Afonso Soeiro Albergaria - De Avis

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Afonso Soeiro Albergaria - De Avis

#296435 | mfcr | 04 fev 2012 17:06

Caros Confrades

Afonso Soeiro Albergaria e Afonso Soeiro Albergaria, de Avis, que penso ser a mesma pessoa, está muito documentado na Vila de Aldeia Galega do Ribatejo, actual Montijo, como padrinho de baptismo de várias crianças, conjuntamente com sua mulher Catarina Varela em finais do Século XVI principio do XVII. Contudo, ainda não encontrei uma referência sobre casamento, nascimentos de filhos ou óbito dele.

Embora não tenha encontrado ainda a escritura, sei que foi proprietário de uma quinta em Montijo, a escritura provavelmente foi celebrada em Avis ?.

Como esta pesquisa está para além dos R.P., solicito aos confrades toda a ajuda possível, principalmente aos pesquisadores na zona de Aviz.

Antecipadamente grato.

Sinceros cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Soeiro Albergaria - De Avis

#296469 | J.R. | 05 fev 2012 10:44 | Em resposta a: #296435

Caro confrade Manuel Rufino

Temos dois homónimos que se cruzam , mas são personalidades distintas . Quanto a mim o Afonso Soeiro de Albergaria , que nasce em 1510 é sobrinho-neto do 1º Afonso Soeiro de Albergaria , mas para comparar os dados aqui tem , o que está disponibilizado no Geneall .

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=55197

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=446334

Receba um abraço do amigo

Joaquim Rodero

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Soeiro Albergaria - De Avis

#296495 | mfcr | 05 fev 2012 17:37 | Em resposta a: #296469

Caro confrade Joaquim Rodero

Obrigado pela colaboração.

Gostaria de fazer uma pergunta indiscreta, por acaso é o Rodero que em rapaz morou na Rua do Norte ?, se sim temos que ir tomar um café.

Já algum tempo que ando atrás deste Afonso Soeiro de Albergaria, casado com Catarina Varela. Estou interessado por vários motivos que não vem agora ao acaso.

- O Afonso Soeiro de Albergaria, casado com Leonor de Andrade, está documentado na página 46 do livro " SDA - Soares de Albergaria, de Manuel Soares de Albergaria Paes de Melo - Edição do Autor, 1º. Edição, ano de 1951. Já li.

- Quanto ao Afonso Soeiro de Albergaria, casado com Catarina Varela, não tenho pista para ser um sobrinho neto do anterior. Porquê ?

a) Se, Afonso Soeiro de Albergaria, casado com Catarina Varela, tivesse ligação com o anterior, muito naturalmente o autor teria aberto um Capitulo ou um parágrafo aonde descreveria a descendência, já que esta geração é posterior. Assim não aconteceu.

b) Se reparar a página de Afonso Soeiro de Albergaria, casado com Catarina Varela, não tem fontes, se tivesse ligações ao anterior o autor da página teria indicado.

Existe no Geneia alguns tópicos muito interessantes sobre esta gente e que muito me ajudaram.

Caro confrade Joaquim Rodero, já tenho muitas contribuições de confrades das Genealogias de fora do Montijo, mas falta-me unir as pontas, lá chegaremos. Se entretanto tiver alguma diga-me por favor.

Sinceros cumprimentos

Manuel Rufibo

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Soeiro Albergaria - De Avis

#296496 | 1385 | 05 fev 2012 17:58 | Em resposta a: #296435

Caros Confrades
No levantamento (seguramente incompleto) mas mesmo assim representativo dos moradores em Avis que foi oossível realizar a partir dos liv de visitações da Ordem de Avis relativos ao período anterior a 1536,, e do tombo da Misericória, entre as centenaas de proprietários e vizinhos recenseados não encontrei nenhuma referência a um Afonso Soeiro Albergaria e Afonso Soeiro Albergaria, de Avis, como tive ensejo de informar um Cofrade cuja mulher dele descenderá.
Evidentemente poderia ter vivido, ou deter propriedades no termo dessa vila Cabeça da Ordem em época posterior. Isto porque, se tivesse residido antes, e com o destaque social que referem, é natural que, a exemplo de outros do mesmo estamento, tivesse deixado rasto no Arquivo.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Soeiro Albergaria - De Avis

#296499 | mfcr | 05 fev 2012 18:37 | Em resposta a: #296496

Caro Confrade Manuel Lamas de Mendonça

Obrigado pela sua colaboração.

O que me levou a ligar este Afonso Soeiro de Albergaria ( a Avis ) é o seguinte. Em 24.7.1649 foi baptisado uma criança de nome Tomé ( Mansos de Sá Pimentel ) filho de João da Fonseca Lobo e de sua mulher Angela Francisca de Macedo.

Foi sua madrinha Dona Mariana Tavares de Faria e o padrinho foi Filipe Pimentel de Macedo, por uma procuração feita por Afonso Soeiro de Albergaria de Avis. O Padre ou o Tesoureiro fez questão de mencionar o ( de Avis ? ), mas aqui também pode ter sido erro. Este Afonso ( de Aviz ), seria já descendente do outro casado com Catarina Varela.

O Afonso Soeiro de Albergaria, casado com Catarina Varela, também fez parte da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de AGR na década de 70 do Século XVI, mas aparece já riscado por volta dos anos 1585, deve ter falecido por esta altura, mas não encontro o seu óbito por aqui.

Uma vez mais obrigado

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Soeiro Albergaria - De Avis

#296513 | J.R. | 05 fev 2012 21:43 | Em resposta a: #296495

Boa noite confrade Manuel Rufino

Conforme a sua sugestão e inerente ao seu pedido , creio que podemos juntar dois em um , e aquando dos nossos

mútuos interesses em genealogias , o resultado só pode ser positivo , nas pesquisas a desenvolver .

Acertou em cheio na pessoa em questão , quando referiu o meu nome , e para tomarmos o dito cafézinho , ficará ao

seu critério a data e hora , para uma amena cavaqueira , e porque não estou a relacionar a sua pessoa , gostava que

contacta-se pelo Email : jiproderoarrobagmailpontocom , e por agora deixo um URL: interessante para pesquisar .


http://adptg.dgarq.gov.pt/fundos-e-coleccoes/paroquiais/


Receba um abraço

Joaquim Rodero

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Soeiro Albergaria - De Avis

#296519 | 1385 | 05 fev 2012 22:34 | Em resposta a: #296499

Caro Confrade Manuel Rufino

Segundo relata estamos perante uma fonte primária que inclui uma procuração. Nestas circunstâncias, se a memória me não falha, era de regra identificar claramente o seu autor, declinando para evitar coincidências onomáticas a anaturalidade/ou residência. E, sendo assim teremos documentado, a meio ano de 1650, um Afonso Soriro de Albergaria, dito de Avis.
Teria decorrido mais de um século a partir do período a que se referia o levantamento (parcial) dos moradores de Aviz que tentei fazer. E, provavelmente, cerca de cinquenta anos (um pouco mais ou menos), desde o possíel nascimento deste Afonso Soriro de Albergaria, de Avis.
Cujos pais poderiam ser naturais de Avis, Ou não. Se o eram não se encontram claramente documentados nas fontes de que me socorri. Mas nada obsta a que não fossem.
E, no limite, o próprio Afonso Soeiro poderia não ser natural da vila Cabeça da Ordem, apontando a referência da procuração para o facto de lá ser moradoe. E não forçosamente natural.
.
De facto o anterior Afonso Soriro de Albergaria morador em Aviz de cerca de meados de XVI para trás , ou a sua proposta mulher não encontrei na minha investigação Tanto podem ter-se estabelecido posteriormenre como, na época, usarem apenas um sintético Soeiro, que viria a objectivar-se em "de Albergaria", de Avis . Lá terei que regressar ás fontes para ver se encontro Soeiro ou Varela.
Fá-lo-ei logo que possa . E darei notícia ao estimado Confrade.
Cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Soeiro Albergaria - De Avis

#296524 | mfcr | 05 fev 2012 23:24 | Em resposta a: #296519

Caro Confrade Manuel Lamas de Mendonça

Obrigado pela sua pronta resposta e gentileza em querer-me ajudar.

Já agora adianto que em relação á sua mulher Catarina Varela, presume que seja descendente - talvez neta - de D. Pedro Varela, Fidalgo da casa de D. João I e Fronteiro-Mor do Alentejo. Dentro deste meu pensamente a Catarina Varela, será filha de um dos 4 filhos de D. Pedro Varela.

Especulando um pouco, porque não tenho certezas, é o Afonso Soeiro de Albergaria - que não sei a sua origem - que se junta aos Varelas de Aldeia Galega do Ribatejo, que no Século XV já por cá andavam com grande influência na vida económina e social desta Localidade.

Por outras palavras, tenho alguma informação q.b. dos Varelas e nada do Afonso Soeiro de Albergaria.

Uma vez mais renovo os meus agradecimentos.

Sinceros cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 03:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen