Nuno Alvares Pereira de Castro e Casa da Feira?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Pessoas | Regiões

Nuno Alvares Pereira de Castro e Casa da Feira?

#296845 | miguellabrego | 09 fev 2012 20:20

Eu tenho uma nota que afirma que o meu décimo avô grande era Antonio Coelho da Costa (nascido em Requeixo, Aveiro).
Varias fontes afirma que ele é supostamente o filho de Baltazar Coelho da Costa (nascido antes de 1571 em Requeixo), e foi casado com Mecia de Castro (nascido em Travasso). Tambem conhecida como Maria de Castro ou Helena de Castro.
Os pais de Mecia eram João Marinho (escudeiro e filho de Fulgencio Marinho (padroeiro da Igreja de Travasso) e Helena de Castro, natural de Passo de Brandão, Santa Maria da Feira.
Helena era filha de Sebastião Jorge da Rocha e Isabel de Castro. Sebastião era filho de Jorge Tamanco da Rocha (da família do "Tamanco da Rocha" do Porto)
Isabel era filha de Nuno Álvares Pereira de Castro e Andre Catarina ou de Andrade. Nuno era da Casa de Santa Maria da Feira, mas eu não estou certo como ele está ligado .... possivelmente neto de D. Diogo Pereira e Brites D. de Noronha?

Alguém sabe alguma coisa mais sobre esta família e exatamente como Nuno Alvares Pereira de Castro conecta com a Casa da Feira?

Obrigado,
Miguel da Rocha Labrego
miguellabrego@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Nuno Alvares Pereira de Castro e Casa da Feira?

#296981 | Samuel C O Castro | 11 fev 2012 19:50 | Em resposta a: #296845

Prezado Miguel da Rocha Labrego,

Como poderás ver aqui em http://www.geneall.net/P/per_search.php?start=0&idx=0&s=nuno+alvares+pereira&s_type=per_search.php&ntotal=57 , tem diversos Nuno Álvares Pereira....." . Olhando um a um, alguns foram casados com pessoas da família Castro, inclusive um deles com uma filha Isabel de Castro (F-solteira).

No tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=273321 , em minha mensagem de 17.11.2010, solicistei ao colega Filipe Rogério, caso descubra a ascendência desse NAPC, que me informasse.

Pela data de nascimento de seu Baltazar (1571), cuja esposa Castro deverá ter nascido em ano próximo, devemos retroagir 3 gerações para se chegar ao NAPC, que provavelmente tenha nascido antes de 1500.

Se por acaso descobrires a ascendência desse NAPC, peço seu especial favor de me informar, pois será com prazer que reverei minha base dos Castros, cujo estudo que estou a realizar encontra-se detalhado aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=284608 .

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Nuno Alvares Pereira de Castro e Casa da Feira?

#370920 | Samuel C O Castro | 20 jun 2016 12:25 | Em resposta a: #296845

Prezado Miguel da Rocha Labrego,

Por acaso já conseguiste a ascendência do seu ancestral Nuno Álvares Pereira de Castro?

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Nuno Alvares Pereira de Castro e Casa da Feira?

#419339 | clover779 | 12 nov 2019 17:04 | Em resposta a: #370920

Caro Samuel,

também me interessa essa informação, mas ainda não temos a certeza.

Sendo ele indicado como irmão do conde da Feira, e dado período em que poderia ter nascido (antes de 1500), poderia ser irmão de Manuel Pereira, que nasceu por volta de 1585, podendo NAPC ter portanto nascido por volta de 1587-1590.

Outra dica é que um filho deste Manuel Pereira, de nome João Pereira, e que não foi Conde da Feira porque o seu irmão gémeo nasceu um minuto antes, andou pela Índia e pelo Japão, e creio que chegou a ter a mercê da capitania de Ormuz, esta última por causa de serviço prestados por seu tio, Nuno Álvares Pereira, que deve ter capitaneado Ormuz (isto digo eu), ora, neste caso, haveria de novo mapeamento para um NAP como sendo irmão de Manuel Pereira, nascido por volta de 1585 e que foi Conde da Feira...

Ora, como Manuel Pereira era filho de Diogo Pereira e de D. Brites de Noronha (D. Brites de Castro de Noronha), esta filha de D. João de Noronha, senhor de Sortelha e de Joana de Castro, senhora de Cascais e Monsanto...

No entanto ainda não estou convencido desta ligação, falta-me pelo menos mais um elemento para ligar NAPC a Manuel Pereira e sua mulher. Também me informaram recentemente que Schurhammer identificou um Nuno Álvares Pereira como sendo um dos filhos bastardos do Conde da Feira, mas creio que o período temporal o colocaria (NAPC) já com mais de 76 anos. Por outro lado, existe uma carta de 1527: Luís de Albuquerque & José Pereira da Costa, ‘Cartas de “serviços” da Índia (1500-1530)’, in Mare Liberum, 1 (1990), pp. 313-316, de Nuno Álvares Pereira, que poderia muito bem ser o que procuramos e que teria então 37 a 40 anos.

Se alguém tiver mais informações agradecia.

Nuno Silva


Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Nuno Alvares Pereira de Castro e Casa da Feira?

#419421 | Samuel C O Castro | 15 nov 2019 15:31 | Em resposta a: #419339

Prezado Nuno Silva,

Muito obrigado pelas informações.

Em minha base dos Castros, tem alguns Nunes Álvares Pereira, mas apenas um, ou outro, se enquadraria cronologicamente próximo ao ano de 1.500. Trata-se deste que a seguir cito, mas sem ligação aos Conde da Feira. Creio que esta descendência esteja ainda incompleta. A citada Catarina, me consta como filha do casal aqui mencionado https://geneall.net/pt/nome/61767/rui-dias-pereira-de-lacerda/ , que não estão desenvolvidos aqui no Geneall e, eu utilizei como referência o que consta no NFP, vol VI, Lacerda,$5, N8 e GIM, Tomo II, pg 58..

Catarina de Castro - N-1460 - Esp: Rui Dias Pereira de Lacerda - F-1514 - Dentre os filhos:
B) Nuno Álvares Pereira de Lacerda – Esposa: Maria da Silva - Fhs:
1) Antônia Caetana Pereira de Lacerda Henriques de Castro
Esposo: João Antônio Águia Ferreira Pinto Sarmento - Fhs:
a) Mariana Águia Pereira de Lacerda

Temos este https://geneall.net/pt/nome/293455/nuno-alvares-pereira-de-lacerda-capitao-de-damao/ (casado com Clara de Castro) , que não sei se trata do anterior citado.

E mais este =

D. João Rodrigues Pereira “O Marramaque” – N-1450 - Esposa: Maria de Menezes (ou Maria da Silva) - N-1470 - Dentre outros filhos:
a) D. Nuno Álvares Pereira – F-solteiro
b) D. Isabel Pereira – Esposo: Garcia Lopes de Torres – Fidalgo Castelhano.
c) D. Antônio Pereira Marramaque – N-1500 – Herdeiro

Quanto ao seu NAPC, por assinar Castro e diz ser irmão do Conde da Feira, acho mais provável que ele seja filho do 2º Conde da Feira, pois a esposa deste (Brites de Noronha) https://geneall.net/pt/nome/47104/d-brites-de-noronha/ era filha do casal D. Joana de Castro, Sra. de Cascais e Monsanto e de D. João de Noronha "O Dentes", Sr. de Sortelha. Portanto, o seu NAPC, seria irmão do Manuel Pereira, 3º Conde da Feira. Mas, trata-se apenas de uma suposição.

É de se salientar, também, que o Manuel Pereira, 3º Conde da Feira https://geneall.net/pt/nome/49193/d-manuel-pereira-3-conde-da-feira/ , além de ter casado por duas vezes (tendo uma filha assinado Castro), ainda teve alguns filhos naturais, não descartando o seu NAPC ser filho dele.

Para os dois últimos casos citados, cronologicamente poderiam se enquadrar.

É tudo o que consegui para tentar lhe ajudar. Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Nuno Alvares Pereira de Castro e Casa da Feira?

#419479 | miguellabrego | 18 nov 2019 17:12 | Em resposta a: #419421

3316/5000
Obrigado por me ajudarem a ressuscitar minha linha ancestral do meu antigo post de muitos anos atrás. Ainda estou muito incerto sobre a paternidade de Nuno, mas posso ter um pouco mais informação que poderia nos ajudar.
Suspeito que, se Nuno Alvares Pereira de Castro era irmão do Conde de Feira, ele era possivelmente um bastardo ou talvez um irmão muito mais novo, por isso estamos tendo dificuldades em encontrá-lo. Estimando seu nascimento, trabalhando de trás para frente, creio que Nuno deveria ter nascido antes de 1478, o que o colocaria como filho de D. Diogo Pereira, 2º Conde de Feira, e D. Brites de Castro ... ..
De acordo com um livro escrito por Luis da Gama, capitão-mor de Aveiro (embora eu só tenha visto a nota e não o livro em si), Sebastião Jorge da Rocha viveu em Paços de Brandão, Feira (descendentes dos Jorges Tamancos do Porto que eram fidalgos e possivelmente de nova origem cristã?, e Isabel de Castro, sua esposa, que era filha bastarda de Nuno e Catarina.

Os filhos deles incluíam:

1) Manuel da Rocha de Castro, que era advogado de São Pedro de Aradas e que ele próprio tinha 2 filhos bastardos que moravam em Aveiro, incluindo um padre João da Rocha que foi arciprestado.
2) Bernardo de Castro que se casou no Porto com Catarina Louzado sem problemas
3) Inácio da Rocha e Castro que casou com Leonor Borges, quem procedeu o inquisidor Diogo Borges de Castro e um sobrinho deste mesmo nome que foi capturado-mor da Silva, etc.
4) Francisco da Rocha, que morou na Terra da Feira e foi filho de P.e Jerônimo de Assunção, geral dos Loios.
5) D. Maria da Rocha e Castro que condena a Feira coletam em Lorvão e lá foram abadessa.
6) Catarina de Castro, nasceu cerca de 1515m que casou os mesmos condes com Afonso Godinho, dos Godinhos ilustra este Reino há muitos fidalgos deste apelido com grandes cargas e agendas como foi a P.e Lopes Godinho q. teve duas comendas de Frossos e Rio Mao, muitas abades, clérigos, frades e freiras e beneficiados. Afonso Godinho e Catarina de Castro vêm os Godinhos de Aveiro e Esgueira, por que os dados condizem com os demais julgamentos de juiz de direito da Alfândega e com a almoxarifação de propriedade na mesma vila depois de viver, e todos os seus descendentes são os principais .
7) Antónia de Castro, que condena a Feira, também casou e foi seu marido Eitor de Macedo e deu os ofícios de que esses senhores foram possuidores. Foram seus filhos: Ambrósio de Castro que vendeu os ofícios de seu pai; não casou mas teve uma filha bastarda que casou com João Marques e foram pais de João Marques das Maçadas; Isabel de Castro que casou com Bartolomeu Cardoso de quem nasceu Fernando Cardoso casou com Maria Pinto, dos Pintos de Águeda.
8) Helena de Castro; casou com João Marinho, filho de Fulgêncio Marinho, padroeiro da igreja de Travassô, c. g. (meus ancestrais)
9) N. . . de Castro, que casou com António Vieira, da quinta de Cacela, na Terra da Feira, e teve uma filha, Isabel Vieira de Castro, que casou com Sebastião da Silva, escrivão da câmara e dos órfãos do Eixo, c. g. »

Talvez o filho Manuel da Rocha de Castro, vigário, possa ter um processo de habilitação (Genere et Moribus) que possa indicar suas origens que podem nos ajudar a descobrir a verdadeira conexão de Nuno com os Condes de Feiras?

Miguel da Rocha Labrego
miguellabrego@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 21:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen