Domingos Velho de Lima, filho de Antonio Dias e Victoria Francisca, pedido de AJUDA – Ponte de Lima

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Domingos Velho de Lima, filho de Antonio Dias e Victoria Francisca, pedido de AJUDA – Ponte de Lima

#293446 | vianna1824 | 26 dez 2011 21:48

Resido no Brasil e procuro informações acerca da família de um meu oitavo avô paterno que “imigrou” de Portugal aqui para o Brasil.
Trata-se de Domingos Velho de Lima, que nasceu cerca de 1665 no município de Ponte de Lima, Distrito de Viana do Castelo.
Encontrei o seu processo de Habilitação para o Matrimônio, aberto na Freguesia da Candelária do Rio de Janeiro aos 30 de dezembro de 1705. Nele, os Banhos são por conta de justificação por não ter certidão de seu batismo e nascimento. Ali verifico que as 03 testemunhas disseram que o conheciam uma havia 18 anos, outra havia 20 anos e outra havia 22 anos.
Ele não disse quantos anos fazia que estava no Brasil, mas declarou ter 40 anos de idade e que desde que chegara ao Brasil vivera sempre na freguesia da Sé do Rio de Janeiro. Tirando uma média ficamos com a sua vinda para o Brasil por volta de 1885.
Nos autos da Habilitação “declarou ser natural de Ponte de Lima, da Freguesia de Santa Maria Maior, Arcebispado de Braga, e que é filho de Antonio Dias e de sua mulher Vitoria Francisca”.
Nada mais continha de importante o dito processo de Habilitação. O termo do casamento realizado no ano de 1706 também foi encontrado e não acrescenta mais. Transcrito a seguir em ortografia de hoje: “Em vinte de fevereiro de mil setecentos e seis recebi nesta igreja de Nossa Senhora da Candelária na forma do Sagrado Concílio Tridentino o contraente Domingos Velho de Lima, natural de Ponte de Lima, filho legitimo de Antonio Dias e de sua mulher Victoria Francisca com dona Francisca de Lima, filha legitima do Capitão Manoel Correa Cabral e de sua mulher Thomazia de Lima, já defuntos, desta freguesia. Assistiram testemunhas Antonio Rider, Francisco de Oliveira Leitão, Messia Rider, Messia de Lima e outras mais. Padre Thomé de Freitas”.
Tempos depois um seu neto é admitido às Ordens Sacras. Encontrei seu Processo “De Genere” na Arquidiocese de Mariana-MG, mas todo corroído, comido por traça (no Brasil. Lepisma? em Portugal) impossibilitando a leitura de várias linhas da certidão de batismo do dito Domingos Velho de Lima que constava dos autos. “Baptismo do avô materno: Domingos [corroído ± 4 linhas] filho de [corroído ± 10 letras] capateiro [?] e de sua mulher [corroído ± 10 letras] Francisca da Rua de São João forão padrinhos João Dis de Farnellos e Maria Gonçalves de Cerdello”.
Como não consigo ler toda a certidão de Batismo do dito Domingos Velho de Lima, transcrita nos referidos autos não consigo entender os detalhes que ela poderia trazer.
Verifico pela internet que há 51 freguesias no atual município de Ponte de Lima, mas nenhuma com o nome de “Santa Maria Maior”. Assim, fico sem saber por onde procurar.
Caso algum dos confrades tenha qualquer informação acerca desta família, queira, por favor, responder-me, pois gostaria de complementar o meu trabalho com pelo menos uma geração de nascidos em Portugal para que fique bem explicada a origem lusitana dos mesmos.
Desejando um bom final de ano de feliz 2012 para todos,
Geraldo Magela da Silva Araujo

Resposta

Link directo:

Domingos Velho de Lima, filho de Antonio Dias e Victoria Francisca, pedido de AJUDA – Ponte de Lima

#293454 | mtavares | 26 dez 2011 22:25 | Em resposta a: #293446

Caro Geraldo:
Existe Santa Maria Maria Maior mas na cidade de Viana do Castelo.
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

Domingos Velho de Lima, filho de Antonio Dias e Victoria Francisca, pedido de AJUDA – Ponte de Lima

#293512 | ALP | 27 dez 2011 21:53 | Em resposta a: #293446

Caro Geraldo

Entre em contato comigo para o:

armandopontolombapontopintoarrobahotmailpontocom

ALP

Resposta

Link directo:

Domingos Velho de Lima, filho de Antonio Dias e Victoria Francisca, pedido de AJUDA – Ponte de Lima

#293513 | vianna1824 | 27 dez 2011 22:04 | Em resposta a: #293454

Caro Luis,
Obrigado pela informação. Eu até verfiquei no Google, mas como a "Santa Maria Maior" de Viana está muito junto da área urbana e não perto da divisa, penso que não seja a mesma coisa.
Ainda tem o agravante de parecer que ele adotou o sobrenome "de Lima" ao chegar ao Brasil, exatamente por ser de "Ponte de Lima".
Há também uns dez documentos que dizem que ele é "natural de Ponte de Lima", inclusive a certidão referida acima que foi expedida em Portugal, a qual está comida por lepisma (que pena).
Fica o meu pedido de auxílio. Se alguém conhecedor de algum detalhe na região possa me nortear, dizendo o que seria "Santa Maria Maior, Ponte de Lima", ficarei agradecido. Será que poderia ser um "lugar" e não uma "freguesia"?
Geraldo Magela da Silva Araujo

Resposta

Link directo:

Domingos Velho de Lima, filho de Antonio Dias e Victoria Francisca, pedido de AJUDA – Ponte de Lima

#417712 | Lincoln Vale | 05 set 2019 22:46 | Em resposta a: #293446

assento de batismo de Domingos Velho de Lima

https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1097032

Em dezoito de fevereiro de mil e setecentos e cinquenta e sete batizei eu o padre Simão da Costa cura desta Vila de Ponte de Lima a Domingos filho de Antônio Dias sapateiro e de sua Mulher Victória Francisca da Rua de São João, foram padrinhos João Dias de Fornelos (freguesia de Ponte de Lima / Viana do Castelo) e Maria Gonçalves de ser de dito em fé do que me assino.
Costa

Att, Lincoln Vale

Resposta

Link directo:

Domingos Velho de Lima, filho de Antonio Dias e Victoria Francisca, pedido de AJUDA – Ponte de Lima

#424469 | Lincoln Vale | 27 mai 2020 18:51 | Em resposta a: #293446

Corrigindo a data de batismo de Domingos Velho de Lima
18.02.1657
atte: Lincoln Vale

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 05:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen