Azevedos de Famalicão e sua ancestralidade

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Direito | Eventos

Azevedos de Famalicão e sua ancestralidade

#297391 | mario0402 | 17 fev 2012 00:30

A família Azevedo do Lugar do Loureiro de Cima em São Tiago de Gavião, Vila Nova de Famalicão, tem no casal João Fernandes e Maria Gonçalves Proprietários e moradores no dito Lugar do Loureiro de Cima os ancestrais mais antigos desta família comprovadamente através dos Registros Paroquiais, tenho notícias que João Fernandes ou Maria Gonçalves seria descendente do ramo principal dos de Azevedo cuja origem remonta aos Senhores de São João de Rei e ou aos Senhores do Couto de Azevedo.
A questão é qual a ligação destes com aqueles.
O João Fernandes veio a Falecer no dia 16 de março de 1634 e a Maria Gonçalves veio a falecer em 25 de setembro de 1652 ambos no mesmo Lugar do Loureiro de Cima. O casal teve os seguintes filhos:
1- Estevão Fernandes de Azevedo, que nasceu no mesmo lugar em 23 de novembro de 1596, casou com Margarida Fernandes em , com geração.
2- Maria Fernandes, que nasceu no mesmo lugar em 1602, casou com Antonio Gonçalves de Sá em 1630.
3- Gregório Fernandes de Azevedo, que nasceu no mesmo lugar em 1606, casou em 1638 com Maria Collaça.
4- Francisco, que nasceu em 1608
5- Isabel Fernandes, que nasceu no mesmo lugar em 1610, casou com Manoel Gonçalves em 1642.
6- Ana, que nasceu em 1612
7- Antonio, que nasceu em 1614

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de Famalicão e sua ancestralidade

#307215 | parseixas | 31 mai 2012 01:15 | Em resposta a: #297391

Tentando novamente alguma informação sobre os Azevedos e Pedrosas de São Tiago de Gavião

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de Famalicão e sua ancestralidade

#307219 | cardosodoamaral | 31 mai 2012 06:51 | Em resposta a: #297391

Caro Confrade Mario0402

Desculpe o tratamento assim, mas como não assinou.

Sugiro ler as Famílias Bracarenses ou memórias de algumas famílias do Minho e Trás-os-Montes que está na TT com os seguintes Links

Tomo I - http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4649624

Tomo II - http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4649635

ou ainda Um caderno de Cristãos Novos de Barcelos de Luiz de Bivar Guerra, onde fala em Azevedos.

Manuel Abranches Soveral, trata os Azevedos (Viseu) em Ascendências Viseenses, pode ser que ache lá. Tem um excerto dos mesmos on-line, basta para isso ir à sua página.

Assim de momento que me lembre é tudo

Espero ter ajudado

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de Famalicão e sua ancestralidade

#307249 | malumar | 01 jun 2012 02:16 | Em resposta a: #307219

Gostaria de saber se na sua pesquisa dos Azevedos, encontrou algo sobre Constantino ou Claudino Tavares de Azevedo, e se os Azevedos de Cesár, Oliveira de Azemeis, tem parentesco com esses Azevedos de sua pesquisa.Moro no Brasil e pesquiso sobre a família de meu avô.Obrigada por qualquer notícia.Malumar.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de Famalicão e sua ancestralidade

#307252 | cardosodoamaral | 01 jun 2012 07:03 | Em resposta a: #307249

Cara Confreira Malumar

Reitero aquilo que escrevi para o Mario 0402.

Sobre os nomes que menciona serão um achado descobri-los sem datas e terras.

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de Famalicão e sua ancestralidade

#307259 | malumar | 01 jun 2012 11:52 | Em resposta a: #307252

Caro Adelino.
Os Azevedo a os quais me refiro, são como já citei Constantino ou Claudino Tavares de Azevedo nascido em Cesár, Oliveira de Azemeis, Aveiro em 1882, filho de José Tavares de Azevedo e Rita Candida de Azevedo, ele nascido em Rogê, concelho de Cambra, ela em Cesár. Não tenho as datas.Malumar.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de Famalicão e sua ancestralidade

#307265 | guerra1 | 01 jun 2012 14:10 | Em resposta a: #307219

Confrade Cardoso Amaral:procuro origens do casal João de Azevedo Coutinho e Maria Cabral de Celorico da Beira,Guarda.A Maria Cabral faleceu a 11.6.1679 na freguesia de S.Martinho,Celorico da Beira,sepultada na Igreja.O marido João Azevedo Coutinho já era falecido.Não consigo avançar na pesquisa.Se puder ajudar,muito grato ficarei.Atento e obrigado j.guerra

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de Famalicão e sua ancestralidade

#307286 | cardosodoamaral | 01 jun 2012 22:29 | Em resposta a: #307265

Caros Confrades deste tópico

Nada sei acerca dos Azevedos aqui escritos.

Quando sugeri orientação de leitura é porque li nos referidos livros o apelido Azevedo.

Aqui no Geneall.net encontram-se uma série de Azevedos. Basta procurar.

Muitas vezes e já aconteceu comigo, não se acham os colaterais, mas não é por isso que se abandona uma pesquisa ou determinado costado.

A persistência na genealogia é um "defeito" (quanto a mim e claro como opinião vale o que vale) muito agradável, faz com que o desafio não acabe nunca.

De qualquer forma e numa pesquisa rápida encontrei isto que me parece estar ligado aos Azevedos.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=64476

Tenho um ramo Azevedo documentado quando uma Briolanja Azevedo casa com João Peixoto, o da Calçada, Senhor de Penafiel, meus avoengos.

Estes encontram-se no Genea, nos Nobilários e outros. É só seguir-lhes a linha ascendente e ai encontram-se muitos Azevedos.

Realmente é só o que possuo. Ajudei pouco com certeza, mas haverá confrades habilitados a poder ajudar.

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de Famalicão e sua ancestralidade

#307314 | cardosodoamaral | 02 jun 2012 08:44 | Em resposta a: #307286

Caros Confrades

Aqui vai o casal pretendido. João de Azevedo Coutinho e Maria Cabral, que estão no Genea

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1993485

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de Famalicão e sua ancestralidade

#312311 | HenriqueSousaAzevedo | 22 ago 2012 18:00 | Em resposta a: #297391

Caro Mario0402 (desculpe o tratamento, mas como não assinou a mensagem não sei o seu nome),


Sou descendente dos Azevedos que menciona. A Casa do Loureiro é propriedade do meu tio-avô, o Dr. António Garcia de Carvalho e Azevedo, descendente directo dos Azevedo de Meirelles e Bragança, senhores do Solar de Portuzelo (em S. Tomé de Abação).

Também estou a tentar estabelecer a ligação entre Estevão Fernandes de Azvedo e os Azevedo de São João de Rei, pelo que agradecia que partilhasse comigo qualquer informação de que disponha. Pela minha parte, tenho todo o gosto em ajudar no que puder.

A título de curiosidade, posso perguntar qual é o seu parentesco com os Azevedos de VN de Famalicão?

Aproveito para deixar o meu contacto: henriquesousadeazevedo@gmail.com


Com os melhores cumprimentos,


Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de Famalicão e sua ancestralidade

#312328 | casadalage | 22 ago 2012 22:46 | Em resposta a: #297391

Caro confrade,
Na freguesia de Viatodos, nos finais do séc. XVI, viveu um Cristóvão Gonçalves, cuja filiação ignoro, mas cuja descendência utilizou, nalguns casos, o apelido Azevedo e, noutros casos, o apelido Menezes.
Como Viatodos não é muito longe de Gavião, pode ser que este Cristóvão Gonçalves e a sua Maria Gonçalves descendam de um tronco comum.
Melhores cumprimentos,
José Adolfo azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de Famalicão e sua ancestralidade

#312345 | HenriqueSousaAzevedo | 23 ago 2012 10:04 | Em resposta a: #297391

ADENDA: Será que os nossos Azevedo são parentes dos do Solar de Valmelhorado, em Castelões?

HSA

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos de Famalicão e sua ancestralidade

#319184 | mario0402 | 15 dez 2012 19:04 | Em resposta a: #312345

Caro Henrique,

Continuo a me debruçar como sempre na questão dos Azevedos do Loureiro... Seguindo agora uma sequencia de fatos, a maioria dos quais já me habituei por têlos lido tantas vezes. A presença de Florência de Azevedo é inegavelmente importante visto que reconhecidamente era a matriarca para os Azevedos do século XVI e XVII, inclusive reforçado pela confirmação deNobreza que o seu filho Manuel fez em 1638. Teve esta um Irmão também Antonio de Azevedo que foi casado e deixou mulher e filhos para ir à India onde veio a falecer. Espero não achar nada que se contraponha a minha teoria:

Luiz de Azevedo, pai de Antonio de Azevedo (irmão de Florência) casado com Maria Gonçalves Duarte (Titulo dos Duartes de Felgueiras gayo) pais de Maria Gonçalves (mulher de João Fernandes do Loureirode cima) e Gaspar Gonçalves (marido de Maria das Póvoas).

A Ascendência de Luiz de Azevedo é bastante controversa o que nos deixa entre o tronco principal dos antigos Azevedos e o novo ramo dos de São João de Rey.

Sigo agora nesta investigação, se tiver algo a acrescentar agradecerei imensamente.

Com um abraço deste humílimo primo distante (tanto nas gerações como geograficamente)

Mário de Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 03:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen