Família Quental (Ascendência de Gonçalo do Quental e Filipa Nunes de Vasconcelos)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Família Quental (Ascendência de Gonçalo do Quental e Filipa Nunes de Vasconcelos)

#295127 | Gonçalo Frutuoso | 19 jan 2012 21:11

Caros confrades,

No livro Pedatura Lusitana, título Quintaes/Magalhães, vem referido o seguinte:

Jorge de Magalhães, filho de Gonçalo do Quental e de Cecília Pereira, casou com Cecília do Quintal, filha de Gonçalo do Quintal e de sua mulher Felipa Nunes de Vasconcelos.

Ora, esta Cecília do Quintal é irmã de Mécia Nunes de Vasconcelos, mulher de Ruy Pereira de Sampaio, e também irmã de Nuno do Quental de Vasconcelos, pai de Bartolomeu de Vasconcelos (meu antepassado).

Por outro lado, há uma passagem no referido livro que me causa confusão, já que se diz que Gonçalo do Quintal (pai de Cecília do Quintal) é dos mesmos Quintais de que o capítulo trata. Porém, não especificam a relação existente entre Gonçalo do Quental (marido de Cecília Pereira) e Gonçalo do Quental (marido de Filipa Nunes de Vasconcelos). Além, disso existem muitos nomes repetidos.

Algum dos confrades conhece a ascendência de Gonçalo do Quental/Quintal e de Filipa Nunes de Vasconcelos, e a relação existente entre as pessoas que menciono?


Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Quental (Ascendência de Gonçalo do Quental e Filipa Nunes de Vasconcelos)

#295320 | Gonçalo Frutuoso | 21 jan 2012 21:35 | Em resposta a: #295127

Caros Confrades,

Renovo o tópico.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

Família Quental (Ascendência de Gonçalo do Quental e Filipa Nunes de Vasconcelos)

#437075 | cmonteiro | 16 out 2021 21:01 | Em resposta a: #295320

Caro Gonçalo Frutuoso de Melo,

Passados quase dez da abertura do tópico, presumo que já tenha esclarecido as suas dúvidas, mas creio que é seguro afirmar que Gonçalo do Quental é filho de Gonçalo do Quental, pelo que Jorge de Magalhães casou com a sobrinha.

Não só essa relação é expressamente estabelecida no Nobiliário de Rangel de Macedo, existente na Coleção Pombalina da Biblioteca Nacional, como nos registos das partidas para a Índia existentes no Códice de D. Flamínio de Sousa há uma entrada, transcrita por Rogério de Figueiroa Rego nos seu livro "Soldados da Índia", relativa á partida de Gonçalo do Quental, filho de Gonçalo do Quental e Cecília Pereira.

Já a filiação deste primeiro Gonçalo do Quental é mais duvidosa. No título dos Paiva, Rangel de Macedo afirma que Gonçalo do Quental é filho de Gil Eanes de Magalhães, mas no título de Quentais é mais prudente e diz que é apenas "parente", sem esclarecer o parentesco.

Eu ando de volta destes Quentais a tentar enquadrar os Quentais Pereira de Alenquer, pelo que se tiver entretanto obtido novas informações sobre a sua descendência, agradeço. Principalmente sobre o filho mais velho de Gonçalo do Quental, Pedro Álvares Pereira, apenas identificado por Rangel de Macedo, e apenas no título dos Paiva.

Cumprimentos
Claudio Monteiro

Resposta

Link directo:

Família Quental (Ascendência de Gonçalo do Quental e Filipa Nunes de Vasconcelos)

#437220 | Portellafr | 25 out 2021 19:49 | Em resposta a: #437075

Caro Cláudio Monteiro,

Antes de mais agradeço a resposta a este tópico.

No entanto, volvidos estes anos ainda não consegui resolver estas ligações entre os Quentais e os Magalhães.

No entanto, e após alguma pesquisa, descobri que ao contrário do que consta na Pedatura Lusitana, D. Cecília do Quental, não é filha de Gonçalo do Quental mas sim de Sebastião do Quental e de Filipa Nunes de Vasconcelos.

Com efeito, essa informação é dada pelos processos da Inquisição levantados contra os filhos de João Pereira de Sampaio, filho de D. Mécia Nunes de Vasconcelos (irmã de D. Cecília), e de D. Isabel de Arias, filha do Cosmógrafo Mor Pedro Nunes (. Maria Teresa Lopes Pereira in Pedro Nunes, Em buscas das suas Origens, pagína 150.).

Será, porventura, o Sebastião do Quintal, escudeiro do Bispo de Coimbra, que teve mercê do ofício de escrivão dos feitos e dízimas da Vila da Pederneira, assim e pela guisa que até então fora de Afonso Martins, que o tinha e enviou renunciar em mãos Del-Rei, segundo um público instrumento, feito no Juncal, termo Vila, aos 27 de Maio de 1501, cfr. Chancelaria de D. Manuel I, liv. 1, fl. 28V.

Assim, temos D. Cecília do Quental cc Jorge de Magalhães, filho de Gonçalo do Quental e de Isabel Pereira.

Agora qual seria a relação entre este Gonçalo do Quental e Sebastião do Quental? Irmãos? Não sei!

E a relação destes com Gil Eanes de Magalhães?

Cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso




Assim,

Resposta

Link directo:

Família Quental (Ascendência de Gonçalo do Quental e Filipa Nunes de Vasconcelos)

#437245 | cmonteiro | 27 out 2021 17:43 | Em resposta a: #437220

Caro Gonçalo Frutuoso,

Não consigo dar respostas conclusivas às suas dúvidas, mas apenas pistas.

No Nobiliário de Rangel de Macedo, há um título dos Quentais de Leiria, que começa com Nuno do Quental, filho de Sebastião do Quental e sua mulher Filipa Nunes de Vasconcelos. Sobre ela Rangel de Macedo diz expressamente que era filha de Nuno Vaz Leitão, de Évora. Sobre ele diz que os seus descendentes diziam ser de Aveiro, mas que ele seria antes descendente de Lopo Afonso do Quental. Há efetivamente um Sebastião do Quental Lobo, de Elvas, que descende de Lopo Afonso do Quental, e essa geografia parece compatível com a do alegado pai de Filipa.

Numa nota à margem são indicados outros filhos de Sebastião do Quental e Filipa Nunes de Vasconcelos, mas não Cecília, nem Mécia: um Bernardo do Quental e uma Constança do Quental.

Se me der o seu email eu posso enviar as fotos que tirei dos títulos de Quentais e de Paivas daquele Nobiliário, que aliás foram copiadas de fontes distintas, já que numa delas Gonçalo do Quental é casado com Cecília Pereira e na outra com Isabel Pereira; e na primeira se diz que ele era apenas parente de Gil Eanes de Magalhães, e na segunda se diz expressamente que ele era filho de Gil Eanes.

Nos Soldados da Índia de Rogério Figueiroa Rego está transcrita uma nota de D. Flamínio, copiada dos livros de registo da Casa da India, segundo a qual partiu para a India, em 1538, Gonçalo do Quental, filho de outro e de Cecília Pereira, pelo que é mais ou menos seguro que o nome do conjuge seria Cecília Pereira, dado que D. Flaminio estava a transcrever uma fonte direta.

E embora eu ainda não tenha conseguido um prova concludente, os "Quental Pereira" de Alenquer serão, com grande probabilidade, descendentes deste casal. É possível que Manuel do Quental Pereira, de Alenquer, que casou com uma Leonor do Avelar que eu faço filha de Luís Álvares de Paiva, seja filho de Gonçalo do Quental (não sei se do pai se do filho), pois no livro de matrícula das moradias da Casa Real de 1551, transcrito por D. Flamínio, se menciona um Manuel, cavaleiro fidalgo, filho de Gonçalo do Quental.

Mas que há uma relação entre Paivas e Magalhães é inquestionável, que virá não apenas do casamento de Gil Eanes de Magalhães com Isabel de Paiva, que todos os nobiliários apontam, mas que se vai repetindo em outras gerações através de casamentos entre primos.

Agora, como é que o Quentais entram aí não é claro, nem de onde vêm. Além de Gonçalo do Quental, que se diz ser "parente" de Gil Eanes de Magalhães, os nobiliários apenas apontam um único outro Quental que descenderia directamente deste Gil Eanes: João de Paiva do Quental, filho de Bartolomeu de Paiva, filho mais velho daquele (que Rangel de Macedo diz ser filho bastardo), sendo que o Quental aqui poderia ser de origem madeirense, dada a naturalidade da mulher de Bartolomeu.

Espero que estas notas ajudem. Qualquer outra informação sobre a descendência de Gonçalo do Quental e Cecília Pereira é bem-vinda.

Cumprimentos
Claudio Monteiro

Resposta

Link directo:

Família Quental (Ascendência de Gonçalo do Quental e Filipa Nunes de Vasconcelos)

#437480 | Portellafr | 08 nov 2021 21:40 | Em resposta a: #437245

Boa noite caro Cláudio Monteiro,

antes de mais quero agradecer-lhe a resposta à minha mensagem, bem como os dados facultados sobre a ascendência de Filipa Nunes de Vasconcelos.

Desconhecia a existência de um tt de Quentais de Leiria no Nobiliário de Rangel de Macedo. Aliás confesso que este Nobiliário era por mim desconhecido, mas já percebi que é uma boa fonte.

Numa pesquisa rápida com base nos apelidos Vaz Leitão e Évora acabei por ir parar ao trabalho de Abranches Soveral: https://www.soveral.info/mas/Leitao.htm.

Ainda sendo cedo para tirar conclusões, parece-me que o Nuno Vaz Leitão será descendente de Estevão Leitão (Vaz Leitão) casado - 1408 - com Dona Inês Mendes de Vasconcelos. Com efeito, este casal teve, entre outros, uma filha chamada Maria Leitão de Vasconcelos que casa cerca de 1430 com Martim Gonçalves da Fonseca, filho de Gonçalo Rodrigues da Fonseca, Escudeiro, morado em Évora, e de Margarida Afonso.

Cronológica e geograficamente falando, o Nuno Vaz Leitão poderá encaixar na descendência deste casal, tendo em consideração que Filipa Nunes de Vasconcelos terá nascido cerca de 1470, pois, em 1501, Sebastião do Quental teve mercê do ofício de escrivão dos feitos e dízimas da Vila da Pederneira.

Por outro lado, a descendência de Nuno do Quental (de Vasconcelos) acabou por deixar cair o apelido Quental, mas manteve, sempre, o apelido Vasconcelos. Aliás, ainda hoje existem descendentes desta família que usam o apelido Vasconcelos Hasse.

Sendo Dona Inês Mendes de Vasconcelos neta de Gonçalo Mendes de Vasconcelos, os descendentes de Filipa Nunes de Vasconcelos, provável descendente daquela, podem ter querido perpetuar as nobres origens da sua antepassada. Mas são suposições apenas.

Em relação ao casal Gonçalo do Quental cc Cecília Pereira não tenho mais dados para além dos que já deve ter. As notas que tenho retirei do tt Quentais Magalhães de Alão de Morais, o qual faz menção ao casamento de Cecília do Quental com Jorge de Magalhães, bem como a Mécia Nunes de Vasconcelos cc Capitão Mor de Tentúgal Rui Pereira de Sampaio.

Em relação aos Pereira de Sampaio não restam dúvidas que descendem de Mécia Nunes de Vasconcelos, bem como a ligação desta como filha de Sebastião do Quental e de Filipa Nunes de Vasconcelos fica comprovada pelos processos de Inquisição dos "netos do cosmógrafo Mor".

Assim, vou aceitar a sua oferta no sentido de me disponibilizar as páginas que tem sobre os Quentais de Leiria e de Outros Quentais, deixando o meu email: goncalo.s.frutuoso@gmail.com.

Poderá facultar também os dados que tem sobre o tal Sebastião do Quental Lobo e a sua ligação a Lopo Afonso do Quental?

Cumprimentos
Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 02:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen