Família Bitencourt - Açores - Antonio Xavier de Bitencourt - Pedido de ajuda.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Bitencourt - Açores - Antonio Xavier de Bitencourt - Pedido de ajuda.

#295181 | vianna1824 | 20 jan 2012 09:22

Prezados confrades,

Meu sétimo avô Antonio Xavier Bitencourt, filho legítimo do Capitão Manuel de Ávila Pereira e de Maria da Conceição nasceu e foi batizado, conforme consta de seu Processo de Habilitação para o Casamento, na Matriz da Santíssima Trindade da Vila de Lajes, Bispado de Angra da Ilha Terceira.

Deve ter nascido por volta de 1710 (para ser um pouco mais velho que a sua noiva), como pode ser deduzido do termo do Processo de Banhos, que se encontra na Arquidiocese de Mariana, Minas Gerais, mas que é muito pequeno e incompleto.

Entendo que ele nasceu na Vila de Lajes da Ilha do Pico, que é a única que tem por Matriz a Santíssima Trindade.

O casamento deve ter sido realizado no ano de 1740 (que é o ano do Processo) e nesta data os pais do noivo, Capitão Manuel de Ávila Pereira e de Maria da Conceição já eram falecidos. O noivo residia em Furquim e a noiva em Sumidouro, ambos no município de Mariana, Minas Gerais.

A noiva, Joanna Correa de Lima, que se tornou minha sétima avó, nesta data já contava 23 anos de idade. Era filha de Domingos Velho de Lima e de Francisca de Lima e nasceu e foi batizada na Freguesia de Furquim, em Mariana, aos 19 de setembro de 1716.

O processo de Banhos ainda traz a história de que dois anos antes (seria então em 1737/38) o noivo esteve contratado para se casar com outra moça no Rio de Janeiro (creio que onde residia), mas que, desfazendo este noivado recebeu quitação da ex-noiva Rita Maria de Jesus, filha de Manuel Pereira Cardoso e Anna da Silveira

Tenho dificuldade em encontrar o casamento citado, em Minas Gerais, e também o nascimento do noivo Antonio Xavier Bitencourt e a história dos seus pais, seguindo sua ascendência pelas famílias Xavier e Bitencourt.

Gostaria de entroncá-lo, se possível, com os Bettencourt originários da Normandia, colonizadores das ilhas portuguesas.

Se algum confrade que já estudou esta família e a genealogia dos Açores puder me ajudar ficarei muito grato, pois nem mesmo sei se o apelido que o sétimo avô carregava era da família paterna ou materna.

Agradeço imensamente qualquer ajuda e colaboração.

Geraldo Magela da Silva Araujo

Resposta

Link directo:

RE: Família Bitencourt - Açores - Antonio Xavier de Bitencourt - Pedido de ajuda.

#295337 | vianna1824 | 22 jan 2012 11:13 | Em resposta a: #295181

Reitero meu pedido de ajuda.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bitencourt - Açores - Antonio Xavier de Bitencourt - Pedido de ajuda.

#295361 | joseccouto | 22 jan 2012 15:19 | Em resposta a: #295337

Caro Confrade:

Experimente este site: http://www.neps.ics.uminho.pt
Depois entre em Genealogias-Açores-Ilha do Pico, etc.
Boa sorte nas suas pesquisas. Caso não encontre o que procura, tente entrar em contacto com o Dr. Jorge Pamplona Forjaz, morador em Angra do Heroísmo, que segundo creio, tem obra publicada sobre as Famílias da Ilha do Pico.

Boa sorte.
Cumprimentos,

José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 17:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen