Familia Cunha da regiao de Tras-os-Montes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Formação | Pessoas | Regiões

Familia Cunha da regiao de Tras-os-Montes

#297025 | mila1000 | 12 fev 2012 11:58

Confrades,
Peço ajuda para localizar descendentes de Manoel Cunha(tataravo), Antonio Augusto da Cunha (meu bisavo) casado com Amelia Seixas,pai de Abilio Augusto da Cunha (meu avô).
Soube que eram viticultores em Trás-os-Montes (?),e.cujos filhos Abilio e Carmina vieram para Brasil entre 1910-1915.

Obrigada.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha da regiao de Tras-os-Montes

#298042 | limonete | 23 fev 2012 12:45 | Em resposta a: #297025

Olá.
Será que me sabe dizer qual o nome da Aldeia ou Vila de onde eram seus familiares?
Como se chamavam seus pais?
Atentamente,
Mónica Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha da regiao de Tras-os-Montes

#298259 | mila1000 | 25 fev 2012 20:03 | Em resposta a: #298042

Monica,
Não sei qual era a aldeia,pois,apenas ouvia meus avós dizerem que eram da região Trás-os-Montes,que tinham cultivo de uvas.Há algum tempo soube que meu avô nasceu na freguesia de Marialva(1890),onde apenas encontrei seu assento de batismo,quanto ao seu primeiro casamento não há nada.
Meu avô Abilio Augusto da Cunha casou-se com Maria Amelia entre 1908 e 1913,com quem teve um filho Antonio Augusto da Cunha (Neto).
Meu avô Abilio era filho de Antonio Augusto da Cunha e de Amelia de Seixas e,tinha como avós Manuel da Cunha e Maria Amalia (esta era natural de Pala).
Ele dizia ter mais irmãos ,só lembro de Carmina e Feliciano.
Ele veio para o Brasil,também não há registo de entrada no porto de Santos/SP.
Não sei mais nada,tentei pesquisar no familysearch,mas,agora somente os mormons conseguem consultar os registos de Portugal,do meu lado materno tambem só encontrei o batismo de meu avo materno,o casamento dos meus bisavós tambem não encontrei nada.

Obrigada.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha da regiao de Tras-os-Montes

#298386 | limonete | 27 fev 2012 15:03 | Em resposta a: #298259

Mila,
Eu sou descendente de uma familia Cunha, e sei que o meu pai tinha um tio de nome, Lucio Cunha, que partiu para o Brasil, tinha dois filhos do primeiro casamentol. Nós somos de Santa Marta de Penaguião, distrito de Vila Real.
Anotei todos os nomes que mencionou e quando for à aldeia dos meus pais, irei tentar saber com eles e familiares se conhecem esses nomes.
Até breve,
Mónica Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha da regiao de Tras-os-Montes

#301610 | mila1000 | 02 abr 2012 01:12 | Em resposta a: #298386

Monica,
Continuo aguardando seu contacto.
Pesquisei o nome Lucio Cunha no museu da imigração aqui no Brasil e,não encontrei este nome.
Está correto o nome que voce me informou?Se souber a época em que ele veio,e,se veio para São Paulo(Porto de santos) ou Rio de Janeiro é so dizer.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cunha da regiao de Tras-os-Montes

#301624 | ALP | 02 abr 2012 06:16 | Em resposta a: #301610

Cara Mila

Entre em contato comigo para o meu email:
armandopontolombapontopintoarrobahotmailpontocom

Cumprimentos,
ALP

Resposta

Link directo:

O Jornal "A Comarca de Arganil" digitalizado está em linha e pesquisável

#301626 | AQF | 02 abr 2012 07:42 | Em resposta a: #301624

Caros Confrades,

O amigo e confrade José Caldeira deu-me esta excelente notícia, que aqui deixo com alguns truques para melhorar as pesquisas.

A C. M. de Arganil criou um site novo com a digitalização de parte significativa do jornal "A Comarca de Arganil" (1901-2009), com reconhecimento de texto, permitindo fazer buscas por nomes, datas e nº do jornal: http://acomarcadearganil.cm-arganil.pt/ .

Como se sabe o Jornal tem notícias que abarcam pessoas e lugares num raio muito alargado apanhando muitos concelhos limítrofes de Arganil, podendo as pessoas oriundas da região estar a viver longe (Coimbra, Porto, Lisboa, etc). Encontram-se muitas notícias de pessoas relativamente a nascimentos, casamentos, óbitos, visitas à região, passagens de exames, nomeações, promoções, doenças, reuniões de família, etc., das sociedades regionais e das próprias terras (Arganil, Góis, Alvares, Lousã, Poiares, etc., etc.) relativamente a inaugurações, melhoramentos, reuniões dos orgãos camarários, e outras notícias relevantes.

Para melhorar as pesquisas recomendo:
- que o texto a pesquisar seja posto entre aspas para diminuir as combinações.
- o texto a pesquisar deve usar a escrita da época (sem acentos, etc.) como p. ex. Queiroz em vez de Queirós ou Cortez em vez de Cortês ou Louzã em vez de Lousã. Os nomes das senhoras quando casadas não vêm com o nome de solteira.
- muitas vezes apanham-se mais situações relativas a uma pessoa colocando só alguns apelido, em vez de nomes completos.
- por vezes têm de se fazer pesquisas alternativas para apanhar todas as situações relativas a uma pessoa ou terra porque o reconhecimento de texto não foi depurado e tem muitas gralhas , quebras de linha, etc. (p. ex. se o reconhecimento der Queiraz ou Fomseca ou Figuei-redo falha na pesquisa de Queiroz, Fonseca e Figueiredo)

Boas pesquisas !

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Correcção RE: O Jornal "A Comarca de Arganil" digitalizado está em linha e pesquisável

#301627 | AQF | 02 abr 2012 07:49 | Em resposta a: #301626

Caros Confrades,

Por lapso coloquei aqui este aviso em vez de ter criado um tópico novo.

Entretanto já criei o tópico novo aonde deverão ser colocadas as respostas para não perturbar este tópico.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 23:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen