Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas

Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294284 | RuiRomao | 08 jan 2012 22:32

Boa noite,
Esta é a minha primeira participação neste Fórum e sendo ela um novo tópico irei fazer uma breve apresentação, e logo depois direi qual o meu assunto.
O meu nome é Rui Alexandre Silvestre Romão, nascido no 4º dia de Fevereiro de 1993 (18 anos) natural de Torres Vedras.
Tenho um grande interesse na História, principalmente a da cidade onde nasci, e gostaria de conhecer as minhas raizes.
A pesquisa que fiz foi minima, tendo sido esta umas breves questões a meu pai e irmã, passando pelo local de nascimento e nome dos meus bisavós, para saber de onde sao os meus antepassados proximos.
Gostaria, contudo, de aprofundar essa pesquisa, mas para tal gostaria de aprender e receber algumas "dicas" de como o fazer, e para isso conto com a vossa ajuda.
O meu principal objectivo é conhecer os meus antepassados por via paternal.
Caso alguem se disponibilize para ajudar nao terei qualquer problema em fornecer a informação necessaria e a razão para nao a ter fornecido previamente deve-se ao facto de procurar formas para efetuar a pesquisa e não de uma pesquisa em si.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294290 | vabopi | 08 jan 2012 23:18 | Em resposta a: #294284

Caro Rui Romão:

Seja bem vindo ao mundo da genealogia. Verá que encontra aqui no fórum vários participantes com interesse e muitos conhecimentos das famílias do concelho de Torres Vedras, que certamente não regatearão a ajuda devida.

Correndo o risco de estar a dar uma informação supérflua por já conhecida, lembro a leitura deste texto:
http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236

Com votos de boa sorte,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294291 | RuiRomao | 08 jan 2012 23:32 | Em resposta a: #294290

Caro Vasco Galvão,

Estava neste momento a ler esse mesmo texto, e peço desculpa por não o ter feito previamente.
Agradeço e toda a ajuda será bem-vinda.
Em breve começarei a minha pesquisa.
Uma questão, a adesão ao Geneall Plus poderá me ajudar numa pesquisa deste tipo? Ou só talvez mais tarde quando já possuir uma "arvore" mais completa?

Obrigado.
Rui Romão

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294293 | roz | 09 jan 2012 00:24 | Em resposta a: #294291

Caro Rui Romao

Bem vindo ao forum.
Ao cimo destas mensagens ha uma "janela" em branco ao lado de "Todas as Salas". Nessa janela escreva Torres Vedras e clique em Pesquisar. Aparecera' uma lista de todos os topicos referentes a Torres Vedras e que talvez lhe poderao ser uteis. Pelo menos encontrara' outras pessoas que pesquisam por essas freguesias.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294295 | RuiRomao | 09 jan 2012 01:15 | Em resposta a: #294293

Agradeço e aqui pelo forum, nos tópicos referentes a Torres Vedras não encontrei nada referente a "Romão".

Deixo aqui alguma (pouca) informação:
Avô Paterno: Norberto Romão, da localidade do Casal Vale da Goita (freguesia de Sao Pedro e Santiago - Torres Vedras)
Avó Paterna: Maria Arminda Martins, da localidade de Matos Velhos (freguesia de Sao Pedro e Santiago - Torres Vedras) cujo pai, João Miguel era de Santarém
Avô Materno: Guilherme da Silva Santos, da localidade do Paul (freguesia de Sao Pedro e Santiago - Torres Vedras)
Avó Materna: Maria Alzira de Jesus Silvestre da localidade do Paul (freguesia de Sao Pedro e Santiago - Torres Vedras)
Pai: Rui Alberto Martins Romão
Mãe: Ana Lucia Silvestre Santos

Devido à falta de nomes completos dos meus bisavós não irei adiantar mais nada, apesar de saber os nomes proprios dos mesmos. Tambem os nomes dos meus avós paternos não estao completos.
Espero que em pouco tempo possa vos fornecer mais informaçao (para além da basica, visto que acabei de revelar apenas o nome dos meus avós, algo que quase todos conhecemos relativamente a nós proprios), como datas de nascimento, obito, casamento etc. quem sabe se algum parente ou alguem com informação preciosa para a minha pesquisa veja este tópico.

Cumprimentos.
Rui Romão

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294296 | JoãoGaspar | 09 jan 2012 01:37 | Em resposta a: #294295

Ola Rui,

Para começar já tens o essencial à tua pesquisa. Agora com os nomes dos avós e bisavós e se tiveres datas tudo se revelará.
Começa por pedir a certidão de nascimento - baptismo dos teus avós e nela encontrarás informações sobre os teus bisavós e trisavós, seguindo depois a procura , pede a certidão de casamento de ambos os casais.
Com a informação recolhida poderás procurar o baptismo dos teus 8 bisavós e neste site : http://etombo.com/concelho/torresvedras.html
encontrarás os registos paroquiais on-line o que te facilita a procura. Depois tudo se resume a uma questão de sorte, paciência e de persistência. E com a ajuda deste fórum certamente que encontrarás o que procuras.

Dispõe,

Cumprimentos,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294297 | MariaDavid | 09 jan 2012 02:26 | Em resposta a: #294284

Boa noite, Rui Romano

Fico sempre muito sensibilizada quando vejo um jovem interessar-se pela genealogia e, tal facto, não me deixa indiferente. Tenho logo vontade de dar toda a ajuda possível, pois sei quão importantes são todas as dicas para quem se inicia nestas lides.

Assim, começo por lhe sugerir o seguinte, para que possa familiarizar-se nestes meandros:

Logo abaixo do menu deste forum encontra um pequeno espaço para pesquisa. Deve nele colocar, por exemplo, "iniciação à genealogia" e em tópicos escolher "mensagens", também a título de exemplo.
Verá que lhe aparece uma série de intervenções de muitos participantes que o vão alertar para os primeiros passos na busca da sua ancestralidade. Ao ler todas essas mensagens, vai ficar mais sabedor sobre a forma como se deve movimentar nesta área, permitindo ser esclarecido em muitas dúvidas e alertado para evitar determinados erros.

Penso que não é vantajoso estar-se sempre a repetir as mesmas dicas, daí dar-lhe o conselho de ler, primeiro, tudo o que já se disse sobre a matéria. Verá que se torna mais fácil para si colocar aqui, directamente, os aspectos práticos que lhe ofereçam dúvidas e encontrar mais facilmente ajuda para conseguir avançar.

Recomendo que inicie, primeiro, uma abordagem directa aos seus familiares directos mais idosos e ainda vivos e recolha todas as informações possíveis. Organize-se em termos funcionais com pastas para arquivar documentos, caixas ou dossiers para guardar o que for elaborando, etc. Todas estas coisas já foram ventiladas nessas mensagens, é só uma questão de ler e retirar os conselhos práticos.

Tanto eu como a maioria dos frequentadores deste forun estamos disponíveis para o ajudar mas não se esqueça que o primeiro trabalho tem que ser o seu: só o Rui sabe quem são os seus pais, avós e bisavós...

Parabéns pela sua iniciativa em se interessar pela descoberta dos seus antepassados. Verá que a sua investigação familiar lhe vai trazer muita satisfação e será um grande motivo de orgulho para aqueles parentes que se encontram mais próximos de si.

Desejo-lhe o maior sucesso e nunca desanime logo nas primeiras dificuldades.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294361 | RuiRomao | 09 jan 2012 20:47 | Em resposta a: #294284

Boa noite,
Agradeço aos dois, o apoio, as dicas, tudo. E como tal, esforçar-me-ei para atingir a minha meta que é saber qual a origem da família, principalmente a Romão, visto que há varias com o mesmo apelido sem ligação qualquer. Talvez seja uma fasquia muito alta para o inicio, mas sem meta não há motivação, como tal esta é a minha.

João Gaspar, agradeço imenso o link enviado, e quando chegar a essa geração começarei logo por aí.

Maria, muito obrigado e espero que também os meus familiares fiquem orgulhosos pelo meu trabalho e pela pesquisa em si.

Obrigado e uma boa noite.
Rui Romão

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294409 | joaoggralves2 | 10 jan 2012 13:45 | Em resposta a: #294361

Caro Rui Romão,

Vou tratar-te por tu uma vez que as nossas idades se distanciam em poucos meses! De forma geral, não são muitos os jovens interessados na siência e na arte que é a Genealogia e História da Família, por isso é sempre bom quando surgem aqui pessoas como tu à procura do primeiro empurrão para começar. Também eu o fiz, há já quase quatro anos, e ainda recordo os fantásticos conselhos da confreira Maria David, que provavelmente já não se lembra, mas ajudou-me muito no início.

Quero antes de mais lembrar-te que deves aproveitar ao máximo tudo o que os teus pais e especialmente os teus avós (se ainda tiveres a sorte de os ter contigo) te souberem relatar. Em primeiro lugar, porque são a fonte das memórias familiares mais antigas, memórias essas que não podem ser restituidas a partir de registos paroquiais! Em segundo lugar, porque não estarão contigo para sempre... E sei por experiência, que um dia nos arrependemos de não ter feito mais questões, de não termos conhecido melhor a história daquele avô que nos deixa tão inesperadamente...
Não te esqueças de recolher e tentar identificar as fotografias antigas, pois a maior parte das vezes os rostos acabam por cair no esquecimento, sendo documentos preciosos no que toca às gerações mais recentes.

No entanto, a memória familiar normalmente é curta, embora às vezes nos possa surpreender. Desta forma, são os registos paroquiais que nos dão os nomes, as relações, os locais e as datas que precisamos para esboçar e estruturar a àrvore genealógica. Depois, aos poucos, esta pode ser enriquecida com outras informações que geralmente são mais difíceis de obter, como percursos profissionais, posse de bens e sucessão, etc. Estes registos, podem facilmente levar-te a conhecer antepassados que viveram no século XVII e, se tiveres sorte, até anteriores. Claro que isto consome muito tempo e paciência, é preciso gostar mesmo! Claro que este gosto vai sendo construído, basta que haja o bichinho da curiosidade.

Outros confrades já te deram boa orientação, pois antes de recorreres aos registos paroquiais (que já estão online em muitos arquivos distritais portugueses) deves recolher as certidões de nascimento dos teus avós, se ainda tiveres poucos dados (os arquivos só têm registos de cerca de 1900 para trás). Eu, por exemplo, nunca precisei destas, porque consegui logo de início recolher o nome de todos os antepassados até aos trisavós e nalguns ramos até aos pentavós, só com base na memória e arquivo familiar. Ou seja, mergulhei directamente nos paroquiais.

Para terminar, queria só chamar-te à atenção para a base de dados do Geneall. Não é provavel que encontres lá antepassados próximos, mas eventualmente hás de encontrar relação com pessoas que dela constam, uma vez que os laços de parentesco nos unem a todos. Mas além disso, verás que constam da base muitas das principais linhagens que fazem parte da nossa história enquanto país, e que vale a pena conhecer.

Tem um ótimo dia. Se não deixares morrer esta curiosidade, havemos de voltar a cruzar-nos!

Com os meus melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294411 | joaoggralves2 | 10 jan 2012 13:51 | Em resposta a: #294297

Cara Maria,

Como disse abaixo ao Rui, foi também a Maria que me deu o primeiro empurrão aqui no fórum, lembra-se? Ainda cá estou, e não me esquecerei das suas sábias palavras, cuja precisão venho confirmando aos poucos!

Um abraço,
João Guilherme

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=191450#lista

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294414 | joaoggralves2 | 10 jan 2012 14:10 | Em resposta a: #294409

Correção: ciência em vez de siência... às vezes o inglês baralha o sistema :)

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294434 | jnt | 10 jan 2012 19:46 | Em resposta a: #294295

Caro confrade Rui Romão

Aqui vai mais uma dica.
Sugiro a utilização de uma forma prática de indicação da ascendência de uma pessoa: Ao próprio atribua o nº 1, ao pai o 2, à mãe o 3 e assim sucessivamente atribuindo aos ascendentes masculinos o número 2n e aos femininos o número 2n+1 em que n é a geração anterior.
No seu caso dará:
1. Rui Romão
---
2. Rui Alberto Martins Romão
3. Ana Lúcia Silvestre Santos
---
4. Norberto Romão
5. Maria Arminda Martins
6. Guilherme da Silva Santos
7. Maria Alzira de Jesus Silvestre
e por aí sucessivamente.
Desta forma é muito fácil de ver quem é pai de quem em qualquer geração.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294441 | RuiRomao | 10 jan 2012 20:38 | Em resposta a: #294409

Caro João Guilherme,

Espero que como eu, não leves a mal que também te trate por tu. Quanto ao interesse por esta ciência, na minha opinião, todos temos nem que seja um pouquinho de curiosidade, o problema é mesmo "darmo-nos ao trabalho", digo isto porque todos os jovens com quem costumo falar quase diariamente ano se importavam de saber quais os seus antepassados, mas poucos são os que se iriam dar ao trabalho, mas isto não deixa de ser só a minha opinião.

Quanto ao gosto, ele está bem presente, o pior que pode acontecer é mesmo perder tempo para hobbies, mas enquanto estudante ainda me resta bastante tempo.

Agora uma informação para todos os que tomaram interesse neste meu tópico, comecei hoje a minha pesquisa. Visitei os meus 4 avós, que tenho a sorte de ainda os ter a todos, anotei os seus nomes e data de nascimento, e pedi-lhes a certidão de Nascimento e daí acedi ao nome dos meus bisavós, e de memoria até dos nomes, por alto de alguns dos meus trisavós, mas a memoria dos meus avós já não deu para mais.

Espero me voltar a cruzar com todos os que me apoiaram, e com os que, se possível, me venham a ajudar mais tarde.

Com os melhores cumprimentos.
Rui Romão.

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294445 | RuiRomao | 10 jan 2012 21:09 | Em resposta a: #294434

Boa noite Caro Joaquim Neto Teixeira,

Peço imensa desculpa pois não vi o seu comentário. Agradeço imenso a sugestão e para a próxima já sei.

Com os meus melhores cumprimentos
Rui Romão

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294447 | rmpalaio | 10 jan 2012 21:25 | Em resposta a: #294441

Olá Rui,

A genealogia é fascinante. A internet facilita muito o trabalho atualmente. Eu, por exemplo, sou do Brasil e consigo pesquisar meus antepassados em Portugal que, por sorte, são praticamente todos da mesma freguesia que tem os registros paroquiais online. Já não tenho a mesma sorte com relação aos avós, que começaram a falecer eu mal tinha iniciado a organização de meu material.

Uma dica que dou é o site dos mórmons: www.familysearch.org que tem alguns cursos em vídeo em um inglês "entendível" (apesar de americano).

O Geneall é uma comunidade impressionantemente generosa, como já pode notar. Não há visita que eu faça a este fórum sem que aprenda algo.

Seja bem vindo.

Abraços,

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294455 | RuiRomao | 10 jan 2012 23:24 | Em resposta a: #294447

Caro Ricardo,

É bem verdade o que diz, que se junta a este fórum não tem nada a perder, antes pelo contrario. Obrigado pela dica, quando tiver uma "árvore" mais composta irei re-visitar esse site, visto que informação dos meus antepassados mais recentes nao se encontra aí.

Obrigado, com os melhores cumprimentos
Rui Romão

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294457 | pedrolx78 | 10 jan 2012 23:33 | Em resposta a: #294455

Caro Rui Romão,

Também eu, agora com 33 anos, me comecei a interessar pela genealogia. Começo a aprender a pouco e pouco. No próprio site da geneall, eles ensinam como começar. Existem algumas obras de referência que podem ser consultadas (algumas estão inclusivamente onlne!) e de resto, é aprender.

Cumprimentos

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294460 | RuiRomao | 10 jan 2012 23:47 | Em resposta a: #294457

Já somos dois então Caro Pedro Teles,

Para mim é uma pena não ter conseguido ainda encontrar os registos de Torres Vedras online, mas tudo se faz, se não for online é no local.

Cumprimentos
Rui Romão

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294461 | mafs | 11 jan 2012 00:03 | Em resposta a: #294457

caro confrade

pode me informar quais sao essas obras , livros que ensinam como fazer a pesquisa genealogica a historia da nossa familia, e quais estao on line e onde procurar.

obrigado

Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294462 | MCNN | 11 jan 2012 00:07 | Em resposta a: #294460

Caro Rui Romão


Para aceder aos registos de Torres Vedras, faça o seguinte:

Aceda ao site

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/

No campo "Pesquisar Documentos" (que fica em Pesquisa Simples) introduza

Paroquia Torres Vedras

e clique no botão Pesquisar.

Aparecem-lhe duas páginas com as paróquias de Torres Vedras.

Seleccionando uma paróquia, passa a uma página com os livros dessa paróquia.

Existe uma "árvore" do lado esquerdo da página, que terá de ir "expandindo" até chegar aos livros propriamente ditos.

Alguns estão já digitalizados.

No total, o concelho de Torres Vedras tem já 1345 livros disponíveis para consulta online.

Qualquer dúvida que tenha, não hesite em colocá-la.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294463 | RuiRomao | 11 jan 2012 00:38 | Em resposta a: #294462

Caro Mário César Navarro

Agradeço imenso, e já encontrei alguns livros que tenho de aceder, mas, e depois? O que devo fazer? Pois a única informação a que consigo aceder depois de "expandir" essa "árvore" e chegar aos livros é:

-Nível de Descrição
-Código de Referencia
-Datas de Produção
-Cota actual

Muito Obrigado,
Com os melhores cumprimentos
Rui Romão

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294473 | zedamas | 11 jan 2012 14:49 | Em resposta a: #294463

Caro Rui

Eu também sou de Torres Vedras, e há muito que faço pesquisas, agora online, ms em tempos na Torre do Tombo, já lhe ensinaram os passos para fazer as pesquisas online, mas se tiver dificuldade, vá até ao Arquivo Municipal, na Câmara Municipal, onde temos a felicidade de lá trabalharem pessoas sempre prontas a ajudar, e onde há pessoas que fazem pesquisa nos computadores lá existentes, e não hesite se precisar de ajuda em algo mais dificil, o Director do Arquivo, o Dr. Carlos Guardado está sempre disponivel para ajudar, da minha parte também estou dipsonivel, para na medida do possivel ajudar, mas as minhas pesquisas incidem sobre a área da freguesia de Campelos, que passa também pela de Santa Maria.
o tempo e a dedicação contribuem para avançar, vá em frente, pesquisando...

damas

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294474 | MariaDavid | 11 jan 2012 14:59 | Em resposta a: #294411

Boa tarde, João Guilherme

Claro que me lembro de si! Fico muito grata pelo apreço que tem sobre as minhas ajudas pontuais. Não há mérito algum nisso, já que ninguém nasce ensinada e também eu fui ajudada por outros.

Estou sempre ao dispôr para qualquer achega.
Bom trabalho!!

Abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294478 | RuiRomao | 11 jan 2012 16:13 | Em resposta a: #294473

Caro Damas

É bom encontrar alguém desta belíssima cidade, agradeço a informação, talvez sexta lá vá. O problema mesmo do online é que apesar de encontrar os documentos não os consigo abrir ( suponho que seja esse o objectivo ). Já a área onde procuro é a da freguesia de São Pedro e Santiago, de onde eu e os meus antepassados próximos somos, ou pelo menos a maioria deles.

Obrigado pelo apoio e espero manter o contacto consigo.
Com os melhores cumprimentos
Rui Romão

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294483 | mafs | 11 jan 2012 17:52 | Em resposta a: #294457

caro confrade

pode me informar quais sao essas obras , livros que ensinam como fazer a pesquisa genealogica a historia da nossa familia, e quais estao on line e onde procurar.

obrigado

Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294495 | Gonçalo Frutuoso | 11 jan 2012 20:57 | Em resposta a: #294478

Boa noite caro Rui Romão,

Em primeiro lugar quero felicitá-lo pela iniciativa em estudar a genealogia da sua família, sobretudo porque somos oriundos do mesmo concelho, e presumo que da mesma freguesia. Sou natural de Torres Vedras, mais precisamente da freguesia de S.Pedro e Santiago, embora resida em Santa Cruz. Tenho 24 anos e começei o estudo da minha família há cerca de dois/três anos.

Já tenho uma base de dados com cerca de 5200 pessoas, entre antepassados directos e colaterais.

Do que pode perceber está com dificuldades em aceder aos paroquiais digitalizados, No entanto, o acesso não é complicado.

O link para a paróquia de S.Pedro e Santiago é o seguinte: http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/details?id=3670482

Caso não consiga aceder faça o seguinte:

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/ - em seguinda vá à opção pesquisa avançada, e no campo TÍTULO escreva São Pedro.

Vão-lhe aparecer uma série de freguesias que contêm S.Pedro na sua denominação, mas na segunda página, já no final, vai encontrar a freguesia de S.Pedro e Santiago (sempre que visualizar a referência PTVD é uma freguesia de Torres Vedras). E faça o mesmo para as outras freguesias que lhe interessarem.

Em seguida, e do seu lado esquerdo vão-lhe aparecer os Livros de Baptismos, Casamentos, Óbitos...entre naqueles que lhe interessarem, e faça a pesquisa pelas datas que tem. Uma ajuda: cada geração tem entre si, em média, um lapso temporal de 30 anos. Assim, se os seus bisavós nasceram em 1910, os seus trisavós deveram ter nascido por volta de 1880. Depois é uma questão de paciência, persistência e sorte.

Se precisar de alguma ajuda disponha.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294510 | RuiRomao | 11 jan 2012 23:11 | Em resposta a: #294495

Boa noite Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida,

É com muita alegria que encontro mais um conterrâneo e que anuncio que nos registos que me indicou ja encontrei um parente, se sou descendente do mesmo ou essa pessoa era irmã/prima ou algo do género, de um antepassado meu já não sei, pois encontrei sem datas nem nomes concretos, e se eu for descendente de essa pessoa serei trineto (possivelmente). Quando puder falarei com o meu pai e avó para saber qual o grau de parentesco. (Isto tudo porque não fui ao conservatório, e não sei ainda as datas de nascimento/casamento/óbito dos meus bisavós, logo nada de certezas.

Já agora, certeza, não a tenho, mas visto que é de um casal pequeno onde à uns anos era tudo da minha família (e ainda o é tirando umas poucas "casas") e o apelido coincide, a hipótese é bastante elevada.

Outro assunto, eu nao estava a conseguir aceder a uns documentos porque estava a tentar ver os duplicados, que penso ainda nao estarem online. Fui aos registos de baptismo e logo consegui.

Muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Romão

Resposta

Link directo:

RE: Apresentação e inicio de pesquisa no ramo da Genealogia

#294632 | RuiRomao | 13 jan 2012 16:19 | Em resposta a: #294483

Caro Manuel,

Aqui no GeneAll há um texto que nos dá o básico de como fazer a pesquisa genealogica.
http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236

Com os melhores cumprimentos,
Rui Romão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 05:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen