Valentina Brandão e Pedro Fernandes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Valentina Brandão e Pedro Fernandes

#293575 | Lourval | 29 dez 2011 03:13

Colegas,

Sei que esta família é estudada por alguém do fórum. Mas esta Valentina Brandão não é aquela que consta do Geneall mas sim outra evidentemente ligadas. Ambas de São Martinho da Cortiça (Arganil). A que procuro foi casada com Pedro Fernandes e tiveram uma filha já em 04.04.1656, em São Martinho da Cortiça. Porém não consegui localizar seu casamento ou seu batismo. Será que nasceu e se casou em outra freguesia?

Agradeço qualquer informação
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Valentina Brandão e Pedro Fernandes

#293668 | JCALD | 30 dez 2011 16:30 | Em resposta a: #293575

Caro Parente Lourval:

Tanto quanto me parece, a sua Valentina Brandão (casada com Pedro Fernandes) é filha da outra Valentina Brandão (e de seu marido Martim João), que se encontram na base de dados do Geneall.
Estudei esta família e sobre ela escrevi um artigo em 2007, na revista "Raízes & Memórias" n.º 23. Valentina Brandão é um nome recorrente nesta família. Conheço pelo menos 4 Valentinas.
A "sua" Valentina Brandão nasceu em Vale de Espinho e o marido nas Fronhas, tudo freguesia de São Martinho da Cortiça. Também não encontrei o baptismo nem o casamento, mas não procurei exaustivamente.
Tenho referenciadas 4 filhas de Valentina e Pedro: Catarina Brandão, Isabel Fernandes, outra Valentina Brandão e Antónia Brandão, todas casadas e com descendência (pelo menos, as 3 primeiras).

Se estiver interessado, posso enviar-lhe uma cópia digitalizada do artigo, bastando para tal dar-me o seu e-mail.

Um bom ano de 2012,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Valentina Brandão e Pedro Fernandes

#293669 | Lourval | 30 dez 2011 16:57 | Em resposta a: #293668

Olá José Caldeira!!!!

Que surpresa agradável. Meu sobrinho descende de Pedro Fernandes e de Valentina Brandão pelo lado de minha cunhada. Este meu sobrinho é filho de meu irmão. Ele descende do casal pela filha Isabel Fernandes e por dois filhos desta: Bernardo e José.

Meu e-mail é lourval arroba hotmail ponto com

Muito obrigado caro parente. Feliz Ano Novo!

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Valentina Brandão e Pedro Fernandes

#293675 | rmfrp | 30 dez 2011 19:28 | Em resposta a: #293669

Caro Primo Lourval:

Parece que encontrámos mais um ramo de interesse comum. Eu próprio sou descendente de Pedro Fernandes e Valentina Brandão. Descendo ainda de um irmão de Valentina, António Brandão.

O meu ramo também segue pela filha Isabel e pelo neto Bernardo - refiro-me a Bernardo Rodrigues dos Santos, que casou em 1728 com Tomásia Rodrigues.

Um abraço, com votos de Feliz Ano Novo!

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Valentina Brandão e Pedro Fernandes

#293676 | Lourval | 30 dez 2011 19:42 | Em resposta a: #293675

Olá Primo Rui Pereira.

Fico feliz pela coincidência. Meu sobrinho descende do Bernardo Rodrigues e Tomásia Rodrigues pela filha Luísa Rodrigues.

Eu ainda não procurei pela data do casamento do Bernardo e da Tomásia. Já sei agora que é em 1728.

Tenho uma curiosidade: Por quê alguns dos filhos de José Fernandes e Maria de Coimbra seguem com o apelido Fidalgo?

Ultimamente ando procurando pelo casamento de João de Coimbra e de Maria Martins...pais da Maria de Coimbra. Encontrei o casamento de João de Coimbra com Catarina Rodrigues em 07.09.1698 que estou entendendo como um outro matrimônio do mesmo João de Coimbra.

Abraços e Feliz Ano Novo!
Lourval

Resposta

Link directo:

Valentina Brandão e Pedro Fernandes

#293695 | Lourval | 30 dez 2011 23:49 | Em resposta a: #293668

Caro José Caldeira,

Descende Valentina Brandão cc Pedro Fernandes de Valentina Brandão cc António Velho Tinoco?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Valentina Brandão e Pedro Fernandes

#293716 | JCALD | 31 dez 2011 20:04 | Em resposta a: #293695

Caro Primo Lourval Santos Silva:

Aparentemente é apenas uma coincidência de nomes. Mas, em genealogia, nunca se sabe...

Entretanto, já enviei para o seu e-mail o artigo que publiquei.
Demorei algum tempo, por ter estado a verificar se estava tudo em ordem.
Porém, esqueci-me de intercalar um aditamento que publiquei.

Fica para o ano que vem.

Abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Valentina Brandão e Pedro Fernandes

#415326 | mpra | 03 jun 2019 13:54 | Em resposta a: #293716

Caros confrades,

Descendo do casal Pedro Fernandes, das Fronhas, e de sua mulher Valentina Brandão pelo filho Manuel Fernandes. Este casou em Carapinha aos 26.04.1683 com Maria Rodrigues, daí natural. Caro José Caldeira, este casal é ascendente das irmãs Gouveia, da Quinta do Casal (descendentes dos Fonseca Morais), casadas com os irmãos Nunes Duarte da Quinta da Pedra Encavalada.
Algum de vós já conseguiu entroncar com segurança Valentina Brandão e o seu marido?
Muito obrigado.

Cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

Valentina Brandão e Pedro Fernandes

#415499 | JCALD | 09 jun 2019 19:20 | Em resposta a: #415326

Caro Manuel PRA
Que boas notícias! Admiro a sua persistência.
Fica assim explicada a razão por que o apelido Brandão aparece por vezes na família da Quinta Pedra Encavalada e também na Casa da Venda do Porco.
Há mais de 40 anos que estudo esta família Brandão, a propósito de João Brandão e do seu parentesco com o conselheiro José Dias Ferreira e nunca tinha conseguido estabelecer esta ligação com a Pedra Encavalada, que, como sabe, também me interessa. E até já explorei os paroquiais da Carapinha, por outros motivos.
Quanto ao entroncamento de Valentina Brandão, considero correcto o que se encontra na base de dados do GeneAll, que confere com os registos paroquiais e com os trabalhos que tenho publicado sobre o tema (em «A Comarca de Arganil», na «Raízes & Memórias» e na revista «Arganília»). No entanto, só consigo recuar até ao casal António Dias Gonçalves e Maria Afonso. Os pais destes, referidos no GeneAll, não lhes consigo encontrar a fonte, nem a autoria da publicação. Não consultei as habilitações sacerdotais do P. António Brandão, no AUC, onde poderá estar a solução.
O falecido Dr. José Maria Gonçalves Guerra, descendente dos Brandões de Midões, também escrutinou exaustivamente a BD sem êxito.
Um abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 18:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen