Apelido Chambel

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Apelido Chambel

#293878 | LPinho | 03 jan 2012 21:43

Caros confrades:

Regista-se uma grande concentração de pessoas com o apelido Chambel na área do antigo priorado do Crato, parecendo irradiar da área do Gavião, onde se regista maior densidade. Por acaso alguém dispõe de dados referentes ao séc. XVI ou data anterior? Será que tem origem toponímica ou terá vindo de fora? Agradeço qualquer contribuição.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#293891 | Pedro França | 04 jan 2012 01:21 | Em resposta a: #293878

Caro Luís:

Para já, numa primeira abordagem tenho ascendentes Chambeis em: Vicente Chambel, do Casal da Silveira/Gavião c.c. Joana de Matos, e Maria Chambel, do Casal do Cadafaz, c.c. Diogo Marques, tudo Gavião. Os 1ºs foram pais de Manuel Camelo, baptº em 1713 e os 2ºs foram pais de Teresa Marques/Chambel, baptª em 1700, meus antepassados. Posso ainda dizer que Vicente Chambel era filho de Francisco Chambel e de Isabel Gonçalves, do Casal do Vale do Homem, julgado de Margem/Gavião.
Para já é o que se me oferece dizer. Não tenho mais para trás. O Luís tem alguma relação com estes Chambeis?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#293974 | LPinho | 04 jan 2012 23:53 | Em resposta a: #293891

Estimado Pedro França:

Grato pela sua colaboração. Também tenho ascendentes com o sobrenome Chambel, eis os mais recuados:

-António Pires Preto, n. de Chancelaria c.c. Maria Chambel, n. do casal do Sume, Monte da Pedra, Crato, c. 1730;

-António Dias Redondo, n. do casal do Sume, Monte da Pedra, Crato, filho de outro António Dias Redondo e de Maria Palmeiro c. a 17-2-1733 c. Domingas Chambel n. do mesmo lugar, ou talvez Comenda (Gavião) e filha de João Rodrigues e de Maria Dias.

Abraço amigo,

Luís Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#294046 | camac41 | 05 jan 2012 19:42 | Em resposta a: #293891

Caro Pedro França

Descendo também do casal Vicente de Chambel e de Joana de Matos através do filho Manuel Camelo nascido a 25 de jun 1713 no Casal da Silveira em Gavião e de sua mulher Teresa Marques Chambe, nascida a 16 Fev 1700 em Cadafaz, Gavião, esta filha dos referidos Diogo Marques e Maria Chambel.
A Joana de Matos era filha de Manuel de Matos e de Catarina Álvares (casados a 22 Maio de 1680 no Gavião), neta paterna de outro Manuel de Matos e de Maria Chambel do Casal da Silveira e neta materna de Sebastião Dias Chamisso e de Maria Álvares de Atalaia-Gavião.
A Joana de Matos tinha uma irmã Maria Chamisso casada a 6 Out 1705 com Manuel Chambel, este filho de Francisco Chambel e de Maria Gonçalves, de Vale de Bordalo- Margem.
O Casal Manuel de Matos e Maria Chambel tiveram também uma filha Maria de Matos casada a 6 Out 1705 com Manuel Rodrigues, filho de Manuel Rodrigues e de Maria Dias naturais do Gavião.
Ao seu dispor.

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#294066 | Pedro França | 05 jan 2012 22:56 | Em resposta a: #294046

Olá Carlos:

Mais um primo afastado, hum! hum?
Olhe que o Vicente Chambel é filho do Francisco Chambel e da Maria Gonçalves conforme digo na minha mensagem.
Obrigado por ter projetado para trás os ascendentes da Joana de Matos; vem confirmar o que eu já tinha até dos Chamissos/Chamiços, embora não tenha ascendentes mais recuados que isso.
O Carlos também está aqui na base de dados do Geneall? Os seus "Machados" também remontam ao Gavião? Mais para trás vêm do Souto/Abrantes...
Olhe, tudo de bom e bom ano 2012 e disponha.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#294068 | camac41 | 05 jan 2012 23:26 | Em resposta a: #294066

Caro Pedro França

Na base de dados está o meu pai em
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=627435
Os meu Machado são dde Vilela - Paredes.
Nasci em Stº António dos Olivais em Coimbra na altura em que o meu Pai era Arquitecto das Obras Públicas em Coimbra.
Penso que foi o autor do projecto da antiga Fábrica de Bolachas Trinfo em Coimbra.
Foi vereador da Câmara Municipal de Coimbra de 1942-45.
Colaborou com o Prof. Bissaia Barreto numa série de projectos da sua iniciativa.

Abraço

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#294222 | LPinho | 07 jan 2012 23:24 | Em resposta a: #294068

Caros confrades:

Mais um ramo Chambel:

Eufrázia Maria, c. a 4-2-1742, em Chancelaria, c. Manuel Jorge, filha de Manuel Chambel e de Maria Dias, residentes em Vale de Bordalo, freguesia de Margem, concelho de Gavião.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#294333 | camac41 | 09 jan 2012 16:48 | Em resposta a: #294222

Caro confrade

Muito obrigado pela informação que só pela contribuição dos confrades seria quase impossível de encontrar

Muito obrigado

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#298711 | Joana Chambel | 02 mar 2012 21:25 | Em resposta a: #293878

Boa noite,
o meu apelido também é Chambel e sou da região de Portalegre. A maioria dos Chambel que conheço é oriundo da região de Gavião (Portalegre) mas ninguém ainda chegou à conclusão de onde terá surgido este sobrenome, apesar de todas as suposições já feitas.
Atualmente discute-se a questão do sobrenome num Grupo no facebook, onde tentamos reunir todos os Chambel possível e já se contam com quase 90 membros, todos eles, com raízes em Gavião. Convido todos os Chambel a juntarem-se a nós, para se debater e conversar acerca do nosso sobrenome, porque afinal de contas, seremos todos primos! ;)

https://www.facebook.com/groups/54292562924/ (THE CHAMBEL FAMILY)
cumprimentos,

Joana Chambel

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#298728 | LPinho | 03 mar 2012 01:21 | Em resposta a: #298711

Cara Joana:

Transcrevo um texto que publiquei no facebook, num grupo dedicado às genealogias do Alto Alentejo, se ajudar pode partilhá-lo também no "the Chambel Family".

Com os melhores cumprimentos,

Luís Pinho

https://www.facebook.com/groups/altoalentejo/


CHAMBEL DO PRIORADO DO CRATO

Encontra-se registado este apelido na área do priorado do Crato desde o séc. XVI, mas a sua origem permanece obscura.
Não me parece ser apelido português e na minha opinião terá sido difundido entre nós, juntamente com outros sobrenomes da região (p.e. Biscaia e Inglês), pelos cavaleiros hospitalários sediados em Flor da Rosa.
Assinala-se com a mesma grafia, no norte da França, na Inglaterra e na Escócia, em contextos paroquiais, desde o concílio tridentino.
Segundo George Black, provém do gaélico "Caimbeul", alcunha cujo significado se relaciona com um defeito na boca (1).
Na Escócia, em documentação do séc. XIV, o sobrenome aparece associado a membros do clã Campbell, registando-se no mesmo,
como podemos ver, indiscriminadamente, as duas grafias :

523 [1307-8]

Letter from [Robert de Keith] to [blank]. Since the addressee is taking pains to secure the deliverance of Fergus de Ardrossan on good surety, requests that he attempt to obtain the deliverance of the countess of Buchan with the aid of her nephew, [Earl] Duncan of Fife. The writer bought from King John the infant daughters and heirs of Andreu de Craford, and King Edward [I] confirmed the writer in possession of them when he came into the king's peace, and at a full parliament in London ordered
Sir John Sendeil, chamberlain of Scotland, and the chancellor of Scotland to allow him to have these children, and to distrain Sir Dovenald Chambel and Sir Nel Chambel by their lands and bodies. Asks that the king permit him to have a letter of gift of the lands of these children, so that they will do his will, as the law of Scotland wills ... He holds these lands by grant of [the king's] father, who is dead. The children's names are Susan and Alyse. The lands are Loudoun, Loncmertenan and Stenstoun in CO. Ayr, and Draffain in co. Lanark. Also, since wardships and escheats are due ... asks the king for £200 of land ... Frenc/j. [SC 1/37/107] [Badly stained. See vol. ii, no. 1406, vol. iii, no. 51]. (2)

Assinala-se toponímia relacionada na antiga vila de Chancelaria "rua do Chambéis", e na vila de Ponte de Sôr.
Abre-se a discussão!

BIBLIOGRAFIA:

(1) BLACK, George Fraser, The surnames of Scotland: their origin, meaning, and history,
New York Public Library, 1943, p.129

(2) Calendar of Documents Relating to Scotland Preserved in Her Majesty's Public Record Office, London: A. D. 1272-1307
Great Britain. Public Record Office, Joseph Bain, Great Britain. General Register Office (Scotland) - 1884, p. 381

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#302097 | MJ Chambel | 07 abr 2012 17:00 | Em resposta a: #298728

Boa tarde a todos

Chamo-me Maria João Chambel (nascida em Lisboa em 1976), filha de António Chambel (nascido em Alvega, Abrantes em 1931 e falecido em Lisboa em 1989), filho de Manuel Chambel (n. em Ponte de Sôr, Portalegre entre 1890 e 1900, e falecido aprox. em 1935 em Alvega, Abrantes. Casado com Virgínia Mª Barbeta, natural de Alvega, Abrantes). Tenho tios e primos que residem em Alvega e quase de certeza que também tenho familiares em Ponte de Sôr.

Há muito tempo que venho tentando descubrir um pouco das minhas raízes do lado paterno sem grande sucesso. Agradecia muito que alguém me desse umas dicas de como procurar informação dos meus antepassados de apelido Chambel.

Agradeço de antemão,
Maria João Chambel

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#302283 | f4b2 | 09 abr 2012 20:21 | Em resposta a: #302097

Cara Maria João Chambel

Deixo-lhe mais esta nota neste tópico,cito Anuário de 1909

- JOAQUIM CHAMBEL - Lagar de Azeite no Sardoal,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#302385 | MJ Chambel | 10 abr 2012 15:26 | Em resposta a: #302283

Caro João Barroca

Muito obrigado pela sua atenção e disponibilidade.

Cumprimentos
Maria João

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#302442 | joao-1940 | 10 abr 2012 22:32 | Em resposta a: #294046

Caro Carlos Leal Machado :
Peço perdão por me intrometer nos Chambeis, mas foi referido numa resposta ao Pedro França em 05-01-2012, 19:42, de que só agora tomei atenção, a existência de Chamissos, que também partilho, e que estão parados há uns tempos.Tenho um José Pires Chamisso,natural da vila do Crato casado comTeodora Jacinta, natural de Santo Amaro , termo de Veiros. Ele é filho de Vasco Pires e de Maria Pires , ambos da vila do Crato e ela é filha de Amaro Rodrigues, natural de Santiago de Rio de Moinhos, termo de Estremoz e de Maria Ribeira, natural do Assumar.Por acaso estes nomes dizem-lhe alguma coisa?
Quanto a datas só disponhoa do nascimento da filha, Mariana Joaquina, que nasce na Matriz de Veiros a 29- 01-1781.
Atenciosos cumprimentos.
João António Tristão Vão

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#302461 | A.Godinho | 11 abr 2012 01:41 | Em resposta a: #302097

Cara Maria João

Os paroquiais de Ponte de Sôr estão on line. Pode facilmente fazer as suas pesquisas. Boa sorte.

Segue o link:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/results?r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADPTG%2fPRQ%2fPPSR%25

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#302533 | camac41 | 11 abr 2012 20:06 | Em resposta a: #302442

Caro António Tristão Vão

Não tenho mais informações além da que indico na mensagem que refere.
Ao seu dispor
Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#302565 | MJ Chambel | 11 abr 2012 23:17 | Em resposta a: #302461

Caro António:

Muito obrigado pelo link. Já tenho bastante para começar.

Cumprimentos
Maria João Chambel

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#304847 | f4b2 | 03 mai 2012 20:39 | Em resposta a: #302565

Cara Maria João Chambel

Deixo-lhe este nome cito Anuário de Portugal de 1909:

- AMÉLIA da PIEDADE CHAMBEL QUARESMA - Professora em Penela,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#304944 | Maria Montoya | 04 mai 2012 19:11 | Em resposta a: #304847

Boa tarde João Barroca,
Finalmente encontro uma referência à Familia Chambel de Penela.
A Amélia da Piedade de Serpa Faria da Silva Quaresma, * 26 de Marco de 1844 em Sta. Eufémia/Penela, c. com João Cristóvão. Não sei ainda as datas de casamento e falecimento. Sei que a Amélia era ainda viva em 1908.
No seu anuário refrem-na como professora em 1909, o que quer dizer que ainda estava viva, mas não referem a data de falecimento????
Era filha de Dr. Francisco Augusto da Costa Quaresma e Silva e de D. Maria Joana de Serpa de Faria Chambel - da vila de Penela, que eram meus tios trisavós.
Tenho seguido este tópico por causa do apelido Chambel, mas a única referência que encontrei sobre "gentes" Chambel em Penela foi esta antepassada, mas há muitos mais.

Será que me poderá dizer se encontra no Anuário a Narcisa do Carmo de Serpa de Faria de Quaresma, casada com António Joaquim da Costa Ferrão (ele também Quaresma por ser filho de José Joaquim da Costa Quaresma) e nascida a 20 de Janeiro de 1843, que foi também professora em Viachos/Riachos ????? na certidão de casamento não consigo ler a localidade. Esta Narcisa era a irmã mais velha da Amélia da Piedade.
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#304952 | f4b2 | 04 mai 2012 20:51 | Em resposta a: #304944

Cara Maria Montoya

Estive a ver o Anuário de Portugal de 1909,e vi este nome,cito:

- JOSÉ AUGUSTO de SERPA FERRÃO - Escrivão do 3ºOfficio do Tribunal Judicial de Penella,1909

Não vi nenhuma referência em Penela aos nomes que me enviou!

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Chambel

#305026 | MJ Chambel | 05 mai 2012 18:55 | Em resposta a: #304847

Caro João Penela,

Muito obrigado pela sua ajuda.

Cumprimentos
Maria João

Resposta

Link directo:

Apelido Chambel

#412980 | Dmaria | 08 mar 2019 20:20 | Em resposta a: #293878

Que surpresa e gosto de encontrar este tópico.
E um prazer!

Um senhor aqui no fórum deu me umas dicas e nisso também apareceu o nome Chambel nos meus antepassados. Eu ja nao tenho o nome Chambel mas aparece na linha da minha avo (Josefa) do lado do meu pai mas ainda nao tive muito tempo para explorar essa parte e o nome também é muito dificel de encontrar, provavelmente por nao ser natural da aldeia (pego) a onde os meus pais nasceram mas isto foi realmente a maior surpresa ate agora.

Obrigado pelo tópico, vou seguir!

Resposta

Link directo:

Apelido Chambel

#413033 | Salgueiral | 11 mar 2019 10:44 | Em resposta a: #293878

Bom dia caros confrades,

Também tenho ascendentes de apelido Chambel, são de Alpalhão, nomeadamente:
-Marcos Inchado (filho de Maria Chambel e Pedro Inchado) casou em 1.12.1663 Alpalhão com Maria Inchada;
- Maria Chambel (irmã de Marcos) casou com António em 9.2.1676 em Alpalhão;
- Afonso (irmão de Maria e Marco) casou com Maria em 1665, em Alpalhão

Obrigado pelo tópico

Resposta

Link directo:

Apelido Chambel

#429584 | Júlios | 08 dez 2020 18:44 | Em resposta a: #293878

Boa noite a todos,
A minha bisavó nasceu em 1908 na aldeia da Comenda, pertencente ao Concelho do Gavião, distrito de Portalegre, e o seu pai também tinha como sobrenome Chambel (tenho a certidão de nascimento a onde consta o sobrenome do pai da minha bisavó como Chambel).
Sempre ouvi a família da parte desta minha bisavó dizer que o pai da minha bisavó com sobrenome Chambel teve de renunciar à fortuna de família para se poder casar com a mãe da minha bisavó que era pobre.
Apesar de não ter sobrenome Chambel gostaria de saber mais acerca deste lado da minha família.
Cumprimentos
Júlio Soares

Resposta

Link directo:

Apelido Chambel

#452182 | arnaldo24 | 24 jan 2024 09:48 | Em resposta a: #293891

Também tenho Chambel na minha familia na pessoa de Joana Maria Chambel, nascida cerca 1810 em Gavião , filha de Joáo Alves e Maria Chambel.
Casou em 18-4-1838 com Francisco Pedro de Mattos ,nascido em Torre das Vargens em 5-8-1806

Resposta

Link directo:

Apelido Chambel

#452184 | Tiago R de Andrade | 24 jan 2024 11:48 | Em resposta a: #293878

Bom dia,

Apanhei alguns na Chamusca e muitos em Ponte de Sor, especialmente nas freguesias de Ponte de Sor e de Torre das Vargens (perto do Gavião).

Aqui vão alguns:

https://sites.nosportugueses.pt/pt/197/apelido/4798/chambel/a

Cumprimentos,

TRA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 08:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen