Respostas para ajuda no Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas

Respostas para ajuda no Rio de Janeiro

#296463 | Sandra Rosa | 05 fev 2012 04:53

Cara Maria Emília

Consegui encontrar a habilitação para casamento de Bernardino Alves da Fonseca e, uma averbação no registro de casamento ( não sei do que se trata) - Registro Civil. Estarei com os documentos na quinta-feira. Não encontrei nenhuma referência sobre a rua em Santa Cruz.
O endereço do estabelecimento fica próximo ao local onde pesquiso. Aproveitei para fotografar a loja e o prédio de três andares. Infelizmente não consegui encontrar nada do Sr. Manuel. Caso queira receber as fotos peço enviar e-mail: spassosmil@hotmail.com.


Melhores cumprimentos,

Rosa

Resposta

Link directo:

Bernardino Alves da Fonseca

#296753 | Sandra Rosa | 08 fev 2012 15:20 | Em resposta a: #296463

Cara Maria Emília

Consegui encontrar a habilitação para casamento de Bernardino Alves da Fonseca e, uma averbação no registro de casamento ( não sei do que se trata) - Registro Civil. Estarei com os documentos na quinta-feira. Não encontrei nenhuma referência sobre a rua em Santa Cruz.
O endereço do estabelecimento fica próximo ao local onde pesquiso. Aproveitei para fotografar a loja e o prédio de três andares. Infelizmente não consegui encontrar nada do Sr. Manuel. Caso queira receber as fotos peço enviar e-mail: spassosmil@hotmail.com.


Melhores cumprimentos,

Rosa

Resposta

Link directo:

Manuel Maria da Silva Brusco e Maria Francisca Brusco

#296755 | Sandra Rosa | 08 fev 2012 15:31 | Em resposta a: #296753

Caro Confrade Manuel Bruschy

Não há como consultar o livro de batismo do ano de 1813, visto que o mesmo encontra-se em péssimo estado. Por este motivo, ainda, não foi digitalizado. Não encontrei nada sobre a família Brusco. Fiz várias buscas na Cúria e no Arquivo Nacional. Há outros recursos, porém um pouco mais demorado. Tentarei a busca por casamento de qualquer pessoa com o nome Brusco.

Melhores cumprimentos,

Rosa

Resposta

Link directo:

RE: D. Cândida Maria Teixeira Leite Velho

#296758 | Sandra Rosa | 08 fev 2012 16:02 | Em resposta a: #296463

Caro Confrade Fernando

Não tive acesso à certidão de batismo de D. Cândida. Por esse motivo não tenho a data precisa do nascimento(dia e mês).


Nome: Cândida Maria Teixeira Lobo Vianna (viúva)
Natural do Rio de Janeiro
Filha legítima de Mathias Teixeira da Cunha e Maria Cândida Teixeira da Cunha, Freguesia de Sant’Ana.

1 º Matrimônio
Cônjuge: Manuel José Araújo Oliveira Lobo – Natura do Rio de Janeiro
Filho legítimo do Major João Antonio de Teixeira Lobo e D. Anna Araújo de Oliveira Lobo – Natural do Rio de Janeiro - Freguesia da Sé.
Data do Matrimônio: vinte e quatro de junho de 1864
Data do óbito do cônjuge: seis de janeiro de 1871, com 32 anos de idade. Foi sepultado no Cemitério São Francisco Xavier – Carneiro 566 ( óbito nº 4121 – fl. 61) – Santa Casa da Misericórdia.

2º Matrimônio ( Livro 5, fl. 24)
D. Cândida em requerimento declarou ser viúva, ter a idade de 28 anos e, residir na Travessa do Suspiro, nº 14 – Freguesia de Santa Rita.
Data do matrimônio: 15 de abril de 1875 – Freguesia do Engenho Velho
Cônjuge: Bernardo Teixeira de Morais Leite Velho – declarou ser solteiro, ter 49 anos de idade e, residir na Freguesia do Engenho Velho (atual São Francisco Xavier). Rio de janeiro
Filho legítimo de Joaquim José Teixeira e Anna Luiza de Morais Leite Velho
Nasceu e foi batizado na Freguesia de S. Manuel da Villa de Mogadouro – Portugal

No óbito não consta que Manuel José Araújo Oliveira Lobo tenha deixado filhos. Posso fotografar o Jazigo no Cemitério. Quem sabe há algum filho?

Melhores cumprimentos,

Rosa

Qualquer dúvida pode escrever para o meu e-mail.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Maria da Silva Brusco e Maria Francisca Brusco

#297082 | mmsb1956 | 12 fev 2012 22:03 | Em resposta a: #296755

Cara Confreira Sandra Rosas

Fico lhe na mesma muito agradecido, paciência pode ser que um dia venha a descobrir algum dado sobre a família Brusco neste periodo em que esteve no Rio de Janeiro ao serviço da Corte.

Muitos cumprimentos

Manuel Bruschy

Resposta

Link directo:

RE: D. Cândida Maria Teixeira Leite Velho

#297109 | fertelde | 13 fev 2012 12:10 | Em resposta a: #296758

Estimada Rosa,

Agradeço imenso a sua ajuda, que está bastante completa.
Entretanto no DOU encontrei também noticias sobre o particular e encontrei que D. Cândida teve 3 filhos de seu 1º matrimónio e estou pesquisando por eles via familysearch da Igreja dos Mormons, tendo encontrado já dois deles.

Se puder localizar o Jazigo e fotografar-lo agradeço.

Melhores cumprimentos

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

D. Cândida Maria Teixeira Leite Velho

#297130 | Sandra Rosa | 13 fev 2012 17:06 | Em resposta a: #297109

Caro Confrade Fernando,

Esta pesquisa baseia-se no processo de habilitação para casamento de D. Cândida e Dr. Bernardo. Neste caso os recursos para pesquisa, ainda, não se esgotaram. Peço que aguarde um pouco mais. Na medida do possível atenderei a todos que solicitaram ajuda. Estou de viagem marcada para o Recife e, retorno no início de março. Se tiver mais dicas, melhor para nossa pesquisa. Durante este período não entrarei no fórum, mas estarei lendo e respondendo meus e-mails diariamente.

Com melhores cumprimentos,

Sandra Rosa

PS. Se conseguir algum documento no Arquivo Nacional, enviarei por e-mail. Já que o AN permite fotografar e, a Cúria cobra por fotografia.

Resposta

Link directo:

RE: D. Cândida Maria Teixeira Leite Velho

#297182 | fertelde | 14 fev 2012 02:01 | Em resposta a: #297130

Estimada Sandra Rosa

Do casamento de D. Cândida Maria Teixeira da Cunha com Manuel José de Araújo Oliveira Lobo, nasceram:

1- Argentina de Araújo Oliveira Lobo, n. em S. Joâo Batista de Niterói, R.J. a 06.01.1868 e batizada a 06.01.1869
2- Oscar Oliveira Lobo n. 23.02.1869 e batizado a 26.02.1870 na freguesia de Santa Rita, R.J. e falecido na rua de Itapirú nº 421 de R.J. a 19.09.1897 (residência do 2º matrimónio de D. Cândida com o Dr. Bernardo Teixeira M.L.V.)
3- Corina -?- de quem ainda nâo consegui nenhuma informaçâo, mas que aparece na nota funebre de sua mâe, inserida no "Jornal de Commercio" do R.J. do dia 26.10.1908, junto com sua meia irmâ Dalila L.V., fruto do 2º casamento de D. Cândida.
Corina deverá ter nascido na freguesia de Santa Rita, como o seu irmâo Oscar... entre 1870 e 1871.-

Melhores cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Bernardino Alves da Fonseca

#297447 | milaseabra | 17 fev 2012 17:04 | Em resposta a: #296753

Cara Sandra Rosa,

Muito obrigada por tudo. Vou mandar um email para você para receber o documento e a fotografia.
Mais uma vez volto a oferecer os meus préstimos aqui em Portugal.
Cumprimentos,

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Respostas para ajuda no Rio de Janeiro - Ferreira Nobre

#297494 | Joman | 18 fev 2012 07:14 | Em resposta a: #296463

Cara Maria Emília

Tenho um antepassado, Francisco Inácio Ferreira Nobre, nasc. séc. XVIII (em Portugal?), fal. a 08 de Setembro de 1817, na ilha de S. Sebastião, Brasil, achando-se no posto de coronel de infantaria, adido ao Estado Maior do Exército e governador da ilha (e vila) de S. Sebastião, Capitania de S. Paulo, (e não Ilha do Governador, Rio de Janeiro como aparece nuns escritos), cargo para o qual terá sido nomeado em 1810.
Será possível saber algo sobre ele? Com base na data de falecimento chegar aos nomes dos pais? E já agora confirmar isto da ilha de S. Sebastião ou ilha do Governador?

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Respostas para ajuda no Rio de Janeiro - Ferreira Nobre

#297535 | milaseabra | 18 fev 2012 16:52 | Em resposta a: #297494

Caro confrade João Nobre de Oliveira

Talvez a confreia Sandra Rosa possa descobrir isso no Brasil. Em Portugal, sabe onde nasceu e em que data? Talvez possa procurar.

Cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Respostas para ajuda no Rio de Janeiro - Ferreira Nobre

#297707 | Joman | 20 fev 2012 09:23 | Em resposta a: #297535

Cara Maria Emília

Muito obrigado. Neste caso vou dirigir o pedido a confreia Sandra Rosa. Sobre este meu antepassado sei que era de Lisboa e como um filho nasceu na freguesia de Santos-o-Velho é uma hipótese. E deve ter nascido a volta de 1750. A minha esperança é que haja na certidão de óbito elementos mais precisos.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Inácio Ferreira Nobre

#297708 | Joman | 20 fev 2012 09:27 | Em resposta a: #297130

Cara Sandra Rosa

Tenho um antepassado, Francisco Inácio Ferreira Nobre, nasc. séc. XVIII (em Portugal?), fal. a 08 de Setembro de 1817, na ilha de S. Sebastião, Brasil, achando-se no posto de coronel de infantaria, adido ao Estado Maior do Exército e governador da ilha (e vila) de S. Sebastião, Capitania de S. Paulo, (e não Ilha do Governador, Rio de Janeiro como aparece nuns escritos), cargo para o qual terá sido nomeado em 1810.
Será possível saber algo sobre ele? Com base na data de falecimento chegar aos nomes dos pais? E já agora confirmar isto da ilha de S. Sebastião ou ilha do Governador?

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Respostas para ajuda no Rio de Janeiro - Ferreira Nobre

#297967 | fertelde | 22 fev 2012 16:02 | Em resposta a: #297494

Estimado João Nobre de Oliveira,

tente este elo: https://familysearch.org/pal%3a/MM9.3.1/TH-266-11883-140127-59?cc=1582573#uri=https://api.familysearch.org/records/collection/1582573/waypoints

também há registos para S. Paulo., estude bem esta web, a mim me ajudou a encontrar muitas linhas familiares e a desvendar ligaçôes familiares antigas.

Cumprimentos

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Respostas para ajuda no Rio de Janeiro - Ferreira Nobre

#298052 | Joman | 23 fev 2012 15:18 | Em resposta a: #297967

Caro Fertelde

Obrigado pela informação. Mas parece ter documentos só a partir de 1889. Este meu antepassado faleceu em 1817 e, de imediato, era sobre ele que gostaria de saber algo mais. Mas vou explorar esta fonte com vagar. Nunca se sabe.

Cumprimentos

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

Ferreira Nobre

#298898 | Joman | 05 mar 2012 08:46 | Em resposta a: #297130

Cara Sandra Rosa

Renovo o meu pedido

Tenho um antepassado, Francisco Inácio Ferreira Nobre, nasc. séc. XVIII (em Portugal?), fal. a 08 de Setembro de 1817, na ilha de S. Sebastião, Brasil, achando-se no posto de coronel de infantaria, adido ao Estado Maior do Exército e governador da ilha (e vila) de S. Sebastião, Capitania de S. Paulo, (e não Ilha do Governador, Rio de Janeiro como aparece nuns escritos), cargo para o qual terá sido nomeado em 1810.
Será possível saber algo sobre ele? Com base na data de falecimento chegar aos nomes dos pais? E já agora confirmar isto da ilha de S. Sebastião ou ilha do Governador?

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira Nobre

#298944 | Sandra Rosa | 05 mar 2012 17:04 | Em resposta a: #298898

Prezado João Lopes

Creio tratar-se da Ilha Bela - localizada no litoral norte do estado de São Paulo, 51ª Circunscrição(Cararatuba, São Sebastião e Ubatuba). A Ilha do Governador não é, visto que, antes se chamava Ilha do Gato. Fiz uma busco em todas as pretórias do Rio de Janeiro e nada consta sobre Francisco Inácio Ferreira Nobre. Ainda há um recurso. Mas terá que aguardar. Faça contacto por e-mail. spassosmil@hotmail.com

Melhores cunprimentos,

Sandra Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira Nobre

#298991 | Joman | 06 mar 2012 03:13 | Em resposta a: #298944

Cara Sandra Rosa


Obrigado por sua atenção. Se é ilha Bela, S. Paulo, neste caso deve-se deixar o Rio e procurar em S. Paulo? Vou contactar por e-mail.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira Nobre

#299334 | seabraemilia | 09 mar 2012 18:50 | Em resposta a: #298991

Cara Sandra Rosa

Não queria estar a incomodá-la, mas como vejo que já retomou as respostas neste forum queria pedir-lhe que me mandasse o resto dos processos que tem sobre Manuel Alves da Fonseca, Bernardino Alves da Fonseca e família
Podemos continuar a nossa conversa por email. seabraemilia e milaseabra é a mesma pessoa e o email é o que já tem.
Sabe que graças à sua pesquisa já encontrei as certidões de nascimento e óbito de meu avô?
Deus lhe pague. Bem haja!

Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Rio de Janeiro - Óbito de António Joaquim Fernandes Peixoto

#299748 | jpm2353 | 13 mar 2012 22:19 | Em resposta a: #296463

Cara Sandra Rosa,

Será que me pode ajudar a descobrir o óbito de António Joaquim Fernandes Peixoto, natural da freguesia de S. Bartolomeu da Esperança, concelho da Póvoa de Lanhoso (Portugal)?
Ando há anos a procura deste dado, mas só lhe posso dizer que num manuscrito de meu bisavô, consta que terá falecido em Abril de 1848 ou Abril de 1849 na Rua dos Ourives da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido sepultado no antigo cemitério de N.ª S.ª do Monte do Carmo, tendo feito testamento no cartório do então escrivão "Viana", situado na antiga Rua das Marrecas, tendo sido aberto pelo Juiz de Resíduos e Capelas.
Agradeço-lhe desde já, e se conseguir descobrir alguma coisa, nomeadamente o assento de óbito e quiçá o testamento era óptimo, pois queria tirar a dúvida sobre a data do óbito e tenho muita curiosidade de saber o que consta no testamento...

Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Rio de Janeiro - Óbito de António Joaquim Fernandes Peixoto

#299779 | jpm2353 | 14 mar 2012 03:52 | Em resposta a: #299748

Cara Sandra Rosa,

Será que me pode ajudar a descobrir o óbito de António Joaquim Fernandes Peixoto, natural da freguesia de S. Bartolomeu da Esperança, concelho da Póvoa de Lanhoso (Portugal)?
Ando há anos a procura deste dado, mas só lhe posso dizer que num manuscrito de meu bisavô, consta que terá falecido em Abril de 1848 ou Abril de 1849 na Rua dos Ourives da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido sepultado no antigo cemitério de N.ª S.ª do Monte do Carmo, tendo feito testamento no cartório do então escrivão "Viana", situado na antiga Rua das Marrecas, tendo sido aberto pelo Juiz de Resíduos e Capelas.
Agradeço-lhe desde já, e se conseguir descobrir alguma coisa, nomeadamente o assento de óbito e quiçá o testamento era óptimo, pois queria tirar a dúvida sobre a data do óbito e tenho muita curiosidade de saber o que consta no testamento...

Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira Nobre

#300382 | Limão | 21 mar 2012 01:23 | Em resposta a: #298944

Cara Sandra Rosa,
Cumprimentos,
Sem querer ser maçador, e quando lhe der mais jeito, se for ao Rio, necessitava de saber deste meu parente, natural de Cepães Fafe Braga Portugal:
Albino da Costa Guimarães, Comerciante em Ouro Preto, na Rua de São José, nº2. Faleceu a 05-03-1908. Casou com Francisca de Paula Guimarâes de Faria e Alvim, falecida a 08-01-1910. Filha de João Inocêncio de Faria e Alvim, e de Maria Fausta da Silva Guimarâes. Penso que foram sepultados em Ouro Preto, em Jazigo de Família.
Segundo consta, a Maria Fausta, seria irmâ de Benardo Guimarães, Romancista e Poeta Brasileiro, (1825-1884), autor da novela "Escrava Isaura", que passou aqui em Portugal, na Televisão.
Só necessito sabêr a ascendência portuguêsa deste Albino, para conseguir fazer a ligação á minha árvore geneológica, se de facto pertencer á minha família, ou não?
Muito obrigado, aguardo a sua prestimosa colaboraçâo.
Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Respostas para ajuda no Rio de Janeiro

#301049 | jpm2353 | 28 mar 2012 01:18 | Em resposta a: #296463

Cara Sandra Rosa,

Será que me pode ajudar a descobrir o óbito de António Joaquim Fernandes Peixoto, natural da freguesia de S. Bartolomeu da Esperança, concelho da Póvoa de Lanhoso (Portugal)?
Ando há anos a procura deste dado, mas só lhe posso dizer que num manuscrito de meu bisavô, consta que terá falecido em Abril de 1848 ou Abril de 1849 na Rua dos Ourives da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido sepultado no antigo cemitério de N.ª S.ª do Monte do Carmo, tendo feito testamento no cartório do então escrivão "Viana", situado na antiga Rua das Marrecas, tendo sido aberto pelo Juiz de Resíduos e Capelas.
Agradeço-lhe desde já, e se conseguir descobrir alguma coisa, nomeadamente o assento de óbito e quiçá o testamento era óptimo, pois queria tirar a dúvida sobre a data do óbito e tenho muita curiosidade de saber o que consta no testamento...

Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Respostas para ajuda no Rio de Janeiro

#303958 | milaseabra | 24 abr 2012 15:45 | Em resposta a: #301049

Cara Sandra Rosa

Podia enviar o material que pesquisou sobre Bernardino Alves da Fonseca e Manuel Alves da Fonseca
para o meu email seabraemilia@yahoo.com.br?Antes de você ir para Recife prometeu enviar-me.
Agradeço imenso a sua ajuda

Um abraço
Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Respostas para ajuda no Rio de Janeiro

#308863 | milaseabra | 23 jun 2012 21:07 | Em resposta a: #303958

Cara Sandra Rosa

Sei que ajuda muita gente, mas renovo o meu pedido. Se precisar de pagar alguma coisa faz favor de me mandar pedir para o meu email.

Obrigada

Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 06:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen