Família Martins

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Martins

#294809 | ALCINOMARTINSFILHO | 15 jan 2012 20:12

Boa tarde!

Procuro algum Martins, de Trás os Montes, pois meu avô era dessa cidade e veio para o Brasil no início do século passado. Chamava-se João José Martins. Se alguém tiver notícia da família, se existe ainda algum descendente vivo ou outra informação que julgue útil, queira postar. Fico grato desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins

#294811 | rgmatos | 15 jan 2012 20:43 | Em resposta a: #294809

Caro Alcino,

Seu avô nasceu em qual freguesia de Trás-os-Montes? Em que data? Com essas informações talvez seja possível ajudá-lo.

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins

#294836 | ALCINOMARTINSFILHO | 16 jan 2012 09:14 | Em resposta a: #294811

Bom dia!
Agraqdeço por responder à minha solicitação.
Não tenho estes dados comigo, mas vou ver com a única tia viva se ela tem algum subsídio nesse sentido.
Sei que meu avó era de Trás os Montes e minha avó, lisboeta. Vieram para o Brasil no início do século passado, na mesma época em que vieram muitos portugueses para cá.
A época aproximada deve ser 1915/1920, isto porque meu pai, que era o filho do meio, nasceu em 1925 e tinha uma irmã mais velha.
Se houver algum controle de emigração na região, talvez seja possível levantar esses dados e eu consiga saber se há algum parente meu vivo por aí, e seria bastante bom conhecer minhas raízes. Atualmente só consigo ir até os meus avós de Portugal, sabendo inclusive que o meu bisavô, pai da minha avó, era policial em Lisboa e mais não sei.
Vou pesquisar com a minha tia os dados que me pede e depois volto a postar aqui.
Fico muito grato pela resposta e apresento a V. Sa. o meu respeito.

Alcino.

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins

#294840 | NISGM | 16 jan 2012 11:33 | Em resposta a: #294836

Caro Alcino,

Com a informação que tem não chega a lado nenhum. Trás-os-Montes está divido em dois distritos, vinte e seis concelhos e centenas de freguesias às quais pertencem os milhares de livros de registo.

Possivelmente encontra Martins em cada uma das freguesias e previsivelmente uma boa percentagem delas (dado que Martins é patromínico de Martim/Martinho) nem sequer estão relacionadas.

Precisa de documentos com datas exactas, nomes completos, origens concretas. De contrário nada feito.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins

#294841 | ALP | 16 jan 2012 12:27 | Em resposta a: #294836

Caro Alcino:

Sabe o nome da sua avó? mulher do seu avô, era Isabel?

Deixe aqui o seu email para eu o contatar.

Cumprimentos,
ALP

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins

#294843 | MCNN | 16 jan 2012 13:42 | Em resposta a: #294836

Caro Alcino

Apenas com esses dados será quase impossível obter o que pretende.

Assim de repente, e só no Distrito de Vila Real, consigo identificar 4 ou 5 pessoas com o nome exactamente igual ao do seu bisavô e que terão emigrado para o Brasil. Mas como saber se algum deles corresponde ao seu bisavô ?

Na minha opinião a solução do seu caso passa por encontrar o assento de baptismo da sua avó em Lisboa.

Sabe em que data é que ela nasceu ? Como se chamava a mãe dela ? Sabe em que freguesia a sua avó nasceu ? Sabe donde era natural a sua bisavó ?

Com esses dados talvez se consiga encontrar o assento de baptismo da sua avó, o qual deve conter a indicação do local de onde p seu bisavô era natural.

Cumprimentos

Mario César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins

#294848 | MCNN | 16 jan 2012 14:25 | Em resposta a: #294836

Caro Alcino

Esqueci-me de lhe perguntar algo que é fundamental, a saber, o nome da sua avó.

Cumprimentos


Mario Cesar Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins

#294869 | rgmatos | 16 jan 2012 16:48 | Em resposta a: #294836

Caro Alcino,

Outra informação relevante seria a data e o local de casamento de seus avós. Sabe dizer a paróquia em que eles se casaram? Terá sobrevivido alguma carteira de estrangeiro? Algo escrito no verso de alguma fotografia?

Cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins

#294900 | ALCINOMARTINSFILHO | 16 jan 2012 22:44 | Em resposta a: #294840

Boa noite.
Como já dito, vou tentar achar as datas aproximadas com a minha única tia viva, com o intuito de levantar os dados pedidos.
Tenho interesse em achar, talvez, algum parente meu nessa cidade, que deve hoje ser bastante grandiosa, mas no início do século passado, talvez não fosse tão grande como hoje. Tenho esperanças.
Grato.
Alcino.

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins

#294917 | NISGM | 17 jan 2012 09:59 | Em resposta a: #294900

Caro Alcino,

Primeiro precisa de perceber a geografia portuguesa bem como a sua divisão administrativa.

Ajuda um bocado quando se tenta fazer genealogia.

Trás-os-Montes não é, nem nunca foi, uma cidade. Trás-os-Montes é uma região no nordeste de Portugal, uma antiga província, entretanto dividida em dois distritos, estes em concelhos e os concelhos em freguesias. Tirando a diferença de dimensões, as províncias portuguesas eram assim como os estados brasileiros.

A tia é um ponto de partida. Mas precisa é de documentos. Sem esses e sem perceber onde anda a procurar nem vale a pena ter esperanças. É como se procurasse os lençóis da cama no armário do macarrão.

Depois, a boa notícia é que se tiverem vindo do distrito de Vila Real têm a maior parte se não a totalidade dos registos paroquiais online.

Leia http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236 e antes de se abalançar nas pesquisas.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jul 2024, 12:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen