Peredas (aditamento)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Peredas (aditamento)

#296175 | Conde | 01 fev 2012 12:17

Mais Peredas: No processo de FSO do carcereiro da Inquisição António Gomes, (Maço 1 Dil.16) a mulher Ana de Araujo era de Alpendurada, filha de Bento de Araujo, n. idem e de sm Maria Gaspar, esta filha do Padre Frei Mateus Pereda, claustral beneditino e de Maria Gaspar e criada, a filha do padre, pela mana dele Ana Pereda nossa conhecida.

Resposta

Link directo:

RE: Peredas (aditamento)

#296267 | Conde | 02 fev 2012 11:46 | Em resposta a: #296175

Na Chancelaria de D. Manuel I há um Almeida que sucede no cargo de tabelião da Vial de Canaveses a Gonçalo Pereda, que fez uma enorme série de vigarices e foi corrido. Dada a época deve ser precursor dos nossos Peredas de Canaveses. Amanhã dou dados mais precisos.

Resposta

Link directo:

RE: Peredas (aditamento)

#296321 | paribas | 03 fev 2012 00:15 | Em resposta a: #296267

Eu tenho esse ofício e não diz nada de novo.

Há várias entradas de Peredas. Em alpendurada não há qualquer ligação a Pintos. É uma linha paralela sem aparente cruzamento.

Em Ariz e Matos tambem há Peredas sem Pintos.

Em Magães, Freixo, está a linha que nos interessa. Começa com o Gaspa Pinto e Ana Pereda, com prazo de 1586. Para trás nada pois não é de geração. Há um Frei Gaspar Pereda em Alpendurada, 1550.

A hipotese apresentada pelo João Machado no outro tópico parece-me a mais correta.

Entram lá os seus e o meu Manuel Pinto Pereda.

Resposta

Link directo:

RE: Peredas (aditamento)

#296380 | Conde | 03 fev 2012 18:01 | Em resposta a: #296321

É o de Chancelaria de D. Manuel I de 20/7/1517 Livro 10 fol 65 carta a Manuel de Almeida, Criado de Recebedor que é nomeado escrivão das "cisas" e feitor delas em Canaveses substituindo a Gonçalo de Pereda, que o perdeu por erros declarados (a seguir vem a escandalosa listagem das tropelias deste nosso avôzinho). O importante é o nome, o cargo e a data de saída do cargo. Trata-se de um personagem do século XV. O Padre Mateus Pereda de Alpendurada era irmão da Ana. Vem no processo de FSO que indiquei. Também estou de acrdo com a hipótese. O meu Bento está lá. Mas quem será a mulher dele que era Pinto e desse mesmo lugar? Só pode ser dos mesmos.

Resposta

Link directo:

RE: Peredas (aditamento)

#296419 | paribas | 03 fev 2012 23:32 | Em resposta a: #296380

Eu tenho o CHR D. João III Liv. 46 fl 216, que o nomeia escrivão das sisas de canaveses. Não percebo a data.

O Mateus Pereda aparece nos paroquiais de Alpendurada, pelos 1590 ... e mts outros Peredas.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 05:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen