesquisa mais antiga que os fundos paroquiais - Os Rodrigues - Pedraído Fafe

#292920 | Golg | 15 dez 2011 12:14 | Em resposta a: #292907

Confrade Ricardo,

Muito obrigado pela informação prestada. De facto depois estive a investigar as Inquirições de Genere e encontrei também o rodrigues que mencionou. Vou pedir copias ao ADB dessa Inquirição e ver o que descubro.

Sobre o que tinha dito:
"Algo que eu fiz em Barcelos, Vila Verde e Ponte de Lima (por recomendação de um confrade aqui do fórum), foi procurar nas freguesias vizinhas que já possuíam livros antes da data de abertura do livro em que eu pesquisei. "

Gostaria de perceber mais sobre este ponto, refere então que por exemplo se outra freguesia tivesse livro que possivelmente seria aí que eram feitos os registos? Pergunto porque não sei muito bem como funcionava, antes de haver registos certamente que a igreja efectuava os ritos de batismo e enterro na mesma mas simplesmente não os registava certo?
Também deveria verificar mais da história da região sendo que também se pode dar o caso de a igreja só ter sido construida nessa altura e antes Pedraído fazer parte de outra região.

Sobre o catálogo do ADB estive a procurar mas é dificil perceber o que é que estes tópcos são sem ler os documentos. Vou verificar melhor as introduções e descrições no site.
- Inventário das Cartas do Cabido: 1821-1874
- Catálogo Bulário Bracarense
- Inventário da Santa Casa da Misericórdia de Braga
- Catálogo do Arquivo da Casa do Avelar
- Inventário das Comendas
- Inventário das Provedorias
- Iventário das Cartas Anuais da Etiópia
- Inventário das Visitas e Devassas

Outro ponto que em temos me referiram no ADBraga foi olhar para os testamentos, mas como não estão ordenados é como procurar uma agulha num palheiro. Alguém já usou este recurso e tem mais informação?

Mais sugestões são extremamente bem vindas.
Miguel Lopes Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em pesquisa mais antiga que os fundos paroquiais - Os Rodrigues - Pedraído Fafe

#292925 | rgmatos | 15 dez 2011 15:30 | Em resposta a: #292920

Confrade Miguel,

Vamos por partes. Eu nunca requisitei ajuda ao ADB quanto às inquirições de genere. Tomara que você consiga algo.

Sobre a pesquisa em freguesias vizinhas, eu tenho que confessar que consegui pouca informação com esse procedimento, mas sempre dá para encontrar alguns nomes e datas. O link para o inventário dos livros paroquiais de Fafe: http://www.adb.uminho.pt/uploads/PAR%C3%93QUIAS-FAFE%20_indice_.pdf

Eu não sei como funcionava exatamente, mas um confrade aqui do fórum já me respondeu que, em alguns casos, o registro era feito em uma paróquia próxima.

Quando eu fiz a pesquisa em Barcelos, Vila Verde e Braga ainda era possível descarregar todo o livro de uma vez do site dos Mórmons. Agora que está muito complicado, eu dei um tempo e estou pesquisando nos livros que tenho salvos aqui.

Sobre testamentos eu não sei nada. Os outros inventários só indo pessoalmente ao ADB.

Nós próximos meses eu acredito que alguma alma caridosa vai descobrir e postar por aqui um script para se descarregar os livros de uma só vez diretamente do site dos Mórmons.

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em pesquisa mais antiga que os fundos paroquiais - Os Rodrigues - Pedraído Fafe

#292927 | Golg | 15 dez 2011 16:35 | Em resposta a: #292925

Obrigado Ricardo.

Eu também uso o site do FamilySearch. FAzer download dos livros todos ainda é possível mas dá bastante mais trabalho. Existem vários posts aqui no Forum com os procedimentos a seguir para o fazer, com a ajuda de algumas tools.

Sobre o ADB já os contactei centenas de vezes e mesmo obter as inquirições por correio é extremamente fácil e nem sequer é caro.

Um vez mais obrigado pela ajuda.

Agradeço também mais sugestões de outros participantes do forum sobre como costumam resolver estas situações e a que documentos recorrem.

Obrigado,
Miguel Lopes Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em pesquisa mais antiga que os fundos paroquiais - Os Rodrigues - Pedraído Fafe

#292954 | hpinto | 16 dez 2011 13:04 | Em resposta a: #292885

Confrade Miguel, bom dia.
Sem sair dos livros paroquiais, pode com certeza avançar pelos registos de óbitos. Alguns óbitos têm resumos dos testamentos feitos no tabelião e outros transcrevem «mandas verbais», através das quais se podem perceber relações familiares, posição social, profissões... Também era comum registar-se o óbito de naturais da freguesia que tivessem falecido fora dela (em guerras, em hospitais, no Brasil).
Um levantamento sistemático dos registos relativos a irmãos dos seus antepassados também poderá dar-lhe mais alguma pista.
Boa pesquisa.
Helena.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em pesquisa mais antiga que os fundos paroquiais - Os Rodrigues - Pedraído Fafe

#293146 | Golg | 20 dez 2011 17:54 | Em resposta a: #292954

Excelente informação Helena.

O que eram essas mandas verbais? É como se fosse uma vontade? ou seja testamento mas em forma verbal?

O que vejo muito é em anotação ao lado, se teve ou não missa do 7 dia e outros ritos religiosos.

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em pesquisa mais antiga que os fundos paroquiais - Os Rodrigues - Pedraído Fafe

#293225 | hpinto | 21 dez 2011 21:39 | Em resposta a: #293146

Exactamente, Miguel.
A «manda verbal» era a última vontade expressa perante testemunhas, e que era registada no assento de óbito. Nas freguesias que tenho estudado (Aveiro), os assentos de óbito - especialmente os do séc. XVII e inícios de XVIII - trazem informações que não se encontram nos baptismos nem nos casamentos.e que são preciosas para se completar o «puzzle».
As anotações laterais normalmente trazem o número de padres que participavam nos ofícios (de presente, do mês e do ano) e isso pode dar alguma indicação acerca do nível económico do falecido. Nas «minhas» freguesias uma pessoa com poucos recursos teria ofícios de 5 padres, uma remediada teria 10 ou 15, mais do que 20 já era só para pessoas com rendimentos acima da média.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em pesquisa mais antiga que os fundos paroquiais - Os Rodrigues - Pedraído Fafe

#293226 | hpinto | 21 dez 2011 21:42 | Em resposta a: #293146

Exactamente, Miguel.
A «manda verbal» era a última vontade expressa perante testemunhas, e que era registada no assento de óbito. Nas freguesias que tenho estudado (Aveiro), os assentos de óbito - especialmente os do séc. XVII e inícios de XVIII - trazem informações que não se encontram nos baptismos nem nos casamentos.e que são preciosas para se completar o «puzzle».
As anotações laterais normalmente trazem o número de padres que participavam nos ofícios (de presente, do mês e do ano) e isso pode dar alguma indicação acerca do nível económico do falecido. Nas «minhas» freguesias uma pessoa com poucos recursos teria ofícios de 5 padres, uma remediada teria 10 ou 15, mais do que 20 já era só para pessoas com rendimentos acima da média.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em pesquisa mais antiga que os fundos paroquiais - Os Rodrigues - Pedraído Fafe

#293253 | Golg | 22 dez 2011 11:41 | Em resposta a: #293226

Que interessante Helena!!

Vou verificar melhor os assentos de óbito.
Já agora quando diz 5,10 padres, eram mesmo os Padres que vinham das outras freguesias para se juntarem todos no funeral? Ou quer dizer outra coisa (por exemplo numero de missas ou algo do género?).

Já agora o que é uma remediada? Depreendo que seja uma pessoa com mais bens, consegue explicar um pouco mais? Esta informação é muito interessante.

Obrigado, e aproveito para deixar os votos de um Bom Natal.

Miguel Lopes Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em pesquisa mais antiga que os fundos paroquiais - Os Rodrigues - Pedraído Fafe

#293313 | hpinto | 23 dez 2011 00:12 | Em resposta a: #293253

Caro Miguel,
As freguesias tinham vários padres e eram mesmo eles que participavam no ritual de encomendação da alma e acompanhavam o corpo até à sepultura. Mas também vinham de outras freguesias, no caso de não haver suficientes na própria freguesia. Portanto: 5, 10, etc. é mesmo o número de sacerdotes que participavam nos 3 ofícios a que qualquer morto tinha direito: de presente (no dia do funeral), no 30.º dia e no 1.º aniversário.
Quem fazia testamento, além de especificar quantos padres teriam os seus 3 ofícios, podia encomendar missas pela sua alma e por outras almas, ou em honra de algum santo, etc. que se realizariam em qualquer época do ano; especificava que tipo de esmola se daria aos mais necessitados; e depois disto tudo distribuía os restantes bens pelos herdeiros.
(Onde disse «remediada» devia ter dito «pessoa remediada» - é só uma expressão já em desuso que significa pessoa da classe média).
Bom Natal para si também.
Helena.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em pesquisa mais antiga que os fundos paroquiais - Os Rodrigues - Pedraído Fafe

#293610 | ruifaria3 | 29 dez 2011 19:06 | Em resposta a: #293225

Cara Helena Pinto,
Perguntar não custa, por isso, cá vai.
As paróquias que estuda são apenas do concelho de Aveiro ou do Distrito? Em tempos interrompi a minha pesquisa num casal da freguesia de Santa Comba de Rossas, Concelho de Arouca, Aveiro. Desta paróquia foi vigário Pedro Álvares Pereira por volta de 1637 e aí casou uma sobrinha, ou sua filha natural, chamada ANTÓNIA DE FARIA OSÓRIO com um dos notáveis da terra de nome Feliciano Rebelo, provavelmente entre 1640-1650. Terá alguma nota desta gente?
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 16:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen