Pombo - apelido Pombo no concelho de Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Pombo - apelido Pombo no concelho de Coimbra

#296538 | ALP | 06 fev 2012 10:08

Caros confrades

Aos confrades que pesquisam os paroquiais do concelho de Coimbra, se têm na vossa base de dados o apelido Pombo com
a naturalidade em freguesias do concelho de Coimbra. Agradeço antecipadamente que me informem de que freguesias são naturais.
Estou falando do apelido Pombo em finais do século XVIII
Assim talvez chegue ao meu Pombo!

Meus melhores cumprimentos,
ALP

Resposta

Link directo:

RE: Pombo - apelido Pombo no concelho de Coimbra

#296560 | JCALD | 06 fev 2012 16:38 | Em resposta a: #296538

Caro ou cara ALP:

No século XVII, viveu o casal Manuel João, de Penalva de Alva, e Isabel Gomes Pombo, de Sandomil.
Foram pais de Águeda Gomes Pombo, n. em Sandomil, e casada com João Gonçalves, de Folhadosa, Seia.
Destes foi filho Francisco Gomes Pombo, público tabelião das notas e autos judiciais e escrivão dos direitos reais e do almoxarifado, pelo Duque do Cadaval Estribeiro-Mor, na vila de Penacova, natural de Folhadosa e residente na Mancelavisa, Folques,Arganil, casado em Folques a 1-11-1732 com a minha parente Clara Maria da Costa, nascida na Mancelavisa em 1708. Tiveram geração em Penacova, que seguiu o apelido Gomes Pombo, mas perdi-lhes o rasto no final do século XVIII.

Aqueles Manuel João e Isabel Gomes Pombo residiram nas Vendas da Saragoça junto às Pedras do Bom Nome em Folhadosa e tiveram outra filha, de nome Maria Gomes Pombo que casou a 13-11-1719 com Luís Seco, natural de Vilar Seco, bispado de Viseu. Este casamento efectuou-se na Sé Nova de Coimbra (http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=1723&NodeID=_142525). Nesse assento, figura como testemunha o Pe. Bartolomeu Gomes Pombo, certamente da família, cuja habilitação 'de genere' poderá trazer mais informações sobre esta família.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pombo - apelido Pombo no concelho de Coimbra

#296565 | ALP | 06 fev 2012 17:40 | Em resposta a: #296560

Caro José Caldeira,

Muito grato pela pronta resposta. É um começo encontrar Pombo por esses arredores! tomarei em conta os seus dados.
As únicas informações que tenho são: José Francisco Pombo, nascido em 1786, Coimbra.

Cumprimentos,
Armando Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Pombo - apelido Pombo no concelho de Coimbra

#296589 | joão pombo | 06 fev 2012 20:32 | Em resposta a: #296560

Caro José Caldeira,

Provavelmente será uma coincidência, mas os meus Pombos têm precisamente origem, - até onde pude recuar e recuei muito pouco, confesso - em Seia e na Covilhã. O apelido que uso, Pombo Lopes, começou a ser usado com o meu avô paterno, fº de um Lopes e de uma Pombo.

Cumprimentos,
João Pombo Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Pombo - apelido Pombo no concelho de Coimbra

#296687 | JCALD | 07 fev 2012 17:17 | Em resposta a: #296589

Caro João Pombo Lopes:

Provavelmente será uma coincidência ou talvez não. Não é um apelido frequente.
Eu tentei seguir a descendência desses meus colaterais em Penacova até onde me foi possível.
Em relação à ascendência do tabelião Pombo, nunca pesquisei. Já há alguns anos, consultei os livros mais antigos de Folhadosa na Torre do Tombo, mas na altura ainda não tinha «travado conhecimento» com este contraparente.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pombo - apelido Pombo no concelho de Coimbra

#296763 | joão pombo | 08 fev 2012 16:30 | Em resposta a: #296687

Caro José Caldeira,

Efectivamente, não será dos apelidos mais frequentes, mas ainda assim, creio que não é raro nas zonas que apontei.
Noutro tópico foram avançadas algumas explicações quanto à sua origem. Pena não me recordar do tópico...

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 23:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen