Ascendência de Maria de Portugal de Noronha Peixoto (Vila Real)

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Pessoas

Ascendência de Maria de Portugal de Noronha Peixoto (Vila Real)

#294886 | pedrolx78 | 16 jan 2012 19:38

Boa noite,

Peço desculpa por mais uma vez trazer este assunto à baila, mas na altura que iniciei o mesmo assunto, não tinha em minha posse informação suficiente, mas que agora tenho.

Em relação à ascendência de

- Maria de Portugal de Noronha Peixoto, casada com Pedro de Magalhães de Faria Sousa Machado, morgado de Sabroso. Esta Senhora foi mãe de Martinho de Magalhães Peixoto, Fidalgo da Casa Real, que seguiu carreira militar, tendo participado nas Guerras Peninsulares e sofrido ferimentos na Batalha de Badajoz.

Os dados que eu tenho

1) Segundo o livro Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo, Vol 2, pág 145: ''Maria de Portugal de Noronha Peixoto, legitimada, de Gonçallo Peixoto da Silva Pinto Pereira Coelho, Senhor de Fermedo, de Vieira, e de Felgueiras, e de D. Maria Rosa Leite Pereira Carmona, de Guimarães, solteira' .


2) Felgueiras Gayo parece confirmar esta ascendência, NFP-vol. VII-pg. 87 (Machados), apesar do nome da mãe, não ser identificado é dito que Gonçallo Peixoto da Silva Pinto Pereira Coelho teve descendência,

- Maria de Portugal (casada com Pedro de Magalhães e Sousa) (NB: os nomes são idênticos aos identificados em FMVR)
- Bento Peixoto da Silva.

3) No entanto, aqui no próprio site da geneall o nome do pai de Maria de Portugal aparece como Gonçalo Peixoto da Silveira Pinto Pereira Coelho.

Serão pessoas diferentes? Ou a mesma pessoa?

Será que alguém teria informações adicionais que me poderia fornecer?

Também gostaria de ter mais informações sobre Pedro de Magalhães Faria Sousa Machado, e o Morgado de Sabroso, se alguém o tiver.

Muito obrigado mais uma vez.

Cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria de Portugal de Noronha Peixoto (Vila Real)

#296195 | pedrolx78 | 01 fev 2012 16:16 | Em resposta a: #294886

Boa tarde,

Gostaria de reiterar o meu pedido para qualquer esclarecimento adicional.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria de Portugal de Noronha Peixoto (Vila Real)

#296203 | PauloBraga | 01 fev 2012 17:35 | Em resposta a: #296195

Caro Confrade Pedro Teles,

tenho a impressão que vi o seu nascimento na Freguesia de S. Pedro (Vila Real), quando estava a procurar um familiar meu. Se não era ela, era familiar concerteza. Os assentos que estou a ver é de 1799 a 1803.

Atentamente,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria de Portugal de Noronha Peixoto (Vila Real)

#296261 | pedrolx78 | 02 fev 2012 10:45 | Em resposta a: #296203

Caro Paulo,

Obrigado, procurarei... as datas no entanto teriam de ser outras, já que esta senhora teve um filho Martinho Magalhães Peixoto, em 1780 com Pedro de Magalhães e Faria e Sousa Machado, morgado de Sabroso, nascido em 1756... eu colocaria a data de seu nascimento entre 1740-1760, dado que Gonçalo Peixoto Pereira Coelho casou posteriormente..... os filhos aparecem como legitimados, com Maria Roza Carmona, no Livro Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo, em Magalhães Peixotos...

Martinho Magalhães Peixoto, e seus irmãos, foram heróis das guerras peninsulares. Martinho teve vários filhos, de um dos quais eu descendo....


Tentei verificar na base de dados dos mórmones, mas os dados para Vila Real (supondo que ela tenha nascido lá) estão apenas disponíveis para utilizadores de instituições que apoiem a igreja, o que não é o meu caso, dado ser católico...

No arquivo municipal de Guimarães, por troca de emails, não terão encontrado nada... mas nunca se sabe dado que não fui eu a efectuar a busca...

Pergunto-me se me poderia ajudar?

Se sim, por favor contacte-me para pedtelesarrobagmail.com


Obrigado,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria de Portugal de Noronha Peixoto (Vila Real)

#296264 | PauloBraga | 02 fev 2012 11:41 | Em resposta a: #296261

Caro Pedro,

onde eu vejo os assentos é no E-Tombo, onde os livros conhecidos de Vila Real estão todos digitalizados.
Uma coisa é certa, existem muitos desses apelidos na Freguesia de S. Pedro e quem sabe em S. Dinis, freguesia mesmo ao lado.
É muito provável que ao investigar por aí encontre quem procura, ou seus familiares.

Atentamente,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria de Portugal de Noronha Peixoto (Vila Real)

#296276 | pedrolx78 | 02 fev 2012 14:07 | Em resposta a: #296264

Caro Paulo braga,

Obrigado pela sua dica, de facto não conhecia esse instrumento.

Eu não tenho quaisquer dúvidas em relação à ascendência do meu avô até Maria de Portugal de Noronha Peixoto, até porque está no FMVR vol II em Magalhães Peixotos (pág 145).

A minha única dúvida prende-se com a ascendência de Maria de Portugal de Noronha Peixoto, que FMVR atribui filiação a Gonçalo Peixoto Pereira da Silva, 15º Senhor de Fermedo que a teve com Maria Rosa Leite Pereira Machado Carmona.

Em Felgueiras Gayo, esta ascendência é também reconhecida onde o nome aparece como Maria de Portugal, no entanto, aqui no geneall, e é esta a minha confusão, atribuem às duas a Maria de Portugal e Maria de Portugal de Noronha Peixoto progenitores diferentes.

Por isso é que eu queria uma prova 'física' da ascendência desta senhora, que é para todos os efeitos minha 5ª avó.

A colocação de Vila Real no título poderá levar a algumas ambiguidades, pois o mais provável, seria que tivesse nascido em Guimarães, tendo casado posteriormente com Pedro de Magalhães Machado, morgado de Sabroso, que é efectivamente de Vila Real.

De qualquer forma darei uma olhada ao site que me propõe.

Atenciosamente,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 07:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen