Ajuda - Casamento em Foz do Douro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda - Casamento em Foz do Douro

#295397 | Atocha | 22 jan 2012 20:45

Tenho aqui um casamento celebrado na Igreja de São João da Foz do Douro, Porto, no ano de 1698. No registro, consta que não havia impedimentos para a celebração do mesmo "como constou também da certidão do Rdo. Parrocho deste contrahente". Ocorre que não é mencionada a naturalidade do noivo. Sei que aqui no Brasil existem os processos de casamento que, em grande número, trazem transcrições das certidões de batismo dos noivos. Pergunto: existe (existiu) algo semelhante em Portugal? O casal em questão é Domingos Correa da Silveira e Luiza Martins de Paiva. Ela eu sei que nasceu em Foz do Douro. Descobri apenas um filho do casal, batizado em Foz do Douro. Quero, agora, localizar o lugar de nascimento do Domingos (pai). Agradeço qualquer sugestão.

Com os melhores cumprimentos,

Stanley Savoretti de Souza
Belo Horizonte, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Casamento em Foz do Douro

#295398 | tmacedo | 22 jan 2012 20:56 | Em resposta a: #295397

Caro confrade,

A documentação necessária para a celebração do casamento não sobreviveu até aos nossos dias - trata-se de um registo do século XVII. Só um acaso da sorte lhe proporcionará apanhar uma ponta da meada solta. Uma inquirição de genere de um neto do casal será a melhor possibilidade que se lhe pode deparar.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Casamento em Foz do Douro

#295419 | Atocha | 23 jan 2012 00:11 | Em resposta a: #295398

Caro António Taveira,

Obrigado pela resposta. Do casal Domingos e Luiza, só encontrei um filho: outro Domingos, que se casou no Brasil e teve apenas filhas. Com isso, caso não encontre outro filho deles, com descendência, fica descartada essa opção. Vou continuar tentando. Vi que essa combinação Correia da Silveira já existia nos Açores àquela época. Sei que não justifica muito, mas é uma opção.

Cumprimentos,

Stanley

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Casamento em Foz do Douro

#295420 | vianna1824 | 23 jan 2012 00:34 | Em resposta a: #295419

Prezado Stanley,

Para pesquisa em Açores, reenvio aqui a resposta que recebi de um confrade no tópico da família Bitencourt (veja).
O site é interessante e eu não conhecia. Está ligado à Univesidade do Minho.

Geraldo Magela da Silva Araujo

+++++++++++++++++++++++++++++++++

RE: Família Bitencourt - Açores - Antonio Xavier de Bitencourt - Pedido de ajuda. 22-01-2012, 15:19
Autor: joseccouto [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------

Caro Confrade:

Experimente este site: http://www.neps.ics.uminho.pt
Depois entre em Genealogias-Açores-Ilha do Pico, etc.
Boa sorte nas suas pesquisas. Caso não encontre o que procura, tente entrar em contacto com o Dr. Jorge Pamplona Forjaz, morador em Angra do Heroísmo, que segundo creio, tem obra publicada sobre as Famílias da Ilha do Pico.

Boa sorte.
Cumprimentos,

José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Casamento em Foz do Douro

#295435 | pintojm60 | 23 jan 2012 11:36 | Em resposta a: #295397

Bom dia,
Curioso da História, particularmente da minha terra, a Foz do Douro, venho aqui dar um pequeníssio contributo (?) ligado à data e à Igreja da Foz.
Conforme livro que prefaciei, editado há uns anos atrás, A Igreja Matris da Foz do Douro, de artur Magalães Basto, nessa altura, 1698, duas coisas eram possíveis: ou a Matriz funcionava já neste edifício (aliás "monumento nacional") ou estaria provisoriamente instalada ainda na Capela de santa Anastácia, na mesma localidade.
Isto pode ser importante porque os arquivos podem estar separados (se existem?).
EMbora viva na Bélgica, poderia talvez ir procurar alguma referência nos arquivos, embora crendo que tudo está no Arquivo Distrital do Porto.
Caso o Senhor Stanley Savoretti Corde Souza me faculte mais algum elemento (cóppia do assento de casamento, por exemplo) eu farei uma busca.
Gostaria de lhe enviar um "pdf" do livro citado, em versão quase final, e assim poderá mesmo ver a bela Matriz da Foz do Douro.
Para o seu envio pode utlizar o endereço: joaquimpintodasilva@gmail.com.
Com os meus cumprimentos.
Joaquim Pinto da Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 02:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen