Pedido de ajuda - Inquirição de genere Marcos de Meireles Freire (1674) / Torre do Tombo.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Formação | Pessoas

Pedido de ajuda - Inquirição de genere Marcos de Meireles Freire (1674) / Torre do Tombo.

#295568 | PP | 24 jan 2012 19:19

Caros confrades,

Necessitava de ter acesso a um determinado documento para o esclarecimento de uma dúvida que tenho já há algum tempo.
Pretendo ler a inquirição de genere de Marcos de Meireles Freire, licenciado, abade de S. Mamede de Guisande (Feira) e comissário do Santo Ofício (29.5.1674), que instituiu o morgadio de Aveleda, em Penafiel.

Fui gentilmente informado por outro confrade de que este documento consta na Torre do Tombo, em Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, Marcos, maço 1, documento 190, mas não pode ser consultado «on-line».

Agradeço então alguma sugestão de como poderei conseguir uma cópia do dito documento. Será que alguém tem uma cópia que queira partilhar?

A minha dúvida prende-se com o seguinte: alguns genealogistas, com base no dito documento, afirmam que Maria de Meireles Freire, senhora da Quinta da Aveleda, casada com Miguel Moreira da Silva Freire, é filha de Gonçalo Barbosa e Ana Moreira e, portanto, irmã de Marcos de Meireles Freire. Todavia, Felgueiras Gayo revela que Maria de Meireles Freire é filha de António Pais e de Catarina de Meireles. Esta, sim, irmã de Marcos de Meireles Freire, segundo o autor.

Fonte: "N 5 MIGUEL MOREIRA DA S.ª FREIRE f.º de Gaspar Moreira N 4. Cazou com M.ª de Meireles, f.ª de An.to Paes, e D. Cat.ª de Meireles. Forão Srs. da Avelleda; esta D. Cat.ª de Meireles era Irmãa de Goncallo de Meirelles Freire Instituidor do Morgado d'Avelleda tt.º Aranhas §4 N 16" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), Volume XXI, § 44, pág. 70).

Como não encontrei ainda o assento de batismo de Catarina de Meireles, nem de Maria de Meireles, nem os assentos de casamento destas, agradeço qualquer ajuda no deslindar desta dúvida.

Com os meus cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Inquirição de genere Marcos de Meireles Freire (1674) / Torre do Tombo.

#295600 | abribas | 24 jan 2012 23:03 | Em resposta a: #295568

Caro PP
Tenho Maria de Meireles como filha de António Pais e de Catarina de Meireles. De momento não sei indicar a minha fonte. O único filho de Gonçalo Barbosa e de Ana Moreira que encontrei nos livros foi a Madalena nascida a 29 Jul 1619 em Aveleda http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=21065&FileID=_809919
Dos irmão Gonçalo, Catarina e Marcos não encontrei os registos.
Cumps
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Inquirição de genere Marcos de Meireles Freire (1674) / Torre do Tombo.

#295610 | PP | 24 jan 2012 23:36 | Em resposta a: #295600

Caro António,

Obrigada pela sua atenção.

Eu, para já, também mantenho (com reservas) que Maria de Meireles é filha de António Pais e de Catarina de Meireles. Embora não confie plenamente nalguns dados de Felgueiras Gaio, na fonte que anteriormente citei o dito autor diz que, completando a nota: "(...) esta D. Cat.ª de Meireles era Irmãa de Goncallo de Meirelles Freire Instituidor do Morgado d'Avelleda tt.º Aranhas §4 N 16" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), Volume XXI, § 44, pág. 70).

Julgo que lhe falta um dos irmãos: o João, n. 25.06.1621 e b. a 29.06.1621. «Foi batizado pelo coadjutor Jorge de Crasto, tendo sido padrinhos de batismo: «G.par» (Gaspar) Álvares [Serieiro?] (Cirieiro?; vendedor ou fabricante de velas) e Paula, sobrinha do «P.e» (padre) [?] [?], todos da freguesia de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel)».

(Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Penafiel (1618-06-01 a 1628-03-25) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1618-06-01 a 1628-03-25), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 13.2, fólio 58, assento de 1621-06-29).

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Inquirição de genere Marcos de Meireles Freire (1674) / Torre do Tombo.

#295611 | abribas | 24 jan 2012 23:37 | Em resposta a: #295568

Caro PP
Não sei se já reparou mas encontra aqui http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=218458#lista a seguinte referencia:

Marcos de Meireles Freire era natural de Gandra, no concelho de Paredes, e pertencia à ilustre e antiga família dos Moreiras, da casa de Sousa. Formado pela Universidade de Coimbra, foi também comissário do Santo Ofício (26.5.1674) e visitador das comarcas do bispado, segundo informações transmitidas pelo rev. Francisco Moreira das Neves, de Gandra, recolhidas num manuscrito de 1730, de que é autor António Henriques Moreira da Cunha. Do arquivo de S. Bento consta que, em 1672, apareceu na residência de Guisande o Juiz das Sentenças do Cabido e o procurador do mosteiro da Avé Maria, exigindo a Marcos de Meireles Freire o título ou documento da sua apresentação. Respondeu que tinha sido nomeado e apresentado pelo Cabido, “sede vacante”, em virtude das Bulas Apostólicas de Inocêncio X, em 1650. Defendeu a apresentação, mas reconheceu sempre o censo devido a S. Bento. O procurador mandou tomar termo de protesto, alegando que Guisande era de apresentação in solidum do mosteiro de S. Bento e o Juiz mandou tomar conhecimento e seguir, como consta do livro 268 do arquivo de Rio Tinto. De Guisande foi transferido para S. Mamede de Coronado, havendo divergências entre as religiosas de S. Bento e o bispo D. Fernando Correia de Lacerda. Marcos de Meireles deixou o legado de uma missa quotidiana à misericórdia de Arrifana do Sousa (Penafiel), em cuja igreja foi sepultado.

Cumps
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Inquirição de genere Marcos de Meireles Freire (1674) / Torre do Tombo.

#295612 | abribas | 24 jan 2012 23:41 | Em resposta a: #295610

Realmente não tenho o João. Obrigado!
Cumps
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Inquirição de genere Marcos de Meireles Freire (1674) / Torre do Tombo.

#295614 | PP | 24 jan 2012 23:51 | Em resposta a: #295600

Caro António,

Obrigada pela sua atenção.

Eu, para já, também mantenho (com reservas) que Maria de Meireles é filha de António Pais e de Catarina de Meireles. Embora não confie plenamente nalguns dados de Felgueiras Gaio, na fonte que anteriormente citei o dito autor diz que, completando a nota: "(...) esta D. Cat.ª de Meireles era Irmãa de Goncallo de Meirelles Freire Instituidor do Morgado d'Avelleda tt.º Aranhas §4 N 16" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), Volume XXI, § 44, pág. 70).

Julgo que lhe falta um dos irmãos: o João, n. 25.06.1621 e b. a 29.06.1621. «Foi batizado pelo coadjutor Jorge de Crasto, tendo sido padrinhos de batismo: «G.par» (Gaspar) Álvares [Serieiro?] (Cirieiro?; vendedor ou fabricante de velas) e Paula, sobrinha do «P.e» (padre) [?] [?], todos da freguesia de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel)».

(Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Penafiel (1618-06-01 a 1628-03-25) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1618-06-01 a 1628-03-25), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 13.2, fólio 58, assento de 1621-06-29).

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Inquirição de genere Marcos de Meireles Freire (1674) / Torre do Tombo.

#295623 | PP | 25 jan 2012 00:33 | Em resposta a: #295611

Caro António,

De facto já tinha dado com esta nota, mas de qualquer forma obrigado.
Parece que na IG de Marcos Freire de Meireles consta que era irmão de Maria de Meireles, segundo me disseram. É precisamente isso que quero confirmar.

Gosto sempre de conferir (obrigatório!), pois já encontrei alguns estudos e publicações que repetem os mesmíssimos erros quanto a datas, o que, por vezes, revela que os autores copiaram de outros autores e não conferiram.

Sobre os Meireles Freire, que muito me interessam, até tenho um pequeno truque: vou sempre ver a data de falecimento de uma determinada pessoa, que está quase sempre errada em vários autores... e ninguém conferiu...

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Inquirição de genere Marcos de Meireles Freire (1674) / Torre do Tombo.

#312014 | Francisco Queiroz | 16 ago 2012 19:48 | Em resposta a: #295611

Caro Antonio Ribas
Esses Meireles da Aveleda têm, afinal, ligação com o Meireles que esteve ligado à indústria da fundição, no Porto?
Saudações
F

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Inquirição de genere Marcos de Meireles Freire (1674) / Torre do Tombo.

#312194 | abribas | 20 ago 2012 13:14 | Em resposta a: #312014

Caro Francisco
Sim, têm a mesma origem.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Inquirição de genere Marcos de Meireles Freire (1674) / Torre do Tombo.

#312205 | Francisco Queiroz | 20 ago 2012 16:30 | Em resposta a: #312194

Obrigado!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 09:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen