Pesquisa em Évora - D.Manuel de Aguiar, bispo de Leiria

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Pesquisa em Évora - D.Manuel de Aguiar, bispo de Leiria

#296247 | DAlmeida | 02 fev 2012 00:02

Peço ajuda mais uma vez pois tenho dificuldade em deslocar-me a Évora.
.
D. Manuel de Aguiar era natural de Évora e aí deve estar o seu processo eclesiástico. Terá nascido cerca de 1751.
Tive referência de que seria parente do ramo Aguiar da minha família.
Para tentar estabelecer a ligação, muito Agradeço ao confrade que possa informar
. A paróquia da naturalidade
. Os nomes de pais e avós
Que devem contar nas Inqurições de Genere.
Os meus cumprimentos
Dina almeida

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Évora - D.Manuel de Aguiar, bispo de Leiria

#296248 | tmacedo | 02 fev 2012 00:11 | Em resposta a: #296247

Cara Dina Almeida,

Veja o site de um genealogista de Évora, Janes Monteiro. Tem acesso às inquirições do bispado.

http://janesmonteiro.planetaclix.pt/trabdisponiveis.html

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Évora - D.Manuel de Aguiar, bispo de Leiria

#296258 | LProjecto | 02 fev 2012 09:50 | Em resposta a: #296247

Cara Diana Almeida,

Não sei quando terei possibilidade de me deslocar ao ADE, todavia, fica a promessa de que quando tal for possível consultarei esse processo de Génere de Manuel de Aguiar, datado de 1773.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Évora - D.Manuel de Aguiar, bispo de Leiria

#296259 | LProjecto | 02 fev 2012 10:05 | Em resposta a: #296247

Cara Dina Almeida,

Através de uma pesquisa no google books encontra-se a seguinte referência (excerto de um texto publicado na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira):

"AGUIAR (D. Manuel de). 17.º bispo de Leiria. Era filho de Pedro de Aguiar, com
loja de algibebe em Évora, e de Mariana Nunes Dourada. Nasceu em Évora, no dia 8
de Dezembro de 1751. Fêz os seus primeiros estudos nesta cidade, ..."

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Évora - D.Manuel de Aguiar, bispo de Leiria

#296272 | luisjrm | 02 fev 2012 12:37 | Em resposta a: #296247

Cara Dina

D. Manuel de Aguiar, foi baptizado na Se de Evora a 16-12-1751, filho de Pedro de Aguiar, natural de São Cristovão de Rio Tinto (Porto) e de Mariana Nunes Dourada (Evora), neto Paterno de Luis de Aguiar e de Rosaria João, neto materno de Nicolau Dias e de Antonia Gomes, foi padrinho Manuel Antonio Rolim.

Pode ver este baptismo na net (imagem 82).

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Évora - D.Manuel de Aguiar, bispo de Leiria

#296467 | DAlmeida | 05 fev 2012 10:21 | Em resposta a: #296272

Caros Confrades “Luis”, foi preciosa a colaboração de ambos . Ficou esclarecida a minha dúvida.
.
O Aguiar mais antigo que tenho e que usou o nome foi:
1.Antonio João Licio de Aguiar ou da Rosa – filho de
2.Lourenço Rodrigues (nasceu S.Mamede, Évora, 1741) e de Sebastiana Rosa dos Mártires - Lourenço, era filho de
3.Manoel Rodrigues (nasceu Abiul, Tomar, 1715) e Teresa de Jesus ( Vila de Mora, Évora)
................................................Teresa de Jesus , faleceu antes de 1762 e era filha de
4.Manoel Conde e de Micaela de Jesus – ambos da Vila de Mora
....................
Já investiguei sobre estes últimos; há assentos de vários “Conde” em Mora, mas não encontrei nenhum com Micaela de Jesus.
…..
.. Em relação aos “Aguiar”do numero 1 – foi sempre referido que vinha por via materna (Sebastiana Rosa) e em hipótese ainda não esclarecida, originários da Galiza. Terá sido um equívoco de familiares mais idosos que me foi transmitido há pouco mas não me parece que haja qualquer relação de parentesco.
Todavia foi gratificante para mim, nascida em Estremoz, reconhecer na figura do Bispo D.Manuel , mais um Alentejano de nomeada.
.
Muito obrigada . Os meus cumprimentos Dina Almeida
Deixo ainda mais esta questão – algum Confrade tem informação Manoel Conde X Micaela de Jesus – ambos da Vila de Mora ?

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Évora - D.Manuel de Aguiar, bispo de Leiria

#296471 | henrdias | 05 fev 2012 11:07 | Em resposta a: #296467

Cara Dina Almeida,

sabe se o seu Manuel Conde é natural de Mora e a data de nascimento?

Eu tenho um casal:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1083981

que tiveram um filho Manuel (Conde) nascido em 29.05.1861 na Aguda, Figueiró dos Vinhos. É verdade que fica muito longe de Mora, mas como refere aqui um Manuel Rodrigues de Abiul, terra essa que fica aqui relativamente próxima...
Bom, o mais certo é não ter nada a ver, mas como os meus são Rodrigues Conde, e o pai deste Manuel está casado com uma Ana de Jesus, enfim, achei estas coincidências, pelo que fica aqui a pista.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 07:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen